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Bem-vindo à floresta de Sherwood! Juntamente com uma gangue de bandidos, você atrai as carroças do Rei John para uma armadilha, e para causar uma boa impressão ao infame Robin Hood. Mas cuidado, há outras gangues à espreita na floresta. Claro que eles também querem impressionar Robin. Você pode coletar o saque mais valioso? O que você está esperando? Reúna sua turma porque você já pode ouvir as primeiras carroças chegando!
Em primeiro lugar, no início de cada turno, as carroças são colocadas viradas para baixo nas posições designadas. Há tantas carroças quanto o número de jogadores. Cada carroça tem números no lado de baixo. Este é o alcance da defesa. Diz 4-9? Então a defesa pode ser entre 4 e 9. Então você ainda não saberá quantos pontos de defesa a carroça realmente terá!
Os turnos em
Sherwood Bandits são divididos em 3 fases:
Fase de implantação:
O dia começa e os bandidos se preparam para escolher a melhor posição de ataque.
Posicionamento: Nesta fase, você se reveza posicionando um de seus 4 bandidos em uma posição de ataque à sua escolha. Após um jogador ter colocado um bandido, o próximo jogador pode colocar um bandido. Você repete isso até todos colocarem seus bandidos.
Revelar carroças: Quando todos colocarem seus bandidos, as carroças são viradas. Agora você pode ver quantos pontos de defesa cada carroça realmente tem.
Fase de emboscada:
É hora de atacar! Todo bandido agora tem a oportunidade de mostrar seu valor trabalhando ou interferindo nos outros.
Ataque: O jogador inicial começa escolhendo uma carroça para atacar primeiro. Em seguida, o jogador do bandido mais à esquerda começa a rolar os dados. Este é o valor de ataque daquele bandido. Você coloca o dado na frente do seu bandido. Na sequência, os outros jogadores fazem o mesmo para os bandidos da esquerda para a direita.
Resultado do ataque: O objetivo é atingir pelo menos o valor de defesa da carroça nos pontos de ataque com os 4 bandidos. Quando todos os dados são colocados, eles são somados da esquerda para a direita até que o valor da defesa seja alcançado ou ultrapassado. Todos os outros dados (e, portanto, bandidos) não são necessários para o ataque e são descartados. É mais seguro colocar seus bandidos nas posições da esquerda. Se você não atingir o valor de defesa, o ataque falha e a carroça poderá escapar.
Saque: Infelizmente, ao colocar seus bandidos na posição mais segura, você também recebe menos saque. Você ganha um ponto de vitória para cada bandido que participa de um ataque, mas o bandido mais à direita recebe 2 pontos de vitória! A carroça tem fichas de saque aleatórias iguais ao número de bandidos que participaram do ataque. O jogador do bandido mais à direita pode escolher primeiro dessas fichas de saque, seguido pelos jogadores à esquerda desse bandido. Então você vê que é arriscado colocar seu bandido mais à direita, mas isso lhe dará mais saque!
Fase do xerife:
O xerife fica furioso e ordena que suas tropas parem os bandidos. Os bandidos são presos e enviados para a prisão de Nottingham. Quem sabe qual será o destino deles? Talvez os guardas do xerife possam ser subornados?
Todos os dados restantes são colocados na ponte levadiça, certifique-se de não alterar os resultados. Na ponte levadiça você forma uma coluna de seus dados de cor.
Prisões e subornos: Se a soma de seus dados for maior que 10, seu líder de gangue será preso. Você não pode usá-lo na próxima rodada para obter ajuda dos Homens Alegres. Líderes de gangues presos são colocados na prisão. Se a soma dos seus dados for menor que 5, você recebe um ponto de vitória ou um token de saque aleatório. Para garantir que você não seja preso, você pode entregar 1 ficha de saque para remover seu dado mais baixo. Você tem um total de 11? Então você pode, por exemplo, subornar os guardas com uma ficha de saque e retirar um dado de valor 2 para escapar da prisão.
Riquezas e manutenção: Os jogadores escaparam do xerife (ou não) e fugiram com o saque! Lembre-se do tipo de saque que você roubou. Existem 3 cores de pulseiras, colares e anéis. Além disso, também existem moedas. Essas combinações de cores e joias são importantes para a pontuação final! Todos os tokens de saque são depositados no baú. Durante o depósito dos tokens de saque você já pode ouvir as próximas carroças chegando!
Além dessas fases, você também tem a opção de pedir ajuda aos Homens Alegres. Estes são Robin Hood, Frei Tuck, Lady Marian e Little John. Você pode pedir ajuda com o seu líder de gangue uma vez por turno. Isso lhe dá certos benefícios que estão nos respectivos cartões dos Homens Alegres. Por exemplo, com a ajuda de Lady Marianne você já pode ver 2 carroças enquanto coloca seus bandidos.
O dia acabou quando 4 rodadas foram jogadas. No final, os jogadores recebem pontos de vitória por diferentes combinações de joias que carregam no baú. Por exemplo, você recebe 6 pontos de vitória por 3 anéis da mesma cor. Portanto, é importante que você tenha tentado obter o maior número possível de combinações enquanto joga! O jogador com mais pontos de vitória foi o que mais impressionou Robin Hood e poderá se juntar aos Homens Alegres!
Nossas Considerações
Vamos direto ao ponto, entender as regras de
Sherwood Bandits não é divertido. Levamos mais tempo para descobrir as regras do jogo do que para jogar a primeira partida. Além disso, o livro de regras não saiu do nosso lado durante nossas primeiras jogadas. As regras do jogo são descritas desnecessariamente difíceis. Depois de conhecê-lo,
Sherwood Bandits é um jogo simples que a maioria dos jogadores provavelmente pode aprender rapidamente. Não entendemos por que as regras do jogo no livreto parecem tão difíceis.
Felizmente, agora podemos dizer que entendemos as regras dos
Sherwood Bandits. Caso contrário, nunca teria sido capaz de dizer que é um joguinho muito bom. Achamos que é um filler muito bom ou um jogo para jogar rapidamente durante um dia agitado. Certifique-se de que você já entendeu as regras do jogo ou que você tem um colega que já conhece o jogo.
Chega de regras do jogo, Sherwood é um jogo muito divertido e original! O jogo contém elementos reconhecíveis, como o mecanismo de forçar sua sorte e a rolagem de dados. As combinações dos diferentes elementos garantem que
Sherwood Bandits pareça inovador. Você joga com dados de uma maneira diferente. Para os fãs de jogos com dados, este jogo definitivamente vale a pena!
Achamos que a arte é muito bonita e lindamente projetada. As cartas são lindas e os bandidos são de madeira de alta qualidade. É bom que você possa colocar seu saque em um baú e não possa ver até o final qual saque você coletou. Infelizmente, você sempre tem que montar essas caixas quando as coloca na mesa. Isso faz com que elas sejam razoavelmente sensíveis a danos. Há também um lindo
playmat para deixar o jogo ainda mais bonito do que já é! A propósito, se você costuma jogar em 5 jogadores, há também uma expansão que adiciona um 5º jogador:
Sherwood Bandits: The 5th Player!
Não jogaremos
Sherwood Bandits várias vezes seguidas. No entanto, este jogo muitas vezes estará na mesa durante as noites de jogatina! É o jogo perfeito para o início da noite ou para mais tarde entre os jogos maiores. Embora as regras do jogo possam ser um pouco difíceis de entender, achamos que você também pode jogar Sherwood com iniciantes. Os dados são, obviamente, um elemento reconhecível para os fãs de
Qwixx e
Clever Einkaufen. Talvez você ainda consiga convencer aquele amigo que normalmente não se sente a vontade com um jogo de tabuleiro maior. Em suma, é certamente um jogo versátil e original. Estamos felizes com esta adição à nossa prateleira de jogos.
Jogando em 2 jogadores
Sherwood Bandits é mais adequado para 3 jogadores ou mais. Esta é uma desvantagem para nós, pois jogamos principalmente em dupla. Você pode jogar o jogo com 2 jogadores usando um "personagem não-jogador". Além disso, as regras do jogo também mudam um pouco. Não somos tão fãs de quando o jogo pede um NPC. Além disso, a mudança das regras do jogo para 2 jogadores não é uma melhoria. Devido às regras do jogo ajustadas, você não pode decidir por si mesmo qual saque vai para o seu baú do tesouro. Como resultado, esse bom elemento de tática simplesmente desaparece. Claro que existem maneiras pelas quais você pode resolver isso sozinho. Certamente há espaço e flexibilidade suficientes neste jogo para suas próprias regras da casa!
Prós e contras
+ Componentes bonitos
+ Jogo rápido e tático
+ Muita diversão com mais jogadores
+ Inovador
- Manual de Regras complicado
- Fica melhor em 3 ou mais jogadores
- Os baús de tesouro não cabem na caixa quando construídos
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Traduzido*** por
Vania Telles
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