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  3. Anachrony
  4. O Anacrônico e a Mágica.

O Anacrônico e a Mágica.

Anachrony
  • avatar
    Bombardium24/02/23 12:00
    avatar
    Bombardium
    24/02/23 12:00
    1143 mensagens MD

    Salve povo, tranquilovisk? Como foi o carnaval de vocês?

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/54930_ze9iyv.jpeg

    O meu foi esse aqui, modo piscina na laje com churrasquinho. (Rolou uns joguinho também porque ninguém é de ferro)

     
    Estamos de volta com mais um textinho em meu humilde canal. Vambora?


    Anachrony foi um jogo que bombou quando saiu na gringa, e que bombou de alguma forma aqui no Brasil. Nesse mundo, rolou um tipo de apocalipse, onde as facções estão tentando sobreviver, e de certa forma se reconstruir. É um jogo de alocação de trabalhadores, onde você consegue “enviar um trabalhador para o passado”.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/c4d0f_197883_m.jpeg

    Sim, o jogo é bem, bem, bem espaçoso.


    E toda a ideia de marketing dos caras na época foi:

    “INOVADOR, INVENTARAM MECÂNICA NOVA, AGORA TEM VIAGEM PRO PASSADO, PQP, QUE IDEIA FOD4”

    Teve gente que comprou a ideia. Teve gente que não.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/c06e9_81267_m.jpg

    Essa parada de "blablabla mecânica nova" deu o que falar.



    E eu tô no segundo bolo. Me digam meus caros, em todo esse tempo que vocês jogam jogos de tabuleiro (vocês aí com 2 anos ou mais), há quanto tempo não rola uma mecânica genuinamente nova?


    http://www.beyondsolitaire.net/uploads/4/9/4/6/49468733/screen-shot-2019-09-30-at-5-23-22-pm_orig.png

    O último jogo que me senti vendo uma coisa realmente nova foi no Rurik: Dawn of Kiev, onde é um jogo de ação programada misturado com leilão. E é um jogo que tem controle de área.



    Sim, existem várias mecânicas. Umas mais utilizadas, outras menos, e o que vem brilhando nos designs modernos são as combinações entre as mecânicas já consagradas, fazendo assim um mini-frankenstein e criando um jogo novo (salve Endless Winter: Paleoamericans)

    Mas mesmo assim esse novo “método” de se criar jogos sempre há referências de outros jogos. Quantas vezes você já explicou um jogo pra alguém e falou “então, tu faz X nesse jogo, igual no jogo Y... Aí tu depois move igual aquele outro...” (Eu explicando pro novato no TI4 que a carta de estratégia é igual a escolha de ações no Puerto Rico)

    Porque a gente faz isso, a gente pega referências de outros jogos pra ter um norte. Inclusive, dá pra ver claramente em vários jogos onde que os outros designers tiraram aquela ideia, e só decidiram dar um twist.

    Agora chega de filosofar sobre jogos, voltando pro Anachrony, a sua mecânica; que foi vendida na época como principal, revolucionária, e nova, é simplesmente um empréstimo.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/6bc0f_192872_m.jpg

    Pra tu mandar alguém pra fora das colônias, tu tem que mandar vestido nessa roupa, porque lá fora tá cheio de quiquito.


    A ideia é que tu manda um trabalhador pro passado pra pegar um recurso, e com isso você cria uma “distorção temporal”. Distorção essa que você tem que arrumar senão tu se arrebenta no futuro.


    O que pode ser traduzido como “peguei emprestado do agiota, se eu não pagar no futuro ele vai me matar”.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/79b83_205786_m.jpeg

    Os recursos e os componentes do jogo são muito bem detalhados; principalmente comparados a arte dos personagens que é horrorosa.


    Apesar disso, Anachrony é um jogo legal. Ele tem algumas variáveis, por exemplo, dá pra se evitar que o meteoro venha e arrebente a Terra de vez, assim como pode dar muito ruim.
     
    Ele não inventa a roda. Definitivamente não tem mecânica nova nenhuma nele, mas ele é bem OK. Ele é redondo, bem balanceado e as facções são diferentes o suficiente.

    Mas ô artezinha xoxa. Claramente quem desenhou isso aqui não sabe fazer pessoas.

    https://i.ytimg.com/vi/yWekrCcDgs8/maxresdefault.jpg

    Esses boneco são muito FEIO


    Recomendo pra você que tá procurando um jogo de alocação de trabalhadores “arroz com feijão” bem decente. Se você já tem um monte de jogos com essa mecânica; fuja.

    Joguei pra 3 e 4 e rodou bem nas duas config.


    No contraponto nós temos um tipo de jogo que eu nem curto muito falar aqui. Notem que nos meus textos a maioria das vezes eu tento focar em jogos que vão vir pro Brasil ou que já estão aqui, apesar de eu estar escrevendo sobre alguns que provavelmente nunca vão entrar no território nacional.

    Trickerion: Legends of Illusion é também um jogo de alocação de trabalhadores. Você tem um número de ações por turno, e enviar os trabalhadores para lugares diferentes gasta esses “pontos de ação”. Mas aqui a ideia é que nós somos mágicos profissionais se preparando para uma atração nos palcos da cidade. E aqui você contrata novos assistentes, coleta os recursos para sua apresentação, aprende novos truques, que te dá pontos e dinheiro de acordo com algumas situações.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/1c113_216958_m.jpeg

    Outro jogo que engole a mesa.


    Os truques tem TIERS de dificuldade diferentes, logo vai ter truque que vai dar mais ponto do que outro. Mas aqui que o twist entra; o jogo se utiliza dos dias da semana como mecânica.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/a10a0_215715_m.jpeg

    O teatro é a trilha de pontuação e também aonde rolam os truques. O verde já está alocado no domingo, enquanto os outros dias estão vagos.


    Pense você, que você vai apresentar aquele truque pic4 do Houdini (Trancado num tanque dentro d’água e se soltar), mas você vai apresenta-lo numa quinta-feira. Todo mundo sabe aqui que esse dia não é o melhor dia pra lotar um teatro.

    https://the-public-domain-review.imgix.net/collections/houdini-on-his-water-torture-cell-1914/5998067354_024d366a64_o.jpg

    Em 1914 o cara já tava conseguindo sair vivo dessa doidera.


    Agora... Domingão? Tu estoura na noite. E o jogo representa literalmente isso. Quinta você ganha menos coisa, mas você é o primeiro a se apresentar. Então se alguém apresentar a mesma coisa que você, os cara já viram e perdem o interesse. Assim como domingo é o melhor dia, você ganha mais ponto e mais dinheiro.

    Porém, você vai ser o último a se apresentar e às vezes isso lhe custa caro.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/3cdce_125225_m.jpg

    O tabuleiro do jogador, com seu truque, o material para fazer aquele truque, e com seu primeiro auxiliar recrutado. Todos eles tem habilidades diferentes e qualidades diferentes.



    Então você tem que lidar com várias coisas ao mesmo tempo... Primeiro, o que os outros mágicos estão fazendo? Temos que tentar ir pra um caminho diferente pra otimizar nossa pontuação.


    Além disso, temos que tentar deixar o truque pronto rápido, tendo os recursos e montando a apresentação pra conseguir resolve-la na hora que brotar a oportunidade. Ou você pode ir pra linha totalmente diferente e ir atrás de um truque pica e difícil e acreditar que ele vai compensar a falta de apresentações frequentes, e estourar com esse um que é muito mais difícil. 

    As duas opções são estratégias possíveis.


    https://gamewardbound.com/wp-content/uploads/2020/06/trickerion-solo-opponent-spells.jpg

    Os truques mais difíceis pedem bem mais recursos, mas são mais recompensadores.


    E ainda além disso, tem que se levar em consideração que o jogo tem 5 turnos.

    Trickerion é um jogo denso de alocação de trabalhadores. Talvez até o mais pesado que já joguei, mas ele é muito, muito bom. Sua arte é bem legal e com muitas referências a esse mundo maluco dos mágicos e as doideiras que já foram inventadas.

    Joguei pra 2, 3 e 4, gostei mais pra 4 pois a disputa pelos dias da semana ficam mais acirradas, pra 3 é ok, pra 2 é meio ruim.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/823fa_42834_m.png

    Caixa simples, mas jogão.

     
    Senhores, lembrem-se. Qualquer jogo que brote aí prometendo mecânica nova leia bem, estude bem, porque 90% das vezes vai ser literalmente só a releitura de alguma mecânica já existente ou a junção de A+B, criando C.


    Seja a empresa falando “olhe pra mim sou cool e inclusiva”, ou falando “estamos aqui defendendo sua causa”, o que ela sempre está visando é o lucro.


    Há mentiras no marketing e há também as suas verdades. E qualquer marketeiro tem um só propósito: 


    VENDER.


    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


    Errei algum fato? Manda PM.


    Quer mandar elogio ou crítica sincera? Tmj.


    Quer me dar um tema pro próximo? Manda PM.


    Considere seguir o #canalversus!


    Tudo nessa vida é equilíbrio, meus amigos.


    #sextou

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    Comentários:

  • Sturak
    116 mensagens MD
    avatar
    Sturak24/02/23 12:31
    Sturak » 24/02/23 12:31

    Essa mecânica do Anachrony, na minha opinião, foi “inspirada” na segunda expansão do Eclipse… Shadow of the Rift…

    2
  • Victor
    2516 mensagens MD
    avatar
    Victor24/02/23 13:20
    Victor » 24/02/23 13:20

    Sturak::Essa mecânica do Anachrony, na minha opinião, foi “inspirada” na segunda expansão do Eclipse… Shadow of the Rift…

    Tive a mesma impressão, Sturak. Quando conheci o Shadows of the Rift de 2015 e depois o Anachrony de 2017, quando vi a viagem no tempo, lembrei de cara a raça Shapers of Dorado do Eclipse. Mas isso não impede o Anachrony de ser um jogão do meu top 10 (eclipse entrá em algum lugar entre 11-20 atualmente.) 

    4
  • viniciusjf
    2721 mensagens MD
    avatar
    viniciusjf24/02/23 14:13
    viniciusjf » 24/02/23 14:13

    "Recomendo pra você que tá procurando um jogo de alocação de trabalhadores “arroz com feijão” bem decente. Se você já tem um monte de jogos com essa mecânica; fuja."




    Essa parte do texto foi essencial pra mim. Quase comprei esse jogo na pré-venda, cancelei às vésperas do envio (a loja deve ter ficado uma arara comigo, mas não tenho pé de dinheiro em casa, lamento)! 

    Além de ter o Trickerion na coleção, mais um monte de outros jogos de alocação de trabalhadores na estante, me ocorreu que ele provavelmente ficaria mais barato após o lançamento, como aconteceu, e acabou chegando uma cópia na luderia aqui da cidade (da qual passei a ser vizinho, inclusive). 

    Tentei jogar duas vezes, mas ainda não consegui. 

    1
  • Júlio Ferreira
    1033 mensagens MD
    avatar
    Júlio Ferreira24/02/23 19:18
    Júlio Ferreira » 24/02/23 19:18

    Eu gosto muito do anachrony, me divirto bastante. Não vejo nada de inovador no jogo (e não tem nenhum problema não ser inovador), mas também nunca tive expectativa que a viagem no tempo não seria algo bastante abstrato.

    OBS: Na versão que temos no Brasil essas cartas de personagem tem uma arte muito melhor. 

    1
  • VitorMX
    2309 mensagens MD
    avatar
    VitorMX24/02/23 20:26
    VitorMX » 24/02/23 20:26

    Só jogão! Anachrony tá no top 5 e Trickerion permanece em primeiro lugar desde que joguei pela primeira vez

    1
  • mario_junior
    199 mensagens MD
    avatar
    mario_junior26/02/23 10:41
    mario_junior » 26/02/23 10:41

    Considero Anachrony um dos melhores jogos de alocação de trabalhadores. Não acho que a viagem no tempo seja uma nova mecânica, tão pouco um mero empréstimo. Isso pq no jogo, viajar no tempo não te beneficia apenas com os itens conquistados. Como a cada viagem vc avança na trilha e conquista pontos de vitória, alem de permitir construir artefatos de rodadas passadas, considero as viagens mais como uma estratégia de jogo, já que muitas vezes vale a pena viajar, mesmo que não seja preciso pegar um item do futuro.

    3
  • Bombardium
    1143 mensagens MD
    avatar
    Bombardium26/02/23 12:47
    Bombardium » 26/02/23 12:47

    mario_junior::Considero Anachrony um dos melhores jogos de alocação de trabalhadores. Não acho que a viagem no tempo seja uma nova mecânica, tão pouco um mero empréstimo. Isso pq no jogo, viajar no tempo não te beneficia apenas com os itens conquistados. Como a cada viagem vc avança na trilha e conquista pontos de vitória, alem de permitir construir artefatos de rodadas passadas, considero as viagens mais como uma estratégia de jogo, já que muitas vezes vale a pena viajar, mesmo que não seja preciso pegar um item do futuro.

    Você está certo, mas eu realmente tendo a não me aprofundar pra caralh0 em nenhum jogo.
    Mas há de convir que nada disso são novas mecânicas, discordando de mim ou não.

    1
  • jgfcunha
    103 mensagens MD
    avatar
    jgfcunha26/02/23 13:57
    jgfcunha » 26/02/23 13:57

    acho que o maior mérito dos jogos da mindclash é aliar temas interessantes (viagem no tempo no anachrony, shows de ilusionismo no trickerion) a jogos redondos mecanicamente.



    2
  • andre_fcl
    442 mensagens MD
    avatar
    andre_fcl26/02/23 14:28
    andre_fcl » 26/02/23 14:28

    Também não vejo como mecânica nova, na verdade nem sabia que tinham tratado isso como uma mecânica haha. Mas é uma coisa bem abstrata mesmo. Aqui ele foi subindo muito na minha preferencia à medida que fui jogando mais.

    A trilha da treta ali eu não entendi, não é só a área da mineração? Creio que a foto que veio trocada com a da linha do tempo :)

    Trickerion é um que ainda quero conhecer, parece ser muito bom.

    1
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