Post original: https://boardgamegeek.com/thread/2477764/clue-steroids-board-or-bust-review
O Sr. Walton suspeita que alguém está tentando matá-lo, e depois de convidar todos os seus "amigos" e família mais próximos, as suas suspeitas são confirmadas quando ele é assassinado! Tal como o seu pai sempre o avisou, "As pessoas que te desejam morto se tornam convidados estranhos". Como detetive, o seu trabalho é resolver o caso. Quem o matou? Qual o motivo? Como é que conseguiram matá-lo numa casa cheia de gente? Havia um cúmplice? Cabe-lhe a si interrogar os suspeitos, interrogar as pessoas da casa, procurar pistas, e ler o relatório da polícia para que este caso possa finalmente ser encerrado. Boa sorte e seja cauteloso. Quem quer que tenha assassinado Woodruff Walton ainda está na casa!
Para preparar o jogo, é preciso primeiro decidir qual o caso vocês jogarão. O livro de regras tem 30 casos que você pode utilizar ou pode baixar o aplicativo
Awkward Guests, desta forma nunca ficará sem casos para resolver. Cada caso tem um nível de dificuldade que vai desde o Principiante até ao Crime Perfeito. Depois de escolher o caso, receberá uma lista de 70 números (1-243). Os números correspondem a uma carta específica no jogo e irão compor o baralho que irá utilizar para resolver este caso. Uma vez embaralhadas todas as cartas, dê 6 cartas e consiga resolver o homicídio!
Como se joga
Awkward Guests é jogado durante várias rodadas. No turno, cada jogador irá escrever as informações das cartas que tem em suas mãos, depois irá pedir novas informações. Depois de todos terem tido a oportunidade de pedir novas informações, cada jogador pega sua ficha de jogador e decide secretamente jogá-la virada para cima ou para baixo. Virado para cima significa que está pronto para tentar resolver o caso, para baixo significa que não tem a certeza da solução e quer continuar questionando. Depois de verificar a solução, se ninguém tiver sucesso, então descarte as cartas e o jogo continua para o turno seguinte.
Cada carta tem uma referência no canto superior direito (suspeitos específicos ou quartos da casa) e um valor no canto superior esquerdo. Por exemplo: 2 suspeitos, um suspeito e um quarto, ou 2 quartos. Depois, em ordem anti-horária, um jogador vê as cartas que têm e que fazem referência ao que foi pedido. Se tiver referência, podem oferecer-lhe algumas, nenhuma, ou todas sob a forma de valores de pontos. Assim, se outro jogador tiver cartas com os valores 2 ou 3 em relação ao que está a pedir, eles têm de decidir quanto devem dar. Quanto mais se dá, mais informação se ganha porque o jogador que pede informação tem de retribuir o mesmo valor ou mais informação de volta. Para continuar o exemplo acima, Sally está disposta a dar 5 pontos de informação, se Joe aceitar, dará pelo menos 5 pontos de volta, e se der duas cartas de 3 pontos somando 6, não existe troco. Se Sally oferecer todos os 8 pontos de valor e Joe não tem/quer dar 8 pontos de volta, ele apenas recusa a oferta. É uma situação muito difícil de escolher porque todos querem mais informação, mas não querem dar todas as suas boas pistas.

Depois de todos os jogadores terem tido a oportunidade de pedir informações, a fase de solução começa. Cada jogador decide simultaneamente se quer ou não adivinhar a solução. Se utilizar um caso do livro de regras e estiver errado, o jogo termina para você. Se utilizar o aplicativo em vez de ver qual é a solução, este apenas lhe dá um estado aprovado ou falha e pode continuar a jogar. Para evitar que os jogadores façam adivinhações em todos os turnos, se falhar a sua adivinhação, terá de pular a fase de solução durante uma rodada.
Com todos os suspeitos, motivos e locais combinados, existem mais de 3.600 soluções para cada caso. A editora (Megacorpin Games) utiliza o seu "Brilliant Deck System" para criar grande variação. Ainda que existam soluções finitas, as cartas que utiliza em cada jogo irão afetar a forma como chega a essa conclusão.
Componentes: na caixa existem 243 cartas, 1 bloco de notas de folhas de localização, 8 cartas de jogadores, 12 fichas de oferta, e 6 cartas de perfil suspeito. As cartas têm uma boa espessura e, até agora, têm sido muito embaralhadas. Em cada caso, apenas se utilizam 70 das 243 cartas, nem todas as cartas serão embaralhadas em todos os jogos, o que levará a uma maior durabilidade. As fichas de jogadores são de bom tamanho e têm dicas para ajudar a resolver o caso. A apreciação da arte é dividida, creio eu. Não é o meu estilo artístico favorito, pois todos são um pouco grotescos e têm características exageradas. A paleta de cores lembra filmes de detetives antigos.
Considerações
Nunca tive um mau momento a jogar este jogo. Foi um dos meus jogos mais jogados no ano passado e não jogamos ainda este ano. Embora a maioria dos jogos tenha sido com 2-4 jogadores, eu joguei alguns jogos a 6 e ainda desfrutei bastante. Para mim, resolver o caso nunca será enjoativo. Gosto de me sentir como um gênio cada vez que tenho um momento
AHA! No entanto,
Awkward Guests não é perfeito. Como mencionei anteriormente, o estilo artístico não tem sido um grande êxito para mim ou para outros com quem tenho jogado. Também a montagem e desmontagem deste jogo cansa rapidamente. Tem 5 compartimentos de cartas em incrementos de 50 (1-50,51-100, ...) e antes de cada partida tem de procurar em cada ficheiro as cartas específicas de que o seu caso necessita. Também acrescenta tempo para a desmontagem, se quiser voltar a separar as cartas depois de jogar. Na minha opinião, o tempo extra de preparação vale bem o esforço e, ao desmontar, discutimos frequentemente quais os erros que nos afastaram do rastro do assassino. O meu último ponto é o quanto este jogo me pede para suspender a minha descrença. Se a polícia está na casa para ser interrogada, porque não estão resolvendo o caso? Porque é que a minha lista de armas é tão grande? Obviamente, uma corda e uma faca deixariam feridas muito diferentes. Sempre que me sento para jogar este jogo, simplesmente ignoro essas perguntas e concentro-me nas verdadeiras questões mais difíceis: Quem, o quê, e porquê?
Nota 5 de 5.
Por Jeremy Crawford (jcrawford92)
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.