Carnegie: Mediocridade Bem acima da Média
O novo lançamento Brasileiro, chegando em sincronia (ou quase) com a versão internacional, colocou os eurozeiros em alerta. Vale a compra?
O Contexto
Conheci o
Carnegie pelo anúncio da
Mosaico lá no ano passado e eu meu brother
TheConcer decidimos comprar 3 cópias para dar uma aliviada no frete. Venderíamos o terceiro e nosso frete/jogo ficaria um pouco melhor. Moral da história: me mudei de país antes que o jogo chegasse e agora
EU SEI QUE ELE VAI ROUBAR MEU JOGO (Brincadeira).
O que há de prestigioso aqui? Bom, ele é do mesmo Designer do aclamadíssimo
Troyes, Xavier Georges. Confesso que
Troyes tem vários elementos que aprecio num euro: interação, dados, e uma arte diferenciada, mas dito isso
ainda acho um jogo meia boca (Perdão pelo vacilo @
marciusfabiani). Será que um jogo que conta a história do maior
meme sobre
um idoso que não se sabe se está chorando ou rindo iria ser diferente?
Os melhores memes, para os melhores jogadores.
O Bom
- Produção no Capricho: eita jogo bonito, desde a caixa aos componentes. Dessa vez o Ian Toole acertou na mão e conseguiu fazer algo bonito e funcional, diferente do seu virtuosismo artístico no Rococó (que mais atrapalhou do que ajudou). Coloque nessa conta um insert delicioso, que já armazena perfeitamente o "kit do jogador", inclusive com espaço para os recursos iniciais, o que certamente pode servir de cura para quem tem TOC. Deixa eu falar mais, o board de jogador é tão GROSSO, que quando arregalei os olhos ao segurar aquilo em minhas mãos, me senti num filme adulto de gosto duvidoso. É incrível, certamente o aquecimento global foi agravado com a produção desse jogo.
- Interação: vocês já sabem, se tem interação eu curto, e para um jogo de siga o líder / seleção de ações a lá Puerto Rico, claramente vai acontecer isso aqui. Ou seja: você não tem dinheiro para construir infraestrutura? Certamente alguém vai escolher essa ação. Ficou sem dinheiro para fazer doações? É pra lá que eu vou. Em nossa última partida, os turnos finais foram especialmente tensos nessa marcação de fazer o que mais prejudicava o amiguinho. Ótimo.
- É um jogo fundamentalmente simples: veremos mais adiante que ele é sofrido para encontrar a decisão ideal, mas fundamentalmente o jogo é bem simples. Quando expliquei a primeira vez para o meu grupo, até me assustei comigo mesmo: "É só isso?" pensei. De fato é. O BGG está apontando como peso 3.84 o que poderia te assustar, mas não é tudo isso não. Realmente a tal "elegância" do design existe aqui, difícil é conseguir pilotar o bicho.
- É rápido: Joguei em 2:30 com 4 jogadores (metade primeira partida). Consigo ver claramente como pode ser um jogável em menos de 2:00, provavelmente 1:30 em 4 seja bem viável com todo mundo calibrado. Como todo mundo joga junto, o downtime é baixo também.

Bonitão.
O Ruim
- Os tokens de bens: são simplesmente pedaços de madeira sem nem ao menos uma pintura. Sério, é bizarro, e fora de tom com todo o resto dos componentes. Um dos addons eram esses mesmos componentes de ferro/dourado, que melhora MUITO, mas muito o aspecto. Felizmente a cópia que adquiri aqui na Holanda já vinha com esses (inclusive foi o diferencial de compra).
Ouro superior. Me desculpe puristas.
- Sofrimento Intelectual: Ok, você pode dizer aqui que isso é injusto, mas não ligo, o review é meu. Como falei o jogo é simples mecanicamente, mas os desdobramentos certamente não são feels good como um Trajan/CoB em que o jogo está te dando carinho o tempo inteiro e te recompensando com presentinhos. A mecânica de enviar funcionários para missão, essencial para o jogo, é DURA, saber pra onde mandar seus operários é um exercício mental que vai fritar a sua cabeça, ainda mais se você for um APzeiro de plantão.
O Cinza
- Falta Tempero: não consigo explicar bem, e é altamente subjetivo, mas tenho a impressão que falta algo. Ao mesmo tempo que ainda tenho vontade de explorar mais pra ver se melhora, em nenhuma das minhas 3 Partidas rolou aquele momento “Putz que Massa” (insira sua gíria regional de surpresa positiva aqui). Existe um certo gimmick em ver as fotos do jogo com aqueles pinos e peças bonitas saindo do player board do jogador, mas no fim sinto a maldição do euro moderno: mais um no meio de tantos outros. Como estou na Holanda e resetei minha coleção, ele se tornou meu único euro graúdo e por isso vou acabar jogando ele, mas sinceramente talvez preferiria jogar alguma outra coisa. Ao mesmo tempo, sei que ele substitui Puerto Rico pra mim por um motivo talvez vil: é mais novo (e também curto criação de rotas).
- Falta Sorte: Carnegie é um jogo ZERO SORTE, que pra mim só é aceitável para jogos de alta interação (Como Food Chain Magnate). É o caso aqui, mas ainda sinto uma certa dor. Ter todos os departamentos abertos no momento zero, pra mim é uma das coisas que mais odeio nos boardgames, que é o AP no Momento 0, senti a mesma coisa no Caverna que certamente não é minha praia. Isso provavelmente colabora no meu sentimento de falta de tempero.
Conclusão
Claramente este é um dos jogos: "
me esforço pra gostar por que é meu". Já viu seu amigo defendendo mecânica que normalmente não gosta, só por que o jogo é dele? Então.
Falta de sorte e draft aberto de potencialmente 16 construções no momento zero não são minha praia,
mesmo. Porém
siga o líder vem sendo uma das minhas mecânicas preferidas (Glory to Rome, Puerto Rico) e isso sozinho quase me carrega pro jogo. A construção de rotas é boa também e vai deixar todo mundo
ligado, pois se bobear é capaz até de ficar preso (aconteceu na minha partida 2P). Ué,
falo mal e falo bem? Pois então, é por aí.
Sinceramente, se você está com o dinheiro curto, diria pra pular esse, mas se você já encarou que esse hobby é o expoente máximo do capitalismo, pode da-lhe. Por isso concedo:
Selo Spiel Des Djows para "Mais um euro no meio de tantos, mas que diferente de tantos, faz quase tudo com quase-perfeição além de homenagear uma figura pública da Internet na capa."
Nota 8, continuo jogando e convidando meus amigos Holandeses (na verdade ninguém que joga esse comigo é Holandês), porém sinto que no momento que eu tiver um outro euro carnudo na coleção,
esse vai ir pro espeto virando um
sólido 7. Esse aqui não é casamento, vou ver se aqueles meus colegas não querem fazer uma troca pelo
Ark Nova…
Se curtiu esse texto, não deixe de deixar a curtida e seguir o canal. Até a próxima!
P.S: Fica aqui o nosso agradecimento a todos que votaram em nos no premio Ludopedia! Nao foi dessa vez, mas o carinho ja valeu a pena.
P.S2: Nao sei colocar acento no teclado Holandes.