gambiarrabg::Fala galera, beleza? No quadragésimo terceiro episódio do Turno de Comentários, programa do podcast Gambiarra Board Games, Gustavo Lopes recebe Fabricio Ferreira (AfterMatch) e Jack Explicador (MeepleTV) para refletir sobre coisas que a gente gostaria de saber antes de entrar no hobby, seja o hobby como jogador, colecionador e até como criador de conteúdo. Em um episódio sincero e sem pauta, conversamos sobre diversos pontos que achamos relevantes que nós no passado gostaríamos de saber sem ter aprendido com as experiências que tivemos que passar para chegar nos dias de hoje.

Duração:01:26:57
Ouça o episódio aqui no Ludopedia ou:
Veja fotos dos jogos que jogamos no Instagram: https://www.instagram.com/gambiarraboardgames
Segue a gente por lá para ver mais fotos, unboxings, várias paradas maneiras...
E não esquece de dar aquela voadora no like aqui, seguir a gente pra fortalecer a produção e um forte abraço!
Sensacional pod do seu Gambiarra!!!!! Jack e Fabricio estão entre as vozes mais experientes, inteligentes e francas do hobby.
Mas, acho que os interlocutores, se por um lado foram críticos com relação a várias condutas no hobby, não deram o devido destaque à questão do vício.... vício de jogar, vício de comprar, vício de gerar conteúdo, vício de ver conteúdo. Não é ouvindo o Fabrício e o Jack dizendo que isso ou aquilo está errado, etc. que vai convencer o ouvinte (viciado) a repensar a sua conduta, a ter no máximo 50 jogos, etc. Vício é irracional, é químico, é dispendioso em termos de tempo e dinheiro, é coisa séria. O hobby gera muitos viciados (e parece que são eles que sustentam as editoras e lojas) e eu não vejo quase ninguém assumindo essa condição. Taí uma sugestão de tema. Abraço.