Post original: https://boardgamegeek.com/thread/2764122/combining-social-deduction-and-semi-coop-efficient
Adoro jogos de dedução social, mas os jogos cooperativos tendem a falhar para mim, pois geralmente são propensos a jogador alfa.
Dead of Winter: Um Jogo de Encruzilhadas pareceu resolver o problema no meu gosto. No entanto, devido a ingressar no hobby depois que
Battlestar Galactica: The Board Game saiu de catálogo, só tive a chance de jogá-lo uma vez. Quando
Insondável foi anunciado, eu soube que deveria tê-lo, mas vale a pena possuir sua própria cópia?
Componentes: Os componentes são praticamente o que se esperaria da Asmodee e Fantasy Flight. As cartas têm um belo acabamento em linho e a arte é funcional. Acho que as fotos no site da FFG talvez sejam muito chamativas, pois não fiquei impressionado nem desapontado com o design geral. Eu confundo qual lado está para cima e qual está para baixo no verso das cartas de mito, mas fora isso não há grandes reclamações aqui. As minis não são funcionais nem intuitivas. Frequentemente tínhamos dificuldade em distinguir intuitivamente a Mãe Hydra do Pai Dagon. Minha única reclamação pode ser que o jogo custa muito caro para o que é.
Regras: Novamente, pegadas típicas de FFG/Asmodee aqui com um livro 'Aprenda a Jogar' e uma 'Referência de Regras' mais aprofundada. Pessoalmente, passei a aceitar e talvez até gostar dessa abordagem. Assisti alguns vídeos de regras uma ou duas vezes e depois folheei o livro de regras uma ou duas vezes e me senti pronto para ensinar o jogo a alguém de nosso grupo que só jogou
Catan: O Jogo e
Scythe. O resto do nosso grupo consistia em pessoas que jogaram Battlestar Galactica: The Board Game. Se você ensinar apenas a mecânica principal, poderá começar a jogar em 15 minutos e entrará nos detalhes à medida que forem surgindo. Foi preciso uma partida inteira para me familiarizar com os símbolos no canto inferior direito das cartas do mito, mas no final do jogo me senti bastante confortável em usar esses símbolos e fazer referência às cartas de ativação de monstros.
Jogabilidade: Entre todos que já jogaram Battlestar Galactica, os comentários que surgiram com mais frequência foi que o jogo parecia mais simplificado e eficiente. As ações principais do jogador estão praticamente disponíveis para todos em quase todos os momentos. Revelar-se como um traidor abre algumas novas possibilidades, mas os prós/contras são facilmente compreendidos tanto por 'humanos' quanto por 'híbridos/cultistas'. O destaque aqui é como os turnos são rápidos: 1) comprar cartas de habilidade 2) executar 2 ações 3) fase do mito (+/- resolver verificações de habilidade) 4) descartar/limpar. Os turnos são rápidos e todos estão envolvidos durante as jogadas de todos os outros quando há verificações de habilidade. Acho que o sistema Crossroads em Dead of Winter ajuda mais a cultivar a ambientação e o clima do que a tensão gerada quando um jogador falha repetidamente nas verificações de habilidade. Essa tensão das verificações de habilidade ocorre com muito mais frequência em
Insondável do que em Dead of Winter e, para mim, essa é a força do jogo. Há muito mais oportunidades de sabotar os humanos e muito mais oportunidades de lançar acusações contra outros jogadores ao longo da partida. Terminamos um jogo para 5 jogadores em 2:30 horas e o tempo de inatividade foi mínimo ou inexistente. Nunca me desconectei ou me senti desconectado.
Palavras finais: provavelmente substituirei Dead of Winter, mantendo apenas
Insondável na prateleira. A jogabilidade é simplificada e envolvente em toda a sua totalidade. Acho que não tenho credenciais para compará-lo adequadamente ao Battlestar Galactica, mas os outros do meu grupo com quem joguei
Insondável pareciam preferir o último ao primeiro. Se este gênero é atraente para você, então este jogo certamente merece uma forte consideração.
Por Imran Ghare (yourwhiteshadow)
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Traduzido*** por
Vania Telles
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