Post original: https://boardgameswithcouple.com/2021/01/20/gorus-maximus/
Instagram: https://www.instagram.com/boardgameswithcouple/
Às vezes, você só quer um pequeno jogo rápido com muita ação. Passado no tempo dos gladiadores que precisam lutar por suas vidas, é exatamente isso que
Gorus Maximus traz a você. Com um tema como este e as cartas e a caixa cobertas de sangue, estávamos muito curiosos para ver como ficaria esse jogo de cartas usando o mecanismo de vazas/truques.
Existem quatro variantes para jogar, todas com sua própria configuração. Uma vez que jogamos com dois jogadores, seguiremos aqui com as regras da variante de dois jogadores. Em
Gorus Maximus, você aborda os proprietários de algumas escolas para recrutar seus gladiadores mais fortes e que você possa hospedar os Jogos Excepcionalmente Sangrentos. Com dois jogadores, isso significaria que três escolas participariam. Escolha três cores e pegue todas as cartas com os números 0 e 4 - 12. Isso lhe daria 30 cartas. Embaralhe as cartas e distribua dez cartas para cada jogador. Coloque o baralho restante voltado para baixo na mesa.
O jogo é jogado em uma série de rodadas enquanto você tenta ganhar o apoio da multidão. Cada rodada consiste em batalhas ou confrontos até que as cartas do baralho acabem. Uma luta é simples. Cada jogador joga uma carta de sua mão e compara o resultado. Em um jogo para dois jogadores, após colocar uma carta, você também compra uma nova carta do baralho. A carta com o maior número, é o gladiador mais poderoso e derrota a outra carta. Existe apenas uma exceção. O primeiro jogador que jogar uma carta da sua mão, fará com que essa escola seja a preferida pela torcida. O que significa que se o jogador jogar com um gladiador da escola amarela, por exemplo, a multidão torcerá mais pela escola amarela. No jogo, isso significa que o amarelo derrotará qualquer outra cor, mesmo se o número da carta for menor, até que outra cor seja preferida. No início de cada rodada, a cor preferida será definida, mas isso valerá por toda a rodada, luta após luta, até que a cor preferida seja alterada.

Se você tiver uma carta da escola preferida em sua mão, você deve jogar esta carta mesmo que ela tenha um número que você prefere não jogar na mesa. Se você tiver vários cartões da cor preferida, pode escolher com qual cartão deseja jogar. Se você não tiver uma carta da cor preferida, pode desafiar outro jogador jogando uma carta de outra cor com o mesmo número. Se o primeiro jogador joga um seis amarelo, por exemplo, você pode desafiar esse jogador jogando um seis azul. O azul será então a nova cor preferida. Se não quiser desafiar um jogador, você pode simplesmente jogar uma carta de outra cor. Cuidado, pois você perderá a rodada, pois a cor preferida prevalecerá sobre qualquer cor.
Se você vencer uma luta, pegue as cartas de gladiador da luta e coloque-as voltadas para baixo à sua frente. Se você ficar sem cartas para pegar, a rodada termina com uma última rodada para jogar. Depois disso, as cartas que você coletou de lutas ganhas serão colocadas com a face para cima e você pode compará-las com outros jogadores. O jogador que tiver o maior valor de favor da torcida (o número inferior esquerdo) ganhará o apoio da torcida para esta rodada e receberá o token de apoio. O jogador que chegar primeiro a três apoios de torcidas vence o jogo.
Este jogo me lembra muito o
Uno por causa dessas regras semelhantes. E é também por isso que ficamos um pouco decepcionados. Talvez esperássemos muito, mas esperávamos que a jogabilidade fosse um pouco mais do que realmente é.
Também tivemos problemas com o livro de regras. Este jogo é muito simples e uma vez que você sabe o que fazer, a jogabilidade é bastante autoexplicativa. Mas o livro de regras, infelizmente, não explica este jogo tão simples quanto ele é e gastamos mais tempo do que devia aprendendo as regras.

Dito isso, a arte neste jogo é incrível e gostamos do estilo e tema de desenho animado. As cartas também oferecem uma boa oportunidade para enganar seu oponente, pois você também pode ter cartas com -4. Se você perder a batalha propositalmente e jogar a carta -4, seu oponente pode ter jogado uma de suas melhores cartas ao obter -4 pontos. O jogo também oferece uma variante em que você pode jogar em equipes com mais jogadores, o que não é comum em jogos de cartas que usam truques. Os jogos são curtos e fáceis e a caixa é pequena o suficiente para carregá-la com você. Se jogar este jogo com duas pessoas, é menos divertido do que com mais pessoas. Você usa menos escolas e menos gladiadores, o que significa que pode enganar menos seu oponente.
Considerações Finais
Gorus Maximus é um jogo de cartas com um bom tema e uma bela arte. O livro de regras pode ser um pouco complicado, mas o jogo em si é fácil de aprender e de ensinar. O jogo tem diferentes variantes e você pode até jogar em equipes com 6+ pessoas. Um jogo de
Gorus Maximus não demora muito e a caixa é fácil de levar com você. Como um jogo para dois jogadores, descobrimos que este é um jogo de cartas mediano e devo dizer que ficamos um pouco decepcionados. Talvez estivéssemos esperando muito, mas esperávamos que a jogabilidade entregasse um pouco mais. Mas, se você está procurando um bom jogo festivo ou um jogo de cartas curto para jogar com mais pessoas, ele serve definitivamente para isso.
https://boardgameswithcouple.com/
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.