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  3. Sa-Rê
  4. Sa-Rê: sobre trabalho nos tempos do Faraó — e publicar jogo?

Sa-Rê: sobre trabalho nos tempos do Faraó — e publicar jogo?

Sa-Rê
  • avatar
    Raitz17/08/22 17:52
    avatar
    Raitz
    17/08/22 17:52
    791 mensagens MD

    Rrrr[Galvão Bueno]rrrespeitável público, esta resenha é sobre as primeiras impressões de Sa-Rê, isto é, jogou-se nem meia dúzia de partidas, as quais foram em 2 jogadores no Tabletopia. Tomou-se conhecimento dele porque essa plataforma de jogos online foi parte da divulgação de novos jogos na Gen Con 2022.

    Também é preciso dizer que o jogo, no Tabletopia, tem um jeitão de protótipo em estágio ultra-mega avançado. O manual em inglês, que foi traduzido do francês, ainda carece de uma revisão, e dá noções de que a versão “final” do jogo teve elementos cortados (uma expansão deve vir se for sucesso). Além disso, alguns componentes foram adaptados para o “on line”.

    Para terminar essa introdução, o Sa-Rê teve um financiamento coletivo iniciado em maio e encerrado pelos próprios autores em junho. Segundo uma nota, eles são inexperientes neste tipo de venda e observaram que o apoio estava aquém do esperado. Porém, uma versão padrão do jogo será vendida na França e Alemanha no final deste ano e uma versão deluxe está sendo preparada para o ano que vem, enquanto a editora Nostromo Éditions está em tratativas para comercializar no restante do mercado europeu e no norte-americano.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/87264_jvl1sv.png

    Versão padrão (à esquerda) e a arte conceitual das miniaturas da versão de luxo.


    Com toda essa situação, por que jogar? Por que escrever sobre? Porque o jogo é bom, é família, e confia-se que o autor fará um belo ajuste fino até o seu lançamento. Bora conhecer?

    Sa-Rê

    Um jogo de François Bachelart.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/e3478_jvl1sv.png


    Em Sa-Rê, o Faraó deu um lote pra carpir pedacinho de chão (arenoso) às margens do rio Nilo a seus filhos e filhas para que eles erijam uma cidade monumental a fim de descobrir quem será seu(sua) sucessor(a). A prole deve buscar os recursos necessários o mais rápido possível. Mas se forçar demais os trabalhadores, eles se revoltarão e comprometerão o empreendimento.

    Em resumo, os jogadores escolhem projetos de construção, conseguem recursos e erguem edifícios. Quem alcançar o objetivo da partida (uma escolha entre 4 opções), vence.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/562e7_jvl1sv.png


    Uma explicação rapidona de como jogar.

    Nota: as opiniões sobre a jogatina estão logo abaixo.

    O jogo tem várias rodadas. Inicialmente, os jogadores decidem democraticamente com voto em urna eletrônica e respeitam o seu resultado qual será o objetivo dentre 4 opções. Depois, cada rodada tem três fases:

    1. Seleção de Projeto.

    Pode-se escolher 1 ou mais projetos de construção dentre os disponíveis no tabuleiro central (que só serve para abrigar as fichas de edifício). Dependendo da quantidade, o Mestre de Obras se estressa e a Trilha de Revolta começa a andar. Os projetos são colocados no Sítio de Construção (tabuleiro do jogador), que possui 12 espaços disponíveis.

    2. Produção.

    Na qual se consegue os recursos externos. Tem a mecânica de “force sua sorte” ao ficar abrindo as cartas de Estação antes que uma Revolta Aberta aconteça. Tem cartas de recursos (obviamente), cartas de revolta e cartas obscuras (vai arriscar pôr tudo a perder forçando demais seus trabalhadores?).

    Uma Revolta Aberta (quando a Trilha de Revolta está no máximo) faz com que o jogador fique fora da rodada imediatamente, isto é, ele não pegará mais recursos, perderá todos os que conseguiu exceto um, e não poderá fazer a próxima fase (a de construção). Ou seja, é hora de chorar debaixo do edredom que é mais quentinho.

    3. Construção.

    Os jogadores gastam recursos (madeira, pedra e ouro) obtidos externamente (das cartas de Estação), dos seus próprios edifícios de produção, dos armazéns e de caravanas para completar os projetos e ganhar os benefícios dos edifícios construídos. São 3 tipos deles:
    a) Edifícios de Produção: permitem projetos, armazenamento e produção de recursos.
    b) Edifícios Administrativos: permitem caravanas e uma série de efeitos para a Fase 2.
    c) Edifícios Principais: o Porto (que rende um recurso curinga) e a Pirâmide (objetivo do jogo).

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/56dee_jvl1sv.png

    Protótipo do Tabuleiro Central com edifícios de Produção (menores, à esquerda), Administrativos (médios, ao centro) e Principais (grandes, à direita). Logo acima, os três recursos do jogo: pedra, madeira e ouro. Ao lado, o recurso curinga (colorido).


    Se o objetivo não foi alcançado neste momento, prepara-se a nova rodada com o armazenamento de recursos, comércio de caravanas, edifícios produzindo e Trilha de Revolta voltando ao mínimo.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/562e7_jvl1sv.png


    Gostosinho de jogar


    Foi bem agradável fazer umas partidas de Sa-Rê. Ele tem um “quê” de 7 Wonders: Arquitetos no que diz respeito à facilidade de entender, turnos rápidos, interação na medida, e o objetivo de conseguir recursos e realizar construções. Entretanto, o de nome egípcio é algo mais elaborado e tem umas burocracias que incomodam.

    Primeiro, vamos falar bem do jogo.


    O manual tem uma página inteira com um conto sobre uma trabalhadora egípcia que explicava a vida de trabalho intenso para construir uma cidade e como as pessoas poderiam se revoltar ou poderiam ser punidas. A partir disso, elaborou-se o coração do jogo, que é a Fase 2. Todo o resto é consequência disso.

    A Fase 2 (Produção) tem o baralho com suas cartas viradas para cima inicialmente. Os jogadores sabem o que está por vir. E devem escolher continuar ou não. Se for revolta (quando os trabalhadores se recusam a produzir), o jogador pode assimilar o estresse e seguir produzindo (ou seja, forçando os trabalhadores a continuar). Se a carta tiver mais de 1 recurso, os trabalhadores se cansam e mais revolta é somada.

    Não bastasse isso, a carta Escolha de Hórus obriga o jogador a pegar as 2 próximas cartas e fazer seus efeitos, bons ou ruins. Ela é cumulativa, ou seja, o jogador pode acabar tendo de aceitar umas 6 cartas de uma vez e ter todo o benefício e prejuízo disso. Por fim, tem a carta 9ª Praga do Egito, que vira o baralho e todos pegam novas cartas “no escuro”.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/cbd4e_jvl1sv.png

    Apoio de cartas para ajudar com a mecânica principal.


    Os edifícios Administrativos basicamente mudam um pouco o roteiro da Fase 2 ao amenizar as revoltas e permitir manipular um pouquinho de nada o baralho. Porque esses edifícios ajudam um tanto é que existe o fator “Cidade Desenvolvida”: conforme ela cresce, a Trilha de Revolta fica mais curta.

    O conjunto de cartas e a mecânica foram bem casados e viveram felizes para sempre. Em geral, é aleatório se a rodada dará muitos ou poucos recursos aos jogadores. E quem não arrisca, não petisca. Uma virada de mesa pode ocorrer nessa hora (literalmente, se preferir). 

    Um comentário breve sobre o Sítio de Construção (tabuleiro de jogador). Ele tem 12 espaços (um quadro 4x3). Como os edifícios de produção dão descontos de produção nas adjacências, a colocação das peças deve ser planejada para depender menos da Fase 2.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/9c981_jvl1sv.png

    Sítio de Construção (tabuleiro de jogador) e edifício permitindo desconto nas adjacências.


    Outra coisa interessante é a construção da Pirâmide (que está presente em todos os 4 objetivos da partida). Ela é feita em três estágios, cada qual em rodadas diferentes. Mais que isso! Ao escolher o projeto da Pirâmide, o jogador pega uma carta dela aleatoriamente, porque os estágios possuem quantidades diferentes de recursos para cada jogador. Isso causa uma decisão importante: pegar logo a Pirâmide para saber o que produzir ou pegar mais tarde para conseguir os tais descontos?

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/562e7_jvl1sv.png


    Agora, vamos morder. Falar mal, mesmo!


    O jogo foi planejado para ter uns fatores a mais. É perceptível que algumas coisas foram capadas: talvez tivessem mais edifícios, mais tipos de recursos, mais mecânicas de interação. Tudo isso deve ter sido limado para deixar o produto mais enxuto e com partidas amigáveis (até demais).

    A Fase 1 (Seleção de Projeto) e a Fase 3 (Construção) nem precisariam existir isoladamente com suas próprias regras (como em Oh My Goods!, em que isso faz sentido). Dificilmente o jogador irá querer pegar 4 projetos de uma única vez, porque se ganha muita revolta (pode ir quase à metade da trilha). Portanto, mais (edifícios de) Mestres de Obras é inútil e não se vê diferença entre os jogadores nessa etapa. Já durante a Construção, os jogadores não interagem, só gastam recursos e fim. Bem seco, mesmo! Mais que o Saara.

    Para construir, é possível conseguir recursos de tudo que é lugar: cartas, edifícios, descontos, armazém, caravana. Se duvidar, você pode arrancar um pedaço da mesa e usar como madeira no jogo. Só há dificuldade se a configuração de cartas da Fase 2 estiver ruim ou se houver uma Revolta Aberta (quando se perde a rodada).

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/31cae_jvl1sv.png

    As famigeradas cartas de revolta que forçam os jogadores trabalhadores ao limite.


    O fator beleza também atrapalhou. Olha, não é segredo que os jogos contemporâneos (os pós-modernos) precisam ter miniaturas. O Sa-Rê nasceu com isso. Os edifícios foram planejados para serem em 3D, todos lindões no tabuleiro de jogador. E como se usa os efeitos deles? Pegando as cartinhas deles, onde se colocam os recursos e estão os lembretes de suas ações. Ok, isso faz sentido. Mas as miniaturas são a versão de luxo. A variante padrão (igual ao do Tabletopia) são fichas, que poderiam muito bem cumprir esse papel. Essa redundância é decepcionante.

    Outro problema sério é com relação aos objetivos. Eles sempre envolvem a construção da Pirâmide e a de outros edifícios. Mas eles são subjetivos demais (que ironia): não há pré-requisitos e qualquer caminho (mesmo o mais inesperado) pode levar à vitória.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/562e7_jvl1sv.png


    Por fim, a gente assopra.


    Para um jogo família, Sa-Rê se sai muitíssimo bem. É simplicidade e descomplicação em um jogo com boa interação em um “force sua sorte” bem montado.

    O posicionamento dos edifícios no Sítio de Construção é importante, mas não é fundamental. Nada de ficar gerenciando recursos dali pra cá, de cá pra lá. Às vezes, há desperdícios, mas isso não agride o jogador.

    Para quê ficar quebrando a cabeça para conseguir recursos? Os próprios edifícios construídos ajudarão bastante com isso. Aliás, não existe construção impossível: toda rodada é plausível fazer alguma (exceto em raros casos de Fase 2 ruim). Tem até um recurso curinga para facilitar ainda mais.

    Os turnos são rápidos. Não tem de ficar pensando muito. A ansiedade (e provocações) fica por conta das cartas da Fase 2. “Vai encarar esse Hórus aí”? “Olha a Praga escondendo o jogo”. “Toma essa quartelada aí”. “Não aguenta uma revolta, bebe leite”.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/3b1af_jvl1sv.png

    Fim de uma partida. Imagem do tabuleiro vitorioso.


    Há males que vêm pra bem. O cancelamento do financiamento coletivo foi positivo. Primeiro, porque o jogo ainda precisa repensar seu aspecto mercadológico: muita ênfase no cosmético e menos na jogabilidade final. Segundo, porque permite a divulgação do produto em dois grandes eventos: Gen Con (como aconteceu) e Essen. 

    O material é muito bom, sim. A mecânica da Fase 2 é bem divertida em jogatina. O desafio de esticar a corda até o limite e uma disputa franca entre jogadores categorizam Sa-Rê como um jogo que merece ver mesas.

    Até uma próxima.

    Fonte das imagens: vídeos de divulgação, Gamefound, Tabletopia, manual do jogo e Board Game Geek.

    PS: Corre à letra miúda que Sa-Rê é bem melhor que Foundations of Rome.

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    Comentários:

  • Bombardium
    1143 mensagens MD
    avatar
    Bombardium20/08/22 11:36
    Bombardium » 20/08/22 11:36

    Primeiro, porquê tu não tem canal? Cria logo pra gente seguir.

    Segundo, vejo muito da minha escrita na sua, e não me deixou "crinjado" (haehauheuah) parabéns.

    Terceiro, não se prenda a quantidade de partidas que você jogou pra fazer análise de jogo algum. Quando alguém faz review positiva ninguém vai lá perguntar pro cara quantas partidas ele jogou, isso é feito só pelos malas que ficam bolados quando tu critica o jogo amado deles.

    3
  • Raitz
    791 mensagens MD
    avatar
    Raitz24/08/22 11:01
    Raitz » 24/08/22 11:01

    Bombardium::Primeiro, porquê tu não tem canal? Cria logo pra gente seguir.

    Segundo, vejo muito da minha escrita na sua, e não me deixou "crinjado" (haehauheuah) parabéns.

    Terceiro, não se prenda a quantidade de partidas que você jogou pra fazer análise de jogo algum. Quando alguém faz review positiva ninguém vai lá perguntar pro cara quantas partidas ele jogou, isso é feito só pelos malas que ficam bolados quando tu critica o jogo amado deles.

    Opa. Obrigado pelos comentários.

    Sobre o canal, eu não o fiz por falta de compromisso de minha parte, mesmo. Não vi necessidade até então. Mas, agora, fiquei inclinado a fazer. Num próximo texto, quem sabe. Eu estou com dois rascunhos aqui e podem aparecer em breve. Porém, como eu disse, não estou compromissado, então, pode levar tempo.

    Realmente, seus textos são muito similares ao meu. hahaha. Prometo que não estou copiando. Aqui na Ludopedia, normalmente, eu tenho o feito desse jeito. Acredito que deixa tudo mais organizado e passa bem a informação, assim como você faz.

    Sobre o nº de partidas, obrigado pela dica. Só considerei uma informação relevante para a mensagem que eu queria passar, isto é, de que o jogo tem probleminhas, mas ficamos com vontade de jogar algumas vezes, o que o categoriza como um bom jogo (para nós aqui). Estou torcendo muito para que eles ajustem essa coisa das miniaturas/fichas/cartas e os objetivos da partida.

    Abraços.

    2
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