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  3. Descent: Lendas da Escuridão
  4. O Pai e o Filho Desnaturado.

O Pai e o Filho Desnaturado.

Descent: Lendas da Escuridão
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    Bombardium26/01/23 12:00
    avatar
    Bombardium
    26/01/23 12:00
    1143 mensagens MD

    Corey Konieczka foi o designer mais importante da FFG por muito tempo (e talvez ainda seja mesmo não estando mais lá), e definitivamente um dos meus favoritos de todos os tempos.

    https://pbs.twimg.com/media/FU6DgdUWYAEZNBf.jpg

    Lindoooooooooooooooooooooooooooo


    Além de ele ter estado no desenvolvimento doTwilight Imperium com Christian Petersen, ele também ajudou o Dane Beltrami nessa quarta edição que estamos jogando agora. Ele foi o diretor criativo da FFG por um bocado de tempo, e ele sabe mais de ameritrash do que todos nós somados.

    O cara foi responsável por criar o mundo de Terrinoth; mundo esse que é de fantasia, meio clichê, mas com uma grande diferença: existem humanos, elfos, anões, mortos-vivos e na hora de botar orcs, eles decidiram criar uma raça meio demônio (muito parecida com orc, mas que não é orc hein) chamados de Uthuk.

    https://images-cdn.fantasyflightgames.com/filer_public/cc/87/cc87284f-772b-47e3-82bd-e3e6bac04d55/rwm23_preview3.png

    Pra quem não sabe o que é um Uthuk, é isso aqui.


    E com esse cenário/ambientação, ele fez muitos, mas muitos jogos. BattleLore, um jogo que foi precursor nos jogos de skirmish que existem hoje em dia, onde uma tropa luta contra outra, num x1 feroz;

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/a5443_4093_m.jpg

    Segunda edição do joguinho. Tropas humanas e Uthuk na mesa no mostruário.


    Temos também o Rune Age, que é um deckbuilding bem diferentão, pois ele tem missões e cenários, e dependendo do que for escolhido, o objetivo muda de acordo. Inclusive, seus baralhos iniciais são totalmente diferentes dependendo da raça que você jogar, e as opções de cartas para compra também. Meu favorito é o cenário coop, onde cada jogador está com uma raça, e precisam destruir um dragão ancião. Mas existem os competitivos também.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/f80f0_46175_m.jpg

    O jogo tem poucos componentes e é top pra levar pra qualquer lugar.


    Além deles, temos o Runebound (Third Edition), que é um jogo de aventura nos moldes Mage Knight Board Game da vida sem o AP que vem com ele (falarei mais sobre esse jogo em outro post), onde a ideia é escolher um cenário, e derrotar um vilão (totalmente assimétrico) que está assolando Terrinoth. Quem o derrotar é o vencedor e recebe a alcunha de herói. Esse também possui uma expansão onde pode se adicionar os modos cooperativos, e eu curto bastante.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/872e1_193727_m.jpg

    O território humano está sendo atacado. Quem vai ser o novo herói?


    Temos também o grandioso Runewars; o seu 4x mais conhecido e conceituado. A ideia nele é que cada raça está atrás das runas de poder, e quem junta 6 vence o jogo. Com vários poderes, unidades, recursos, assimetria pura, no maior estilo Warcraft 3 da vida (inclusive esse jogo é mais Warcraft que o WarCraft: The Board Game). Vou falar mais sobre ele também em um post futuro, mas ele é um 4x que eu curto bastante.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/9a4c8_101610_m.jpg

    Runewars é isso ae, miniatura pra todo lado, porrada estancando e muita coisa pra prestar atenção.


    Depois de um tempo, Battlelore foi descontinuado, e criaram o RuneWars: Miniatures Game, que é literalmente uma reimplementação do sistema de Skirmish, mas com os heróis e vilões consolidados do mundo de Terrinoth.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/fe59a_61942_m.jpg

    O jogo agora possui um sistema de tropas/pelotões que é bem interessante.


    E pra milkar mais ainda o mundo que ele criou, eles fizeram o Descent: Journeys in the Dark. E é sobre ele que vamos falar hoje.

    Minha experiência com Descent é muito, mas muito boa. Em Descent: Journeys in the Dark (second edition), ele foi o primeiro jogo que eu conheci que teve a ideia de fazer um OVERLORD (que depois pensei que havia sido copiado do Mansions of Madness).


    Como isso funciona?

    Basicamente, um jogador joga controlando os monstros nos cenários, e tem seus objetivos, e ele joga contra os heróis, que possuem outros objetivos, constantemente conflitantes. E isso em um cenário de campanha cria situações e jogadas memoráveis.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/687c4_176331_m.jpeg

    Cenário com os monstros montadinho.


    Sempre teve o cara em nosso grupo que queria ser o “dragão”. E aqui ele literalmente pode. E isso sempre foi muito legal na minha concepção.

    O que mais assusta no Descent Segunda Edição e suas expansões é que é tudo muito balanceado. Por mais que o jogo tenha dados, as decisões estratégicas, táticas e posições de suas unidades fazem mais diferença do que qualquer outra coisa.

    https://www.shutupandsitdown.com/wp-content/uploads/2019/06/eb28af0e51b81a0ee04930d762589a42.jpg

    Peita aí menó.


    E esse jogo, infelizmente nunca veio pro Brasil. Mas sua arte, modo de jogar, e até narrativa, eu acho excelentes.

    Recomendo pra você que curte um joguinho de campanha, mas tá querendo dar uma mudada do padrão full coop que conhecemos tão bem hoje em dia.

     
    Depois de anos com Corey nas cabeças da FFG, ele saiu de lá. Não se sabe bem o porquê. Talvez por conflitos criativos (não guento mais fazer a mesma coisa) ou por dinheiro, o que sabemos de fato, é que ele saiu. Inclusive já tem até jogo novo dele bem diferente do que a gente estava acostumado a ver ele fazendo, e sinceramente, não tive vontade nenhuma de conferi-lo depois de saber do que se tratava. Mas isso é tema pra outro post também.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/da9da_190972_m.jpg

    A Iniciativa, primeiro jogo da Unexpected Games, produtora onde ele é o CEO.


    O que eu quero falar aqui é sobre o que a FFG fez depois que o Corey saiu.

    Eles decidiram refazer Descent. Vamos fazer uma terceira edição pro jogo, tanto pra desvincular o nome do Corey da obra (o que eu acho uma put4 duma burrice, mas beleza), e pra atrair jogadores novos pro mundo de Terrinoth.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/c7408_165295_m.jpg

    Essa caixinha azul que tu tá vendo em promoção aos quatro cantos de nosso país.


    E pasmem, o tiro saiu pela culatra. O jogo vendeu muito menos do que o esperado, tanto aqui no Brasil, quanto na gringa.

    “Mas o que eles fizeram de errado Bomba?”


    Na minha opinião já começou errado quando deram a franquia pra dois designers que claramente não estavam preparados pra isso. Notem que a sra. Kara Centell e o sr. Nathan Hajek nunca haviam feito um jogo base em sua vida - Kara foi responsável pela expansão Mansions of Madness: Second Edition - Ruas de Arkham, e o Nathan pela O Senhor dos Anéis: Jornadas na Terra Média - Propagação da Guerra.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/46891_8jmj5t.png

    Os novinho passa mal.


    Isso fez com que o jogo saísse ok mecanicamente, existem Dungeon Crawlers piores e melhores que ele nesse quesito, e tá tudo bem. O maior problema aqui é simplesmente narrativo e atmosférico: está simplesmente parecendo que nenhum dos dois nunca jogou Descent. 

    Na vida.

    Pior: fica parecendo que nunca jogaram nada de Terrinoth. Há poucas referências, tanto artísticas, quanto no storytelling a qualquer coisa que o Corey fez. E eu sinceramente não sei se isso é a mão da FFG falando “apaga com borracha, o que o Corey já escreveu com caneta”, ou se isso foi uma decisão arbitrária de alguma forma.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/8fd69_192143_m.jpg

    Oh joguinho da discórdia...


    A arte desse jogo, ah, a arte... Descent sempre foi um cenário de fantasia com traços mais sérios. Aqui a direção de arte parece que decidiu deixar tudo mais caricato e meio “alegre”. Achei nada a ver com Terrinoth.

    http://images-cdn.fantasyflightgames.com/filer_public/97/63/97632f53-5848-40ed-a5a3-f11bd5836caa/dle01_heroes_preview1.jpg

    Na moral gente, esses personagens básicos são a treva. Esse elfo tá desnutrido, não é possível.



    http://1.bp.blogspot.com/-ozgobF9RLCI/Ul-KcZWRw1I/AAAAAAAABhk/A_UI-cMAcA4/s700/Descent+2nd+ed+board+game+review.jpg

    Como comparativo, a arte da caixa do jogo base da segunda edição. Compara os traços de um com o outro.


    Esse é um jogo claramente feito para jogadores que nunca adentraram o mundo de Terrinoth, mas ele ficou num limbo: pois num mundo com tantos Dungeon Crawlers na vida, quem quer jogos de campanha narrativos tem opções melhores, seja de entrada com algum Zombicide: 2ª Edição, ou mais pesados como o Gloomhaven. Se mesmo assim você quer ir nele? Vai fundo cara. Como eu já disse diversas vezes, todo jogo tem seu público. 


    O que me dói mais nessa história é saber que não é mais o público que eu me enquadro.

    É muito triste quando qualquer empresa que seja tenta apagar parte de sua história (e história boa, nada pra se ter vergonha), e é desse jeito que eu me sinto quando vejo esse novo Descent.

    https://cdn.vox-cdn.com/thumbor/1ysgiDO7nkShklBwdqJTcoADPfk=/0x0:3000x2000/1200x675/filters:focal(861x797:1341x1277)/cdn.vox-cdn.com/uploads/chorus_image/image/69703811/_MG_3286.0.jpg

    Pelo menos as miniaturas são de melhor qualidade comparada aos da segunda edição. Tinha que ter algo de bom.


    Eu tenho certeza que esse jogo era o início de um reboot para o mundo de Terrinoth sem o Corey lá dentro da FFG. Mas infelizmente, visto a situação em que estamos e esse fracasso nas vendas, eu nem sei se teremos mais um mundo de Terrinoth.

    Só nos restam as memórias.


    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


    Errei algum fato? Manda PM.


    Quer mandar elogio ou crítica sincera? Tmj.


    Quer me dar um tema pro próximo? Manda PM.


    Considere seguir o #canalversus!


    Tudo nessa vida é equilíbrio, meus amigos.


    #quintou



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    Comentários:

  • fugasx
    91 mensagens MD
    avatar
    fugasx26/01/23 12:53
    fugasx » 26/01/23 12:53

    já tive o descent 2.0 pena que ficou mofando aqui e acabei revendendo com um certo lucro, mas esse descent novo foi um tiro no pé total grande flop da ffg.

    1
  • arthurtakel
    1832 mensagens MD
    avatar
    arthurtakel26/01/23 17:33
    arthurtakel » 26/01/23 17:33

    Tive o descent 2 com algumas expansões. O lore e a arte eram excelentes. O sistema overlord fico bem implantado. Mas, veio o Presas do Leão e esse foi o começo do fim da franquia descent para mim.
    O presas do leão é tão bom, tático, desafiador, orgânico, fácil e rápido de fazer o setup que sinceramente não tive mais vontade de jogar o descent e vendi tudo. Para minha surpresa tive até lucro porque somente numa das expansões já tirei o custo que tinha pagado por tudo anos atrás.
    Então, acho que o problema do Descent lendas da escuridão não ter vendido tanto foi por causa do Zombicide 2ª edição e do próprio Presas do Leão. Se voce tem esses dois na coleção, como eu, não tem necessidade de ter o descent.
    Tá, mas e o modo overlord? Então, tive que optar e preferi ficar somente com um jogo no estilo overlord que é o Level 7 omega protocol com a expansão. O sistema tático de postura dos personagens e o modo do overlord jogar com a utilização de adrenalina dos outros jogadores se mostrou muito superior a qualquer outro sistema overlord de outros dungeon crawlers.Por isso tambem vendi o descent 2.
    Por fim, a arte do atual descent lendas da escuridão é caricata e muito ridícula. O chapéu daquela guerreira é bizzaro e o tal elfo parece que jogaram ácido na cara dele. Sei lá, gostos são gostos.

    3
  • grivours
    863 mensagens MD
    avatar
    grivours27/01/23 21:17
    grivours » 27/01/23 21:17

    Ótimo post !

    Esse atual descent me chamou muito a atenção. Queria muito jogar.

    Mas, depois de consumir bastante conteúdo dele, ver muitas opiniões etc., desisti. Mesmo no atual preço totalmente flopado, não adquiri. Talvez se ele algum dia chegar aos 200/300 pegando poeira em uma prateleira, quem sabe eu compre kk.

    3
  • iuribuscacio
    3100 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio29/01/23 18:46
    iuribuscacio » 29/01/23 18:46

    Bombardium::

    Eu tenho certeza que esse jogo era o início de um reboot para o mundo de Terrinoth sem o Corey lá dentro da FFG. Mas infelizmente, visto a situação em que estamos e esse fracasso nas vendas, eu nem sei se teremos mais um mundo de Terrinoth.

    Só nos restam as memórias.

    Caro Bombardium

    Meu camarada, parabéns por mias essa excelente resenha.

    Como se dizia antigamente "pau que nasce torto, até a cinza é torta", ou seja, aquilo que começa errado tem uma probabilidade muito maior de dar errado do que de dar certo.

    Começando pela desvinculação do nome do Corey Konieczka. Até as portas, cadeiras e mesas dos escritórios da FFG sabem que todo o mundo do Descent é um produto com uma influência enorme desse designer, que certamente está entre os 10 melhores de todos os tempos. Então tentar desvincular um produto do nome de seu principal desenvolvedor não faz o menor sentido, por mais que a FFG tenha ficado irritada com a saída dele da empresa. Ninguém pensa o seguinte: "olha eu sei que o Corey Konieczka é uma dos melhores criadores de jogos que há, mas apesar disso, eu acho que a saída dele do projeto Descente: lendas da Escuridão, certamente melhorará o board game". O raciocínio normalmente é o contrário, ou seja, "se o Corey Konieczka que é um dos melhores designers de todos os tempos está envolvido com o Descent: Lendas da Escuridão, nem que seja em uma simples menção - baseado no universo desenvolvido por Corey Konieczka - muito provavelmente o jogo deve ser bom". Então essa foi a primeira bola fora da FFG.

    O segundo erro foi a questão do uso do aplicativo. Quem opta por jogar um board game, certamente quer jogar um board game, e não um vídeo game disfarçado. Não que eu seja contra, aliás muito pelo contrário sou bastante favorável ao uso de aplicativos como apoio para board games, desde que o aplicativo seja exatamente isso, apenas um apoio. No caso do Descent: Lendas da Escuridão, existem diversos relatos aqui no Ludopedia, de pessoas que acharam o uso do aplicativo exagerado. Então a opinião não é só minha. Para essas pessoas ficou a impressão de que o Descent: Lendas da Escuridão é na verdade um jogo eletrônico com umas miniaturas e cenário muito bonitos de penduricalho. Não acho que chegue a esse ponto, mas certamente o jogo usa o aplicativo muito mais do que deveria. O pior é que a FFG já tem a expertise nesse assunto, porque, na minha opinião, o aplicativo do Mansions of Madness é na medida exata de como deve funcionar um aplicativo de apoio. Certamente é muito mais fácil incluir novas aventuras e ambientação em um meio eletrônico, do que ter de incluir um livro de "trocentas páginas" na caixa de um board game. Quando, aliado a isso, existe um outro aplicativo feito o Valkyrie, onde os próprios jogadores podem criar as aventuras, aumentando exponencialmente a rejogabilidade, aí é o melhor dos mundos. Outra impressão que eu tenho no caso do aplicativo do Descent: Lendas da Escuridão é que essa ferramenta eletrônica deve ter custado muito caro, impactando diretamente no preço do jogo, e o resultado final não compensou esse custo extra. Possivelmente algo mais simples e que não tivesse custado tanto, talvez tivesse tido um resultado final melhor e com melhor custo/benefício. Sei que muita gente não teve a mesma opinião, em relação ao uso do aplicativo do Descent: Lendas da Escuridão, mas a minha impressão foi essa, e algumas pessoas por aqui concordam comigo.      

    O terceiro equívoco do Descent: Lendas da Escuridão fica obviamente na questão da mudança da arte. Eu não sei dizer exatamente porque, mas a impressão que eu tenho é que a arte tentou fazer algo mais caricato. Então parece que os artista quiseram suavizar esse ar sombrio da segunda edição que você citou e fazer algo mais voltado para a "palhaçada" e "zoação" do "Estilo Zombicide", principalmente no caso do Elfo. Independente disso estar correto ou não, o fato é que essa nova arte não agradou a quase ninguém. Quando saíram os primeiros esboços, eu não me lembro de ninguém ter dito, "caramba a arte está muito linda e melhorou bastante em relação à segunda edição". De uma maneira geral, a opinião da comunidade boardgamer foi muito negativa em relação à essa "mudança de tom da arte". E isso só piora quando se compara o nível de detalhamento das miniaturas que realmente ficaram muito lindas. Portanto, se a arte tivesse mantido algo mais próximo do traço da segunda edição, e com as miniaturas com aquela qualidade, sem dúvida esse seria um ponto muito forte à favor do jogo. O problema é que apenas miniaturas de qualidade não são suficientes para sustentar um jogo, e o Massive Darkness 1st Edition está aí para não me deixar mentir.

    O quarto, e talvez maior equívoco do projeto Descent: Lendas da Escuridão, foi o impacto dos cenários 3d sobre o tamanho da caixa e o preço final do jogo. Isso pode parecer contraditório, porque realmente os cenários são lindos. O problema é que eles tornam o Descent: Lendas da Escuridão, não um board game comum, mas sim uma edição "deluxe direto de fábrica". Minha opinião é de que muita gente teria aberto mão dos cenários, tranquilamente, se pudesse pagar 2/3 do valor de lançamento do jogo, que foi caro tanto aqui, quanto no exterior. Nem todas as pessoas que gostam e estão dispostas a comprar um jogo, se interessam por uma eventual "edição deluxe". Eu por exemplo adoro o Ticket to Ride, um dos jogos que mais gosto e mais jogo, mas nem me passou pela cabeça comprar a edição de aniversário do TTR Europa, ainda mais pelo preço dela. Nesse aspecto a minha edição normal me serve muito bem. Portanto, na minha humilde opinião leiga na indústria de jogos, faria muito mais sentido vender o Descent: Lendas da Escuridão, em uma versão mais simples e mais barata, e quem quisesse poderia comprar os opcionais que quisessem em termos de cenário, para incrementar a jogatina. Além do aumento do preço do jogo, a inclusão dos cenários 3d também complicou a questão do tamanho da caixa e do peso total do produto. A caixa do jogo ficou enorme, e isso aumento bastante a quantidade de containers necessários para trazer o jogo da China, ou seja lá de onde ele tenha sido produzido, para os mercados consumidores. Como são mais containers para dar conta do lote de jogos, o preço do frete aumenta e também os custos de desembaraço aduaneiro. Mas não é só isso. A caixa enorme do Descent: lendas da Escuridão também é um pesadelo para os estoques da lojas, bem como para o armazenamento até nas estantes de cada comprador. Assim, se os cenários 3d tivessem sido vendidos separadamente, esse tipo de dificuldade teria sido evitada, pelo menos em parte. 

    Mas, acima de tudo, acho que o alto preço do jogo foi realmente o fator determinante para o seu encalhe. Muita gente disse e ainda diz que "Descent: Lendas da Escuridão por R$ 1.200,00, nem pensar, mas por R$ 600,00 é compra certa". Por conta disso, realmente eu acho que se tivesse sido economizado no aplicativo, na ausência dos cenários 3d, e em caixas menores e menos pesadas, certamente o desempenho em vendas do jogo teria sido muito melhor. Nesse caso, a mudança da arte acabaria se tornando um problema menor. 

    Pelo menos é como penso.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio.

    P.S. O grande problema agora será se todas essas cópias que estão encalhadas nos estoque de loja da vida vão vir com mofo ou não.
     
      

    4
  • johnmatosd
    125 mensagens MD
    avatar
    johnmatosd29/01/23 20:45
    johnmatosd » 29/01/23 20:45

    todo mundo tá dizendo que esse jogo vai cair muito de preço ainda. e ainda dizendo que mesmo com o preço no chão ainda não vai vender muito. 

    3
  • Kavita
    160 mensagens MD
    avatar
    Kavita29/01/23 22:04
    Kavita » 29/01/23 22:04

    De fato, o motivo dele ter vendido menos do que o esperado tem a ver primeiro com o valor que foi vendido originalmente, e segundo com o preconceito (totalmente infundado, diga-se de passagem) com relação ao aplicativo. Concordo que arte cai no vale da estranheza (ainda que não seja de forma alguma de má qualidade), mas esse jogo é bom demais! Com preço que se encontra agora, é compra certa pra quem curte Dungeon Crawler e Amerigame. O aplicativo nos livra de toda a contabilidade, mas o jogo em si, as escolhas táticas, acontecem no tabuleiro. O aplicativo serve apenas como narrador e um lugar onde você "anota" o resultado dos seus testes e indica o seu alvo. Só isso. Não parece videogame! 
    A esperança é que a caixa do Ato II apare as arestas do jogo, e que isso revigore a franquia. Esse jogo tem nota 8.0 no bgg, e isso é uma nota altíssima. E podem me tacar pedra, mas acho o Gloomhaven feio e chato, gosto muito mais desse Descent rsrsrs

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  • iuribuscacio
    3100 mensagens MD
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    iuribuscacio29/01/23 23:01
    iuribuscacio » 29/01/23 23:01

    johnmatosd::todo mundo tá dizendo que esse jogo vai cair muito de preço ainda. e ainda dizendo que mesmo com o preço no chão ainda não vai vender muito. 


    Kavita::De fato, o motivo dele ter vendido menos do que o esperado tem a ver primeiro com o valor que foi vendido originalmente, e segundo com o preconceito (totalmente infundado, diga-se de passagem) com relação ao aplicativo. Concordo que arte cai no vale da estranheza (ainda que não seja de forma alguma de má qualidade), mas esse jogo é bom demais! Com preço que se encontra agora, é compra certa pra quem curte Dungeon Crawler e Amerigame. O aplicativo nos livra de toda a contabilidade, mas o jogo em si, as escolhas táticas, acontecem no tabuleiro. O aplicativo serve apenas como narrador e um lugar onde você "anota" o resultado dos seus testes e indica o seu alvo. Só isso. Não parece videogame! 
    A esperança é que a caixa do Ato II apare as arestas do jogo, e que isso revigore a franquia. Esse jogo tem nota 8.0 no bgg, e isso é uma nota altíssima. E podem me tacar pedra, mas acho o Gloomhaven feio e chato, gosto muito mais desse Descent rsrsrs



    Caros johnmatosd e Kavita

    Uma das desvantagens para as empresas que promovem o hype no mercado de board games, é que o mercado acaba vivendo muito focado na novidade. Assim sendo, se um jogo "flopa" logo de cara, ele acaba marcado e depois é difícil vendê-lo até por preços mais baratos. Daqui a um ano se o Descent: Lendas da Escuridão estiver com um preço ainda mais baixo, certamente o jogo hypado da vez será outro e é sobre ele que as pessoas vão falar e se desesperar para comprar. Do Descent é possível que ninguém lembre, ou pior lembre para citá-lo como board game que não deu certo e acabou flopando. Por outro lado, claro que se pintar um Descent: Lendas da Escuridão por R$ 300,00 na Black Friday de 2023, provavelmente o jogo vende, muito embora eu acho que o preço não cairá tanto.

    Quem viver verá.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio   

    3
  • Odanan
    941 mensagens MD
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    Odanan30/01/23 10:37
    Odanan » 30/01/23 10:37

    Resenha bonita, resenha bem-feita, resenha formosa!
    https://pbs.twimg.com/media/CLhGKozWEAAYTZN.png

    4
  • Busky
    17 mensagens MD
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    Busky30/01/23 11:53
    Busky » 30/01/23 11:53

    Muito legal o artigo, não sabia de toda essa história. Na verdade também não entendo pq não houve o interesse em lançar no Brasil alguns desses jogos ai. Falando como um leigo (vindo do RPG), que sequer conhece tão bem assim o hobby ainda (e vê abismado essas avaliações profundas apegadas a autores de jogos e mecânicas específicas, e ao apreço por caixas intactas)... de minha parte a única coisa que assustou na aquisição do meu Descent (que sequer tive tempo de ver mesa) foi o preço! Comparativamente Gloomhaven tem toneladas de material impresso e Descent tem miniaturas, mas embora miniaturas sejam caras as artes dos jogos também o são, e duvido muito que o custo de um app supere estes dois itens na proporção em que se encontram. Também duvido muito (se o dólar permanecer nesse patamar) que o preço de um jogo desses baixe de R$ 500/600. Abaixo disso é queima de estoque e alguém está tendo muito preju. Apenas comparando superficialmente (tanto para quem é do hobby quanto para leigos como eu que estão começando), um Descent (do qual desconheço toda esta "lore" do jogo) na Amazon está por R$ 793 hoje e o financiamento coletivo no catarse do The Witcher: Old World (que muita gente viu as séries, os desenhos, jogos os games, leu os livros, comprou os action figures) saiu no seu base por R$ 799. Os jogos podem não ter nenhuma relação em sua mecânica, mas para um leigo é outra história, e visualizando assim ele pode ver Descent como caro. Não sei qual a correlação de preço nas edições antigas e demais produtos da linha, mas talvez haja uma relação ai. Mostrei para a galera do RPG que pirou no jogo só pelo visual. Mas o poder aquisitivo da galera do RPG (que ainda não migrou 100% para os boardgames) visivelmente é muito menor e jogos como esse são um sonho distante. Muitos, mais puritanos, preferem jogar ou um autêntico RPG (por ter mais liberdade de atuação) ou boardgames pouco relacionados ao tema. Isso me da a impressão de que jogos como Descent e outros (com exceção do aclamado Gloomhaven) são o nicho dentro do nicho. Para analisar se realmente é um fracasso ou um sucesso, tem que se analisar as vendas em $$$ o que não vi aqui. Eu posso achar Velozes e Furiosos uma porcaria, mas que que adianta minha opinião se arrecadar milhões? Mas compartilho da agonia de se ver um mundo e sua ria história ser alterado e se perder. Uma coisa que certamente me chamou muito a atenção é a enorme caixa, desnecessariamente grande. Blood Rage tem mais miniaturas e é metade do tamanho, sendo que sem o insert chega a caber tudo que ja saiu em KS dentro do base (eu sei pois o meu é assim). Sou leigo, então relevem qualquer coisa muito grotesca no meu comentário...

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Descent: Lendas da Escuridão - O Pai e o Filho Desnaturado.
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