Post original: https://www.boardseyeview.net/post/glory-a-game-of-knights
Tendo passado vários dos meus anos de formação jogando
Kingmaker, ainda posso reconhecer os símbolos heráldicos adotados por cada uma das famílias nobres na Inglaterra do século XV. Posso distinguir prontamente meus Bourchiers de meus Berkeleys e meus Stanleys de meus Scropes. Há, suponho, sinais piores de uma juventude mal aproveitada. Ainda estamos esperando a nova edição revisada de Kingmaker emergir de seus longos meses de testes prolongados pelo Covid, então quando vi a variedade de escudos heráldicos em
Glory: A Game of Knights da Strategos Games, fiquei imediatamente pronto para montar meu corcel!
Foi a heráldica que primeiro chamou minha atenção, e tudo isso ainda é relativamente novo para mim, porque representa não somente os barões da Inglaterra, mas a flor da nobreza europeia de um período medieval amplamente semelhante. No entanto, apesar das semelhanças visuais e temáticas,
Glory é um jogo muito diferente de Kingmaker.
Para começar,
Glory não é um jogo de guerra e os jogadores não pretendem assumir o controle do reino. Os cavaleiros neste jogo estão buscando a Glória não através da batalha, mas através de seu representante medieval, o esporte da justa. É um jogo de colocação de trabalhadores onde os 1-4 jogadores colocam seus peões (cavalos montados, mas para imersão temática preferimos nos referir a eles como nossos escudeiros) em vários locais do tabuleiro para se equipar melhor e participar do torneio.

Você começará escolhendo um personagem - tudo igual (recomendado em uma primeira partida) ou assimétrico. A carta de personagem define o equipamento inicial e os recursos de um jogador, bem como a renda (moeda, força e fé) que você coletará a cada rodada. Você começará com uma montaria e armadura básicas, mas vai querer subir de nível. As moedas são gastas no mercado. Os jogadores também podem treinar, rezar, recrutar adeptos e até viajar para homenagear sua dama: afinal, o jogo se passa no período do amor cortês. Romance pode ser outra maneira de ganhar um benefício. Em última análise, você estará competindo em um torneio contra os cavaleiros pré-definidos (de acordo com seus atributos e destreza) e/ou contra outros jogadores.

Quando você entrar nas listas do Torneio, você rola dados personalizados de seis lados, conforme determinado pelo seu equipamento e força. Os dados vêm em três cores: branco (0*, 0, 1, 1, 2, 3), preto (0*, 0, 1, 2, 3, 4) e vermelho (1*, 1, 2, 3, 4, 5). A força pode ser usada para atualizar os dados para vermelho e para ativar o símbolo especial em uma face de cada um dos dados, virando para marcar seu máximo em vez do mínimo indicado. Todos os cavaleiros pré-definidos têm seu próprio valor de ataque indicado, que você precisará superar para vencer. Os empates são resolvidos comparando o prestígio. Quaisquer fichas de oração que você coletou podem ser usadas para novas jogadas.
Você ganhará pontos de Glória pela vitória no Torneio, mas também poderá ganhar Glória completando os objetivos nas cartas de título; tanto aquelas que estão voltadas para cima e abertas a todos quanto aquelas que você adiciona à sua mão como objetivos individuais secretos.
Com
Glory: A Game of Knights, Dominik 'Lir' Mucha e Marcin 'Wis' Wisthal criaram um jogo envolvente de colocação de trabalhadores e rolagem de dados que mantém um equilíbrio satisfatório entre estratégia e sorte. A arte de Tymoteusz Chliszcz, Sandra Guja, Milek Jakubiec, Radoslaw Jaszczuk e Jarek Nocon dão ao jogo uma forte presença na mesa, e a qualidade de produção da Strategos Games é alta. Embora não haja nada de errado com as moedas de papelão no jogo base, você certamente deve considerar atualizar para as moedas de metal, pois elas estão entre as melhores que já vimos.
Se você quiser fazer uma noite temática,
Glory: A Game of Knights combina excepcionalmente bem com o filme
Coração de Cavaleiro (2001), de Brian Helgeland, estrelado por Heath Ledger e Rufus Sewell, embora os puristas dirão que esse filme se passa em torno de um século antes deste jogo. :-)
Review by Selwyn Ward
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.