Post original: https://www.boardseyeview.net/post/_uluk
Publicado pela Hexy Studio,
Uluk se passa em um mundo exótico de tribos de animais sencientes lutando por recursos enquanto procuram atender às suas necessidades espirituais e materiais. É um jogo europeu para 1 a 4 jogadores, embora o jogo solo não estivesse disponível a tempo de incluí-lo nesta análise.
Uluk é de complexidade baixa a média e os jogos levam cerca de uma hora para serem jogados. A mecânica principal é a alocação de trabalhadores, permitindo que as tribos reúnam recursos, processem-nos em comida, guloseimas (pense em comida com VPs adicionados), veneno (melhora a coleta de alguns recursos) e velas (chave para realizar celebrações para ainda mais VPs), bem como criar invenções para coletar e processar com mais eficiência e, por último, construir monumentos aos deuses para grandes VPs.
Existe um mercado flutuante para cada recurso com base na oferta e na demanda, que deve ser cuidadosamente gerido e explorado para vencer este jogo acirrado.
Uluk certamente parece a natureza faminta com dentes e garras (e VPs negativos) e tribos usando suas ações para derrubar seus oponentes tanto quanto para se levantar. O jogo me lembra clássicos como
Agricola, com sua luta constante por comida,
Caylus, com sua crueldade e seu útil espaço de ação pausada, e
Navegador, onde precisa dominar o mercado. Embora não necessariamente escalando essas alturas, Dominik Sidorek projetou um jogo aqui que é rápido de preparar e jogar com muito mais probabilidade de acertar a mesa do que aqueles jogos mais pesados.
Uluk se beneficia da arte atraente de Przemyslaw Gel, mas o jogo poderia ser um pouco mais temático. Cada tribo é essencialmente a mesma e a preparação não é suficientemente diferente para que o jogo possa ser saboreado de formas diferentes. Seria interessante ver cada tribo tendo mais assimetria, como os rinocerontes sendo melhores na construção daqueles pesados monumentos de pedra e os pássaros sendo melhores na coleta de recursos devido à sua mobilidade. Seria mais interessante ter isso no verso dos tabuleiros de jogadores existentes? No geral, Uluk é um jogo fácil de aprender e difícil de dominar, então definitivamente vale a pena conferir.
Review by Paul Moorshead
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.