Bora falar um pouquinho sobre Cascadia lançado pela Grok Games aqui no Brasil e vencedor do Spiel des Jahres (jogo do ano) 2022.
Novamente: nesse texto, não pretendo explicar muito sobre como jogar, acho que já temos alguns vídeos ótimos por aí, então “apenas” darei a minha opinião sobre o jogo 
Ahh, só um adendo, eu tenho a versão estrangeira do jogo, não a brasileira, mas imagino que os componentes apresentem qualidade similar.
Mecânica:
A mecânica principal de Cascadia é a colocação de peças.
Falando da parte “física”:
Caixa:
- Não é uma caixa grande (24x24), mas também não é pequena haha, cabe bem na estante. Poderia ser um pouco menor considerando a quantidade de componentes;
- Dentro dela, tem um insert/berço de papel que, na minha opinião, não tem utilidade, ele mais atrapalha para guardar os componentes do que ajuda (coloquei fotos para comparação);
- Tirando o insert/berço, sobra bastante espaço na caixa, o que poderia reduzir seu tamanho;
- Fora isso, é uma caixa de boa qualidade e com uma arte que eu considero bonita.

Componentes:
- O jogo possui poucas cartas (apenas 21), que são de boa qualidade;
- As peças de terreno e de natureza também têm boa qualidade, são grossas e não são fáceis de estragar, mas a impressão deixa um pouco a desejar;
- Os tokens de animais tem uma qualidade OK. Acho os desenhos um pouco feios e a impressão do desenho do animal parece meio porca haha, e porca de ruim mesmo, porque não tem porco no jogo;
- Um ou outro token de animal veio um pouco rachado, mas nada que prejudique, isso pode até passar despercebido;
- O manual não deixa dúvidas, é bem ilustrado, bem explicado e algumas das possibilidades de jogadas são ilustradas para exemplificar ainda melhor;
- O saco para colocar os tokens de animais é ótimo, é bonito e de boa qualidade;
- Bloquinho e pontuação com frente e verso! \o/ Adoro um bloquinho de pontuação!
Arte:
- É uma arte ok, não é nada excepcional, e é bem clara, você não corre o risco de confundir peças, terrenos ou animais.
Temática:
- Em Cascadia, nós temos que criar um ambiente diversificado em termos de terrenos e animais.
- Não acho a temática super imersiva. Enquanto você coloca os animais e terrenos, sente que está criando um ambiente rico e diversificado, mas a imersão pode acabar quando você vê um peixe nadando no deserto hahaha.
Jogabilidade:
- Cascadia é um jogo muito simples de jogar e você pode ensiná-lo em menos de 5 minutos. O que pode demorar mais para explicar são as regras das cartas de pontuação por animal, mas elas também são claras e todas possuem uma ilustração para ajudar.
- Só senti um pouquinho de dificuldade nas regras de uma ou outra carta de Falcão, mas talvez tenha sido falha no meu inglês.
- Em geral, o jogo não é dependente de idioma. Além do manual (que possui ilustrações claras), você encontrará partes escritas apenas nas cartas de pontuação por animal e mesmo nelas, os textos não costumam ter mais do que 2 linhas.
- Aqui, jogamos 99% das vezes em 2 jogadores e funciona muito bem. Uma partida demora entre 15 a 20 minutos, então costumamos jogar 2 ou 3 vezes seguidas.
- Eu também joguei o modo solo, que funcionou bem. Nele, o próprio manual apresenta os desafios que você deve cumprir. Eu achei bem bacana, mas não gosto de jogar sozinho. Se for para jogar sozinho, prefiro partir para um jogo digital.
- Em 4 jogadores, Cascadia funciona muito bem também. As peças de animais e terrenos variam mais na mesa e a partida dura uns 40 minutos.
- A cada partida, você montará um terreno completamente diferente e terá objetivos diferentes com os animais (existem 4 cartas de pontuação de cada um dos 5 animais que você pode combinar como quiser, além de uma carta modo família, que eu nunca joguei, mas me parece uma boa opção para quem ainda não está inserido no universo dos board games).
Resumo geral:
- Eu adoro jogos abstratos e Cascadia se tornou um dos meus favoritos (em 6 meses jogamos 39 partidas)!
- Acho um jogo muito gostoso de jogar, rápido, o que possibilita jogar mais de uma partida seguida (pelo menos em 2 jogadores, que é o normal por aqui).
- Acho que poderiam ter mais cartas de animais, para diversificar mais ainda o jogo.
- A pontuação é “longa”, mas muito simples, e tem bloquinho de notas para ajudar, você não ficará perdido ou correrá o risco de esquecer algo.
- A impressão dos desenhos nas peças poderia ser um pouquinho melhor, mas isso não afeta diretamente o jogo. Na verdade, talvez isso possibilite que Cascadia seja um jogo com um preço um pouco menor em relação a muitos outros hoje em dia.
- Na minha opinião, o prêmio de jogo do ano foi mais do que merecido.
- Provavelmente, é um jogo que nunca sairá da coleção e espero que façam alguma expansão com mais cartas de pontuação.
Baseado em tudo o que escrevi, e escrevi mais do que imaginei, dou nota 9.5 para Cascadia. Seria um 10, não fosse pela qualidade da impressão dos componentes e a pequena quantidade de cartas de pontuação. Mas, isso não significa nada, porque pode ser um 10 para mim e um 0 para outra pessoa. Cada jogo tem seu público e, definitivamente, eu sou o público desse!
Comentem aqui embaixo o que acharam do jogo!
P.S.: comentários sobre o texto são bem-vindos também. É meu segundo texto por aqui, espero que gostem!