Fala, galera!
Cryptid foi pra mim uma grata surpresa.
Comprei no mesmo momento em que vi um vídeo de regras. Explodiu minha cabeça sem precisar jogar e já tive certeza que agradaria muito. E assim aconteceu quando foi pra mesa: sucesso total!
Eu sempre estive em busca de um filler que agradasse. Meu perfil e do meu grupo tende aos jogos médios pra pesados. Até hoje eu não havia encontrado nenhum jogo de curta duração que nos interessasse, para aquele momento de jogadinha rápida enquanto estamos aguardando algum jogador chegar ou pra fechar a jogatina depois de finalizar o jogo principal.
Os que conheci até hoje (jogando ou pesquisando a respeito), não despertou interesse. É melhor fazer alguma outra coisa, como apenas bater um papo, enquanto esperamos alguém ou pra finalizar o dia/noite de jogatinas.
Aí apareceu Cryptid!
Cerca de meia hora por partida (às vezes menos!)!
E partidas divertidíssimas e interessantíssimas!
Cryptid estará em todas as jogatinas por aqui durante um bom tempo. Vai pra mesa em algum momento do dia/noite de jogatinas com certeza!
Mas, infelizmente, nem tudo são flores.
O jogo vem com um erro, no meu julgamento, extremamente grave: a quantidade escassa de componentes, que muitas vezes vão faltar (e são componentes teoricamente ilimitados, isto é, a quantidade limitada não faz parte do design do jogo, como vemos em tantos outros).
Tudo bem, sei que se todos os jogadores não fizerem perguntas redundantes, os componentes serão sempre suficientes.
Mas NÃO! Isso NÃO É justificativa.
Trata-se, então, de um jogo que não pode ser jogado por jogadores ruins?
Quem tem certa dificuldade com raciocínio lógico não pode desfrutar do jogo?
É ridículo que o dimensionamento da quantidade de componentes leve em consideração que o jogo será jogado somente por ótimos jogadores, que sempre fazem perguntas ótimas!
Faltou muito bom senso.
Isso me leva ao título da postagem: uso de papel e caneta.
Particularmente, eu não recomendaria.
Jogar somente com a análise com base no que você vê no tabuleiro, sem nenhuma anotação, me parece muito mais divertido e desafiador.
No entanto, esse grave problema sobre falta de componentes me leva a julgar que se torna absolutamente obrigatório o uso de papel e caneta, a fim de garantir perguntas mais eficientes, evitando assim muitas redundâncias que resulte na falta de componentes.
E aí? O que vocês pensam a respeito?
Aliás, pra finalizar, faltou muito bom senso também na escolha das cores dos componentes.
Aquelas duas cores “azul esverdeado” e “verde azulado” são inacreditavelmente parecidas.
Difícil entender como essa escolha de cores pode acontecer, sendo que a diferenciação das cores no tabuleiro é muito importante na jogatina.
Ainda sobre os componentes, ainda tive a sorte de vir um kit da cor laranja a mais. Então, pelo menos pra quem estiver jogando com essa cor, componentes não vão faltar,
.
