Post original: https://boardgameswithcouple.com/2021/07/21/archravels/
Instagram: https://www.instagram.com/boardgameswithcouple/
Como muitas outras pessoas, temos muito mais hobbies fora dos jogos de tabuleiro. Eu mesmo sou muito criativa e também gosto de pintar ou criar coisas no meu tempo livre. Infelizmente eu (ainda) não aprendi a arte do tricô para fazer meus próprios acessórios, roupas ou até bichinhos de pelúcia. Mas, como eu sou uma criadora de muitas coisas, este jogo me deixou animada no momento em que o vi. Quantas coisas podemos criar em um jogo?
A preparação deste jogo é rápida e fácil, pois
ArchRavels tem um bom insert que você usar para jogar. Escolha um tabuleiro de jogador (ou escolha-o aleatoriamente) e pegue uma tigela de lã e um marcador de ação que se encaixem no seu jogador. Pegue uma lã de cada cor para colocar em sua tigela e aleatoriamente pegue um tile de padrão de urso, tile de luva e tile de lenço para colocar no tabuleiro do jogador. Em seguida, coloque o insert com as lãs e os itens ao alcance de todos os jogadores e monte o tabuleiro do jogo. Embaralhe as cartas de lã e de evento juntas, depois encontre cada pedido especial favorito de cada jogador e embaralhe-o junto com um pedido aleatório na metade superior do baralho de lã. Revele seis cartas de lã do baralho para começar, e se houver algum pedido ou evento, embaralhe-as de volta e compre até ter seis cartas de lãs. Por último, pegue a quantidade de cartas de projeto de acordo com a quantidade de jogadores, embaralhe-as e revele as três cartas do topo. Esses serão projetos que você pode entregar para receber pontos.

Na sua vez, você passa por três etapas, começando com as ações do jogador. Cada tabuleiro de jogador mostra quais ações você pode realizar. Para escolher sua ação, pegue seu peão de ação e mova-o para a ação que deseja realizar. Você tem que mover seu peão a cada turno e não pode ficar na mesma ação. Você pode optar por fazer compras, o que permite pegar uma quantidade de cartas do bazar de lãs. O tabuleiro do jogador dirá quantos itens ou cartas você pode pegar ou fabricar. Alguns personagens podem ser capazes de criar mais itens em um turno, enquanto outros podem pegar mais lãs, por exemplo. Escolha sabiamente durante a preparação. Descarte os cartões para colocar a lã em sua tigela. Se você tiver lã suficiente, pode optar por criar itens. Simplesmente coloque a lã de sua tigela de volta no suprimento e pegue os itens que deseja fabricar. Você também pode optar por trocar a lã de uma cor pela mesma quantidade de uma cor diferente. Por último, cada personagem tem uma ação única a realizar. Por exemplo, esta habilidade especial poderia ser pegar alguns cartões de lã e ainda ser capaz de criar um item. Cada ícone de ação também é explicado nas cartas de referência de cada jogador.

Na etapa dois, você reabastece o bazar de lãs com cartas do baralho. Todas as cartas que você escolheu durante uma ação de loja, agora são recarregadas. Se você comprar quaisquer eventos, resolva-os imediatamente antes de descartá-los. Se você sacar pedidos especiais, não poderá descartá-los. Em vez de descartar, escolha se deseja mantê-los ou dá-los a outro jogador. Se os pedidos especiais não forem concluídos antes do final do jogo, você receberá pontos negativos. Cada pedido especial mostra quais lãs são necessárias para completá-los e quantos pontos você receberá. Todos os jogadores também têm um pedido especial favorito que gostariam de fazer. Se você completar sua solicitação especial, receberá cinco pontos extras no final do jogo.

Na última etapa, você pode terminar projetos, aprender padrões ou itens de sapo. Você pode fazer todas essas ações tantas vezes quanto possível, se quiser. Para finalizar um projeto, basta entregar os itens que você guardou que correspondem ao projeto. Coloque o projeto concluído próximo ao tabuleiro do jogador e revele um novo projeto. No final do jogo, o projeto concluído trará pontos para você. Aprender um padrão pode facilitar a confecção de itens. No início do jogo, você recebeu três peças com um padrão de urso, padrão de luva e padrão de lenço. Para fabricar esses itens, você precisará das cores exatas e da quantidade de fio indicada naquele tile. Se você aprender o padrão, poderá virar o tile para o outro lado. Isso não apenas fornece pontos no final do jogo, mas também permite que você use mais cores ao criar o item, tornando-o mais fácil de fabricar. Para aprender um padrão, simplesmente descarte um item artesanal que você deseja aprender de volta para o estoque. Por último, você pode fazer um item de sapo. Para os sapos, entregue os itens e retire a lã que você usou para fazê-los. Isso pode ser útil se você decidir assumir outro projeto ou se precisar de mais fios para um pedido especial.
O jogo termina quando houver menos de três projetos disponíveis. Quando isso acontece, cada jogador, exceto o jogador ativo, ainda pode usar sua lã para criar um item ou pedido especial. Eles podem não aprender padrões ou terminar projetos neste último turno. Quando todos os turnos terminarem, conte sua pontuação total somando as pontuações de projetos concluídos, solicitações especiais concluídas, padrões aprendidos e itens restantes. Se você tiver sobra de lã, receberá um ponto negativo para cada sobra. Os pedidos especiais que não forem concluídos também resultarão em pontos negativos. O jogador com mais pontos é o vencedor.
Jogando
Com a personagem Amara do meu lado e Tomasz jogando como Ted, estávamos prontos para criar o máximo de itens possível. Nas primeiras rodadas, estávamos principalmente juntando lãs e vendo o que precisávamos para terminar os projetos. Tomasz queria aprender seus padrões primeiro para que pudesse criar itens com mais facilidade, mas logo eu tinha todos os itens de que precisava para já entregar um projeto que me deu uma vantagem em pontos. Depois de algumas rodadas, a tigela de lã de Tomasz estava enchendo bem e ele teve a sorte de atrair dois pedidos especiais e decidiu mantê-los. Como eles dão muitos pontos negativos se não forem criados antes do final do jogo, ele de repente teve que ceder muito de sua estratégia inicial para completá-los. Enquanto isso, eu ainda estava terminando projetos em que alguns deles valiam mais pontos do que seus pedidos especiais. Claro que não o ajudou a compra de alguns eventos que o forçaram a doar alguns de suas lãs para mim. No final do jogo, ganhei com apenas alguns pontos de diferença. Tomasz lamentou que pelo menos um desses pedidos especiais viesse para mim, pois isso me impediria de terminar projetos ou me daria pontos negativos.

Gostamos muito de
ArchRavels até agora e já jogamos várias partidas. Não se preocupe, Tomasz agora me carregou com pedidos especiais em todos os jogos seguintes. Nós notamos que existem algumas diferenças bem grandes nos personagens. Amara, por exemplo, pode fabricar até quatro itens durante seu turno, enquanto Ted pode fabricar apenas dois. Isso significa que posso terminar um projeto inteiro de uma vez, se tiver todas as lãs de que preciso para fabricar os itens. Ao jogar com apenas dois jogadores, achamos mais equilibrado não escolher alguém como Amara. Cada personagem tem seus pontos fortes e fracos. No entanto, quando você não passa pelo baralho de lãs completo, já que está com apenas dois jogadores, você pode perder eventos que normalmente equilibrariam mais o jogo. Mas, como em quase todos os jogos, quanto mais você joga, melhor aprende a jogar.
Considerações Finais
ArchRavels é um jogo de coleção de conjuntos e seleção de cartas em que você deve criar itens para concluir projetos e ganhar pontos. Achamos muito gratificante coletar as lãs de que precisa, fabricar os itens e, finalmente, entregar os projetos. A preparação do jogo é rápida e fácil, pois você pode retirar parcialmente o insert que contém todas as cores de lãs e itens já separados. Existem alguns eventos que adicionam reviravoltas divertidas, no entanto, com apenas dois jogadores, você pode não percorrer todo o baralho e obter todos os eventos em um jogo. Aprendemos que em
ArchRavels nem sempre é uma boa ideia assumir cada projeto sozinho, mas sim compartilhar o trabalho com outros jogadores para que você possa se concentrar em fazer outras coisas. O jogo é fácil de aprender e o fluxo funcionou muito bem para nós. No geral, este é um jogo muito bom para jogar quando você teve um dia agitado de trabalho e quer apenas relaxar.
https://boardgameswithcouple.com/
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.