Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Análises
  3. Nemesis
  4. Por um mercado nacional de board games mais transparente...

Por um mercado nacional de board games mais transparente...

Nemesis
  • avatar
    iuribuscacio09/09/22 18:14
    avatar
    iuribuscacio
    09/09/22 18:14
    3120 mensagens MD

    POR UM MERCADO NACIONAL DE BOARD GAMES MAIS TRANSPARENTE... 

    O mercado nacional de board games é um mercado muito pequeno, composto de um número reduzido de pessoas, e com empresas muito modestas. Com isso, apesar da margem de lucro das empresas ser alta, como elas vendem poucos produtos, o dinheiro gerado com a vendas de jogos normalmente é baixo. Apenas algumas centenas, e quando muito um milhar de unidades são vendidas, e isso é bem pouco quando se considera as despesas que um empresa mesmo pequena tem. Excluindo o caso da Galápagos que possui uma fatia muito grande do mercado, e da Devir que é uma empresa com mais de 30 anos de existência, muito antes até mesmo do início da Era dos Jogos Modernos, todas as demais editoras, aparentemente, não oferecem condições para que seus sócios e diretores vivam exclusivamente de board games. E isso também se aplica aos canais de board games. Praticamente todas essas pessoas têm outras atividades profissionais, que são a sua principal fonte de renda e de sustento.
     
    Portanto, a verdade nua e crua é que, em termos gerais, ainda não se pode viver de boardgame no Brasil e, sinceramente, dado os caminhos que o hobby vem trilhando, nem sei se isso será possível um dia. Um mercado cada vez mais comprometido com a produção de poucas unidades de seus produtos, e com preços cada vez maiores, certamente não é um mercado comprometido com a expansão e o aumento da quantidade de consumidores, que levam a uma demanda crescente por produção maior, e maiores lucros, pelo maior volume de vendas.
     
    Com isso, a menos que aconteça algo de totalmente inesperado, a tendência é que o mercado brasileiro de board games continue sendo bem pequeno, e durante muito tempo. Evidentemente que é necessário comemorar o fato de já existir um mercado, e que isso ocorreu em pouco tempo, afinal, 15 anos atrás, não havia nenhuma empresa, nenhum canal de board game, praticamente nenhum evento, todos os jogos eram importados, e jogados por uma quantidade ínfima de pessoas. Nessa época board game era coisa de meia dúzia de excêntricos mesmo. Hoje já existe alguma coisa, que pode ser muito comparado ao que tínhamos 10 anos atrás, mas ainda é muito pouco, quase nada, se comparado a outros países com mais tradição nos board games, e menos ainda se pensarmos no tamanho do nosso país e no tamanho da nossa população.
     
    Assim sendo, viver de board game ainda é apenas um sonho, que muita gente acalenta, mas ainda apenas um sonho, e que está cada vez mais distante, considerando a tendência atual do mercado. Com isso, uma parte grande da produção nacional de board games ainda é muito calcada no amadorismo. São pessoas muito apaixonadas por jogos, que às vezes desempenham duas ou três funções dentro de uma empresa, porque não há orçamento, nem viabilidade econômica, para contratar mais profissionais dedicados a funções mais específicas.  Isso faz com que muitas vezes, os jogos tenham falhas terríveis de tradução e de produção. Muito provavelmente, isso ainda é feito nas editoras na base do “me dá uma força com essa tradução”, ou “quebra meu galho e vê se está tudo certinho com esses arquivos aí”.
     
    Claro que isso não é desculpa para os erros grosseiros que ainda acontecem nas edições nacionais de alguns jogos, principalmente por conta dos preços praticados atualmente. A ideia aqui não é passar pano, até porque qualquer um que já tenha se dado ao trabalho de ler algum texto meu, sabe que eu sou um crítico ferrenho da falta de investimento das editoras em tradução, localização e principalmente revisão. Portanto, o objetivo desse texto é levar a uma reflexão a respeito de como as coisas são, e não como nós gastaríamos que fossem, em termos do nosso hobby.
     
    Uma coisa na qual nem sempre paramos para refletir é que certamente ninguém, apaixonado por board games, e para trabalhar com board games é preciso ser apaixonado por eles, porque certamente por dinheiro é que não é, nenhuma pessoa dessas vai fazer um trabalho ruim de tradução porque acha divertido. Nem, nenhuma empresa vai vender um jogo com problemas porque isso é legal e porque contribuirá para aumentar os seus lucros. Por outro lado, as empresas também não se preocupam muito com isso. Do jeito como o mercado está estruturado hoje em dia, os jogos acabam vendendo, mesmo que com erros, porque simplesmente não há muita opção quanto a isso. Devido aos problemas estruturais crônicos do nosso país, ainda é inviável economicamente para a quase totalidade dos boardgamers brasileiros importar seus jogos preferidos, porque isso acaba ficando muito caro, a menos que se consiga que um amigo traga de fora, o que obviamente nem sempre acontece. Desse modo, a solução é se virar com o que temos à nossa disposição, produzido localmente, apesar dos problemas advindos disso.
     
    Isso é uma realidade, e para ser sincero eu acho que não adianta nem se preocupar muito com isso. Na verdade o que me preocupa muito mais, é que nós estamos colhendo apenas as coisas negativas das condições do tamanho do mercado de board games, sem nem termos as coisas positivas decorrentes dessa condição, para equilibrar as coisas. Como eu disse antes o fato de sermos um mercado pequeno acarreta muitas coisas ruins, mas também existem muitas coisas boas decorrentes disso. Certamente ninguém imagina, por exemplo, ir à Bienal do Livro, seja no Rio de Janeiro ou em São Paulo, e esbarrar no presidente do Grupo Editorial Record, ou em um dos sócios da Companhia das Letras, tomando cafezinho em uma das barraquinhas do evento. Ninguém concebe comparecer no ExpoFood (evento dedicado aos supermercados e às vendas no varejo do setor de alimentos), ir até o stand do Supermercado Pão de Açúcar, e conseguir conversar com CEO da empresa. Mas essas coisas acontecem no mercado de board game, e qualquer um que foi ao DOFF desse ano está aí, para não me deixar mentir.
     
    O tamanho pequeno do mercado de board games também faz com que haja uma proximidade maior entre empresas e consumidores. Mas nós não estamos nos beneficiando dessa proximidade, nem as empresas que poderiam conhecer melhor o seu público consumidor, e tornar o processo de venda mais lucrativo e eficiente, nem as pessoas que ainda sofrem com preços altos e falta de comunicação. Somente as editoras de board game podem modificar esse panorama, porque por mais que os consumidores queiram isso, não há muito que eles possam fazer. E além de melhorar muito o mercado, isso não custa muito, para as editoras.
     
    Como não adianta muito apresentar um problema sem sugerir possíveis soluções para ele, aqui estão duas iniciativas, que certamente vão contribuir muito para melhorar o mercado de board games. A primeira é que as editoras comecem a falar mais com o seu público. Claro que é possível se comunicar, dentro de certos limites com as editoras, através das redes sociais. Mas essa não é a melhor maneira de fazer isso, porque ela ocorre individualmente, ou de forma muito restrita. Vamos imaginar um jogo que tenha sido financiado e tenha tido problemas na produção. O que ocorre normalmente é que a editora não queira vir a público comentar sobre isso, para não “sujar” digamos assim o bom nome da empresa, nem diminuir a confiança de seus apoiadores na capacidade da editora. Isso pode fazer também com que as pessoas desistam e retirem o seu apoio ao projeto. Então, em uma ótica distordia, algumas empresas concluem que  talvez o melhor seja deixar as pessoa no escuro e na expectativa de que um dia o jogo chega. Só que o silêncio é muito pior, porque além de ficarem sem o jogo, as pessoas também ficam sem notícias, e é natural que, nessa situação, elas se sintam desrespeitadas, desprestigiadas e abandonadas, justamente pela empresa que elas apoiaram. As pessoas até entendem uma empresa que tenha problemas com algum de seus projetos, se solidarizam e aceitam que o jogo que elas querem tanto, demore um pouco mais para chegar. Mas ninguém aceita de bom grado, nem tem empatia com uma empresa que desrespeite, ou que trate com descaso seus apoiadores, e é exatamente assim que agem algumas editoras.
     
    Não é preciso citar exemplos, nem apontar nomes, mas todo mundo aqui do Ludopedia já passou por uma situação dessas, ou tem conhecimento de algo parecido, ocorrido com outras pessoas. Um financiamento que atrasa, ou um jogo que é anunciado, mas que não consegue ser lançado na data prevista, são problemas que seriam muito amenizados se a editora em questão informasse as pessoas dos problemas que levaram a esse atraso, de forma pública e transparente, através de um simples tópico aqui no Ludopedia. Isso é muito mais eficaz, econômico e digno, do que tentar esconder o problema, como se as pessoas não fossem notar que o jogo anunciado para dois anos atrás, ainda não foi lançado, ou do que escrever uma notinha de rodapé em uma rede social, ou pior ainda não dizer absolutamente nada a respeito disso, com muitas ainda fazem. Conversa franca faz bons amigos e é exatamente disso que nós precisamos atualmente, franqueza e honestidade.
     
    A outra sugestão para melhorar o mercado de board games é lembrar que, se as pessoas que trabalham nas empresas de jogos são apaixonadas pelo hobby, as pessoas que fazem parte dele, e que compram jogos regularmente, são mais apaixonadas ainda. Todo mundo que gosta de um jogo, certamente deseja ardentemente que ele seja lançado sem problemas, e, principalmente, estão muito dispostas a contribuir para que isso aconteça. Quando um jogo é lançado com problemas de tradução, por exemplo, quase que imediatamente surgem as pessoas aficionadas que compraram o jogo e tiveram o trabalho de rever “carta por carta”, para ver se algo não foi traduzido errado, ou se algum símbolo foi trocado, e isso ocorre dias após o lançamento. Esse é justamente o trabalho que um setor de revisão faria em uma empresa. Só que no caso dos board games, infelizmente, isso acontece após o jogo já ter sido produzido com erros e problemas. Seria absolutamente mais inteligente, que as editoras contassem com essa ajuda de revisão, gratuita e voluntária, antes de mandar o jogo para a gráfica. Bastaria apenas que as empresas disponibilizassem os arquivos com as cartas e o tabuleiro do jogo. Não seria necessário nem revelar a arte das cartas e do tabuleiro, antes do lançamento. Essa disponibilização poderia ser feita apenas do texto escrito, e se possível numerando cada carta para facilitar saber depois, a que carta corresponde cada texto. Isso seria bom para as empresas que diminuiriam muito a probabilidade dos jogos saírem com problemas e sem gastar quase nada com isso, e também seria bom para os consumidores que poderiam comprar seus jogos, tranquilos de que não ocorreriam os erros grosseiros que normalmente acontecem.
     
    Para terminar, não tenho muita esperança de que o diretor de alguma editora vai ler esse texto, e menos esperança ainda de que alguma dessas duas sugestões será acolhida, e com isso ajudar a melhorar o mercado de alguma forma. Mas, pelo menos, através desse escrito eu consegui transmitir essa minhas reflexões, às pessoas que se derem ao trabalho de ler o meu texto, bem como sugerir que elas também meditem e discutam a respeito. E, por isso, eu me sinto mais do que satisfeito e devidamente recompensado.
     
    Um forte abraço e boas jogatinas.

    Iuri Buscácio

    11
    0
    62

  • Canal

    Veja Também

    iuribuscacio

    Veja Também

    Por um Prêmio Ludopedia Mais Justo...
    Jogos com Preços Muito Baixos, Só Que Não...
    100º Artigo no Ludopedia
    Todo dia, um bobo e um esperto saem de casa
    Herdeiros do Khan e o Futuro do Board Game Nacional

    Compre agora o jogo Nemesis na LUDOSTORE
    R$ 1.850,00 (no boleto)
    Visualizar OfertaVer

    Comentários:

  • grivours
    863 mensagens MD
    avatar
    grivours09/09/22 20:46
    grivours » 09/09/22 20:46

    Faço questão de curtir e comentar, pra reverberar suas assertivas muito bem fundamentadas. Ótima postagem ! Sempre muito comunicativo e educado, em suas manifestações aqui na comunidade que utiliza o Ludopedia, parabéns por isso também.

    Em relação ao que foi dito, não tenho quase nada a acrescentar, pois acredito que você falou o que a maioria deseja. Uma pena, realmente, que seja quase certo que isso não vá atingir as editoras nacionais, as quais possuem comunicação com o público extremamente deficitária, de modo geral, mas, quem sabe.

    Uma coisa muito simples e que as editoras possuem uma dificuldade imensa de fazer (não sei por qual motivo), é simplesmente indicar, em uma página de seus sites, os jogos que já anunciaram, que planejam lançar durante o ano etc (algumas editoras já fazem isso, como a Galápagos e a MeepleBR). Não imagino que isso seja tão difícil assim...

    Várias editoras possuem sites que mal são atualizados, que não possuem notícias acerca de lançamentos, anúncios, adiamentos etc. Enfim, falta muita comunicação, realmente.

    Eu quero crer que elas possuem tanta dificuldade para responder um e-mail ou atualizar um site com informações úteis de financiamentos, pré-vendas etc, em razão de ganharem tão pouco que isso não valha o esforço, mas não sei se esse é o caso, realmente (talvez seja).

    4
  • iuribuscacio
    3120 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio09/09/22 20:52
    iuribuscacio » 09/09/22 20:52

    grivours::Faço questão de curtir e comentar, pra reverberar suas assertivas muito bem fundamentadas. Ótima postagem ! Sempre muito comunicativo e educado, em suas manifestações aqui na comunidade que utiliza o Ludopedia, parabéns por isso também.

    Em relação ao que foi dito, não tenho quase nada a acrescentar, pois acredito que você falou o que a maioria deseja. Uma pena, realmente, que seja quase certo que isso não vá atingir as editoras nacionais, as quais possuem comunicação com o público extremamente deficitária, de modo geral, mas, quem sabe.

    Uma coisa muito simples e que as editoras possuem uma dificuldade imensa de fazer (não sei por qual motivo), é simplesmente indicar, em uma página de seus sites, os jogos que já anunciaram, que planejam lançar durante o ano etc (algumas editoras já fazem isso, como a Galápagos e a MeepleBR). Não imagino que isso seja tão difícil assim...

    Várias editoras possuem sites que mal são atualizados, que não possuem notícias acerca de lançamentos, anúncios, adiamentos etc. Enfim, falta muita comunicação, realmente.

    Eu quero crer que elas possuem tanta dificuldade para responder um e-mail ou atualizar um site com informações úteis de financiamentos, pré-vendas etc, em razão de ganharem tão pouco que isso não valha o esforço, mas não sei se esse é o caso, realmente (talvez seja).

    Caro grivours

    Meu camarada, muito obrigado pelas palavras elogiosas, e fico feliz em saber que pensamos de forma parecida. Aliás, falando nisso, também achei excelente essa sua sugestão das editoras indicarem, de forma clara e honesta, quais os jogos anunciados têm uma chance real de serem lançados no ano previsto.

    Um forte abraço e boas jogatinas.

    Iuri Buscácio  

    3
  • Sileno
    249 mensagens MD
    avatar
    Sileno09/09/22 23:10
    Sileno » 09/09/22 23:10

    iuribuscacio:: 
    Seria absolutamente mais inteligente, que as editoras contassem com essa ajuda de revisão, gratuita e voluntária, antes de mandar o jogo para a gráfica. Bastaria apenas que as empresas disponibilizassem os arquivos com as cartas e o tabuleiro do jogo.
    Não seria necessário nem revelar a arte das cartas e do tabuleiro, antes do lançamento. Essa disponibilização poderia ser feita apenas do texto escrito, e se possível numerando cada carta para facilitar saber depois, a que carta corresponde cada texto.
    Isso seria bom para as empresas que diminuiriam muito a probabilidade dos jogos saírem com problemas e sem gastar quase nada com isso, e também seria bom para os consumidores que poderiam comprar seus jogos, tranquilos de que não ocorreriam os erros grosseiros que normalmente acontecem.
     

      Sempre fui apoiador dessa ideia, acho que isso ajudaria bastante!

    6
  • clebercastilho
    925 mensagens MD
    avatar
    clebercastilho10/09/22 00:14
    clebercastilho » 10/09/22 00:14

    Sobre o mercado e volume pequeno de vendas, reflexo dos preços praticados. Não dá pra lançar um zombicide a $700 e achar que vai vender horrores. Fica restrito a uma parcela apenas.

    Inunda os canais com cópias gratuitas, para que o jogo tenha um bom Review e lança a 300, 450 e quer vender bem. Não é a realidade só país. Maioria dos lançamentos hoje em dia passam dos 200.

    Ah mas Cleber, tem a questão do dólar, da importação, e tals. Simples, produza aqui no Brasil. Ah editora gringa não deixa... Não traz o jogo. Incentive designers nacionais. Lance outro jogo com mecanicas iguais, tema e arte diferente.

    Mercado de bg nacional nunca vai crescer se o hobby for elitizado.
    Certeza que o Monopoly do Luan tá vendendo que nem água. Parabéns estrela.

    16
  • Kauê Braghetto
    1 mensagens MD
    avatar
    Kauê Braghetto11/09/22 00:58
    Kauê Braghetto » 11/09/22 00:58

    clebercastilho::clebercastilho

    Excelente comentário!!

    Porém, além de tudo, em nosso país a alta carga de impostos dificultam a democratização dos jogos de tabuleiro.

    3
  • storum
    1088 mensagens MD
    avatar
    storum11/09/22 01:48
    storum » 11/09/22 01:48

    Excelente tópico Iuri. Muitas sugestões importantes. Pena que a maioria dos que deveriam ler não vão fazer, é praxe pra eles escutar cada vez menos nós consumidores. 

    Desabafando um pouco, o mercado de bg no país talvez esteja preso a um ciclo de xadrez, ou seja, não evolui de um lado porque o outro lado tb não evolui, ou seja, pasme, as vendas de bgs no país para certo tipos de jogos principalmente os de alto custo vem caindo freneticamente, (editoras alegam que estão desestimuladas) os dados são mostrados pelos estoques dos lojistas e principalmente pelos dados no site comparajogos, já que informações e dados oficiais não são ompartilhado entre nós... 

    Cada vez mais se importa menos bgs no país por parte das editoras e isso tem reflexos no preço final do produto. Entra aquela velha maxima: " traga menos, cobre mais". O Brasil precisa muito de uma indústria nacional forte nesse setor, só assim os custos de produção seria menores acarretando mais acessibilidade a todos no preços final, vendas mais fortes, mais estímulo, etc, mas essa realidade, eu acredito que esta longe de nosso alcance. 

    Tempos atrás um grupo de empresários chegou a pesquisar a viabilidade desse setor, a conclusão foi que: " é muito investimento em maquinarios (milhões e milhões) para um retorno ainda muito fraco no país." O Governo Federal ou Estadual não dão apoio ao ramo. Estamos definitivamente em um jogo de xadrez, as 2 pontas parece que não se conectam, somos infelizmente escravos aos anseios das editoras. 

    É refletir com seriedade sobre o assunto, bgs estão caros, cada vez mais caros e a novela só se complica com o tempo. Chegamos a triste realidade de um bg custar mais que o proprio salario mínimo da populacao, e não são poucos, são vários. Pra piorar a situação, grande parte dos donos de editoras tem outros ramos de comércio/profissão, o comércio de bgs pra eles são apenas " algo opcional, hobby e uma renda extra", pasme, tem editoras com 4 funcionários ! Várias eu nem chamo mais de editora e sim importadora porque a única coisa que fazem é trazer o bg lá de fora e re-vender no país porque não se dão nem mesmo ao trabalho de fazer uma revisão de tradução, cartas e componentes.

    A questão da difusão e marketing desse mercado também merece atenção, tem que crescer muito ainda. A publicidade é das piores, não existe investimento sério, deixar a publicidade na mão de meia dúzia de youtubers que não conseguem nem 1.000 visualizações, vejo como um propaganda muito fraca no setor..porque nao investir em canais mais famosos com ampla margem de publicidade ? (nada contra aos atuais youtubers) Porque não investir em mídias de TV ? 

    Agora pra finalizar, sem dar nomes e comprometer, constatei que um determinado jogo está já em falta no mercado, os lojistas chegaram a reclamar com a editora pra reabastecer os estoques, nada feito. Na editora, existem quase 250 cópias lacradas em seu galpão, o dono simplesmente curto e grosso: vamos aguardar um bom tempo e depois re-lançamos com um "preço bem maior, talvez algo perto do dobro !!!"

    A cara na boa, depois que vi isso eu já não espero mais nada desse mercado ! Literalmente estão cuspindo na cara do consumidor. Desculpem o desabafo...

    10
  • PCSSV
    139 mensagens MD
    avatar
    PCSSV11/09/22 08:51
    PCSSV » 11/09/22 08:51

    storum::Excelente tópico Iuri. Muitas sugestões importantes. Pena que a maioria dos que deveriam ler não vão fazer, é praxe pra eles escutar cada vez menos nós consumidores. 

    Desabafando um pouco, o mercado de bg no país talvez esteja preso a um ciclo de xadrez, ou seja, não evolui de um lado porque o outro lado tb não evolui, ou seja, pasme, as vendas de bgs no país para certo tipos de jogos principalmente os de alto custo vem caindo freneticamente, (editoras alegam que estão desestimuladas) os dados são mostrados pelos estoques dos lojistas e principalmente pelos dados no site comparajogos, já que informações e dados oficiais não são ompartilhado entre nós... 

    Cada vez mais se importa menos bgs no país por parte das editoras e isso tem reflexos no preço final do produto. Entra aquela velha maxima: " traga menos, cobre mais". O Brasil precisa muito de uma indústria nacional forte nesse setor, só assim os custos de produção seria menores acarretando mais acessibilidade a todos no preços final, vendas mais fortes, mais estímulo, etc, mas essa realidade, eu acredito que esta longe de nosso alcance. 

    Tempos atrás um grupo de empresários chegou a pesquisar a viabilidade desse setor, a conclusão foi que: " é muito investimento em maquinarios (milhões e milhões) para um retorno ainda muito fraco no país." O Governo Federal ou Estadual não dão apoio ao ramo. Estamos definitivamente em um jogo de xadrez, as 2 pontas parece que não se conectam, somos infelizmente escravos aos anseios das editoras. 

    É refletir com seriedade sobre o assunto, bgs estão caros, cada vez mais caros e a novela só se complica com o tempo. Chegamos a triste realidade de um bg custar mais que o proprio salario mínimo da populacao, e não são poucos, são vários. Pra piorar a situação, grande parte dos donos de editoras tem outros ramos de comércio/profissão, o comércio de bgs pra eles são apenas " algo opcional, hobby e uma renda extra", pasme, tem editoras com 4 funcionários ! Várias eu nem chamo mais de editora e sim importadora porque a única coisa que fazem é trazer o bg lá de fora e re-vender no país porque não se dão nem mesmo ao trabalho de fazer uma revisão de tradução, cartas e componentes.

    A questão da difusão e marketing desse mercado também merece atenção, tem que crescer muito ainda. A publicidade é das piores, não existe investimento sério, deixar a publicidade na mão de meia dúzia de youtubers que não conseguem nem 1.000 visualizações, vejo como um propaganda muito fraca no setor..porque nao investir em canais mais famosos com ampla margem de publicidade ? (nada contra aos atuais youtubers) Porque não investir em mídias de TV ? 

    Agora pra finalizar, sem dar nomes e comprometer, constatei que um determinado jogo está já em falta no mercado, os lojistas chegaram a reclamar com a editora pra reabastecer os estoques, nada feito. Na editora, existem quase 250 cópias lacradas em seu galpão, o dono simplesmente curto e grosso: vamos aguardar um bom tempo e depois re-lançamos com um "preço bem maior, talvez algo perto do dobro !!!"

    A cara na boa, depois que vi isso eu já não espero mais nada desse mercado ! Literalmente estão cuspindo na cara do consumidor. Desculpem o desabafo...


    É por isso que ainda hoje, estou decidindo abandonar o hobby.
    Da coleção, 80 jogos já foram vendidos.
    Coloquei mais alguns e mesmo ofertando preços abaixo do "mercado", tive de engolir alguns comentários e vão permanecer aqui.
    O que resta com que jogo, minha filha e esposa.
    Os "amigos" que jogavam conosco, no nosso meio, voltaram a ver os jogos como brinquedo. Não sei o que a pandemia provocou neles.
    Não vale mais a pena discutir.
    Nem vou me dar o trabalho de excluir os jogos aqui listados e quase certo que, vou solicitar a exclusão de meu usuário.
    Muita gente boa nos fóruns, podcast, vídeos,em todo esse material aqui exposto para a comunidade.
    Compartilho imensamente seu desabafo e tenho sim, boas condições para aquisições, mas já não tolero o rumo que tomou o hobby.
    Um grande abraço,
    Sergio Vieira.

    6
  • storum
    1088 mensagens MD
    avatar
    storum11/09/22 09:10
    storum » 11/09/22 09:10

    PCSSV::
    storum::Excelente tópico Iuri. Muitas sugestões importantes. Pena que a maioria dos que deveriam ler não vão fazer, é praxe pra eles escutar cada vez menos nós consumidores. 

    Desabafando um pouco, o mercado de bg no país talvez esteja preso a um ciclo de xadrez, ou seja, não evolui de um lado porque o outro lado tb não evolui, ou seja, pasme, as vendas de bgs no país para certo tipos de jogos principalmente os de alto custo vem caindo freneticamente, (editoras alegam que estão desestimuladas) os dados são mostrados pelos estoques dos lojistas e principalmente pelos dados no site comparajogos, já que informações e dados oficiais não são ompartilhado entre nós... 

    Cada vez mais se importa menos bgs no país por parte das editoras e isso tem reflexos no preço final do produto. Entra aquela velha maxima: " traga menos, cobre mais". O Brasil precisa muito de uma indústria nacional forte nesse setor, só assim os custos de produção seria menores acarretando mais acessibilidade a todos no preços final, vendas mais fortes, mais estímulo, etc, mas essa realidade, eu acredito que esta longe de nosso alcance. 

    Tempos atrás um grupo de empresários chegou a pesquisar a viabilidade desse setor, a conclusão foi que: " é muito investimento em maquinarios (milhões e milhões) para um retorno ainda muito fraco no país." O Governo Federal ou Estadual não dão apoio ao ramo. Estamos definitivamente em um jogo de xadrez, as 2 pontas parece que não se conectam, somos infelizmente escravos aos anseios das editoras. 

    É refletir com seriedade sobre o assunto, bgs estão caros, cada vez mais caros e a novela só se complica com o tempo. Chegamos a triste realidade de um bg custar mais que o proprio salario mínimo da populacao, e não são poucos, são vários. Pra piorar a situação, grande parte dos donos de editoras tem outros ramos de comércio/profissão, o comércio de bgs pra eles são apenas " algo opcional, hobby e uma renda extra", pasme, tem editoras com 4 funcionários ! Várias eu nem chamo mais de editora e sim importadora porque a única coisa que fazem é trazer o bg lá de fora e re-vender no país porque não se dão nem mesmo ao trabalho de fazer uma revisão de tradução, cartas e componentes.

    A questão da difusão e marketing desse mercado também merece atenção, tem que crescer muito ainda. A publicidade é das piores, não existe investimento sério, deixar a publicidade na mão de meia dúzia de youtubers que não conseguem nem 1.000 visualizações, vejo como um propaganda muito fraca no setor..porque nao investir em canais mais famosos com ampla margem de publicidade ? (nada contra aos atuais youtubers) Porque não investir em mídias de TV ? 

    Agora pra finalizar, sem dar nomes e comprometer, constatei que um determinado jogo está já em falta no mercado, os lojistas chegaram a reclamar com a editora pra reabastecer os estoques, nada feito. Na editora, existem quase 250 cópias lacradas em seu galpão, o dono simplesmente curto e grosso: vamos aguardar um bom tempo e depois re-lançamos com um "preço bem maior, talvez algo perto do dobro !!!"

    A cara na boa, depois que vi isso eu já não espero mais nada desse mercado ! Literalmente estão cuspindo na cara do consumidor. Desculpem o desabafo...


    É por isso que ainda hoje, estou decidindo abandonar o hobby.
    Da coleção, 80 jogos já foram vendidos.
    Coloquei mais alguns e mesmo ofertando preços abaixo do "mercado", tive de engolir alguns comentários e vão permanecer aqui.
    O que resta com que jogo, minha filha e esposa.
    Os "amigos" que jogavam conosco, no nosso meio, voltaram a ver os jogos como brinquedo. Não sei o que a pandemia provocou neles.
    Não vale mais a pena discutir.
    Nem vou me dar o trabalho de excluir os jogos aqui listados e quase certo que, vou solicitar a exclusão de meu usuário.
    Muita gente boa nos fóruns, podcast, vídeos,em todo esse material aqui exposto para a comunidade.
    Compartilho imensamente seu desabafo e tenho sim, boas condições para aquisições, mas já não tolero o rumo que tomou o hobby.
    Um grande abraço,
    Sergio Vieira.

    Excelentes colocações Sergio. Mas veja só, o hobby de bgs é fantástico, o problema esta na infinita exploração econômica de preços em cima dos consumidores que estamos testemunhando durante esses tempos.

    De tempos pra cá, a coisa desandou de maneira absurda. Chegamos ao ponto que, importando alguns bgs, pagando frete e impostos, o bg sai mais barato que comprar por aqui, recomendo todos buscarem alternativas viáveis. Veja o caso de descent, foi lançado por cerca de 1.300,00 nas lojas e hoje está sendo vendido por 700.00, tiveram que dar um jeito nos estoques encalhados. Não só descent mas existem vários outros jogos caros com estoques altíssimos nas mãos dos lojista. Esses jogos precisam circular. Uma bolha está se formando e ninguém tem capital infinito pra suportar. A própria realidade vai se moldando nesse hobby. Em grupos de whatts que participo, o assunto é pnp, TTS, bga e tiendamia. Vários abandonaram a ideia de encher o bolso dos responsaveis em alguns casos mas nem por isso abandonaram o hobby.


    Não quero aqui manifestar minha total indignação contra as editoras nesse aspecto mas gostaria muito de que esse hobby seja mais coerente economicamente falando, sem abusos e explorações, que olhassem mais para seus consumidores caso contrario veremos futuramente inúmeras lojas e editoras fechando suas portas. (se já não esta acontecendo). 

    Já dizia um amigo: esse hobby de plástico e papelão saiu totalmente fora de seus padrões.

    6
  • deh_oliveira05
    49 mensagens MD
    avatar
    deh_oliveira05 11/09/22 09:53
    deh_oliveira05 » 11/09/22 09:53

    storum::
    PCSSV::
    storum::Excelente tópico Iuri. Muitas sugestões importantes. Pena que a maioria dos que deveriam ler não vão fazer, é praxe pra eles escutar cada vez menos nós consumidores. 

    Desabafando um pouco, o mercado de bg no país talvez esteja preso a um ciclo de xadrez, ou seja, não evolui de um lado porque o outro lado tb não evolui, ou seja, pasme, as vendas de bgs no país para certo tipos de jogos principalmente os de alto custo vem caindo freneticamente, (editoras alegam que estão desestimuladas) os dados são mostrados pelos estoques dos lojistas e principalmente pelos dados no site comparajogos, já que informações e dados oficiais não são ompartilhado entre nós... 

    Cada vez mais se importa menos bgs no país por parte das editoras e isso tem reflexos no preço final do produto. Entra aquela velha maxima: " traga menos, cobre mais". O Brasil precisa muito de uma indústria nacional forte nesse setor, só assim os custos de produção seria menores acarretando mais acessibilidade a todos no preços final, vendas mais fortes, mais estímulo, etc, mas essa realidade, eu acredito que esta longe de nosso alcance. 

    Tempos atrás um grupo de empresários chegou a pesquisar a viabilidade desse setor, a conclusão foi que: " é muito investimento em maquinarios (milhões e milhões) para um retorno ainda muito fraco no país." O Governo Federal ou Estadual não dão apoio ao ramo. Estamos definitivamente em um jogo de xadrez, as 2 pontas parece que não se conectam, somos infelizmente escravos aos anseios das editoras. 

    É refletir com seriedade sobre o assunto, bgs estão caros, cada vez mais caros e a novela só se complica com o tempo. Chegamos a triste realidade de um bg custar mais que o proprio salario mínimo da populacao, e não são poucos, são vários. Pra piorar a situação, grande parte dos donos de editoras tem outros ramos de comércio/profissão, o comércio de bgs pra eles são apenas " algo opcional, hobby e uma renda extra", pasme, tem editoras com 4 funcionários ! Várias eu nem chamo mais de editora e sim importadora porque a única coisa que fazem é trazer o bg lá de fora e re-vender no país porque não se dão nem mesmo ao trabalho de fazer uma revisão de tradução, cartas e componentes.

    A questão da difusão e marketing desse mercado também merece atenção, tem que crescer muito ainda. A publicidade é das piores, não existe investimento sério, deixar a publicidade na mão de meia dúzia de youtubers que não conseguem nem 1.000 visualizações, vejo como um propaganda muito fraca no setor..porque nao investir em canais mais famosos com ampla margem de publicidade ? (nada contra aos atuais youtubers) Porque não investir em mídias de TV ? 

    Agora pra finalizar, sem dar nomes e comprometer, constatei que um determinado jogo está já em falta no mercado, os lojistas chegaram a reclamar com a editora pra reabastecer os estoques, nada feito. Na editora, existem quase 250 cópias lacradas em seu galpão, o dono simplesmente curto e grosso: vamos aguardar um bom tempo e depois re-lançamos com um "preço bem maior, talvez algo perto do dobro !!!"

    A cara na boa, depois que vi isso eu já não espero mais nada desse mercado ! Literalmente estão cuspindo na cara do consumidor. Desculpem o desabafo...


    É por isso que ainda hoje, estou decidindo abandonar o hobby.
    Da coleção, 80 jogos já foram vendidos.
    Coloquei mais alguns e mesmo ofertando preços abaixo do "mercado", tive de engolir alguns comentários e vão permanecer aqui.
    O que resta com que jogo, minha filha e esposa.
    Os "amigos" que jogavam conosco, no nosso meio, voltaram a ver os jogos como brinquedo. Não sei o que a pandemia provocou neles.
    Não vale mais a pena discutir.
    Nem vou me dar o trabalho de excluir os jogos aqui listados e quase certo que, vou solicitar a exclusão de meu usuário.
    Muita gente boa nos fóruns, podcast, vídeos,em todo esse material aqui exposto para a comunidade.
    Compartilho imensamente seu desabafo e tenho sim, boas condições para aquisições, mas já não tolero o rumo que tomou o hobby.
    Um grande abraço,
    Sergio Vieira.

    Excelentes colocações Sergio. Mas veja só, o hobby de bgs é fantástico, o problema esta na infinita exploração econômica de preços em cima dos consumidores que estamos testemunhando durante esses tempos.

    De tempos pra cá, a coisa desandou de maneira absurda. Chegamos ao ponto que, importando alguns bgs, pagando frete e impostos, o bg sai mais barato que comprar por aqui, recomendo todos buscarem alternativas viáveis. Veja o caso de descent, foi lançado por cerca de 1.300,00 nas lojas e hoje está sendo vendido por 700.00, tiveram que dar um jeito nos estoques encalhados. Não só descent mas existem vários outros jogos caros com estoques altíssimos nas mãos dos lojista. Esses jogos precisam circular. Uma bolha está se formando e ninguém tem capital infinito pra suportar. A própria realidade vai se moldando nesse hobby. Em grupos de whatts que participo, o assunto é pnp, TTS, bga e tiendamia. Vários abandonaram a ideia de encher o bolso dos responsaveis em alguns casos mas nem por isso abandonaram o hobby.


    Não quero aqui manifestar minha total indignação contra as editoras nesse aspecto mas gostaria muito de que esse hobby seja mais coerente economicamente falando, sem abusos e explorações, que olhassem mais para seus consumidores caso contrario veremos futuramente inúmeras lojas e editoras fechando suas portas. (se já não esta acontecendo). 

    Já dizia um amigo: esse hobby de plástico e papelão saiu totalmente fora de seus padrões.

    Realmente, essa discussão que o Iuri levantou é interessante e importante.
    Acredito que temos que nos unir para combater certos abusos, algo como boicotar certos jogos mesmo, como esse que você comentou de ter estoque e mesmo assim eles segurarem para vender pelo dobro. (Confesso que fiquei curioso qual seria). A falta de compromisso com o consumidor é muito grave.

    4
Responder
  • 1(current)
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Nemesis - Por um mercado nacional de board games mais transparente...
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.