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  4. Considerações sobre componentes e uso de papel e caneta

Considerações sobre componentes e uso de papel e caneta

Cryptid
  • edeodato
    1301 mensagens MD
    avatar
    edeodato06/04/22 18:11
    edeodato » 06/04/22 18:11

    Cryptid é um senhor jogo!


    A simplicidade do design alinhada com a sua engenhosidade fazem dele um dos melhores jogos de dedução/family e afins.


    Realmente as cores são péssimas e algumas poucas peças a mais não mataria a editora.

    2
  • emeraf
    50 mensagens MD
    avatar
    emeraf06/04/22 18:34
    emeraf » 06/04/22 18:34

    Mago do Caos::
    emeraf::Por aqui 23 partidas de Cryptid. Só faltou cubo uma vez em que um dos jogadores não entendeu direito o jogo e deu informações erradas. Nesse caso improvisamos assim: se tivesse que colocar um novo cubo, tirava de um outro lugar do tabuleiro. Jogamos assim até perceber que as informações do jogador não faziam sentido.
    Concordo que o ideal seria ter mais cubos e discos. Por outro lado, creio que acrescentar mais peças no tabuleiro não adicionaria novas informações sobre as pistas, e acabaria tendo informações redundantes. Daí penso fazer sentido tirar a peça de um lugar do tabuleiro para colocar em outro.


    Gostei da abordagem. Faz sentido.

    No entanto, nesta situação, entendo que o ideal seria obrigar o jogador a retirar uma peça de um local que realmente seja uma pista redundante.

    Boa! E quem está perguntando pode escolher qual peça será deslocada.

    1
  • Raio
    2000 mensagens MD
    avatar
    Raio06/04/22 19:03
    Raio » 06/04/22 19:03

    Mago do Caos::
       Raio::Grande personagem do Terra Mystica!

    Concordo que a escolha das cores foi infeliz, azul esverdeado e verde azulado é f##@ mesmo.

    Agora, sobre os componentes, não acho que sejam insuficientes, depois de ter jogado algumas partidas.

    Porém, ao invés de usar papel e caneta, não seria mais fácil ir num marceneiro ou artesão e pedir para fazerem uns cubinhos e tal? Ai já aproveitaria e pintaria o verde azulado ou azul esverdeado de outra cor.

    Eu faria isso.


    É uma ideia.
    Não havia pensado em marcenaria, mas pensei em buscar isso em sites como a Ludeka.

    A estreia do Cryptid aqui foi ontem, depois de um Terra Mystica que foi pesadíssimo, hehehe!

    Jogamos duas vezes.

    Na primeira partida foi tranquilo. O criptido foi descoberto com certa brevidade e, portanto, não faltaram componentes.

    Já na segunda, faltou pra todo mundo!

    Acho que a galera já estava meio atordoada do Terra Mystica (rs) e nessa partida as dicas deram uma confundida legal!

    Olha, reclamação sobre faltar componentes está presente em 9 de cada 10 análises sobre Cryptid, então me parece que é um problema real.
    O seu grupo que deve ser muito afiado no raciocínio lógico, rs.

    Rapaz, isso quase aconteceu aqui com uma jogadora. Porém, no debate que tivemos, concluímos que se uma pessoa esgotou muito antes suas pecinhas antes dos outros, foi falta de habilidade dela (da pessoa) em não conseguir descobrir o local antes.
    Teve uma partida muito cagada aqui que eu solucionei em 10 segundos. Mas assim, foi minha primeira jogada depois de dois jogadores, eu meti o louco e ganhei hehe. Mas sei que é atípico.
    Eu consideraria mandar fazer ou comprar marcadores. Acho que vale mais a pena do que ficar anotando num papel.

    1
  • Hikawa
    32 mensagens MD
    avatar
    Hikawa06/04/22 20:53
    Hikawa » 06/04/22 20:53

    Mago do Caos::
       Hikawa::
    Mago do Caos::
       Raio::Grande personagem do Terra Mystica!

    Concordo que a escolha das cores foi infeliz, azul esverdeado e verde azulado é f##@ mesmo.

    Agora, sobre os componentes, não acho que sejam insuficientes, depois de ter jogado algumas partidas.

    Porém, ao invés de usar papel e caneta, não seria mais fácil ir num marceneiro ou artesão e pedir para fazerem uns cubinhos e tal? Ai já aproveitaria e pintaria o verde azulado ou azul esverdeado de outra cor.

    Eu faria isso.


    É uma ideia.
    Não havia pensado em marcenaria, mas pensei em buscar isso em sites como a Ludeka.

    A estreia do Cryptid aqui foi ontem, depois de um Terra Mystica que foi pesadíssimo, hehehe!

    Jogamos duas vezes.

    Na primeira partida foi tranquilo. O criptido foi descoberto com certa brevidade e, portanto, não faltaram componentes.

    Já na segunda, faltou pra todo mundo!

    Acho que a galera já estava meio atordoada do Terra Mystica (rs) e nessa partida as dicas deram uma confundida legal!

    Olha, reclamação sobre faltar componentes está presente em 9 de cada 10 análises sobre Cryptid, então me parece que é um problema real.
    O seu grupo que deve ser muito afiado no raciocínio lógico, rs.

    Inclusive eu comprei na Ludeka, trocando os 50 tons de azul por azul marinho e verde florestal, comprei discos de 15mm e cubos 10mm. Aumentei a quantidade de cubos pra 25 e de discos pra 20.
    Aparentemente foi suficiente pra não faltar (os discos da Ludeka são ligeiramente mais finos)


    Legal!

    As outras cores que não foram substituídas (vermelho e roxo), as da Ludeka são bem parecidas com as originais?

    São parecidos mas eu comprei tudo a mais da Ludeka e guardei as originais, porque os discos são visualmente diferentes, embora pouco.

    1
  • Marllos Dias
    426 mensagens MD
    avatar
    Marllos Dias06/04/22 21:52
    Marllos Dias » 06/04/22 21:52

    Sobre a escolha de cores, eu concordo plenamente. Por que não fazer componentes da boa e velha cor de madeira mesmo, em vez desses tons de azul/verde idênticos?

    Sobre a quantidade de componentes, acho que isso costuma ser um problema relativamente comum nas primeiras partidas do jogo. Eu mesmo tive essa reclamação nos meus primeiros jogos, especialmente em três jogadores. Mas depois que a galera pega o jeito do jogo, isso não costuma ser uma questão. Geralmente a falta de componentes costuma acontecer pra um jogador se toda a mesa focar nele, aí realmente a resposta não sai fácil.

    Além disso, acho que além da questão do custo, levantada pelos colegas, que talvez seja pequeno pra nós, mas proibitivo pra empresa, tem a questão de que, caso a quantidade de componentes fosse mais "ilimitada", o jogo talvez fosse menos de dedução e mais de chute.

    1
  • Mago do Caos
    472 mensagens MD
    avatar
    Mago do Caos06/04/22 22:59
    Mago do Caos » 06/04/22 22:59

    Marllos Dias::
    Sobre a escolha de cores, eu concordo plenamente. Por que não fazer componentes da boa e velha cor de madeira mesmo, em vez desses tons de azul/verde idênticos?

    Sobre a quantidade de componentes, acho que isso costuma ser um problema relativamente comum nas primeiras partidas do jogo. Eu mesmo tive essa reclamação nos meus primeiros jogos, especialmente em três jogadores. Mas depois que a galera pega o jeito do jogo, isso não costuma ser uma questão. Geralmente a falta de componentes costuma acontecer pra um jogador se toda a mesa focar nele, aí realmente a resposta não sai fácil.

    Além disso, acho que além da questão do custo, levantada pelos colegas, que talvez seja pequeno pra nós, mas proibitivo pra empresa, tem a questão de que, caso a quantidade de componentes fosse mais "ilimitada", o jogo talvez fosse menos de dedução e mais de chute.



    Eu tendo a concordar. Suponho que isso vai acontecer com o mesmo grupo adquirindo mais experiência (não faltar componentes).
    Mas ainda assim, considero uma falha que aconteça em qualquer momento, mesmo que seja nas primeiras partidas. É frustrante, principalmente para novos jogadores. Nas primeiras partidas de qualquer jogo é importante que existam elementos que empolguem, que dêem motivos para o jogador decidir jogar mais vezes e se aprofundar. Não elementos que frustrem.

    Também entendo o que você falou sobre a quantidade de componentes interferir na pegada do jogo, entre ser um jogo de dedução ou se tornar um jogo de chute, mas eu não concordo.
    Em qualquer mesa de pessoas do hobby, o jogo vai se direcionar para a eficiência nas perguntas, independente da quantidade de componentes.
    E se por algum motivo ele aparecer em uma mesa de “não hobbistas”, vai funcionar também, mesmo que seja na base do chute. Vai divertir.

    Com essa quantidade de componentes, o jogo só vai funcionar em uma mesa na qual todos jogam bem.
    Pra mim isso não é nem um pouco razoável.

    0
  • Marllos Dias
    426 mensagens MD
    avatar
    Marllos Dias07/04/22 00:30
    Marllos Dias » 07/04/22 00:30

    Mago do Caos::
    Marllos Dias::
    Sobre a escolha de cores, eu concordo plenamente. Por que não fazer componentes da boa e velha cor de madeira mesmo, em vez desses tons de azul/verde idênticos?

    Sobre a quantidade de componentes, acho que isso costuma ser um problema relativamente comum nas primeiras partidas do jogo. Eu mesmo tive essa reclamação nos meus primeiros jogos, especialmente em três jogadores. Mas depois que a galera pega o jeito do jogo, isso não costuma ser uma questão. Geralmente a falta de componentes costuma acontecer pra um jogador se toda a mesa focar nele, aí realmente a resposta não sai fácil.

    Além disso, acho que além da questão do custo, levantada pelos colegas, que talvez seja pequeno pra nós, mas proibitivo pra empresa, tem a questão de que, caso a quantidade de componentes fosse mais "ilimitada", o jogo talvez fosse menos de dedução e mais de chute.



    Eu tendo a concordar. Suponho que isso vai acontecer com o mesmo grupo adquirindo mais experiência (não faltar componentes).
    Mas ainda assim, considero uma falha que aconteça em qualquer momento, mesmo que seja nas primeiras partidas. É frustrante, principalmente para novos jogadores. Nas primeiras partidas de qualquer jogo é importante que existam elementos que empolguem, que dêem motivos para o jogador decidir jogar mais vezes e se aprofundar. Não elementos que frustrem.

    Também entendo o que você falou sobre a quantidade de componentes interferir na pegada do jogo, entre ser um jogo de dedução ou se tornar um jogo de chute, mas eu não concordo.
    Em qualquer mesa de pessoas do hobby, o jogo vai se direcionar para a eficiência nas perguntas, independente da quantidade de componentes.
    E se por algum motivo ele aparecer em uma mesa de “não hobbistas”, vai funcionar também, mesmo que seja na base do chute. Vai divertir.

    Com essa quantidade de componentes, o jogo só vai funcionar em uma mesa na qual todos jogam bem.
    Pra mim isso não é nem um pouco razoável.

    Refletindo aqui sobre essa questão, acho que o problema de falta de componentes é muito mais evidente em partidas com 3 jogadores do que em 2/4 ou 5 jogadores, porque a quantidade de "nãos" em jogo é muito menor que nas outras ocasiões.

    O jogo tem 108 espaços possíveis aonde pode estar o criptídeo, independentemente da quantidade de jogadores. Em 3, só há 3 dicas disponíveis, obviamente, e 36 cubos ao todo, o que dá uma proporção de mais ou menos 33,3%, comparando cubos com possíveis espaços onde pode estar o bicho. Em 2/4 e 5, além de haver uma e duas dicas a mais, respectivamente, a quantidade de cubos de negação sobe pra 48 e 60, o que dá, em proporção, 44,4% e 55,6%.

    O que eu quero dizer com essa matemática maluca é que o jogo tem mais chance de dar esse problema de faltarem componentes em jogos de três jogadores do que em outras configurações, porque não há nenhuma adaptação que diminua a quantidade de espaços disponíveis. Então, o jogo fica mais aberto, e os jogadores têm que se virar com menos recursos em um espaço do mesmo tamanho, tal qual caçar, ou procurar, um animal em uma região do mesmo tamanho, mas com quantidades diferentes de pessoas. Não sei se foi o que você observou nas suas partidas aí, e estou curioso em saber se outros jogadores notaram isso, mas por aqui foi exatamente o que aconteceu, especialmente quando há algum novato jogando.

    Se a quantidade de cubos fosse, hipoteticamente, passada de 12 pra 20, o que é um número razoável, em partidas de três jogadores haveria 60 deles disponíveis, mesma quantidade que partidas com 5 jogadores atualmente, o que daria uma boa proporção entre espaços e marcadores. Mas em partidas em 4 e 5, haveriam, respectivamente, 80 e 100 cubos disponíveis aos jogadores, o que dá uma proporção cubos/espaços de 74,1% e 92,6%. Isso talvez deixasse os jogadores muito conservadores em relação a fazer uma Pesquisa no seu turno, especialmente em 5 jogadores. Afinal, seria questão de tempo até que só sobrassem 8 espaços disponíveis aonde o bicho poderia estar. Na minha conta, eu desconsiderei os marcadores de "sim", porque é raríssimo acontecer de eles acabarem, em qualquer número de jogadores que seja, mas em 2/4 e 5 jogadores, mantidos os 10 marcadores redondos pra cada jogador, mais os hipotéticos 20 marcadores de "não", a quantidade total disponível por partida (120 e 150) inclusive passaria, e muito, a quantidade de espaços disponíveis no tabuleiro.

    Talvez a questão seja mais balancear a partida com 3 jogadores do que mexer no total de componentes. Eu experimentaria dar mais alguns marcadores de cubo pra cada jogador, até que o total disponível chegasse pelo menos em 48, por exemplo, pra ver se isso influencia no problema. Dois jogadores pegariam quatro cubos das cores que ficaram fora da partida, por exemplo, e o terceiro jogador usaria quatro dos marcadores redondos de uma dessas cores como "não" também. Talvez isso ajude a diminuir a frequência desse problema, que não chega a estragar o jogo, mas eu concordo que é chato quando acontece.

    2
  • Mago do Caos
    472 mensagens MD
    avatar
    Mago do Caos07/04/22 08:04
    Mago do Caos » 07/04/22 08:04

    Marllos Dias::
    Mago do Caos::
    Marllos Dias::
    Sobre a escolha de cores, eu concordo plenamente. Por que não fazer componentes da boa e velha cor de madeira mesmo, em vez desses tons de azul/verde idênticos?

    Sobre a quantidade de componentes, acho que isso costuma ser um problema relativamente comum nas primeiras partidas do jogo. Eu mesmo tive essa reclamação nos meus primeiros jogos, especialmente em três jogadores. Mas depois que a galera pega o jeito do jogo, isso não costuma ser uma questão. Geralmente a falta de componentes costuma acontecer pra um jogador se toda a mesa focar nele, aí realmente a resposta não sai fácil.

    Além disso, acho que além da questão do custo, levantada pelos colegas, que talvez seja pequeno pra nós, mas proibitivo pra empresa, tem a questão de que, caso a quantidade de componentes fosse mais "ilimitada", o jogo talvez fosse menos de dedução e mais de chute.



    Eu tendo a concordar. Suponho que isso vai acontecer com o mesmo grupo adquirindo mais experiência (não faltar componentes).
    Mas ainda assim, considero uma falha que aconteça em qualquer momento, mesmo que seja nas primeiras partidas. É frustrante, principalmente para novos jogadores. Nas primeiras partidas de qualquer jogo é importante que existam elementos que empolguem, que dêem motivos para o jogador decidir jogar mais vezes e se aprofundar. Não elementos que frustrem.

    Também entendo o que você falou sobre a quantidade de componentes interferir na pegada do jogo, entre ser um jogo de dedução ou se tornar um jogo de chute, mas eu não concordo.
    Em qualquer mesa de pessoas do hobby, o jogo vai se direcionar para a eficiência nas perguntas, independente da quantidade de componentes.
    E se por algum motivo ele aparecer em uma mesa de “não hobbistas”, vai funcionar também, mesmo que seja na base do chute. Vai divertir.

    Com essa quantidade de componentes, o jogo só vai funcionar em uma mesa na qual todos jogam bem.
    Pra mim isso não é nem um pouco razoável.

    Refletindo aqui sobre essa questão, acho que o problema de falta de componentes é muito mais evidente em partidas com 3 jogadores do que em 2/4 ou 5 jogadores, porque a quantidade de "nãos" em jogo é muito menor que nas outras ocasiões.

    O jogo tem 108 espaços possíveis aonde pode estar o criptídeo, independentemente da quantidade de jogadores. Em 3, só há 3 dicas disponíveis, obviamente, e 36 cubos ao todo, o que dá uma proporção de mais ou menos 33,3%, comparando cubos com possíveis espaços onde pode estar o bicho. Em 2/4 e 5, além de haver uma e duas dicas a mais, respectivamente, a quantidade de cubos de negação sobe pra 48 e 60, o que dá, em proporção, 44,4% e 55,6%.

    O que eu quero dizer com essa matemática maluca é que o jogo tem mais chance de dar esse problema de faltarem componentes em jogos de três jogadores do que em outras configurações, porque não há nenhuma adaptação que diminua a quantidade de espaços disponíveis. Então, o jogo fica mais aberto, e os jogadores têm que se virar com menos recursos em um espaço do mesmo tamanho, tal qual caçar, ou procurar, um animal em uma região do mesmo tamanho, mas com quantidades diferentes de pessoas. Não sei se foi o que você observou nas suas partidas aí, e estou curioso em saber se outros jogadores notaram isso, mas por aqui foi exatamente o que aconteceu, especialmente quando há algum novato jogando.

    Se a quantidade de cubos fosse, hipoteticamente, passada de 12 pra 20, o que é um número razoável, em partidas de três jogadores haveria 60 deles disponíveis, mesma quantidade que partidas com 5 jogadores atualmente, o que daria uma boa proporção entre espaços e marcadores. Mas em partidas em 4 e 5, haveriam, respectivamente, 80 e 100 cubos disponíveis aos jogadores, o que dá uma proporção cubos/espaços de 74,1% e 92,6%. Isso talvez deixasse os jogadores muito conservadores em relação a fazer uma Pesquisa no seu turno, especialmente em 5 jogadores. Afinal, seria questão de tempo até que só sobrassem 8 espaços disponíveis aonde o bicho poderia estar. Na minha conta, eu desconsiderei os marcadores de "sim", porque é raríssimo acontecer de eles acabarem, em qualquer número de jogadores que seja, mas em 2/4 e 5 jogadores, mantidos os 10 marcadores redondos pra cada jogador, mais os hipotéticos 20 marcadores de "não", a quantidade total disponível por partida (120 e 150) inclusive passaria, e muito, a quantidade de espaços disponíveis no tabuleiro.

    Talvez a questão seja mais balancear a partida com 3 jogadores do que mexer no total de componentes. Eu experimentaria dar mais alguns marcadores de cubo pra cada jogador, até que o total disponível chegasse pelo menos em 48, por exemplo, pra ver se isso influencia no problema. Dois jogadores pegariam quatro cubos das cores que ficaram fora da partida, por exemplo, e o terceiro jogador usaria quatro dos marcadores redondos de uma dessas cores como "não" também. Talvez isso ajude a diminuir a frequência desse problema, que não chega a estragar o jogo, mas eu concordo que é chato quando acontece.


    Eu joguei duas partidas em 4 jogadores.
    Na primeira tudo correu bem, o criptido foi achado com brevidade.
    Na segunda, as pistas confundiram um pouco, a galera tava cansada e rolaram palpites com análises superficiais mesmo. Resultado: faltaram componentes pra TODOS!
    Meu ponto principal é: um jogo não pode ser feito pra ser jogado somente por pessoas que jogam bem.

    0
  • Djow_
    2041 mensagens MD
    avatar
    Djow_11/04/22 17:33
    Djow_ » 11/04/22 17:33

    Adoro o jogo, está no meio top 10 de 2021 e não vejo motivos pra ele sair por enquanto.

    Aqui já faltou componente em duas ocasiões em 4 players. Abrimos o Zip lock de outra cor e fomos tentando fazer algo sobre, mas foi bem errado, a até a vitória não soou correta. Considero que nas duas partidas faltou a turma chutar a resposta, pois acabaram os cubos e sobravam os discos.

    Não comprei mais na ludeka pq não tinha o tamanho exato.

    Eu pintei as peças azul esverdeado para azul. Tinta pva de artesanato. Resolveu bem.

    2
  • Mago do Caos
    472 mensagens MD
    avatar
    Mago do Caos11/04/22 17:42
    Mago do Caos » 11/04/22 17:42

    Djow_::Adoro o jogo, está no meio top 10 de 2021 e não vejo motivos pra ele sair por enquanto.

    Aqui já faltou componente em duas ocasiões em 4 players. Abrimos o Zip lock de outra cor e fomos tentando fazer algo sobre, mas foi bem errado, a até a vitória não soou correta. Considero que nas duas partidas faltou a turma chutar a resposta, pois acabaram os cubos e sobravam os discos.

    Não comprei mais na ludeka pq não tinha o tamanho exato.

    Eu pintei as peças azul esverdeado para azul. Tinta pva de artesanato. Resolveu bem.


    Boa, Djôu!

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