Post original: https://boardgamegeek.com/thread/2669047/banter-reviews-chronicles-crime-1900-good-game-not
Instagram: https://www.instagram.com/Boardgamebanter/
Explore Paris como um jovem jornalista nos anos 1900, ansioso para resolver os mais recentes crimes e escândalos.
Chronicles of Crime: 1900 é um jogo cooperativo baseado em histórias que usa QR Code para mostrar cenas de crimes virtuais e conversar com muitos personagens únicos.
Jogabilidade: 7.5/10
Se você já jogou outros jogos de
Chronicles of Crime, pode estar familiarizado com o layout do jogo. Se você é novo na série, este é um produto tão bom quanto qualquer outro -
Chronicles of Crime: 1900 é um jogo onde você descobrirá crimes como jornalista, encontrará evidências e quebra-cabeças, visitará um grande número de locais e conversará e entrevistará personagens para obter pistas, tudo digitalizando QR Codes. Trabalhe sozinho ou em equipe para procurar e juntar as pistas, e finalmente levar os criminosos à justiça (cobrindo a história nos jornais para que toda Paris leia).
QR Codes em jogos de tabuleiro:
Como mencionado anteriormente, este jogo usa QR Codes para observar cenas de crimes virtuais, visitar locais, conversar com pessoas e até resolver quebra-cabeças. Seu smartphone ou tablet funcionará perfeitamente e você pode até comprar óculos especiais para ver as cenas em realidade virtual.
As cenas de crime são exibidas em sua tela com 360 recursos para se movimentar e pesquisar uma sala.
Para interagir com os personagens, leia seu QR Code abre as opções de diálogo na tela. Além disso, ao ler o personagem e depois ler outro QR Code, você pode perguntar sobre esse objeto, pessoa ou local. Em suma, o jogo faz grande uso da tecnologia e a variabilidade e o número de opções são impressionantes.
Não podemos entrar em detalhes sobre os cenários, mas há 4 no jogo e cada um apresenta uma história e um mistério diferentes para resolver. Cada caso leva cerca de uma hora e sempre parece que há várias abordagens diferentes que os jogadores podem adotar ao tentar resolve-lo.
Depois de terminar cada cenário, você será avaliado por quão bem você se saiu, respondendo a perguntas para resolver o caso. Além disso, o tempo é essencial e quanto menos tempo você levar para descobrir o mistério, maior será sua pontuação também - o que significa que quanto menos varreduras de QR Code você fizer, melhor.
Componentes: 9/10
A maioria dos componentes são apenas cartas, mas elas são de alta qualidade. Na verdade, existem várias cartas diferentes que ajudam a manter o jogo único entre os diferentes cenários e oferecem aos jogadores várias opções para explorar durante cada partida.
O jogo faz um ótimo trabalho com o tema. Cada local, personagem e item tem uma história e dá vida ao mundo com uma escrita maravilhosa. Nada do jogo é narrado, então há uma tonelada de leitura para fazer.
O livro de regras é bem fácil de seguir, mas o que é realmente ótimo é o tutorial que acompanha o jogo. O primeiro cenário mostra como interagir com os personagens e o que você pode ou não ser capaz de fazer ao longo das partidas. É um ótimo processo instrucional.
Há um insert maravilhoso para cartas com tampa. Isso possibilita o armazenamento vertical e horizontal sem que todas as cartas fiquem desorganizadas e misturadas.
Nunca tivemos problemas para ler os QR Codes ou selecionar opções de diálogo ao usar o aplicativo. O jogo funciona muito bem e tudo foi fácil de usar.
Geral: 8/10
Este foi o meu primeiro jogo Chronicles of Crime, e foi uma experiência diferente de um jogo de tabuleiro típico. Eu tentei jogar sozinho, mas fiquei muito preso para continuar. Charlotte, que representa um dos principais personagens do escritório de polícia, dá dicas para ajudar a resolver quebra-cabeças, o que é ótimo se você ficar preso como eu.
Ainda assim, cabe a você encontrar todas as evidências e conversar com as pessoas certas sobre a coisa certa. Definitivamente, é um jogo para jogar com mais pessoas, mas não muitas, pois você precisará passar várias vezes o seu aparelho para que cada pessoa veja e pesquise a cena do crime. Descobrimos que joga muito bem em duas pessoas.
Eu amo as surpresas que este jogo tem para oferecer. Por exemplo, as pessoas podem não ficar em um local por muito tempo. Se você esperar muito, elas podem ir embora! O jogo está mudando constantemente de várias maneiras e definitivamente ajuda a torná-lo vivo e envolvente.
Eu também adoro que o jogo acompanhe e se mova em tempo real. O tempo passa conforme você faz certas tarefas e isso pode mudar drasticamente a partida. Em última análise, você quer resolver o crime no menor tempo possível.
Eu também adoraria experimentar um tema diferente de Chronicles; o jogo futurista teria ótimas histórias. Eu também fiquei curioso para saber como eles diferem dos jogos tipo sala de fuga.
Eu não consideraria este um jogo de tabuleiro tradicional, pois todas as interações são feitas através do seu aparelho, mas ainda assim é uma experiência divertida. As pessoas que estão de acordo com o uso intenso da tecnologia para a noite do jogo devem definitivamente tentar - estamos muito familiarizados com o uso de aplicativos em jogos como
Mansions of Madness (2ª Edição) ou
One Night Ultimate Werewolf. No entanto, cada um desses jogos ainda parece jogos de tabuleiro reais com integração de aplicativos.
Chronicles of Crime parece um aplicativo que usa componentes de jogos de tabuleiro para ajudá-lo.
Para nós, foi uma boa mudança de ritmo e mesmo assim foi muito divertido. Mas posso ver como as pessoas podem ficar desapontadas com a dependência da tecnologia quando um jogo de tabuleiro tradicional é muito mais analógico e geralmente ajuda os jogadores a se desconectarem de seus dispositivos.
A última coisa que apontarei é sobre sua repetição. Embora o jogo tenha muitos itens, objetos e pessoas diferentes para explorar, o cenário sempre será o mesmo. Você pode realizar a investigação de forma diferente, mas não haverá muitas mudanças importantes ao repetir o cenário. Não gostaríamos de repetir um cenário, mas achamos que este é o jogo perfeito para jogar e depois passar para outra família ou amigos - é bem acessível até mesmo para aqueles que normalmente não jogam.
No geral,
Chronicles of Crime é um ótimo jogo com um ótimo tema e atmosfera. Não é uma experiência analógica típica e é mais orientada por aplicativos do que tátil, mas é boa o suficiente para se destacar por conta própria na indústria do entretenimento.
https://www.flowcode.com/page/boardgamebanter
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.