Post original: https://www.boardseyeview.net/post/excavation-earth-excavation-earth-second-wave
Desenvolvido por David Turczi, Wai Yee e Gordon Calleja, e com arte de Philipp Kruse,
Excavation Earth é um jogo de 1 a 4 jogadores com um tema único. Os jogadores jogam com uma das cinco raças alienígenas - ou sete com a expansão - que desembarcaram na Terra bem depois do fim da civilização humana, e estão desenterrando artefatos antigos como aqueles gatos mecânicos que abanam a pata para você ou como uma placa de carro, e vendem esses artefatos para colecionadores. O alienígena que ganhar mais dinheiro no final do jogo é o vencedor.
Cada raça alienígena tem seu próprio poder assimétrico e, como todos os bons jogos de tabuleiro, você vai se surpreender com o quão poderoso é o seu próprio poder, e então sentir uma pontada de inveja enquanto os outros jogadores na mesa orgulhosamente anunciam seus poderes igualmente de quebrar as regras. Grande começo para descrever o jogo, mas a pergunta que fica: é bom?
O tabuleiro e os componentes são o que todos esperamos de um Kickstarter: excelentes! Cada jogador tem três enormes meeples com arte impressa neles, com sua própria cor representando uma raça. Você tem tabuleiros de jogador de duas camadas e um bom estoque de cartas de alta qualidade, com cubos de madeira e meeples de compradores. A arte no tabuleiro é excelente e evoca o tema. Parabéns aos editores, Mighty Boards; não há nada aqui que possa realmente ser melhorado. Claro, não há minis de plástico, mas este é um jogo euro, certo? Bem...

No entanto, antes de entrarmos no jogo, vamos apenas mencionar a iconografia. Tem uma sensação real de 'alienígena', mas isso também a torna um pouco estranha para decifrar. Não é ruim de forma alguma, mas alguns dos símbolos são um pouco semelhantes e, uma vez que você coloque seus meeples no tabuleiro, pode obscurecer os símbolos que você precisa ver, pois é importante para as ações e para os artefatos. Isso não é de forma alguma um problema, mas é irritante.
Então, como você joga
Excavation Earth? Bem, primeiro você precisa preparar o jogo, e ele demora um pouco para ser montado e desmontado. Não só isso, mas há toda uma fase de preparação após as rodadas 1 e 2 que é quase tão demorada quanto a preparação inicial. Isso não é um problema, mas é algo a considerar.
As mãos são construídas através da seleção de cartas e, em seguida, os jogadores se revezam descartando uma carta para realizar uma ação até que fiquem sem cartas e passem ou decidam passar e descartar até duas cartas. O jogo dura três rodadas, reabastecendo os artefatos no tabuleiro e ganhando uma nova mão de oito cartas, e há uma breve fase de pontuação após as rodadas 1 e 2, marcando domínio em cada uma das três áreas de comando. No seu turno, você realiza duas ações que incluem:
movendo seus arqueólogos ao redor do tabuleiro para cavar locais, mercados ou um mercado negro
· coletar artefatos quando estiver em posição no local determinado
· enviar um comerciante para um dos mercados e semear esse mercado com potenciais compradores
· vender seus artefatos no máximo de um artefato por mercado
· comprar ou vender artefatos no mercado negro
· influenciar a ordem do turno e a cor dos artefatos que saem na próxima rodada
· pesquisar para ver quais novos artefatos podem aparecer e pegar um rapidamente antes que alguém possa obtê-lo, mas a um preço alto
· fazer uma ação de comando, que fará mais sentido depois...
Todas essas ações podem parecer um pouco confusas, mas há um ritmo natural no jogo: mover, coletar, colocar os comerciantes no lugar e vender. Infelizmente, o jogo pode cair em um processo bastante estereotipado por meio dessas ações e pode ter uma tendência repetida a se jogar. Cada ação também requer que você jogue uma carta. Cada carta pode ser usada para mover e você recebe três cartas de movimento na sua mão de oito cartas, em cada rodada. Você também pode usar qualquer carta para vender. No entanto, para a maioria das outras ações, você deve combinar a cor da carta com a cor do artefato ou do ícone do mercado. Existem cinco cores diferentes e seis ícones de mercado diferentes, o que significa que você pode ficar sem opção pelo sorteio de cartas, de modo que simplesmente não consiga obter a cor do artefato ou influenciar o mercado que precisa influenciar. Isso pode ser bastante punitivo se você não tiver sorte.

O jogo tem um mecanismo de mercado muito interessante e este é o coração deste euro econômico. Cada cor de artefato se torna mais ou menos preciosa para os compradores ao longo do jogo. Para começar, cada um dos seis mercados é aleatoriamente semeado com compradores em uma matriz de arco-íris das cinco cores de artefatos. Quanto mais compradores de uma cor houver nos mercados, mais valioso será esse artefato desta cor para o comprador. Assim, os jogadores estão usando o mercado para semear compradores da cor dos artefatos que desejam vender. Cada mercado pode ter apenas quatro compradores e, portanto, quando você adiciona novos compradores a um mercado, os que estão na frente da fila vão embora; eles provavelmente estão com fome ou algo assim e então voltam para o tabuleiro do mercado. OK, esse pode não ser o elemento mais temático do jogo, mas funciona.
Quando o jogador vender, ele pode vender até três artefatos de uma única cor e deve vendê-los para diferentes mercados e esses mercados devem ter um comprador na cor desse artefato e/ou um comprador branco e o jogador deve ter um comerciante naquele mercado. Ufa, entendeu? Bem, se sua cabeça está explodindo tentando fazer seu cérebro contornar essa equação, tente calcular o valor que você ganha por vender o artefato. Bem, certamente é o preço demonstrado no tile? Não, na verdade isso não é relevante. É baseado no valor relativo dessa cor no mercado para as outras cores com base no número de meeples do comprador no tabuleiro do mercado, mais 2 créditos para cada meeple do comprador correspondente à cor do artefato nos mercados em que você está vendendo artefatos, ou compradores brancos, mais um bônus se você vender para dois, ou melhor ainda, três mercados em um único turno!

Eu sei que parece super complicado, e isso nem é o fim da ação de venda, mas vamos fazer uma pausa por um momento, porque há algo muito importante nessa ação. Você tem que vender para os mercados que têm os compradores de cores corretas e quando você faz isso, você limpa todos esses compradores e os brancos também. Então, se você está seguindo outro jogador e esperando vender seus artefatos no mesmo mercado, você pode ficar sem opção totalmente. Este é um jogo potencialmente muito malvado e muito desagradável, onde o
timing é muito importante. Definitivamente não é um jogo para a festa de Natal dos Ursinhos Carinhosos.
Existem outras maneiras de marcar pontos e, à medida que você coleta os artefatos, se você coletar todos os artefatos da mesma cor ou se coletar os artefatos que compartilham o mesmo símbolo, você ganha pontos e compra cartas. Então, há um jogo de coleção de conjuntos de cores e símbolos no estilo Bingo acontecendo aqui ao mesmo tempo e essa coleção de conjuntos se encaixa perfeitamente com o tema do jogo.

Voltando rapidamente a ação de vender por um segundo: quando você vende, você move todos os compradores para a “nave-mãe”. Presumo que seja hora de deixar a Terra com seus novos bens valiosos e isso impede que o preço do bem que acabou de ser vendido caia imediatamente. No entanto, uma vez que outro jogador realiza a ação de venda, os meeples de compradores existentes na nave-mãe voltam para o mercado e aquele preço suculento que você estava prestes a obter por vender esses três artefatos vermelhos, sim, ninguém os quer mais. Além disso, por alguma razão temática desconhecida, os comerciantes se tornam algo chamado emissários e você move seus cubos dos mercados para os quais vendeu e os coloca em uma das três áreas de comando no tabuleiro da nave-mãe. Essas áreas de comando fornecem dinheiro para o jogador que tiver mais em cada local no final de cada rodada, aumentando à medida que as rodadas passam e ações de comando especiais se abrem na rodada 2 e 3 que permitem ao jogador manipular o tabuleiro, suas cartas e/ou os mercados, e você pode levar um cubo de volta ao seu estoque como uma ação e potencialmente executar uma ação de comando.
Na verdade, este não é um jogo extremamente complexo e o livro de regras faz um bom trabalho ao transmitir as regras em um período relativamente curto, fornecendo alguns bons exemplos para permitir sua compreensão. A única outra preocupação que vou levantar aqui porque é um ódio de estimação, se você vai ter cores de artefatos e cores de jogadores, não use a mesma cor duas vezes! Torna-se confuso. Infelizmente, há um artefato amarelo e uma cor de jogador amarela. Claro que eles são tons ligeiramente diferentes de amarelo, mas... sério?????? Certamente cinza poderia ter sido usado em vez de 2 tons de amarelo!! Ah, não, espere, há uma cor de jogador cinza, que tal verde ou azul? Não, eles são usados na expansão. OK, então talvez o
Excavation Earth tenha ficado sem cores em potencial, mas existem opções melhores do que tons de amarelo.

Em última análise, este jogo parece um quebra-cabeça. É como um daqueles quebra-cabeças quadrados deslizantes. Você tem que cuidadosamente, na ordem certa, deslizar cada quadrado em seu lugar correto e não pode fazê-lo fora de ordem, caso contrário não funcionará. Infelizmente para você, pode haver outra pessoa na mesa que está tentando fazer um quebra-cabeça diferente usando o lado oposto e continua movendo seus quadrados para fora da posição exatamente quando você acha que está perfeitamente posicionado. Quando você combina isso com o fato de que você pode simplesmente não conseguir a carta que você precisa para maximizar seu turno, o jogo provavelmente deveria vir com um aviso de pressão arterial. Isso não é para rebaixar o jogo, é apenas um aviso de que você pode ter seus planos completamente prejudicados por uma compra de cartas ruim ou porque alguém na mesa o venceu naquela venda de artefatos roxos.
Se você gosta de seus jogos econômicos com uma pitada de caos e uma capacidade de realmente atrapalhar seus oponentes, então
Excavation Earth é certamente o jogo que você está procurando, mas ressalto sua complexidade!
Você pensou que esta análise estava no fim, certo? Errado! Há uma expansão
Excavation Earth: Second Wave que tem vários módulos que podem ser adicionados à diversão implacável do jogo base. O primeiro deles é um cartão de cor selvagem
Yippee!: uma maneira de mitigar o desvio aleatório da compra de cartas, que você pode jogar e recuperar usando uma Ação de Comando. Boa adição, e eu sugiro sempre jogar com essa expansão. É uma pena que a carta também não funcione como um curinga para os vários símbolos.
O próximo módulo é um par de raças alienígenas extras para jogar, o que vai apimentar um pouco o jogo para jogadores regulares, e ambos também têm esses adoráveis poderes assimétricos de quebra das regras. Bommmm!
O terceiro módulo é 'conquistas'... É provavelmente neste ponto que eu estaria pedindo uma toalha fria sobre o rosto enquanto tento explicar as regras adicionais e a complexidade que este módulo traz. No entanto, essas conquistas fornecem uma maneira de mitigar pelo menos algumas das tendências cruéis no jogo, dando a esses jogadores algo mais para trabalhar e mais opções provavelmente significarão menos jogadores constantemente pisando nos dedos uns dos outros, o que acredito ser a direção certa a tomar para uma expansão.
O quarto e último módulo adiciona mais um pequeno tabuleiro / tile com algo que lembra a barcaça de Jabba the Hutt em Star Wars: Return of the Jedi, e muito parecido com o filme, a barcaça em
Excavation Earth: Second Wave está cheia de parasitas que querem assistir a uma escavação arqueológica?! OK, definitivamente está esticando o tema, mas novamente fornece outra maneira de obter maiorias no final do jogo e reduz o esforço estereotipado através da ordem das ações.
KS com Second Wave
Então a expansão é necessária? Absolutamente, mesmo que apenas para os curingas. Isso torna o jogo base melhor? Sim, a menos que você ame o caos e a probabilidade de que todos os seus melhores planos possam ser destruídos em um único turno. Você deve jogar com tudo adicionado? Bem, o jogo base não é muito complexo em termos de regras, mas existe aquela complexidade sobreposta que um jogo ganha quando tem tantas ações e tentar decidir o que fazer pode ser paralisante. No entanto, talvez seja aí que as ações estereotipadas de
Excavation Earth realmente ajudem você a começar.
Ah, e eu mencionei que o
Excavation Earth tem um modo solo bastante sólido? Isso não deve surpreender, pois o jogo é co-projetado por David Turczi. O modo solo é desafiador, embora haja muita manutenção a cada turno para a IA. No entanto, a natureza de quebra-cabeça deste jogo e o fato de que você pode aceitar mais um jogo cruel quando está em um cenário de 1 contra 1, contra uma IA sem rosto, significa que, para alguns, isso pode ser formidável.
Review by Jason Keeping
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.