Post original: https://www.boardseyeview.net/post/crime-zoom
Invadindo e entrando no espaço em expansão de pequenos quebra-cabeças de mistério e assassinato, a Lucky Duck e a parceira no crime Aurora produziram a série
Crime Zoom, da qual jogamos
Crime Zoom: Bird of Ill Omen e
Crime Zoom: His Last Card, ambos projetados por Stéphane Anquetil. Os jogos de partida única tornaram-se bastante populares no hobby dos jogos de tabuleiro desde a série
EXIT (Kosmos); pelo menos com o Crime Zoom, o jogo pode ser reiniciado e repassado, que é exatamente o que a Lucky Duck recomenda que você faça.
Mas o que você ganha com seu modesto investimento? Dentro da caixa há um livro de regras bastante grosso e um baralho de cerca de 60 cartas. O tempo estimado de jogo é de uma hora e, embora 1-4 jogadores seja o número sugerido como de costume com esse tipo de configuração cooperativa, quanto menos as cartas forem divididas, mais rica será a experiência; nós jogamos em dois e ambos estávamos constantemente envolvidos.
É importante que você entenda o que está acontecendo em um jogo de partida única e, sem revelar nada, as regras fazem um bom trabalho ao prepará-lo para o que você encontrará nas cartas. Ao contrário de jogos semelhantes jogados contra o relógio, o cronômetro aqui também é o sistema de pontuação: quanto mais cartas você usar, menos pontuará. Como tal, é importante antes de começar que os jogadores decidam se vão ou não buscar uma pontuação alta.
Quando estiver pronto para começar, uma grade de cartas é formada para mostrar uma cena de crime 2D: 3x3 para
Bird of Ill Omen; 5x3 para
His Last Card. Cada carta pode ser virada para uma investigação mais aprofundada e a história começa a se desenrolar. Uma pista levará a outra e várias pistas podem se sobrepor, e cabe a você decidir quando revelar a resposta para as perguntas: quem, o quê, onde, quando e por quê.
Dependendo de quão exaustivamente os jogadores investigam, em algum momento eles escolhem retornar ao livro de regras e ler as perguntas-chave, decidindo qual carta (ou cartas) é a resposta para cada uma. Além de pontos para respostas corretas, pontos de bônus podem ser ganhos por cartas não utilizadas.
Os jogos
Crime Zoom são uma maneira divertida de passar uma hora... ou menos ou mais, dependendo da competência, confiança e debate. A idade recomendada de 14+ é certa, pois os temas são maduros, mesmo além da premissa central de assassinato (estes não são casos gentis de Poirot). Passamos por quase todas as cartas em ambos os jogos, explorando cada pista, o que levou à nossa mesa parecer o mapa de assassinato de um detetive obcecado; não nos sentimos, pessoalmente, incentivados pelos pontos extras oferecidos para deixar pedras sobre pedra.
Sendo mais parecido com o outro jogo de detetive dedutivo da Lucky Duck,
Chronicles of Crime,
Crime Zoom parece bastante corajoso em comparação com o
Decktective: Nightmare in the Mirror apresentado de forma semelhante pela dV Giochi. Isso é em parte resultado da arte sombria e realista de Christopher Matt, Goliat Gashi, Julien Long, Leejun 35 e Ceciilart, pois enquanto ambos lidam com assassinatos mais sujos, a natureza caprichosa deste último é mais familiar. Veteranos de procedimentos policiais podem muito bem adivinhar as pistas com antecedência e se beneficiariam de jogar competitivamente. Então, por que não reservar uma hora e se preparar para uma misteriosa batida na porta do seu escritório que o levará por becos escuros de investigação?
Review by David Fox
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.