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Welcome to the Moon é um jogo de rolar e escrever, ou mais precisamente um jogo de desenhar e escrever para 1-6 jogadores de Benoit Turpin e Alexis Allard com arte de Anne Heidsieck. É uma reimplementação do jogo
Welcome To: Seu Lar Perfeito, que a Blue Cocker Games publicou pela primeira vez em 2018.
Welcome to the Moon apresenta uma variedade de oito cenários que traçam o curso do êxodo da raça humana da Terra e sua tentativa de encontrar um novo lar. Esses cenários podem ser jogados individualmente em qualquer ordem ou como parte de uma campanha narrativa progressiva com recursos adicionais sendo adicionados à medida que você avança. Isso fornece uma enorme quantidade de conteúdo em uma caixa muito pequena, embora muito pesada (pesada porque contém seis cópias dos tabuleiros de jogador para cada cenário).

Existe um formato básico que cada cenário segue, com regras adicionais, mecânicas e métodos de pontuação que variam de acordo com o próprio cenário. Cada jogador pega o tabuleiro de jogador que corresponde ao cenário que está sendo jogado. O baralho principal de cartas é embaralhado e dividido em três pilhas iguais viradas para baixo no meio da mesa. Três cartas de missão são retiradas das seis disponíveis para cada cenário e colocadas viradas para cima à vista de todos os jogadores. Então você está pronto para jogar!
O baralho central de cartas é o motor por trás de todas as escolhas que você precisa fazer. A cada rodada, a carta do topo será comprada e jogada virada para cima na frente de sua pilha principal. Cada uma dessas cartas tem um número (1-15) no verso e um símbolo na frente. Assim, a cada rodada você será presenteado com três números e três símbolos. Por exemplo, 14/Energia, 3/Astronauta e 11/Água.
Cada jogador escolhe um pareamento de número/símbolo e o aplica ao seu tabuleiro. Anotar o número no espaço relevante, de acordo com as regras do cenário e, se possível, realizar a ação derivada do símbolo. Esta análise seria muito longa se eu listasse todas as várias ações, pois elas variam em cada um dos oito cenários, então a melhor maneira de ilustrar é usar um único cenário como exemplo.

O cenário #2 mostra a humanidade viajando da Terra para a Lua, coletando comida e água ao longo do caminho. Você precisará preencher os 40 passos ímpares em sua rota com números em ordem crescente. Isso é complicado porque você só tem acesso aos números de 1 a 15 nas cartas, usando a ação de 'energia' para obter pausas/paradas. Isso permitirá que você divida sua longa rota em várias seções menores, com os números ascendentes começando novamente após cada intervalo. Isso torna muito mais fácil preencher todos os números, mas também torna a pontuação significativamente mais difícil. Você vê, ao longo do caminho, várias estações espaciais que você precisará usar a ação 'robô' para alcançar, seguida pela ação 'plantar' para marcar pontos. A ressalva é que você só pode usar a ação 'plantar' se escrever um número em uma seção vinculada à estação em questão. Quanto mais você dividir sua rota em seções menores, menos espaços e chances você terá de usar a ação 'plantar' com o número correto.
As ações de 'água' dão pontos desde que você coloque o número em um espaço 'água'. Isso parece simples, e é. Mas torna-se difícil quando você precisa equilibrar a obtenção do número certo no lugar certo com o uso da ação certa na hora certa, a fim de evitar ficar sem espaço para colocar números mais altos. As ações de 'planejamento' e 'astronauta' dão a você ações coringas de bônus limitadas ao longo do tempo, permitindo que você use qualquer ação com qualquer número. Estes são extremamente úteis e muitas vezes permitem que você marque uma grande pontuação ou avance ainda mais.
Cenário 2
O vencedor é o jogador que terminar com mais pontos: pontos neste cenário são derivados de estações espaciais, coleta de água e cartas de missão variável. Por exemplo, uma carta de missão concede pontos por ser o primeiro a colocar números ao lado de quatro espaços sequenciais de água.
Este cenário é muito simples à primeira vista. Afinal, não é ciência aeroespacial! No entanto, aos 15 minutos de jogo, nos vimos olhando ferozmente para os tabuleiros de nossos jogadores, resmungando baixinho enquanto tentávamos descobrir qual número e ação deveríamos usar. À medida que o final do jogo se aproximava, isso se intensificou ainda mais a ponto de um erro de minha parte quase me impedir de progredir enquanto meu oponente corria à frente para a vitória.
Welcome to the Moon é um jogo complicado de analisar, pois é essencialmente oito jogos em um, com uma campanha adicionada no topo para uma boa medida! É fortemente reminiscente de
Optimus de Wolfgang Warsch, o clássico rolar e escrever da Schmidt Spiele, embora com um ritmo mais lento e mais elementos de planejamento adicionados, com mais variedade, mencionando as opções de campanha e solo.
O núcleo limpo e simples do jogo incorpora uma riqueza de embelezamentos e mecânicas inteligentes e ponderadas que eu apenas comecei a descobrir e apreciar. Com cenários que variam de muito simples a complicados,
Welcome to the Moon realmente tem algo a oferecer a todos.
Eu acho que você lutará para encontrar melhor valor em um jogo. Jogos de seis jogadores são relativamente difíceis de encontrar. Jogos de seis jogadores que funcionam tão bem como um grande jogo familiar quanto um confronto intenso, um contra um, são quase inexistentes. Eu adicionei
Welcome to the Moon à minha coleção e estou ansioso para jogar cada um dos cenários restantes antes de começar a grande campanha. Um jogo excelente e elegante que superou minhas expectativas em todos os aspectos.
Review by Toby Hicks
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Traduzido*** por
Vania Telles
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