Post original: https://boardgamegeek.com/thread/2978928/radlands-con-companion
Um ano após seu lançamento e minha experiência inicial com
Radlands, finalmente descobri o papel que o jogo desempenha no reino dos
jogos de cartas de duelo. Quando joguei pela primeira vez no Pax Unplugged em 2021, achei um pouco limitador. Não encontrei sinergia entre as cartas e evitei completamente o efeito multiuso das cartas, o que me deixou ainda mais frustrado. Avanço rápido para alguns meses depois, e corrigi meus erros para encontrar a beleza escondida nesta pequena caixa.
Radlands é o companheiro perfeito, um jogo que pode ser retirado, preparado e finalizado em menos de 30 minutos, ao mesmo tempo em que oferece a mesma satisfação fornecida por jogos de cartas maiores, mais complicados e mais caros. Não tenho minha própria cópia, mas agora estou destinado a obtê-lo e, dada a variedade de opções disponíveis, acho que todos aqueles curiosos de jogos de cartas deveriam considerar a aquisição de uma cópia.
Jogabilidade: Gosto de jogos velozes e furiosos (espere, esse é o filme errado, pense mais em Mad Max). Prefiro uma dúzia de jogadas rápidas em vez de uma longa sessão e o conjunto de regras simples permite tudo isso, mantendo o equilíbrio e amplo espaço para a tomada de decisões. As rodadas são rápidas com uma estrutura simples: avance os eventos 1 espaço, acione-os se atingirem o ponto "0"; ganhe água (recurso singular), jogue cartas e ative habilidades; limpe. Para uma dupla experiente, as rodadas podem levar de 30 a 60 segundos cada. Não há combos infinitos como em
Magic: The Gathering, mas ainda existem combos satisfatórios. Isso não deveria ser surpreendente, já que o designer, Daniel Piechnick, era um desenvolvedor externo do Magic e também um jogador competitivo bastante bem-sucedido. Descobrir algum combo ou situação quebrada ainda é uma alegria, mas como ambos os jogadores têm acesso ao mesmo baralho central para compra de cartas, ninguém pode se sentir irritado quando seu oponente descobre uma combinação vencedora de cartas. Dentro dos dois baralhos de cartas, o deck de acampamento e o deck principal, há variedade suficiente de mecânicas para fornecer um amplo valor de repetição. Destruir acampamentos (ou bases) não é apenas uma condição de final de jogo para o oponente, mas serve como um complemento para uma estratégia ou talvez até mesmo seja a base para uma estratégia. As cartas do baralho principal vêm em 2 variedades diferentes, com "pessoas" fornecendo a maior parte das ações disponíveis para um jogador, enquanto os "eventos" são menos comuns, mas tão poderosos, se não mais poderosos que as pessoas. Embora a simplicidade pareça limitante, as cartas são multiuso com os ícones no canto superior esquerdo da carta, fornecendo efeitos alternativos, incluindo compra de cartas, eventos avançados, manutenção de acampamentos danificados/pessoas exaustas e danos a outros alvos. É um sistema simples, mas eficaz e realiza muito mais do que deveria em um formato tão pequeno.

Tamanho e Longevidade: a caixa do jogo base é tão grande quanto alguns telefones celulares hoje em dia (pense no Samsung Galaxy Fold). A Super Deluxe Edition inclui bons tapetes de jogo que podem ser supérfluos se já houver alguns em sua coleção, mas certamente é bom ter este elemento tematizado. A epifania a que cheguei recentemente foi que as cartas contidas no sistema fornecem uma quantidade tão alta de variedade que resolveu alguns problemas com alguns dos meus outros jogos de cartas favoritos. Primeiro, a tarefa de construir o deck não é mais um problema quando cada jogador tem acesso às mesmas cartas. Em segundo lugar, o transporte de decks e fichas não é mais um problema. Não preciso mais encontrar ou comprar caixas apenas para abrigar os decks que não quero construir. Tudo é autocontido.
Comparações com outros jogos de cartas: Não tenho certeza se encontrarei outro jogo que possa replicar a tensão exata de um jogo de
Android: Netrunner - Revised Edition. Tenho problemas para colocar o Netrunner na mesa, apesar de ter um deck construído e pronto para cada facção. Eu possuo uma coleção completa de Netrunner da FFG e não vejo me livrando dela. Ainda assim, não jogo o Netrunner há mais de 1-2 anos. Keyforge era um conceito interessante e jogamos bastante no primeiro set, mas ter que comprar decks continuamente para obter mais valor de repetição parecia ser a antítese do que Keyforge era. Magic: The Gathering é um que eu tenho, mas não tenho experiência suficiente. O novo formato Jump Start é interessante e eu queria explorá-lo mais, mas parece um meio termo entre Keyforge e Magic tradicional. Claro, todos esses jogos têm seus próprios méritos e certamente são muito mais interessantes para pessoas que estão mais acostumadas com as comunidades construídas em torno deles. Eu não gostaria de jogar um torneio de
Radlands, mas definitivamente vou me espremer em uma partida quando tiver alguns minutos de inatividade. Ele é perfeito quando alguém em uma convenção precisa pegar comida ou água (não, não é o recurso de água do jogo).
Qualidade dos Componentes: Os modelos Deluxe e Super Deluxe possuem componentes de ótima qualidade, como se pode esperar da Roxley. Há algo radicalmente ressonante sobre os recursos hídricos fazendo um tilintar super satisfatório toda vez que você pega três no início do seu turno. As cartas sintéticas nas versões de luxo parecem indestrutíveis, são ótimas na mão e não me obrigam a satisfazer minha compulsão de proteger todas as cartas em todos os jogos que possuo (e ainda não possuo Radlands). Os tapetes têm boa arte e são totalmente funcionais, tornando o jogo mais fácil de aprender para iniciantes. No final das contas, é um jogo Roxley e atende às expectativas. E, ainda assim, estou interessado em comprar apenas o jogo base, que custa cerca de US $ 20. Joguei cópias de luxo e super luxo de amigos inúmeras vezes, mas o jogo básico faz mais sentido para mim, seguido de perto pelo luxo e depois pelo super luxo.
Considerações Finais: Até agora não há nenhuma surpresa sobre o meu sentimento quanto a este jogo. Quando joguei pela primeira vez, não percebi o vazio que preenchia. Esse marketing deixou claro que o jogo deveria fornecer uma experiência semelhante a um jogo de cartas colecionáveis com uma pegada pequena. Minhas primeiras partidas foram abaixo do ideal, pois não usei a habilidade para o efeito secundário de uma carta. Isso catalisou as estratégias para serem muito mais rápidas e acelerou o jogo. Por sua vez, a tensão construída sobre isso geralmente parece uma panela de pressão. Estive em ambos os lados, das vitórias e derrotas. Nenhuma dessas partidas foi oscilante e o equilíbrio parecia perfeito. Definitivamente, existem algumas cartas e eventos poderosos (ou seja, Muse e Napalm), mas tudo parece ter um lugar. Jogo de cartas tenso, equilibrado e rápido define a caixa independente de descoberta e acho que qualquer um que goste de jogos de cartas, mas não queira comprometer muito tempo ou dinheiro, merece ter uma cópia deste jogo.
Por Imran Ghare (yourwhiteshadow)
Twitter: https://twitter.com/mimranghare
Instagram: https://www.instagram.com/m.imranghare/
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.