Hoje, vamos começar um novo “quadro” aqui no Canal com as primeiras impressões de alguns jogos!
Para postar esse conteúdo, jogaremos cada jogo 1 ou 2 vezes.
Começando com o famigerado (e polêmico aqui no Brasil) Ark Nova!
Primeiro de tudo, vamos para a polêmica:
Sim, a qualidade é fraca, não é algo “premium”, não é o padrão de nenhum dos jogos que tem saído ultimamente (pelo menos não para os que eu tenho adquirido ou jogado).
Eu não tive nenhum acidente com as peças dos punchboards, mas claramente (vide pelas fotos abaixo) elas são de qualidade inferior. Se não tomar cuidado na hora de destacar, a impressão vai rasgar.
Até o momento, não reparei em nenhum problema com as cartas.
O tabuleiro veio com rebarbas, algumas rugas nas dobras e meio empenado (não fecha completamente).
Também comparei com uma versão estrangeira, e notamos que tudo é mais saturado, as cores são bem mais fortes na versão brasileira, mas isso não muda nada pra mim.
Meu Ark Nova também veio com os problemas já conhecidos, que não vou citar.






Dito isso, vamos para o jogo!
Que jogo bom! Não é número 4 do BGG a toa.
Jogamos 2 partidas em 2 jogadores, a primeira demorou 2h29 e a segunda 2h17.
Acho (e espero) que a próxima partida seja mais rápida hahaha. Mas, de qualquer forma, você nem vê o tempo passar.
Normalmente, o tempo de partida diminui da primeira para a segunda partida, porque você aprende as regras e não consulta tanto o manual - que nesse caso é bem claro. Apesar da complexidade ser média para alta, as regras não são difíceis, a estratégia sim.
Ark Nova tem uma mistura de tile placement, com gestão de mão e set collection que são muito bem integradas. Uma coisa depende da outra e você não se perde nessas dependências, porque tudo faz sentido e está ligado tematicamente.
Uma comparação que devo fazer é com Terraforming Mars. Ark Nova segue o mesmo estilo (inclusive com a arte mais realista), em que você vai comprando cartas que dependem de outros símbolos e recursos para serem baixadas, além de existirem cartas que te dão desconto em outras. Porém, em Ark Nova a gestão de recursos é muito mais tranquila, porque é “só” dinheiro.
E falando em TFM, Ark Nova para mim é a evolução dele.

Uma coisa a se notar é que suas ações iniciais em todas as partidas são “as mesmas”, afinal, você tem 5 cartas iguais sempre, mas isso não torna o jogo ruim nem repetitivo, ao meu ver, mas só jogamos 2x, pode ser que a opinião mude.
Por enquanto, só jogamos no tabuleiro A, que é para iniciantes. Ainda existem os tabuleiros 0 e numerados de 1 a 8 - eu acho - que dão assimetria aos jogadores.
Algo a salientar é a mecânica de pausa. O jogo é contínuo, não existem rodadas, cada jogador faz suas ações até que o marcador de pausa (afetado por algumas ações específicas) cruze o fim da trilha. Isso faz com que todos ganhem dinheiro, refaçam alguns setups e descartem cartas, algo que acho bem interessante, porque você tem um limite de 3 cartas na mão (5 se fizer uma parceria com universidade), só que esse limite só é “cobrado” durante uma pausa, então pode ser que você fique vários turnos com 10 cartas na mão e, chegando uma pausa, tenha que descartar 7.
Uma coisa bem diferente (pra mim pelo menos) é a forma de pontuação final. Durante o jogo temos 2 trilhas que começam do lado oposto uma da outra no tabuleiro e, conforme você vai avançando em ambas, uma hora elas se cruzam, o que gera o gatilho de fim de jogo. A diferença entre esses dois marcadores será a sua pontuação. Ou seja, num jogo de 2h30 você pode acabar fazendo pontos negativos...
Falando nessas trilhas, se aproximar do final do jogo deixa as coisas muito interessantes para quem curte uma boa estratégia, porque você começa a organizar tudo para fazer a melhor jogada possível, calculando quanto falta para alguém cruzar os marcadores. Isso dá uma emoção a mais ao final da partida.
Inclusive, a pontuação é meio incômoda para nós, 2h30 para fazer 15~20 pontos é um pouco triste hahahaha.
Bom, espero que as primeiras impressões sejam úteis para quem quiser saber mais sobre o jogo!
Por enquanto, curtimos bastante, só precisamos de mais tempo para jogar, já que é um jogo que exige tempo e cabeça 