Post original: https://www.kickstarter.com/projects/663814497/circuitry
Você já jogou o clássico
Hora do Rush? É um jogo de gerenciamento de estacionamento onde o ganancioso chefe sobrecarregou seu pequeno estacionamento com carros e agora o cara com o carro vermelho estacionado na parte de trás do estacionamento veio pegar seu carro e você vai precisar desviar todos os outros carros para extraí-lo. É uma experiência solitária e tátil de deslocar esses minúsculos carros de plástico em uma grade para liberar o que você precisa através de uma pequena lacuna no tabuleiro tridimensional. Não é tanto um jogo, mas um quebra-cabeça diabólico com várias configurações diferentes para desafiar seu cérebro e sua paciência.
Ok, esta postagem não é sobre Hora do Rush; estou falando de
Circuitry, lançamento de 2022 de Jeremy Dawson e Blood Moon Games. No entanto, Circuitry tem várias semelhanças com o quebra-cabeças clássico...
Circuitry suporta 1-6 jogadores e vem em uma caixa compacta com 30 cartas grossas de tarô de dupla face que possuem linhas de circuito com nós (espaços) nelas; existem seis meeples de madeira (um para cada número de 6 jogadores) e três tipos de cartas muito menores, e quero dizer cartas MUITO MENORES. Essas cartas fazem com que aquelas dos jogos da Fantasy Flight pareçam enormes em comparação. A boa notícia é que elas não possuem texto minúsculo de fonte 7 e a única desvantagem real é tentar segurá-los em suas mãos. As cartas grandes são de resistência decente, as cartas menores, embora pequenas em tamanho, também são de qualidade razoável, e os peões de madeira são, bem, são peões de madeira, como aqueles em
Pandemic ou
Escape from Colditz.
Circuitry tem dois livros de regras: um para o jogo competitivo de 2 a 6 jogadores e outro para os desafios individuais. Os livros de regras poderiam ser 1 único livro. O layout é um pouco apertado e, embora tenha alguns bons exemplos, a estrutura de jogo real está inserida no conjunto de regras e não em sua própria seção separada. A redação poderia ser simplificada e as operações básicas melhor explicadas. No entanto, é possível passar pelas regras e entender o jogo, então os livros de regras não serão uma barreira para jogadores experientes. Um livro de regras melhor redigido e diagramado seria menos desanimador para jogadores mais leves e ajudaria a tornar o jogo mais atraente.
O jogo em si exige que os jogadores criem um tabuleiro de circuito construído a partir das cartas maiores (tamanho de tarô) na mesa e, em seguida, movam seu próprio peão do local inicial para o nó e depois de volta. No seu turno, você comprará até duas cartas compostas de cartas de movimento e cartas de ação, e então realizar qualquer número de ações.
Suas ações incluem:
• mover seu peão entre os nós gastando uma carta de movimento;
• virar, girar e deslizar cartas na mesa gastando uma carta de ação; e
• estender o tabuleiro colocando uma das cartas de circuito distribuídas a você durante a preparação.
O jogo requer manipulação do estado do tabuleiro para que os jogadores possam atingir seus objetivos. As cartas de ação incluem opções para mover os peões de seus oponentes, então esteja ciente de que o modo competitivo deste jogo envolve um elemento de "toma essa", que pode não ser preferência de todos. As cartas de ação que alteram o estado do tabuleiro provavelmente também atrapalharão seus oponentes e é aí que surge meu maior problema com o jogo. Os circuitos favorecem os jogadores que têm uma forte consciência espacial, e os jogadores que são mais capazes de orientar as formas em suas cabeças quase certamente se sairão melhor do que aqueles que não podem. Volte sua mente para Hora do Rush por apenas um minuto. Nesse jogo, você pode mudar o estado do jogo continuamente e nunca precisa voltar atrás. Em
Circuitry, você terá jogadores virando cartas para ver o que está do outro lado, ou girando cartas, ou deslizando-as para novos locais, porque, a menos que você mova fisicamente a carta, pode ser difícil para nós, gênios não matemáticos, trabalhar o impacto total de fazer esta ação puramente em nossa cabeça. Agora, você deve se lembrar que o tabuleiro é composto de cartas brilhantes e não de peças, e são essas cartas brilhantes que você deseja girar, mover ou virar. Bem, esteja preparado para ter que montar o tabuleiro constantemente quando derrubar os componentes ou mover acidentalmente todas as cartas ao lado da que você girou.

Finalmente, se você estiver jogando com vários outros jogadores, então, quando voltar ao seu turno, é provável que o estado do tabuleiro tenha mudado significativamente, o que significa que você gastará tempo no seu turno pensando no que deseja fazer. O desafio aqui é que suas ações podem ser limitadas, mas suas opções dentro desse espaço são significativas e, portanto, qualquer pessoa que tente maximizar seu turno pode facilmente obter Paralisia de Análise (AP). O jogo diz que leva de 15 a 30 minutos, o que tenho certeza de que poderia ser viável, desde que ninguém tente ser um bacharel em matemática na sua vez. Na defesa do jogo, ele tenta empurrá-lo para uma estratégia de coletar cartas de ação e movimento e ter um grande turno onde você queima cartas para basicamente atingir seu objetivo em um único turno, ou pelo menos fazer um grande processo em direção a ele, e esta é provavelmente a única maneira real de jogar o jogo. No entanto, posso ver algumas pessoas realizando cinco ações em um turno, virando, movendo, deslizando uma carta, girando, movendo novamente e pedindo para reiniciar todo o turno e começar de novo porque fizeram algo errado. Dessa forma, o jogo pode ser um pouco tudo ou nada e isso pode fazer com que vários de seus turnos pareçam muito insatisfatórios.

Circuitry realmente brilha quando você faz uma comparação direta com a Hora do Rush (ou seja: quando você joga sozinho e depois descobre como alcançar seu objetivo, sem ninguém mais mexendo com a posição do peão do seu jogador ou alterando frustrantemente o estado do tabuleiro entre seus turnos). O jogo tem várias configurações solo para você jogar, o que é ótimo, mas se eu for honesto, eu ainda prefiro jogar a Hora do Rush porque você não pode derrubar a mesa e bagunçar o estado do tabuleiro. As cartas em Circuitry adicionam um espaço de decisão interessante sobre quantas vezes você pode se mover e quais ações você pode realizar, então adiciona profundidade e complexidade, mas ao custo de ser mais complicado de jogar, com todo o movimento e manipulação de cartas.
Circuitry é um quebra-cabeças interessante, e acho que daria um jogo de computador realmente envolvente, no qual você tenta atingir o objetivo usando apenas essas cinco cartas de movimento e essas três cartas de ação. Por quê? Porque você pode jogar sozinho e levar o tempo que quiser ao longo de seus turnos, além de poder manipular o tabuleiro do jogo sem derrubá-lo da posição, e você pode apertar o botão desfazer quando perceber que o mega turno que você estava prestes a fazer deu errado. Como um jogo de tabuleiro? Bem, mesmo que você não esteja convencido de que o Circuitry tem vantagem para jogar sozinho, você não pode jogar a Hora do Rush competitivamente com 2-6 jogadores....
Review by Jason Keeping
https://www.boardseyeview.net/
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Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
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