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  4. Gorinto BATENDO DE KINA

Gorinto BATENDO DE KINA

Gorinto
  • avatar
    Rimor27/10/22 07:00
    avatar
    Rimor
    27/10/22 07:00
    1165 mensagens MD

    Cada jogo um reino diferente! Vamos conhecer esse aqui?


    Os elementos reúnem energia em padrões únicos, desafiando você a encontrar o caminho ideal para o equilíbrio e a harmonia. A Terra cava profundamente, a Água flui amplamente, o Fogo sobe alto, o Vento sopra livremente e o Vazio desliza entre o resto. Você pode obter o entendimento de que precisa para descobrir a verdadeira sabedoria elemental? Um GORINTO é um tipo de pagode(ou pagoda) japonês dos cinco elementos: terra (cubo), água (esfera), fogo (pirâmide), ar (crescente) e vazio (lótus). Muitas vezes abrigava a relíquia de um Buda ou santo, e juntos representam o reino da compreensão perfeita.



    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/7ab47_1griq9.jpg


    Eita jogo bonito na mesa!!! Se você não concorda ainda, deve ser pq não viu o suficiente ou não curte abstratos, daí é so “voltar 3 casas” :P. Claro que iremos discorrer sobre as mecânicas e como o jogo desenvolve sua “entrega” na partida, mas existem 2 tipos de beleza aqui, a do multicolorido que evoca por consequência a sensação tátil, o mover, o encaixar/desencaixar + a beleza da tematização. No fim do dia você pode decidir focar apenas na matemática, na otimização de pontuação e nos blocks, mas se prestar mais atenção nessa segunda camada posso dizer que será gratificante. (Inclusive, guardando as devidas proporções, dá pra fazer as 2 coisas, recomendo!)



               A partida é muito sobre jogar/mover de forma tática, planejamento a curto e médio prazo. Você tem 5 peças diferentes, (observem o playerboard de cor vermelha da foto acima) sendo elas: VAZIO/roxa, AR/branca, FOGO/laranja, ÁGUA/azul, TERRA/marrom. E pela união dos seus poderes... não pera! O jogo tem um grande grid de 5x5 chamado de “montanha” e você escolhe peças, para fazer o “caminho até a montanha”. O jogador vai pegá-las nas laterais e deslocar/andar com elas em linha ou coluna (do grid) parando em uma das 5 casas que quiser. Ao parar executa uma coleta de peças que resolve de acordo com o tipo da peça que moveu e parou. Então o “vazio” faz coletas nas diagonais como se fosse um “x”, o ar na ortogonal como um “+” (ar), com o fogo dá pra coletar peças da coluna, e a água coleta naquela linha, ou com a terra se explora o aspecto 3d do jogo, devido as peças empilhadas, você pode coletar as peças abaixo da que colocou.  

    Não chega a passar um feeling de engine building mas passa a ideia de otimização, pois vc está adquirindo conhecimento dos elementos. Então no começo você não tem nada, isso conta como conhecimento 0, e a coleta é sempre seu conhecimento+1, por isso pega 1 peça. Mas se você, digamos, coletou uma de água, e depois resolver outra peça justamente de água, você vai coletar 2, pois tinha conhecimento 1 de água, e assim por diante. Sobre certa ótica, parece um Reef invertido, vc pega do tabuleiro central já montado pra pôr no seu player board, que monitora a “potência” de suas jogadas e registra teu set collection.


               Em termos de andamento da partida, cabe citar que há uma reposição curiosa, ao abrir uma nova rodada, você repõe as jogadas disponíveis, nas laterais fora do grid 5x5, daí depois que você move e executa a coleta, a peça que você moveu e resolveu fica no tabuleiro. Assim, essa é a reposição, a entrada de novas peças é realizada dessa maneira, conjugada a ação de cada jogador, então vc tem que ler a mesa pra encontrar uma jogada muito boa pra você, mas pensando no que ela disponibiliza para os outros. Por falar em oponentes, o jogo tem um escalonamento de acordo com a quantidade de jogadores que pode causar algum estranhamento.

    A cada rodada 10 peças ficam disponíveis para escolher e executar o movimento, como explicamos antes. De 2 jogadores cada um faz sua primeira jogada e restam 8, então toda vez que um fizer a ação de uma peça, descarta outra, assim cada jogador terá jogado 3 peças, a primeira normal, a segunda e terceira com eliminação de outra peça. O jogo sugere tanto sortear a peça eliminada (usando tiles de sorteio que na verdade são do modo solo) quanto para uma “variante mais tática” (leia-se fura olho :P), ao invés de descarte aleatório, vc escolhe. Com 3 jogadores, cada um joga 1 peça e após 3 turnos terão resolvido 9 peças, descartando 1 restante. Com 4 jogadores cada um vai jogar 2 vezes, totalizando 8 peças das 10 e descartando as 2 restantes. Foi uma forma de manter a matemática de 10 peças por rodada, 40 no jogo inteiro (4 rodadas)... Caso conheça, é no mesmo feeling da distribuição da quantidade de mergulhadores/pinos do Noctiluca.



    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/c220e_1griq9.jpg


    As pontuações não chegam a brilhar nem propor de forma muuuuito diversificada o puzzle de cada partida, porém algumas envolvem disputa direta com o oponente. No playerboard você simplesmente empilha os 5 tipos de peças em 5 colunas, e isso serve pra relembrar quanto de coleta vc consegue fazer com determinado elemento, mas também serve para as pontuações. São escolhidas 2 cartas, e embora exista uma dúzia delas, normalmente é sobre pontuar coluna mais baixa, ou mais alta, ou a que apresente quantidade par/ímpar, e pequenas variações disso. Acrescente o fato de que 2 dos 5 elementos/tipos de peças vão pontuar no final do jogo e está formado o desafio em busca da “compreesão perfeita”. (você quis dizer pontos de vitória :D)


    No que Gorinto “bate forte”?

    Ele tem layouts a la Dragon Castle, sendo um “básico” e 4 variantes com disposições mais ousadas, com o grid apresentando peças mais concentradas/acumuladas ou mais distribuídas conforme o cenário escolhido. Dá pra dizer que isso faz parte da beleza tematizada encontrada no gorinto... Vai de cada um dizer se o penhasco parece com um penhasco mesmo, ou se consegue visualizar as "ondas" do layout de mesmo nome e por aí vai.

    Falando em tematização tem um porquê dos 5 elementos, o “pagode” ou “pagoda” japonês, na verdade vem de um estilo arquitetônico encontrado em templos japoneses (veja foto abaixo). O que aconteceu foi que esse estilo próprio e significado o fez ser adaptado para jardins japoneses, em forma de ishi-dōrō (lanterna de pedra). Então façamos um rápido momento de pesquisa cultural em torno do significado de cada parte/segmento: A parte mais inferior, tocando o chão, representa o chi, a terra. A próxima seção representa sui ou água. Ka ou fogo, é representado pela seção que envolve a luz ou chama da lanterna. O fū (ar) e k (vazio ou espírito) são representados pelas duas últimas seções, mais acima e apontando para o céu, significa a energia divina, que mantém todos os elementos em harmonia. É bem interessante ver o pensamento em torno do elemento e revisar rapidinho como esses elementos resolvem a jogada: o fogo se eleva(coluna), a água flui(linha), a terra cava(peças abaixo), o choro ar é livre por isso vai em todas as direções(ortogonal) e o vazio “desliza entre”(diagonais).

    Para fechar os pontos fortes podemos afirmar que é perfeita a “valsa” de “maximizar/buildar” o que você consegue coletar na primeira rodada, meio que avacalhar na segunda e dependendo na terceira, e depois lidar com o tabuleiro quase vazio na quarta rodada é lindo. De 2 jogadores isso é totalmente apreciado, de 3 faz-se presente, mas com 4 a impressão que dá é que sua participação em cada rodada é breve demais (única configuração com 2 movimentos por rodada, 8 movimentos e o jogo acaba). É a ideia de equilíbrio entre escassez e abundância indo realmente além do conceitual, e isso tem seu mérito!

    E o amado (pra alguns nem tanto) modo solo comparece, por mais que já seja tendência poder jogar sozinho, este kina que vos fala ainda comemora quando o design aborda o nicho do solo player! Eu nunca me permito esquecer que um cavaleiro muitas vezes trava suas batalhas sozinho! 



    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/35536_1griq9.jpg


    No que Gorinto “bate de KINA”?


    O que não ficou tão bom? Digamos que os layouts já citados entregam sim partidas diferentes, mas nada no nível de dragon castle, o escalonamento é um ponto neutro, pode ser visto como bom ou ruim (as diferenças entre 2, 3 ou 4 jogadores). O modo solo por um lado é uma verdadeira queda de braço, uma aula de block mesmo. Aula esta, que você tem que dar a si mesmo ou aceitar que vai perder feio. Porém esse modo só entrega partidas equilibradas parte do tempo, em boa parte das vezes pelo menos nas partidas deste kina que vos fala, ou eu esmago a kitsune (automa) ou sou esmagado por ela, algo como 25,30,35 pts para mais ou para menos, pq ela tem jogadas otimizadas demais algumas vezes, quando faz seu sorteio entre cabeça ou cauda, que ficam no tabuleiro.

    E vc pode amar ou odiar isso, mas normalmente dá pra se sentir recompensado na vitória, e não entendam errado, contra a automa, as partidas equilibradas ainda existem. Ou seja, tirando o ruído de muitos pontos de distância pra você ou pra kitsune, o desafio pra solo player é bom, nível Coatl caso conheça esse outro título. Seriam esses 3 pontos que podem não agradar tanto.

    E quanto custa pra explorar esse reino?

    Os abstratos deram um boom, com azul por 300-330 sendo a régua de preço no momento. O Gorinto saiu por 300, e agora já dá pra achar por 200-210, que pra quantidade de peças que vem, fica válido...

    Extras/algo a +

    No próprio jogo base como veio pro Brasil, já temos a variante de duelo mais livre/aleatória (sorteio de tiles a serem descartados no “pass” do jogador) ou duelo mais tático (você decide esse descarte). Temos o modo de pontuações que podem ser fixas (2 tipos pra partida inteira) ou dinâmicas, onde na rodada 1 pontua a/b, rodada2 pontua b/c na 3 c/d na final d/a, para simbolizar a mudança de estações. Ele ainda tem uma pequena variante para sorteio do ordem dos jogadores de cada rodada (o normal é escolher um jogador no setup inicial e ele passar o token de iniciativa nas viradas de uma rodada pra outra). Por fim, tem um modo em duplas, 2 contra2, que realmente se propõe a mudar a dinâmica do jogo, com o jogador dando sempre um tile da coleta para sua dupla, e com objetivos tanto compartilhados com os oponentes, quanto únicos pra cada membro da dupla.

    Fora isso, lá fora temos os “dragon tiles”, que são peças que contém os 5 elementos, ou seja coringas tanto na hora de resolver a jogada, quanto no momento que são pegos pra sua pool (uma expansão que coloca coringas! inusitado né? :D). E também foi lançado material extra pra um quinto jogador, na cor azul claro pra se juntar ao vermelho, amarelo, preto e branco do jogo base.

    Inclusive se quiserem se aprofundar nesse mundo dos abstratos tematizados(foram citados alguns de forma comparativa no texto, mas não conhecê-los não deve ter atrapalhado a compreensão) então você pode conhecer o coatl aqui, o dragon castle aqui, o reef aqui, e o noctiluca aqui !!! (Se já os conhece e quiser ver nossa forma de discorrer sobre eles, sinta-se em casa pra clicar).

    Então é isso, até uma próxima! Inscrevam-se acompanhem!



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    Comentários:

  • ClLages
    85 mensagens MD
    avatar
    ClLages29/10/22 10:34
    ClLages » 29/10/22 10:34

    Jogo maravilhoso! Já joguei com 2 ...3 e 4 jogadores.... quanto mais jogadores menos jogadas. Particularmente preferi em 2 jogadores, contudo o nível de planejamento estratégico acaba sendo o mesmo tendo q o jogador mesclar entre o objetivo de final de estação e o objetivo de final de jogo e não deixar o(s) adversários com boas opções de jogo.

    1
  • Rimor
    1165 mensagens MD
    avatar
    Rimor01/11/22 22:08
    Rimor » 01/11/22 22:08

    ClLages::Jogo maravilhoso! Já joguei com 2 ...3 e 4 jogadores.... quanto mais jogadores menos jogadas. Particularmente preferi em 2 jogadores, contudo o nível de planejamento estratégico acaba sendo o mesmo tendo q o jogador mesclar entre o objetivo de final de estação e o objetivo de final de jogo e não deixar o(s) adversários com boas opções de jogo.

    Que bom q curtiu, o jogo não explodiu ficando entre baixa hype e hype nenhuma (o típico jogo que é comentado entre seu lançamento e nos 15-30 dias depois e some...) Geral costuma associar isso a jogo ruim, mas temos diversos exemplos q mostram q bons jogos muitas vezes ficam sem holofotes muito rápido, gorinto entra nesse rol pra mim :D

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