Post original: https://www.boardseyeview.net/post/tiletum
Publicado pela Board&Dice,
Tiletum se passa durante a Renascença, com jogadores buscando construir catedrais, agradar nobres, negociar em feiras, recrutar personagens e construir casas. Se isso parece uma mistura bastante eclética e possivelmente confusa, você está certo; o tema provavelmente não empolgará a todos. No entanto, os designers Daniele Tascini e Simone Luciani criaram algumas mecânicas legais...
As peças de pontuação são aleatórias a cada partida e a mecânica principal envolve escolher entre os dados rolados para obter recursos e ações. A parte inteligente é que um dado alto lhe dará muitos recursos, mas poucas ações, e vice-versa. Eu não vi nada assim em outros jogos, então parabéns por nos trazer algo novo.
Os jogadores moverão seus comerciantes pela Europa para construir casas e enviarão seus arquitetos para cidades europeias, para construir colunas que permitem a construção de catedrais. Você recrutará personagens, ganhando contratos e subindo na trilha do rei para determinar a ordem do turno. Se isso lhe parece um monte de opções, então você está certo. Além do mais, os blocos de bônus são abundantes, muitos dos quais concedem a você ações de bônus. Cada vez que você coloca um personagem, obtém ações adicionais e, se colocar um nobre em jogo, isso lhe dará ainda mais ações.
Nenhuma das ações é particularmente complicada, então
Tiletum não é um eurogame especialmente pesado, mas há muita coisa acontecendo. Isso significa que descobrir qual é o melhor movimento pode parecer uma tarefa incrivelmente assustadora, e seus oponentes podem fazer tanto em seus turnos que é excepcionalmente difícil planejar com antecedência.
Os turnos podem ser longos e há um grande risco de que a paralisia de análise (AP) possa ocorrer - portanto, se sua experiência espelhar nossas partidas no Board's Eye View, você pode preferir o Tiletum como um jogo para dois jogadores em vez da contagem máxima de quatro jogadores. E você certamente pode evitar o AP de outros jogadores com o modo solo incluído, projetado por David Turczi e Jeremy Avery.
Review by Paul Moorshead
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.