Você já esteve em um relacionamento em que o diálogo é difícil, tem que "pisar em ovos" para não desagradar o parceiro e que precisa praticamente adivinhar o que o outro está pensando? E se a dificuldade de comunicação virasse um jogo? Esse é Décorum, jogo cooperativo de 2-4 jogadores, recém lançado fora do Brasil!
Arte e componentes
Décorum chama a atenção por sua profusão de cores, desde a caixa até os componentes (o que tem uma função mecânica). A arte é muito bonita, colorida e minimalista.
Os componentes são simples e, basicamente tiles de objeto (de acrílico na versão deluxe) e cartas de cenário.
Mecânicas
Décorum é um jogo de puzzle, com dedução e comunicação limitada. Em cada cenário os jogadores possuem objetivos pessoais e secretos e vencem quando as condições de todos os jogadores são atendidas.
Os objetivos são relacionados à decoração de uma casa: os jogadores se alternam colocando, tirando ou trocando objetos, ou mudando a cor das paredes de uma casa de quatro cômodos. Os objetos podem ser de 4 estilos, 3 tipos e 3 cores diferentes e as condições de vitória se referem a essas características: ter somente objetos retrô no andar de baixo; ter um objeto de cada cor em cada cômodo etc.
A cada cenário essas condições vão ficando mais difíceis!
A dificuldade do jogo é o fato de que os jogadores não podem se comunicar livremente: após cada ação o outro jogador somente pode falar se gostou, não gostou ou se aquela alteração lhe é indiferente!
A partir dessa (pouca) comunicação, deve-se deduzir quais são as condições de vitória do outro jogador.
O jogo vem com 20 cenários para 2p e diversão outros para 3 a 4p. Jogamos apenas na contagem mínima e o jogo funciona muito bem assim, é muito gostoso (e difícil) tentar adivinhar ou conduzir o outro jogador apenas com ações simples no tabuleiro. Todavia, não consigo imaginar o jogo funcionando bem em contagens maiores, a sensação é que ficaria apenas caótico.
A dificuldade do jogo é diminuída após 15 rodadas, no momento de "abrir o coração", em que cada um pode revelar uma de suas condições. No entanto nos parece que o jogo fica mais interessante e desafiador sem usar essa mecânica, ainda que seja compreensível sua existência.
Mesmo com cenários limitados, a rejogabilidade é boa. A partir do terceiro cenário as partidas já ficam mais longas e a editora já prometeu um aplicativo com mais cenários, o que tornaria o jogo infinito.
Tema
Impressionante como um jogo de puzzle possa ser tão temático! A sensação passada é exatamente a de estar num relacionamento difícil, passivo-agressivo (como diz a própria caixa do jogo).
Numa mídia que tenta emular sensações, Décorum é perfeito nisso!
Conclusão
Décorum é um excelente jogo de dedução para 2p! Ele passa aquela mistura (boa) de diversão e frustração de jogos coop de comunicação limitada, como Código Secreto e Hanabi, que exigem autocontrole para não falar demais (nem de menos!)!
O jogo é uma das integrações mais interessantes entre tema e mecânica e perfeito para casais ou pessoas que conseguem jogar bastante juntas, pois exige muita sintonia e paciência entre os jogadores!
A ressalva é a barreira da língua: como as condições de vitória são secretas, ambos os jogadores têm que ter algum conhecimento de inglês para entender sozinhos as frases (que às vezes podem ser difíceis!). Se necessário, a tradução com câmera do celular pode ser útil!
Ficou interessado no Décorum? Deixa seu comentário!
Se gostou das fotos e da análise, aproveita para seguir nosso instagram: