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  3. Star Wars: Orla Exterior
  4. Os Lasers e as Lâminas.

Os Lasers e as Lâminas.

Star Wars: Orla Exterior
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    Bombardium03/02/23 12:00
    avatar
    Bombardium
    03/02/23 12:00
    1143 mensagens MD

    “Sandbox é um estilo de game em que são colocadas apenas limitações mínimas para o personagem. Com isso, o jogador pode vagar e modificar completamente o mundo virtual de acordo com a sua vontade. Ao contrário dos jogos de progressão, um sandbox enfatiza a exploração e permite selecionar as tarefas que serão realizadas.”

    https://images.thdstatic.com/productImages/31f49c3b-9d99-4f29-a4b2-dc7ba04785b1/svn/costway-sandboxes-ts10040-64_600.jpg

    Infinitas possibilidades.


    Eu não sou fã de Star Wars. 

    Mas mesmo eu não sendo, várias pessoas do meu grupo de jogo são, então eu sou o tipo de cara que se vê numa posição onde eu preciso ter pelo menos um jogo com essa temática até pra chamar gente pra mesa (nunca subestimem a força de um tema que a pessoa ama pra trazer ela pra uma mesa de jogo).

    Pensando nisso, eu tô aqui em casa com uma cópia de Star Wars: Orla Exterior. Dito e feito; quem jogou curtiu, pra mim ficou bem no mais ou menos. Disserto:

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/519f9_220363_m.jpg

    O tabuleiro da galáxia é bem diferentão. Mas ainda assim, tenha uma mesa grande. Ocupa mais espaço do que você pensa.


    Outer Rim é nada mais nada menos que um Sandbox espacial: você vai passear pela galáxia cumprindo missões, procurando contatos, capturando os dito cujo, comprando e vendendo naves, fazendo a missão do seu personagem (assimétrica), e brigando de navinha por aí.
    A princípio, me deu um sentimento meio Merchants & Marauders. Achei a ideia bem similar tirando o fato de que ele é espacial. A questão aqui pra mim é outra.

    Você ganha o jogo ganhando fama. E ela vem de diversas formas (todas aquelas que citei acima) e novamente, não criaram a roda quando fizeram personagens que focam mais em algumas coisas do que outras.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/f3f86_141959_m.png

    Carta do personagem te dá os atributos que ele possui; habilidades, objetivo pessoal e ação.


    Existem 4 facções no jogo (os Hutt, Rebeldes, Império e o Sindicato) você ganha reputação (e perde também) com elas de acordo com suas ações e eventos que rolam por aí.

    https://images-cdn.fantasyflightgames.com/filer_public/34/ed/34ed3bda-71e7-48f8-9788-707f0d5b3a7a/sw06_cardfan_7enc.png

    Cartas de eventos são vinculadas aos sistemas. Olha o tantinho de espaço pra cada planeta.


    O que esse jogo pra mim faz de diferente (e faz mal) é tentar contar uma história. Eu posso não ser o maior fã de SW, mas eu sei que se você tentar contar uma história dentro de uma carta tamanho padrão, ela não vai sair lá grande coisa. E nem com muitas referências. E aqui isso acontece frequentemente. E a narrativa sofre com isso.

    SW tem muito conteúdo, é um cenário muito rico e aqui se você ler qualquer carta de missão você vai achar ela a missão mais genérica do mundo. Também não curti o sistema que eles fizeram com os baralhos. Tem um pra cada coisa, e o jogo não usa pilha de descarte (o que me fez ficar com cara de WTF).

    https://www.belloflostsouls.net/wp-content/uploads/2019/05/job-deck-sw06.jpg

    Exemplo de carta de missão. Poderia ser muito, mas muito melhor.


    Agora, o que ele faz bem: simula bem um sandbox. De verdade. Você pode entrar no jogo e fazer o que você quiser. Você explora e assim vê o que é melhor pra se fazer e o melhor pra ir atrás da sua maquininha de pontos.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/b7899_126301_m.png

    Cada nave tem espaço pra tripulação, valores de combate, defesa e velocidade diferentes, espaços pra carga e modificações diferentes, e todas as naves também tem missões. E esse é um dos modos de se ganhar pontos de fama.


    O jogo não encoraja o x1 com outro jogador (a não ser que você tenha uma missão pra isso), e realmente é perda de tempo se você for sair no pau com outro jogador por nada. Pode também acontecer de você estar caçando um contato, e ele faz parte da tripulação de outro jogador, e aqui as coisas ficam interessantes.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/e05ac_126300_m.png

    O tabuleiro do jogador. Ficar com a reputação negativa com um monte de facção pode ser problema.


    Também curti o sistema de palavras-chave para as habilidades. Todos os personagens e contatos possuem palavras-chave que são as suas habilidades. Essas habilidades eles contribuem para mitigar o roll de uma missão que você tenha. O que faz com que você consiga resolver algumas missões muito tranquilamente, e outras tu vai é passar perrengue.

    Recomendo Outer Rim pra qualquer um que queira um sandbox espacial, independente de tema, porque até se você for muito fã de SW, você vai ficar com a impressão de que o storytelling desse jogo aqui é bem xumbrega e se decepcionar. Dá pra se divertir tranquilo pra 2 até 4. O modo solo, como sempre, foi totalmente ignorado por esse que vos fala.
     


    Runebound (Third Edition), conforme prometi no outro post, é um jogo de aventuras, que é bem pegado no sandbox também.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/872e1_193727_m.jpg

    Bora pra aventura.


    Nesse jogo, estamos no território dos humanos no mundo de Terrinoth, e cabe a nós defender esse território a todo custo. Primeiro escolhemos o vilão que utilizaremos na partida, e separamos todo o conteúdo do mesmo.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/0f4ea_98831_m.jpg

    Vilões do jogo base. Um necromante e um dragão muito do fdp.


    Escolhemos nossos personagens e suas peças, e vambora pro pau. O jogo rola em 20 turnos. No décimo turno, a token do vilão aparece no tabuleiro em todos os casos, ele pode ser desafiado por qualquer um dos jogadores (mas é bom estar preparado que o negócio é pesado). Se chegar no fim do turno 20 e ninguém tiver derrotado ele, ninguém vence o jogo. 

    Vence quem derrotar o vilão. Simples assim.

    O fluxo do jogo aqui é: Jogador 1 faz suas ações, jogador 2 faz as suas, 3, 4 e sobe o marcador de turno. Até chegar em um dos símbolos de história, onde o jogador vai ler alguma coisa sobre o cenário específico daquele vilão.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/c0646_98827_m.jpg

    Uma das cartas do baralho de história de Margath. Dá benefícios para quando for enfrentar o dragão (esse marcador de conhecimento ajuda).


    Ele pode ter destruído alguma coisa, pode ter aparecido um NPC ou evento em algum ponto do tabuleiro pra dividir conhecimento e ajudar contra o vilão ou até pode rolar combate imediato se o vilão enviou monstros na direção dos oponentes dele.

    Aqui cabe a você definir como otimizar suas ações. Vale mais a pena eu ir resolvendo quests e ganhar novas skills? Fazer dinheiro pra comprar outros equipamentos? Bater nos outros heróis e provar que eu sou o melhor?


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/47b93_98829_m.jpg

    Existem 3 tipos de evento no tabuleiro. Baralho roxo (encontros), baralho laranja (porrada), baralho verde (missões). Existem também ocorrências raras de combate, encontros e missões em outros baralhos de cores diferentes.



    Aqui a história é muito mais centrada em Terrinoth com várias referências. O jogo flui muitíssimo bem, apesar da dependência da sorte que acontece desde o início do jogo.

    Dependência essa que pode ser mitigada comprando utilitários, e com certas habilidades. Todos os testes usando skills que você faz aqui você puxa cartas e espera o símbolo/cor certa vir para ter sucesso.

    https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRwCUNCY1FJcDxZiSZiGkFLOXLBBEw3SdNabNUBNyL_BN8ONqPGA95pZxq-DWTiLPqH51k&usqp=CAU



    Para comprar uma nova skill, você precisa ter troféus, que são nada mais nada menos que as cartas de quest/encounter/combat que você derrotou. Elas ficam contigo e com isso você consegue comprar uma nova habilidade. Esse baralho também é usado pra resolver alguns testes, e ele usa o símbolo no canto esquerdo para tal.


    Todos os personagens tem tokens de combate. Como assim tokens? É literalmente um moedão. Você resolve um combate jogando elas pro alto, cada token tem dupla face (cara e coroa), e aí você escolhe a ordem do que você vai fazer com seu oponente e vice-versa.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/1f0ef_98830_m.jpg

    Lord Hawthorne, suas tokens iniciais e sua miniatura.



    Apesar desse modo um pouco diferentão de fazer as coisas, eu afirmo a vocês, funciona. É legal inclusive quando tu já tem outros equipamentos, que aí tu ganha uma pilha de token e joga tudo pro alto.

    Mas definitivamente a pior coisa do jogo é movimentação por dados. Pode ser mitigado também? Sim, mas no início do jogo não. E cara, é muito frustrante você usar dado pra se mover, principalmente se você tem memórias ruins dos jogos de vossa infância (Banco Imobiliário e Jogo da Vida, estou olhando pra vocês).

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/49d57_98828_m.jpg

    As faces do dado: Coringa, água ou montanha, floresta ou planície, colina ou planície, planície. Tem que ficar ligado pra onde você tá indo e por onde.


    Você joga dados, as faces que caírem te permitem mover para aquele tipo de terreno que você tirou, e isso pode te travar em momentos críticos.


    Ok, ok, eu sei que dá pra você não rolar e andar 1 pra qualquer lado que você quiser, mas às vezes você vai sim ser obrigado a rolar. Não tem jeito.


    Esses dados também são utilizados para resolver certas missões de exploração ou de procura. E tematicamente até faz sentido, se você está procurando dentro de uma montanha um símbolo de planície não era pra te ajudar mesmo.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/93060_98834_m.jpg

    A carta de quest na direita. Primeiro resultado; 1 planície. O mais difícil? 2 coringa e 1 planície. Pesado mas tenta a sorte.


    Esse eu recomendo pra você, grupo cansado que não tá com saco pra jogar Mage Knight Board Game, mas quer jogar um jogo mais leve e imersivo. Que conta uma história muito melhor do que qualquer jogo citado nesse post, que tem lá sua dependência de sorte, mas tudo aqui é mitigável, basta você ir atrás disso e corrigir as imperfeições do seu personagem.


    Ele rola bem em qualquer quantidade de jogadores, apesar de pra 4 poder se estender um pouquinho (Tipo metade de uma partida de MK).

    Sobre a arte dos dois jogos, bom, estamos falando da FFG, quando que você viu um jogo feio deles?
     


    Seja você um cara que curte tema espacial ou fantasia, o importante nesses dois é saber otimizar bem o seu tempo. Os dois são jogos de resolução de problemas, e quem conseguir resolver o pepino primeiro, emergirá vencedor (a não ser que role muito, muito mal).


    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


    Errei algum fato? Manda PM.


    Quer mandar elogio ou crítica sincera? Tmj.


    Quer me dar um tema pro próximo? Manda PM.


    Considere seguir o #canalversus!


    Tudo nessa vida é equilíbrio, meus amigos.


    #sextou

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    Comentários:

  • Apoan
    387 mensagens MD
    avatar
    Apoan03/02/23 12:21
    Apoan » 03/02/23 12:21

    Sobre o Orla Exterior.
    Senti bastante falta de um mecanismo pra vc pegar dinheiro emprestado ou se desfazer de algo pra ganhar dinheiro de forma desesperada, pq as vezes vc está fazendo um objetivo, passa nos testes e no final precisa pagar 3 moedas e vc não tem, é um turno totalmente perdido :(
    As cartas de ferramentas achei com pouca variedade também.
    Conheço quase nada Star Wars, então não posso falar nada do tema kkkkkk
    Mas é um jogo com uma ideia bem legal, porem parece que está incompleto, sensação que tive.

    2
  • AMVinicius
    264 mensagens MD
    avatar
    AMVinicius03/02/23 12:45
    AMVinicius » 03/02/23 12:45

    Apoan::Sobre o Orla Exterior.
    Senti bastante falta de um mecanismo pra vc pegar dinheiro emprestado ou se desfazer de algo pra ganhar dinheiro de forma desesperada, pq as vezes vc está fazendo um objetivo, passa nos testes e no final precisa pagar 3 moedas e vc não tem, é um turno totalmente perdido :(
    As cartas de ferramentas achei com pouca variedade também.
    Conheço quase nada Star Wars, então não posso falar nada do tema kkkkkk
    Mas é um jogo com uma ideia bem legal, porem parece que está incompleto, sensação que tive.

    Aí entra parte da negociação do jogo. Você é livre pra fazer qualquer acordo/promessa entre outros jogadores. Achei isso bem legal no jogo, apesar de também não me importar muito com o tema.

    3
  • Apoan
    387 mensagens MD
    avatar
    Apoan03/02/23 12:50
    Apoan » 03/02/23 12:50

    AMVinicius::
    Apoan:::Sobre o Orla Exterior.
    Senti bastante falta de um mecanismo pra vc pegar dinheiro emprestado ou se desfazer de algo pra ganhar dinheiro de forma desesperada, pq as vezes vc está fazendo um objetivo, passa nos testes e no final precisa pagar 3 moedas e vc não tem, é um turno totalmente perdido https://ludopedia.com.br/images/emoticons/sad.png
    As cartas de ferramentas achei com pouca variedade também.
    Conheço quase nada Star Wars, então não posso falar nada do tema kkkkkk
    Mas é um jogo com uma ideia bem legal, porem parece que está incompleto, sensação que tive.


    Aí entra parte da negociação do jogo. Você é livre pra fazer qualquer acordo/promessa entre outros jogadores. Achei isso bem legal no jogo, apesar de também não me importar muito com o tema.



    Ihhh rapaz, não me explicaram isso no jogo hahahaha
    E olha que várias vezes expressei essa insatisfação durante a partida, até dentro da temática, "que mercenário/ caçador de recompensa é esse que não tem uma malandragem pra ganhar dinheiro?" 
    Agora fiquei com vontade de jogar de novo.

    1
  • Bombardium
    1143 mensagens MD
    avatar
    Bombardium03/02/23 12:56
    Bombardium » 03/02/23 12:56

    Apoan::
    AMVinicius::
    Apoan:::Sobre o Orla Exterior.
    Senti bastante falta de um mecanismo pra vc pegar dinheiro emprestado ou se desfazer de algo pra ganhar dinheiro de forma desesperada, pq as vezes vc está fazendo um objetivo, passa nos testes e no final precisa pagar 3 moedas e vc não tem, é um turno totalmente perdido https://ludopedia.com.br/images/emoticons/sad.png
    As cartas de ferramentas achei com pouca variedade também.
    Conheço quase nada Star Wars, então não posso falar nada do tema kkkkkk
    Mas é um jogo com uma ideia bem legal, porem parece que está incompleto, sensação que tive.


    Aí entra parte da negociação do jogo. Você é livre pra fazer qualquer acordo/promessa entre outros jogadores. Achei isso bem legal no jogo, apesar de também não me importar muito com o tema.



    Ihhh rapaz, não me explicaram isso no jogo hahahaha
    E olha que várias vezes expressei essa insatisfação durante a partida, até dentro da temática, "que mercenário/ caçador de recompensa é esse que não tem uma malandragem pra ganhar dinheiro?" 
    Agora fiquei com vontade de jogar de novo.

    O manual que é ruim mesmo.
    Inclusive esqueci de falar disso.

    1
  • jjironhand
    130 mensagens MD
    avatar
    jjironhand03/02/23 16:59
    jjironhand » 03/02/23 16:59

    Adoro jogar o Runebound principalmente com iniciantes e quando eles "evoluem" como jogadores passamos para o Runewars mas isso é outra história.
    Pessoalmente gosto do sistema de dados para movimentação,acho que dá uma sensação mais realista da urgência de precisar chegar a um lugar porém tendo que passar por outros...

    1
  • alexgama
    128 mensagens MD
    avatar
    alexgama03/02/23 18:33
    alexgama » 03/02/23 18:33

    Meus dois pitacos sobre o Runebound:

    1. Acho a mecânica de movimentação por dados sensacional. Ela simula a dificuldade de se orientar por terrenos inóspitos e inexplorados. Assim, símbolos de montanhas têm chance menor de serem obtidos nas rolagens, representando a dificuldade de se locomover por elas. Já estradas são mais simples e seguras, podendo utilizar qualquer símbolo de terreno.

    2. Acho que acima de 3 players, o downtime fica um pouquinho alto. Principalmente se alguém participar de um combate na rodada. Embora o combate por token seja muito emocionante e bem implentado

    E por fim, (tá bom, 3 pitacos) acho que esse jogo merecia mais conteúdo por parte da FF

    1
  • grivours
    863 mensagens MD
    avatar
    grivours03/02/23 23:27
    grivours » 03/02/23 23:27

    Ótimo post !!

    Eu adoro o Orla Exterior. O jogo diverte muito por aqui. Gosto muito do estilo Sandbox e, somando com a temática de Star Wars, casou muito bem. Mais um detalhe vale ser dito: que nesse jogo os jogadores utilizam personagens que não são, em regra, os Jedi e os Sith (darth vader, mestre yoda etc), e sim mercenários mais secundários (de modo geral), o que dá um tom bem diferente e legal.

    A narrativa realmente não é o forte do jogo, no que eu concordo bastante. Não se deve jogar isso pela narrativa.

    O manual realmente não é bom. Lembro que eu li o Manual e o Guia de Referência e havia regras muito importantes neste último que não constavam no primeiro, sendo que este deveria ser usado "só para consulta"...

    3
  • Odanan
    997 mensagens MD
    avatar
    Odanan05/02/23 09:49
    Odanan » 05/02/23 09:49

    Joguei ontem, e como nerdão de Star Wars, eu adorei o jogo. Muito bem amarrado tematicamente! 
    Estava me divertindo tanto que a longa duração não incomodou. Ontem foi um raro dia em que estávamos em 4 - normalmente minha mesa é de 5 ou 6 pessoas. Alíás, vou acabar fazendo componentes para o 5º jogador, porque quero jogar muitas outras vezes.

    3
  • Pes Soberbos
    1100 mensagens MD
    avatar
    Pes Soberbos05/02/23 09:59
    Pes Soberbos » 05/02/23 09:59

    Odanan::Joguei ontem, e como nerdão de Star Wars, eu adorei o jogo. Muito bem amarrado tematicamente! 
    Estava me divertindo tanto que a longa duração não incomodou. Ontem foi um raro dia em que estávamos em 4 - normalmente minha mesa é de 5 ou 6 pessoas. Alíás, vou acabar fazendo componentes para o 5º jogador, porque quero jogar muitas outras vezes.


    Off topic: minha mesa também tem dado essa quantidade de players muitas vezes. Em 6 praticamente só tem rolado Power Grid. Gostamos muito de Power Grid, mas preciso de boas alternativas nessa contagem de players. O que vocês têm jogado?

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