Post original: https://www.boardseyeview.net/post/perfect-numbers
Perfect Numbers de Lars Jansen parece um jogo de cartas de coleção fácil, mas, em nossas partidas aqui no Board's Eye View, descobrimos que é um jogo 'Toma Essa' notavelmente cruel.
Em
Perfect Numbers, os jogadores de 2 a 4 criam quatro pilhas de cartas coloridas; apenas três se você decidir jogar a variante mais 'interativa' (ou seja: ainda mais cruel). Há um mercado de quatro fileiras de cartas: uma fileira de 3, duas de 2 e uma fileira de 1 carta. Na sua vez, você pega todas as cartas de uma linha e as adiciona, se puder, às pilhas à sua frente. Se o número em uma carta for maior que o número de cartas naquela pilha (incluindo a carta que você está jogando), basta adicioná-la. Se corresponder exatamente ao número de cartas na pilha, é considerado um Número Perfeito: você completa a pilha e a move para sua pilha de pontuação, onde cada carta contará como um ponto na pontuação final do jogo. Se o valor da carta for menor que o número de cartas na pilha, você deve descartar da pilha o número de cartas igual ao valor da carta que você jogou.

Esse é o elemento de coleção definido. No entanto, você logo descobrirá que está escolhendo fileiras de cartas do mercado que não consegue colocar em seu tabuleiro porque elas são de uma cor que não está em nenhuma das quatro pilhas que você tem ativas. Você não tem permissão para começar uma quinta pilha, mas o que você pode fazer é jogar cartas para a mesa de um oponente. Eles seguem as mesmas regras, exceto que, se o seu jogo criar um Número Perfeito (o número da carta corresponde exatamente ao número de cartas dessa cor na pilha do seu oponente), então é você, e não eles, que coleta e pontua as cartas. Da mesma forma, se você jogar uma carta na pilha de um oponente com um valor menor do que o número de cartas na linha, os descartes deles vão para a sua pilha de pontuação.

Você pode ver como os jogadores astutos perceberão desde o início que, muitas vezes, você receberá mais pontos ao escolher cartas para uma jogada de 'Toma Essa' no tabuleiro de um oponente, em vez daquelas que estendem o seu próprio. Existem bônus para completar suas pilhas com 5, 6 ou 7: jogar uma carta de valor 7 lhe renderá um bônus de cinco pontos, além das sete cartas que irão para a sua pilha de pontuação. É claro que construir uma linha desse tamanho pode ser uma aposta de sorte, porque fará de você um alvo suculento para cartas de menor valor...

Apenas para manter os jogadores atentos, existem três tipos de 'cartas de ação' especiais que podem aparecer na exibição do mercado. A carta 'roubar' permite pegar a carta do topo da pilha de um oponente e descartá-la ou adicioná-la a uma de suas próprias pilhas. A 'carta de proteção' permite que você a coloque, ou uma carta que já esteja em uma de suas pilhas, como uma carta virada para baixo em qualquer pilha. Contará como uma carta em qualquer pilha em que estiver e enquanto for a carta do topo da pilha, os oponentes não podem adicionar a essa pilha ou roubá-la. Por fim, a carta 'mover' permite que você mova a carta de baixo para o topo em uma de suas pilhas. Isso só será útil se a carta inferior movida for o Número Perfeito, então permite que você marque a pilha. Você pode alocar uma de suas pilhas para armazenar cartas de ação, mas não pode reter mais de uma de cada tipo; você pode, no entanto, encadeá-las para que, por exemplo, se você tiver uma carta 'mover' salva de um turno anterior e pegar uma segunda carta 'mover', você pode usar ambas no mesmo turno - inclusive, por exemplo, para manipular uma pilha de modo que a segunda carta do fundo se torne a carta do topo e, assim, pontue como o Número Perfeito.

Os editores Jolly Dutch destacaram que
Perfect Numbers é um jogo ecológico, e isso também se reflete na arte de Hoang Pham. Se você está procurando um jogo de cartas rápido e altamente interativo, Perfect Numbers pode ser a escolha perfeita.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.