Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Análises
  3. Jogos que NÃO Gostei - Parte 3: Fallout, Dominion, Age of War

Jogos que NÃO Gostei - Parte 3: Fallout, Dominion, Age of War

  • avatar
    RaphaelGuri26/09/22 10:01
    avatar
    RaphaelGuri
    26/09/22 10:01
    1385 mensagens MD

    Jogos que eu NÃO gostei (parte 3)
    É dia de TRETA, galera!!! Aeeeeeooo!!!


     

    https://ludopedia-postagem.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/6fc2d_3alba3.jpg

     

    Terceira vez que venho compartilhar com vocês meu desgosto.

    Gastar tempo falando mal de algo é ruim, tanto para quem escreve como para quem lê e não concorda, eu sei disso. Quero, portanto, reforçar pela terceira vez que a ideia dessas postagens não é ser um desserviço ao hobby e muito menos uma crítica pessoal aos designers, ao contrário, faço como uma forma de deixar um registro mais ‘oficial’ e vitalício do que acho de cada jogo que não curti, pois geralmente as opiniões negativas ficam restritas à comentários de fóruns ou grupos de aplicativos de bate-papo.

    Ideia reforçada, vamos começar a pancadaria:


     

    - Jogo: Fallout (Designer: Andrew Fisher, Nathan I Hajek / Arte: Evan Simonet, +3. 2017)

     

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/0880c_3alba3.jpg

     

    Resumo de como funciona: Durante a partida, jogadores revezam turnos realizando ações que variam entre se movimentar, combater, explorar, completar missões, entre outros, seguidos por turnos onde os inimigos no tabuleiro são ativados. Ao completar missões, os jogadores recebem pontos de influência e quando algum jogador chegar em uma quantidade determinada (a depender do número de jogadores), ele é o vencedor e a partida acaba.

    Componentes: Existem componentes bem variados, com diversos tipos de cartas, marcadores, peças de mapa, dados e até 5 miniaturinhas. Em geral, são todos de boa qualidade (tem até um tabuleiro individual com dupla camada).

    Arte: A arte é fiel ao jogo, então espere muita coisa em tons de marrom, cinza e verde. A arte, apesar de já existir devido a série de jogos digitais, ficou bem incorporada nessa versão analógica e irá ser de fácil reconhecimento para fãs da saga.

    Tema: É Fallout, então o tema é incrível! Obviamente, a saga Fallout, por ser um jogo de exploração bem denso, não tem como ser representada na sua totalidade em um jogo de tabuleiro isolado, deixando muitas coisas de fora, porém o que existe achei bem fiel ao que já conhecia antes.

    O quanto não gostei: Para quem não sabe: eu não sou fã de ameritrash (sinto um pouco de peso na consciência em assumir que o termo pejorativo para mim faz um pouco de sentido, mas é a verdade), logo não me agradou tanto quanto outros jogos de ‘anda, rola dado, anda de novo’ com o bônus de terem pegado uma franquia muito legal (seja isso para bem ou para mal).

    O que exatamente me incomodou: Eu sou fanboy da saga de jogos eletrônicos Fallout. É isso. Se você gostou do jogo, pode parar de ler por aqui. Se, como eu, não gostou do jogo, gostou e ficou curioso ou só continuou a ler por hábito, eu tento explicar melhor e começo com uma afirmação que (também) pode não ser um consenso universal: ‘nem todo jogo digital consegue ser adaptado como deveria para o analógico convencional’. O que quero dizer com isso é que Fallout (o digital) tem MUITA coisa, seja na história, nas possibilidades de exploração, na quantidade de elementos/itens/armas/etc, logo tentar trazer isso para uma experiência analógica que precisa se limitar a duas horinhas de jogatina é muito difícil. Se falta tempo para aproveitar e cheirar flores radioativas mutantes enquanto jogamos, sobram rolagens de dados, detalhes de regras, texto para todo lado e muita coisa ocupando a mesa, a parte narrativa do jogo está lá, mas não conecta muito bem com os pontos que definem o vencedor da partida e o fato do jogo se limitar a cartas faz a experiência ficar repetitiva após algumas partidas. Acredito que a saga Fallout tem potencial para ser um jogo de tabuleiro, mas não do tipo mais convencional feito para um público casual e este foi o maior erro em Fallout (2017), que caso tivesse sido pensado como um jogo com modo campanha (como, por exemplo, Gloomhavem (CHILDRES. 2017)) e com uso de aplicativo (como, por exemplo, Mansions Of Madness 2º Edition (VALENS. 2016)) conseguiria ser bem mais fiel ao eletrônico e teria maiores chances de ter me conquistado.


     

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/b08aa_3alba3.png

     

    - Jogo: Dominion (Designer: Donald X. Vaccarino / Arte: Mathias Catrein, +7. 2008)

     

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/862b0_3alba3.jpg

     

    Resumo de como funciona: Jogadores alternam turnos, no qual eles compram cinco cartas de seu baralho individual, depois podem jogar uma carta de ação e comprar uma nova carta. Por fim, descartam o restante das suas cartas (mesmo as não utilizadas) e compram novas cinco cartas de seu baralho. A partida acaba quando determinadas pilhas de cartas do suprimento acabam e vence o jogador com a maior número de pontos de vitória (presentes em cartas).

    Componentes: São somente cartas (muitas cartas), todas de uma boa qualidade. Dentro da caixa ainda vem um organizador para separá-las de uma forma mais eficiente na hora de preparar a partida, feito de um plástico de boa qualidade também.

    Arte: Retrata bem a ideia de ‘jogo de época dos monarcas’, com ilustrações que parecem foto-realistas cheias de detalhes.

    Tema: Não tá muito ali, essa é a real. Olhando cartas isoladamente, umas tem a ação que faz mais sentido do que outras, mas no panorama geral, o jogador não percebe realmente o tema.

    O quanto não gostei: Tenho que admitir que o jogo não é de todo ruim e certamente teve seu lugar e importante papel na popularização da mecânica de construção de baralho (que amo), mas olhando o jogo sem considerar este impacto histórico, achei ruim e não gostei das experiências que tive jogando.

    O que exatamente me incomodou: Dominion, para mim, tem UM problema: A sorte é muito presente. O imbróglio é que este único problema é o suficiente para que se criem mãos ruins e nos levem à derrota (e revolta). Em Dominion, compramos cinco cartas, jogamos uma, ai podemos comprar uma carta da mesa e depois descartamos o resto, então repete esta operação ad aeternum (na verdade: ‘ad até-ativar-o-gatilho-de-fim-de-jogum’), o problema é que este lance de JOGARMOS apenas UMA carta de ação é muito punitivo, pois se o jogador recebe uma mão com duas ou três cartas de ações boas, ele só pode jogar uma delas e precisa esperar que o descarte forme um novo baralho, para aí contar com a sorte de novo e ver se aquelas cartas que não usou aparecem em uma nova mão que não contenha outras cartas que queira usar também (de novo). Some isso ao fato das cartas de pontuação ‘sujarem’ nossa mão, ou seja, ocuparem espaço, mas não terem nenhum tipo de ação e você irá ver turnos em que terá cartas de pontuação e cartas de moeda e ... nenhuma ação ou então uma ação em um momento que ela é ruim. Como eu disse antes, amo jogos de construção de baralho, como Tiranos de Umbreterna (LEE; +2. 2016) e Ascension: Deckbuilding Game (FIORILO; GARY. 2010), entre tantos outros, e de todos os que já joguei até hoje do gênero, certamente Dominion foi o que menos gostei.


     

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/b08aa_3alba3.png

     

    - Jogo: Age of War (Designer: Reiner Knizia / Arte: Simon Eckert, Tony Foti. 2014)

     

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/e93ce_3alba3.jpg

     

    Resumo de como funciona: Uma partida acontece sem um limite de rodadas e em cada uma delas o jogador da vez irá rolar os sete dados, escolher alguns e alocar, respeitando as faces que tirou, em alguma carta. Após isso, o jogador continua rolando dados na tentativa de completar os demais requisitos da carta (sempre que ele tem uma rolagem que não consegue preencher um requerimento, ele descarta um dado e rerola tudo que sobrou novamente). As cartas que o jogador consegue preencher lhe concedem pontos e após todas cartas serem adquiridas pelos jogadores a partida acaba. Vence quem tiver a maios soma de pontos.

    Componentes: O jogo tem bem pouca coisa, são exatos 7 dados, 14 cartas e um manualzinho (mais para folheto) de regras. Os dados são grande e de excelente qualidade, as cartas possuem uma gramatura boa (são quadradas 70mmx70mm) e a caixa também é boa, só que apesar de pequena,  a caixa poderia ser ainda menor, já que sobra muito espaço dentro vazio (acredito que até uma caixa daquelas da linha pocket da Papergames daria conta de armazenar tudo e facilitaria no transporte).

    Arte: A arte é boa, mas beeem pouca. A ilustração da caixa é muito legal, com um samurai que impõe respeito, porém as cartas possuem só castelos genéricos e ainda com tons apagados, removendo qualquer vida ou emoção que a ilustração da caixa poderia nos vendeu que veríamos durante a partida.

    Tema: É sobre samurais tomando castelos de clãs rivais... ou deveria ser. Na prática, rolamos dados para buscar símbolos e só isso. Salvo os ícones nos dados que tem espadas, arcos e homenzinhos montados em cavalos, não temos nem um pingo de entrega temática nas mecânicas e zero em narrativa.

    O quanto não gostei: Não gostei muito. Knizia é um cara que fez muita coisa excelente, mas consegue me deixar meio pasmo com a quantidade de bobeirinha que fez. Eu acho, sinceramente, que existem jogos que nem sequer veriam a luz do dia se não fosse o peso do nome do designer e Age of War é um deles. Sabe aquele meme da menininha dizendo “uma perda de tempo”? Assim que me senti as duas vezes que joguei esse jogo.

    O que exatamente me incomodou: Jogando a real: tudo. O jogo é extremamente raso em possibilidades, com apenas um caminho a ser feito, que consiste em “role tudo e veja o que saiu e pode pagar de mais caro com isso e continue rolando para ver se cumpre o resto dos requisitos”. Não existe nenhum tipo de habilidade ou efeito que mitigue a sorte nas rolagens e as carta que os jogadores pegam não lhe geram nada fora ponto, então tanto faz a ordem que as adquiriu, logo é quase como se o jogo jogasse sozinho com a galera assistindo. “Pow, guri, mas tu é chatão com jogo com sorte, hein?” - alguém disse ao ler este texto, eu sei... e eu admito que sorte demais me incomoda, contudo existem MUITOS outros jogos com rolagens e rerrolagens de dados que apesar da sorte presente conseguem entregar muito mais coisa, como uma certa narrativa temática (exemplo: Elder Sign. LAUNIUS, WILSON. 2011), boas risadas e treta entre os jogadores (exemplo: Bang! The Dice Game. PALM, ZACH. 2013) ou um melhor Force sua Sorte (leia: Force sua Ganância) (exemplo: Dungeon Roll. DARDEN. 2013). Notem, ainda, que os três jogos que mencionei acima foram lançados anteriormente ao Age of War!


     

     

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/b08aa_3alba3.png

     

    É isso, galera! Espero que tenham curtido saber um pouco da minha opinião sobre os jogos acima, agora não falando apenas bem de algum, como são os textos de análise. Viva a liberdade para falar sinceramente nossa opinião, seja para bem e para mal, e estar tudo certo!

    Abraços digitais e até o próximo texto!


     

     

    Um texto de
    Raphael Gurian

     

    A ideia deste formato de análise não é explicar um jogo, para isso existem muitos outros textos, vídeos e etc. A finalidade do texto é fazer uma análise crítica acerca de critérios que acho importante e que muitas vezes acabam não sendo explorados em análises de uma forma mais detalhada. Os jogos analisados não seguem qualquer critério comercial, incentivo ou pagamento, sendo escolhidos com base em fontes de vozes da minha cabeça, aliado ao fato de ter já jogado o jogo em questão muitas vezes, a ponto de me sentir confortável em opinar sobre o mesmo.

     

     
    Confira também as redes:
    Instagram: https://www.instagram.com/sociedade_dos_boards/
    Facebook: https://www.facebook.com/groups/1219416214780289/
    Blog: https://sociedadedosboardsbr.home.blog/

    0
    0
    16

  • Canal

    Veja Também

    Sociedade dos Boards

    Veja Também

    Análise - Forrageio
    Análise - Marvel United
    Flop.
    Análise - Dream Home
    Análise - Kick-Ass: Boardgame

    Comentários:

  • Zargon
    87 mensagens MD
    avatar
    Zargon26/09/22 10:44
    Zargon » 26/09/22 10:44

    Gosto dessas postagens e não acho que falar o que você não gosta é ruim, quando bem fundamentado, como esse post. Garanto que muita gente pode se interessar por esses jogos quando você explica bem e eles percebem que os pontos negativos não afetam eles ou pode até ser um ponto positivo.

    Fallout: eu também não gostei, mas por outra razão: ele é incrivelmente aleatório, até o final. As vezes que joguei até quem ganhou não sentiu aquele gostinho bom... logo me desfiz dele.

    Dominion: acho um jogo que todo mundo deveria tentar pelo menos uma vez. Ele tem aquele sabor de jogos mais antigos, que tudo rodava em apenas uma mecânica, simples e interessante (sinto um pouco de falta disso, ando meio cansado de jogo hibrido ameri-euro de leilão, controle de area, alocação de trabalhadores, drafting, deckbuilding e par ou impar no mesmo jogo). Porem acho que atualmente, tem jogos mais refinados. Só não cito muitos exemplos pois deckbuilding é uma das mecânicas que eu menos gosto, e fujo de jogo assim.

    Age of war: único que discordo de você, mas só um pouquinho: ele é um jogo tão simples e rápido que não me afeta e como meu sobrinho é apaixonado por esse jogo (e muito novo para jogos mais complexos), estou há meses atrás dele, mas não quero pagar esse absurdo...

    De qualquer forma, parabéns pelo post e espero que não deixe de escreve sobre o que gosta (e não gosta!)

    5
  • frankhiromi
    479 mensagens MD
    avatar
    frankhiromi26/09/22 10:54
    frankhiromi » 26/09/22 10:54

    Mais um ótimo review. 

    Tive o Fallout e passei para a frente. Não pelos mesmos motivos. Adoro ameritrash mas prefiro jogar o Orla do que o Fallout. Achei as partidas do Fallout muito demoradas e o final anticlimático. E as mini histórias tem geralmente dois finais, o que torna o replay limitado. 

    Sobre o Dominion, discordo sobre o fator sorte. Eu jogo o Ascension quase todo dia e considero o fator sorte muito mais presente neste do que no Dominion (o que não é problema para mim). 
    No Ascension existem cartas obviamente melhores. O fato da trilha de compra estar sempre mudando faz com que às vezes você só tenha cartas ruins para comprar. Às vezes o jogo te dá um combo formado e é impossível ser detido pelos outros jogadores. Diga-se de passagem, eu adoro esses combos absurdos. 

    No Dominion, os dois estão igualmente sujeitos às mesmas mãos. As cartas de compra são fixas, então ambos tem as mesmas oportunidades. Depende muito mais da estratégia, por exemplo, investir em mais cartas de ação extra para mitigar o azar, ao invés de correr atrás de pontos ou Gold. Dito isso, acredito que o jogo premia a experiência muito mais do que Ascension ou Tiranos. Não consigo imaginar um iniciante vencendo um veterano no Dominion.
    A título de exemplo, ambos tem versão eletrônica gratuita. Fui jogar o Dominion e custei a vencer. Em comparação, estava ensinando um primo a jogar Ascension (que eu jogo muito) e ele me venceu já primeira partida, sem eu dar nenhuma colher de chá. 

    5
  • RaphaelGuri
    1385 mensagens MD
    avatar
    RaphaelGuri26/09/22 12:33
    RaphaelGuri » 26/09/22 12:33

    Zargon::Gosto dessas postagens e não acho que falar o que você não gosta é ruim, quando bem fundamentado, como esse post. Garanto que muita gente pode se interessar por esses jogos quando você explica bem e eles percebem que os pontos negativos não afetam eles ou pode até ser um ponto positivo.

    Fallout: eu também não gostei, mas por outra razão: ele é incrivelmente aleatório, até o final. As vezes que joguei até quem ganhou não sentiu aquele gostinho bom... logo me desfiz dele.

    Dominion: acho um jogo que todo mundo deveria tentar pelo menos uma vez. Ele tem aquele sabor de jogos mais antigos, que tudo rodava em apenas uma mecânica, simples e interessante (sinto um pouco de falta disso, ando meio cansado de jogo hibrido ameri-euro de leilão, controle de area, alocação de trabalhadores, drafting, deckbuilding e par ou impar no mesmo jogo). Porem acho que atualmente, tem jogos mais refinados. Só não cito muitos exemplos pois deckbuilding é uma das mecânicas que eu menos gosto, e fujo de jogo assim.

    Age of war: único que discord de você, mas só um pouquinho: ele é um jogo tão simples e rápido que não me afeta e como meu sobrinho é apaixonado por esse jogo (e muito novo para jogos mais complexos), estou há meses atrás dele, mas não quero pagar esse absurdo...

    De qualquer forma, parabens pelo post e espero que não deixe de escreve sobre o que gosta (e não gosta!)

    Fallout achei também muito aleatório. Talvez não fui claro, mas quando menciono que os objetivos  não se conectam, era em parte isso também. :) 

    Sou da opinião que todo jogo merece ser jogado, mesmo os com má fama (e olha que eu gosto de cada um mal falado por ai, hein...hahah)

    O preço de Age of War foi um ponto que não mencionei, mas realmente faz sentido. Ow negócio caro para 7 dados customizados e 14 cartinhas. R$59,90 estaria mais que justo. Analisando pela ótica de jogo para um público infantil, acho que ele pode cumprir um papel importante, a questão ai é: o yema dialoga legal com esse público ou outro seria melhor? 

    Obrigado pelos comentários! 
    Abraços!!!

    2
  • RaphaelGuri
    1385 mensagens MD
    avatar
    RaphaelGuri26/09/22 12:43
    RaphaelGuri » 26/09/22 12:43

    frankhiromi::Mais um ótimo review. 

    Tive o Fallout e passei para a frente. Não pelos mesmos motivos. Adoro ameritrash mas prefiro jogar o Orla do que o Fallout. Achei as partidas do Fallout muito demoradas e o final anticlimático. E as mini histórias tem geralmente dois finais, o que torna o replay limitado. 

    Sobre o Dominion, discordo sobre o fator sorte. Eu jogo o Ascension quase todo dia e considero o fator sorte muito mais presente neste do que no Dominion (o que não é problema para mim). 
    No Ascension existem cartas obviamente melhores. O fato da trilha de compra estar sempre mudando faz com que às vezes você só tenha cartas ruins para comprar. Às vezes o jogo te dá um combo formado e é impossível ser detido pelos outros jogadores. Diga-se de passagem, eu adoro esses combos absurdos. 

    No Dominion, os dois estão igualmente sujeitos às mesmas mãos. As cartas de compra são fixas, então ambos tem as mesmas oportunidades. Depende muito mais da estratégia, por exemplo, investir em mais cartas de ação extra para mitigar o azar, ao invés de correr atrás de pontos ou Gold. Dito isso, acredito que o jogo premia a experiência muito mais do que Ascension ou Tiranos. Não consigo imaginar um iniciante vencendo um veterano no Dominion.
    A título de exemplo, ambos tem versão eletrônica gratuita. Fui jogar o Dominion e custei a vencer. Em comparação, estava ensinando um primo a jogar Ascension (que eu jogo muito) e ele me venceu já primeira partida, sem eu dar nenhuma colher de chá. 

     Fala, Frank! 
    Obrigado pela colaboração! :)

    Também jogo muito Ascencion no aplicativo (todos os dias antes de dormir, na real). O que sinto é que Ascension é um jogo de combos, logo jogamos buscando sinergia entre as cartas e somos recompensados por isso (as com efeito Unite deixam ainda mais legal a parada), contudo o fato de todas cartas que compramos usamos faz muita diferença para mim,. No Dominion é comum cartas adquiridas aparecerem em mãos que não são usadas ou aparecer uma mão com tanta carta de pontuação que praticamente perdemos uma rodada. Isso me gerou frustração nas vezes que joguei e me afastou do jogo (que depois joguei algumas no app e foi a mesma coisa).

    Abraços! 

    2
  • Zargon
    87 mensagens MD
    avatar
    Zargon26/09/22 13:06
    Zargon » 26/09/22 13:06

    RaphaelGuri::
    Zargon::Blablá

    Fallout achei também muito aleatório. Talvez não fui claro, mas quando menciono que os objetivos  não se conectam, era em parte isso também. :) 

    Sou da opinião que todo jogo merece ser jogado, mesmo os com má fama (e olha que eu gosto de cada um mal falado por ai, hein...hahah)

    O preço de Age of War foi um ponto que não mencionei, mas realmente faz sentido. Ow negócio caro para 7 dados customizados e 14 cartinhas. R$59,90 estaria mais que justo. Analisando pela ótica de jogo para um público infantil, acho que ele pode cumprir um papel importante, a questão ai é: o yema dialoga legal com esse público ou outro seria melhor? 

    Obrigado pelos comentários! 
    Abraços!!!

    Age of War eu admito que eu gosto exclusivamente por causa da experiência que tive que não é relacionado ao jogo: Meu sobrinho com 5 anos pegou o jogo do nada na Luderia e me chamou para jogar. A felicidade dele jogando e a minha em ver um novo adepto ao hobby me fez gostar muito. Acho que deve ter jogos melhores, tanto mecanicamente como tematicamente, para os mais novos, mas honestamente desconheço. (esta aí um bom tópico para eu abrir e ver se alguém me ajuda...)

    2
  • grivours
    863 mensagens MD
    avatar
    grivours26/09/22 19:33
    grivours » 26/09/22 19:33

    Desses eu joguei e tenho o Fallout.

    Concordo com o que foi dito.

    Mas, mantive o jogo, pois usei umas variantes que peguei no BGG, para que ele se torne menos aleatório e mais interessante e, realmente, funcionou, ficou bem melhor jogando dessa forma, evitando o final extremamente aleatório e anticlimático.

    Parece que há uma expansão que o torna cooperativo, que não veio ao Brasil.

    Todavia, não chega nem perto de estar no top10 da minha coleção, realmente, quanto mais dos boardgames de modo geral, havendo diversos jogos melhores.

    4
  • frankhiromi
    479 mensagens MD
    avatar
    frankhiromi26/09/22 22:41
    frankhiromi » 26/09/22 22:41

    RaphaelGuri::
    frankhiromi::Mais um ótimo review. 

    Tive o Fallout e passei para a frente. Não pelos mesmos motivos. Adoro ameritrash mas prefiro jogar o Orla do que o Fallout. Achei as partidas do Fallout muito demoradas e o final anticlimático. E as mini histórias tem geralmente dois finais, o que torna o replay limitado. 

    Sobre o Dominion, discordo sobre o fator sorte. Eu jogo o Ascension quase todo dia e considero o fator sorte muito mais presente neste do que no Dominion (o que não é problema para mim). 
    No Ascension existem cartas obviamente melhores. O fato da trilha de compra estar sempre mudando faz com que às vezes você só tenha cartas ruins para comprar. Às vezes o jogo te dá um combo formado e é impossível ser detido pelos outros jogadores. Diga-se de passagem, eu adoro esses combos absurdos. 

    No Dominion, os dois estão igualmente sujeitos às mesmas mãos. As cartas de compra são fixas, então ambos tem as mesmas oportunidades. Depende muito mais da estratégia, por exemplo, investir em mais cartas de ação extra para mitigar o azar, ao invés de correr atrás de pontos ou Gold. Dito isso, acredito que o jogo premia a experiência muito mais do que Ascension ou Tiranos. Não consigo imaginar um iniciante vencendo um veterano no Dominion.
    A título de exemplo, ambos tem versão eletrônica gratuita. Fui jogar o Dominion e custei a vencer. Em comparação, estava ensinando um primo a jogar Ascension (que eu jogo muito) e ele me venceu já primeira partida, sem eu dar nenhuma colher de chá. 

     Fala, Frank! 
    Obrigado pela colaboração! :)

    Também jogo muito Ascencion no aplicativo (todos os dias antes de dormir, na real). O que sinto é que Ascension é um jogo de combos, logo jogamos buscando sinergia entre as cartas e somos recompensados por isso (as com efeito Unite deixam ainda mais legal a parada), contudo o fato de todas cartas que compramos usamos faz muita diferença para mim,. No Dominion é comum cartas adquiridas aparecerem em mãos que não são usadas ou aparecer uma mão com tanta carta de pontuação que praticamente perdemos uma rodada. Isso me gerou frustração nas vezes que joguei e me afastou do jogo (que depois joguei algumas no app e foi a mesma coisa).

    Abraços! 

    Ei, me add lá no Ascension! Meu Nick é frankhiromi 
    Também logo todos os dias, vai ser do joguinho bom, rsrs
    Ascension é um jogo que me desfiz da cópia física porque depois que peguei o app com todas as expansões, o físico parou de ver mesa.

    2
Responder
Jogos que NÃO Gostei - Parte 3: Fallout, Dominion, Age of War
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.