No mundo guerreiro de Aterra, uma vez por ano, no festival do Solstício, os diplomatas e cavaleiros dos reinos se reúnem para uma breve pausa nas batalhas e participam de um jogo sagrado. Cada cavaleiro tem três dias para impressionar os diplomatas capturando e exibindo as feras mais impressionantes...
Beasts and Diplomacy é um jogo de seleção de cartas e coleção de cenários com uma pitada de alocação de trabalhadores e uma boa dose de interação entre os jogadores. O design e as ilustrações são de Mike Kribel e a publicação é da Dragon Dawn Productions. O jogo se desenrola ao longo de três "dias" (rodadas), cada um dividido em diferentes fases do dia, do amanhecer ao fim do dia.
Ao amanhecer, cada jogador recebe duas cartas de missão; em ordem de turno, escolhem uma para ficar e descartam a outra virada para cima no tabuleiro. Os jogadores subsequentes podem, se desejarem, escolher a carta descartada. Isso continua até que todos os jogadores passem a vez e fiquem com apenas uma carta. Nos Dias 2 e 3, você tem a opção de trocar a carta que ficou com a carta anterior. É um processo divertido e pode realmente moldar sua maneira de jogar o resto do jogo e descobrir o que seus oponentes podem estar tramando.

A hora da manhã é a verdadeira essência do jogo. Os jogadores se revezam colocando um de seus trabalhadores em um dos quatro grupos de cartas diferentes. Cada área possui vários grupos que oferecem um bônus de "favor do rei" que vale pontos no final do jogo, mas mesmo que todos sejam ocupados, ainda pode realizar a ação naquele local: neste jogo, os jogadores nunca são completamente bloqueados de nenhum local. Ocupar um grupo permite que reivindique uma carta daquele grupo, seja uma besta, um diplomata, um comerciante ou um funcionário. Quando todos os seus trabalhadores se forem, pode continuar realizando ações, esgotando um trabalhador e movendo-o para outro grupo. No entanto, isso custará cartas descartadas ou dinheiro, ambos escassos.
Existem cerca de 350 cartas únicas, cada uma oferecendo algo diferente, e na maioria dos jogos provavelmente só conseguirá seis por rodada. Cada uma pode realmente apimentar o jogo. Então, o que anda colecionando? As feras, cada uma delas única, têm uma riqueza de informações impressas em torno da arte fantasticamente colorida: seu custo, habitat, espécie, dieta, cor, elemento associado e atividade, tudo representado por ícones, a maioria dos quais são autoexplicativos. Os diplomatas estão todos procurando certos atributos das feras em exibição, então cada diplomata terá um ou dois ícones que precisam ser combinados com as feras para marcar pontos e também receber dinheiro quando as feras forem exibidas pela primeira vez. Você também receberá dinheiro quando seus diplomatas combinarem as feras dos oponentes em exibição. Os comerciantes permitem que venda feras indesejadas por valores variados, dependendo de quantos ícones combinar na carta do comerciante. Os comerciantes também lhe dão pontos para cada troca bem-sucedida. As cartas de funcionários permitem que manipule suas feras, mudando sua cor, por exemplo, ou reduzindo seu custo de manutenção.

Ao meio-dia, quaisquer novos diplomatas que tenha adquirido é jogado à sua frente e, à tarde, na ordem dos turnos, montará seu tabuleiro com suas cartas. Feras são adicionadas aos habitats, que devem ser adquiridos no tabuleiro mediante o pagamento de uma taxa, e os diplomatas recebem recompensas se as novas feras exibidas corresponderem aos seus ícones. Os funcionários podem ser designados para habitats ou feras, ou podem ter habilidades especiais únicas depois de jogadas suas cartas, a noite começa... Os jogadores devem pagar quaisquer custos de manutenção - geralmente, quanto maior a fera, maior a manutenção - e se não puder pagar, terá que vender algumas de suas feras, e isso pode ser doloroso! O tabuleiro é então atualizado com todas as novas cartas e o dia seguinte começa com uma nova ordem de turno, o jogador mais pobre sendo o novo primeiro jogador, a menos que seja o final do Dia 3 e a pontuação final ocorra. Os pontos podem ser ganhos de várias maneiras: cartas de missão, diplomatas correspondentes, as próprias feras, favores do rei, trocas e funcionários. Os pontos de bônus de fim de jogo por satisfazer todos os seus diplomatas podem ajudar a balançar a partida, mas vá em frente com diplomatas e corre o risco de receber pontos de penalidade punitivos se terminar o jogo sem que algum de seus requisitos seja atendido.
Achamos o jogo extremamente agradável para todos os níveis de jogadores, mas provavelmente mais emocionante com quatro ou cinco. Há também um conjunto de regras familiares ligeiramente simplificadas, recomendado para que as crianças possam jogar. A variante solo funciona bem, mas obviamente deixa de fora o elemento-chave da interação entre os jogadores. Ver a única carta disponível necessária para satisfazer um diplomata ser retirada antes da sua vez é irritante; saber que a retiraram de propósito é ainda mais irritante! Mas essa é a graça do jogo. Muitas vezes pode parecer que seus planos foram frustrados, mas às vezes uma carta pessoal permitirá que execute um truque bacana para ainda poder satisfazer as demandas do seu diplomata. A ordem dos turnos é vital, especialmente se estiver atrás de uma carta com especializações mais raras, mas começar tem um custo: a ordem dos turnos é
inversa à ordem da riqueza, então o problema agora é que você pode conseguir aquela fera que precisa, mas será que conseguirá arcar com a manutenção? As escolhas no início podem parecer avassaladoras, especialmente na sua primeira partida, quando se depara com um tabuleiro completo de 30 cartas e dezenas de ícones diferentes, mas aprende rapidamente o que está procurando.
Gostamos muito do tema, e as cartas coloridas e vibrantes, todas com arte única, ficam fantásticas na mesa. Os auxílios aos jogadores também são muito bem pensados e até listam as chances percentuais de determinados ícones aparecerem.
A Dragon Dawn Productions lançará Beasts and Diplomacy no Kickstarter em 29 de julho. Clique aqui para conferir . Este é um Kickstarter que certamente estou ansioso para apoiar quando for lançado.
(Resenha de Greg White)
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Marcelo Gama
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.