Post original:
https://boardgamegeek.com/thread/2811066/project-elite-frantically-good-time
https://waytoomany.games/2020/10/21/project-elite-is-a-frantically-good-time/
Instagram: https://www.instagram.com/waytoomanygames/
Já joguei alguns jogos de tabuleiro em tempo real e, embora sejam fáceis de ensinar e incluam jogadores de todos os níveis, não gosto muito deles. Acho que os jogos em tempo real que experimentei, como
Escape: The Curse of the Temple, não oferecem profundidade suficiente para manter o interesse do meu grupo. Outros, como o
Capitão Sonar, estressam meu grupo o suficiente para que ninguém queira jogar. Apesar das probabilidades, escolhi apoiar a mais nova edição da CMON do
Project: Elite (2nd Edition), sabendo que nunca sairia da prateleira da vergonha (aqueles jogos que guardamos no armário sem colocar na mesa). Em vez disso, ele conseguiu encontrar o equilíbrio perfeito entre mecânica fácil de ensinar, profundidade e jogabilidade intensa e sensível ao tempo que não deixa os jogadores com cabelos grisalhos.
Project: Elite (2nd Edition) coloca até seis jogadores no papel de agentes especiais do Esquadrão ELITE, enfrentando ondas de forças alienígenas em movimento rápido. Elas podem não ser as espécies alienígenas mais fortes da galáxia, mas são ágeis e superam amplamente as forças de resistência. Cabe ao Esquadrão ELITE resistir aos invasores.
Como funciona
Antes de iniciar uma partida, os jogadores decidirão entre uma variedade de missões para embarcar, em qual mapa no tabuleiro de dupla face eles cairão e de quais personagens seu esquadrão será composto. A caixa principal de
Project: Elite (2nd Edition) inclui cinco missões diferentes com variações de preparação para dar suporte ao lado do tabuleiro do Laboratório Abandonado ou do Local de Acidente. A principal diferença entre os tabuleiros é se os jogadores querem duas ou três pistas no estilo MOBA. Cada jogador escolherá uma das seis opções de personagem no tabuleiro, tendo em mente que seus poderes passivos serão considerações importantes na seleção de uma equipe eficiente. Em seguida, os baralhos Gerar Alienígena, Procura, Tecnologia Alienígena, Evento e Gerar Chefe devem ser embaralhados e colocados perto do tabuleiro ao alcance de todos os jogadores.
Todos na mesa agora devem ter seu cartão de personagem, uma arma básica e um marcador de saúde à sua frente. A última etapa é garantir que cada jogador tenha um conjunto completo de dados composto por quatro dados de ação e três dados de acerto. Juntos, esses dados formam o coração de Project: ELITE.
Dependendo do desempenho de você e de sua equipe, um jogo completo de Project: ELITE pode levar apenas trinta minutos e não mais que sessenta, tornando-se uma excelente maneira de começar qualquer noite de jogatina. Também é um jogo incrivelmente fácil de ensinar.
Na primeira fase do jogo, os jogadores compram uma das cartas de evento do baralho de Eventos. Esses eventos terão um efeito imediato ou contínuo que os jogadores podem mitigar ou cancelar durante a fase de ação. Depois que os jogadores resolvem a carta do evento, as forças alienígenas aparecem em massa na Fase de Entrada.
Dependendo da dificuldade selecionada pelos jogadores, os jogadores irão comprar e resolver uma série de cartas Gerar Alienígenas, seguidas por cartas Gerar Chefe. Em um jogo de dificuldade média, os jogadores resolvem uma carta Gerar Alienígena por jogador e duas cartas Gerar Chefe. Este sistema garante que quanto mais agentes ELITE houver no tabuleiro, maior será a força oposta sem perturbar o equilíbrio da dificuldade.
Algumas das cartas de Gerar Alienígena têm um símbolo triangular de cuidado, o que significa que esses alienígenas serão ativados assim que forem colocados no tabuleiro. Ativar significa que ambos atacarão com suas habilidades (se estiverem ao alcance de alguém) e então avançarão no tabuleiro. Quando um alienígena se move para um espaço já ocupado, ele empurra todas as outras figuras para fora do caminho e avança no mapa, cada vez mais perto da área inicial e da derrota dos jogadores. No caso da espécie Runner, eles avançam três espaços cada vez que são ativados. Caso eles não possam se mover para um espaço desocupado, eles empurram todas as figuras à sua frente até que o Runner complete seu movimento, potencialmente movendo todo os Alienígenas três espaços para frente.

As cartas Gerar Chefe funcionam da mesma maneira. A principal diferença é que o baralho de Chefe é composto por vinte cartas no total; doze das quais são cartas “Tudo Limpo” que não irão gerar nenhum alienígena. As outras são todas cartas de Chefe. Pelo menos uma das oito cartas aparecerá durante o jogo e convocará um grande alienígena retorcido para dificultar os jogadores. Na maioria das vezes, os chefes se moverão em um ritmo mais lento, mas serão significativamente mais mortais. Suas habilidades geralmente são particularmente únicas e fazem mais do que apenas emitir taxas mais altas de dano.
O Searsting causará um dano a todos os jogadores dentro de um alcance de dois, cada vez que for ativado (uma vez por rodada). Enquanto isso, Naga adiciona lodo que avançam os inimigos em um espaço adicional, aumentando a probabilidade de enxames serem empurrados para frente e mais perto da derrota do jogador. A variedade de chefes significa que os jogadores terão que adaptar sua estratégia de acordo para lidar com esses pesos ou arriscar potenciais perdas.
Depois que a fase de Evento e Geração tornou a vida dos jogadores mais difícil, finalmente chegou a hora dos jogadores recuarem. Neste ponto, os soldados ELITE terão que lidar com toda uma confusão de monstros e apenas dois minutos para fazê-lo. Project: ELITE vem com um cronômetro eletrônico que funcionará como o marcador para a duração da rodada.
O tempo passará muito rápido ou muito devagar, dependendo se você está ou não obtendo os resultados desejados. Durante esta curta janela de dois minutos, os jogadores rolarão repetidamente e gastarão seus quatro dados de ação o mais rápido possível para recuar do enxame.
Os jogadores rolarão seus dados de ação o mais rápido que puderem, gastando imediatamente ou reservando para mais tarde. Cada um dos dados de ação d6 tem 1 face de cada símbolo que são gastos para executar uma determinada ação. Por exemplo, o dado azul da encruzilhada pode ser gasto para mover um jogador um espaço para cada símbolo de encruzilhada virado para cima. Uma vez gasto o dado, ele não pode ser usado novamente e deve ser rolado novamente.
A maioria dos resultados da rolagem tem aplicações condicionais. Os símbolos de chave inglesa, lupa, mão e arma só têm uso se houver um espaço para colocar o dado por perto. As armas básicas quase sempre aceitarão um dado de arma para prepará-la antes que o dado possa ser gasto para disparar a arma. Lupas podem ser gastas para procurar itens úteis em um local, mas apenas quando os jogadores estiverem próximos a um marcador de busca no tabuleiro. Caso contrário, as lupas não servem a um propósito específico. Os tokens no tabuleiro, bem como as cartas de itens, sempre indicam quais ações externas estão disponíveis para os jogadores com símbolos que correspondem aos dos dados.
A única exceção a essas regras é o resultado da encruzilhada vermelha. Sempre que um jogador rolar um símbolo de movimento vermelho, ele deve avançar um alienígena no tabuleiro um espaço antes de fazer qualquer outra coisa. Esse recurso garante que a ameaça alienígena continue avançando independentemente da fase do jogo. Se os jogadores rolarem muitos movimentos de enxame e não dados suficientes para atacar, os jogadores serão fatalmente sobrecarregados muito rapidamente.

Sempre que os jogadores tiverem os dados necessários atribuídos a uma arma, eles podem gastá-los para atacar um alienígena dentro do alcance. Cada carta de arma tem um número à esquerda que indica o alcance e um número à direita que indica a quantidade de dados a rolar ao atacar e qual número constitui um acerto. No exemplo acima, a Exo-Shotgun tem alcance de 1 e só pode atingir alvos em espaços adjacentes. Ao atirar, o jogador rola dois dados e qualquer resultado de três ou mais nos dados é considerado um acerto. Cada acerto causa um dano por padrão, o que é suficiente para matar instantaneamente qualquer inimigo que não seja um chefe. Se ambos os resultados forem três ou mais, o segundo acerto bem-sucedido pode ser aplicado a outro alvo no alcance.
Experiência de jogo
Como os jogadores têm apenas oito rodadas com dois minutos para repelir as forças que os superam em muito, equipar-se e atingir o objetivo do cenário, o time terá que se mover rápido para ter uma chance. Por esse motivo, comunicação e flexibilidade serão essenciais para o sucesso.
A caixa principal tem um total de cinco cenários diferentes: Extermínio, Captura, Demolição, Reconhecimento e Exploração. Cada um com uma preparação para os mapas Laboratório Abandonado ou Local de Acidente em três níveis de dificuldade, para um total de trinta configurações possíveis. Dito isso, a maioria das variações tem pouco impacto na jogabilidade de uma sessão para outra.
No geral, acho
Project: ELITE um jogo bastante fácil. Tanto que nunca me preocupei em tentar jogar no modo Fácil. Minha esposa e eu aprendemos a jogar na dificuldade média e chegamos perto algumas vezes, mas conseguimos manter uma taxa de vitória de 100% jogando com um intervalo de dois a quatro jogadores. Até que começamos a jogar na dificuldade mais difícil, onde realmente achamos o jogo desafiador.
No entanto, também não vejo isso como negativo. Em uma coleção de jogos como
Gloomhaven,
Kingdom Death: Monster e
Tainted Grail: A Queda de Avalon, é bom jogar um jogo que não tenta matá-lo por cada decisão imperfeita do jogador. Ao contrário de muitos outros jogos da minha coleção,
Project: ELITE levou apenas cerca de dez minutos para ser explicado a um grupo de novos jogadores. Seu uso consistente de um pequeno número de símbolos e uma mecânica de jogo simples o tornam um jogo muito acolhedor. Sua natureza rápida também o torna uma maneira empolgante de apresentar as pessoas ao mundo dos jogos de tabuleiro modernos sem jogá-los no fundo do poço com algo muito orientado para a estratégia.
Igualmente acessível é a duração do jogo. Dependendo do sucesso dos jogadores, um jogo completo pode variar de trinta a sessenta minutos, mais outros dez para preparação. Seria um jogo fácil de trazer para uma reunião social para abrir uma noite de jogo ou uma pequena sessão. Ganhando ou perdendo,
Project: ELITE é incrível e só melhora com o aumento do número de jogadores. Sempre que ganhávamos ou perdíamos (apenas no modo difícil) muito rapidamente, o grupo imediatamente pedia para jogar uma segunda vez e preparamos em questão de um minuto para tentar novamente.
Project: ELITE definitivamente não é para todos. É um jogo de ação superficial e rápido, impulsionado quase exclusivamente por sorteios aleatórios de cartas e resultados de lançamento de dados. Raramente criamos um plano mais extenso do que atribuir responsabilidades a cada jogador com base em suas habilidades de personagem. Quem quiser jogar um jogo com mais profundidade, não encontrará aqui.
Fãs de
Project: ELITE podem encontrar a maior variação pegando expansões. Embora essa seja uma escolha de design infeliz, eu diria que algumas das melhores ideias do jogo estão além da caixa principal. A expansão
Project: ELITE – Alienship Rescue Expansion apresenta alguns novos recursos, incluindo um novo tipo de enxame, chefes adicionais, novos cenários e um tabuleiro modular. Nesta expansão, os jogadores irão invadir uma nave alienígena para resgatar prisioneiros. Como Alienship Rescue é um mapa interno, ele também adiciona o desafio de passar por portas que se fecham a cada rodada, forçando os jogadores a gastar dados adicionais para contornar a nave. Os mapas nesta expansão também são mais estreitos, criando gargalos mais desafiadores que os jogadores terão que partir para a ofensiva para ultrapassar.
A expansão
Project: ELITE – Deathmaw Valley adiciona um novo tabuleiro de dupla face com os mapas The Valley e The Burrow: Deathmaw's Lair. Ambos os mapas são muito mais estreitos do que os do jogo principal, tornando as jogadas de combate bem-sucedidas muito mais importantes. Esta expansão também introduz itens de armadilha como minas terrestres, farol e uma grande variedade de estilos de torres. Essas armadilhas podem ser colocadas como uma ferramenta defensiva contra o enxame que se aproxima.
A inclusão mais notável é o próprio chefe Deathmaw, que pode ser incorporado ao jogo base ou a qualquer um dos seis cenários de Deathmaw Valley. O Deathmaw é um chefe gigante semelhante a uma centopéia, construído com várias partes do corpo segmentadas com base no número de jogadores. Os segmentos não apenas determinam o tamanho do Deathmaw, mas também sua saúde.
Componentes e arte
Mas eu também tiraria um momento para falar sobre a arte horrível da capa. A arte da capa de Project: ELITE é, na melhor das hipóteses, uma ficção científica genérica dos anos 90. Você pode dizer que o artista estava indo para uma perspectiva de primeira pessoa com base no rifle no lado direito da caixa, um fuzileiro espacial genérico à esquerda, algumas vísceras indefinidas que nunca foram vistas no jogo e um alienígena que também não é destaque do jogo. Parece o tipo de jogo que eu desejaria desesperadamente quando tinha oito anos. É uma pena, porque não importa quantas vezes o velho ditado seja repetido, sempre haverá pessoas que julgam um jogo pela arte da caixa.
O conteúdo da caixa conta uma história muito diferente. Há uma infinidade de minis bem detalhadas que são claramente codificadas por cores para identificar heróis jogáveis, enxames e chefes rapidamente. Elas certamente não são detalhadas o suficiente para estar no topo das listas de desejos de pintores em miniatura ou colecionadores, mas elas têm uma grande escala e um conjunto de texturas. Tabuleiros de jogadores com camadas grossas são uma adição bem-vinda para manter os marcadores de saúde e os dados bloqueados no lugar. Apesar da mensagem que a arte da caixa transmite, o conteúdo de Project: ELITE é uma coleção de componentes robustos e bem feitos que podem sobreviver a golpes no frenesi do jogo de dados.
Project: ELITE é um jogo que recomendo a todos que experimentem pelo menos uma vez. A estrutura redonda dá aos jogadores a emoção de um jogo em tempo real, ao mesmo tempo em que apresenta a eles a oportunidade de elaborar um plano. Certamente não oferece a experiência de jogo mais profunda, mas às vezes tudo o que você quer é um jogo rápido e emocionante para curtir com seus amigos que não faça você se sentir mal por perder. Project: ELITE e todas as suas peças terão um lugar na minha coleção por muito tempo.
Número de jogadores: 1-6 jogadores
Tempo de Jogo: Não mais que sessenta minutos, mas pode ter dificuldade significativamente menor e depende dos resultados de dados.
Acessibilidade: sem dúvida um dos jogos mais fáceis que ensinei no ano passado. Símbolos intuitivos e claramente definidos que simplificam o design tornando o jogo fácil de entender. Além de algumas minis dos chefes serem um pouco grotescas, este também seria um jogo muito bom para famílias com uma ampla faixa etária.
Arte/Componentes: A arte é, na melhor das hipóteses, nada assombrosa. No entanto, todos os componentes e miniaturas são resistentes e têm uma ótima aparência. É uma pena que as ilustrações não coincidam.
Valor de Repetição: Existem dez variações diferentes de cenários para jogar se você excluir a dificuldade como um fator. No entanto, os cenários têm pouco impacto na experiência de jogo. Os jogadores terão que comprar expansões para encontrar mais variantes.

Por Jason Palazini (gutteranthems)
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.