Post original: https://boardgameswithcouple.com/2021/01/04/fuji/
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O Monte Fuji está em nossa lista de coisas que ainda gostaríamos de ver, então, quando encontramos este jogo
Fuji com sua bela capa, ficamos naturalmente curiosos. Imagine que você está visitando o vulcão mais famoso do Japão e o chão começa a tremer... Juntos, vocês precisam fugir da lava mortal o mais rápido possível para sobreviver. Intrigado? Definitivamente nós também.

Para o setup, cada jogador pega um cartão de personagem, componentes e tela com cores correspondentes. Cada jogador também pega uma carta de habilidade, onde ela dirá se você consegue cinco ou seis dados e quantas cartas de equipamento você pode pegar aleatoriamente. Depois disso, você embaralha as cartas de equipamento, cartas de paisagem e cartas de aldeia e pega uma carta de cenário. Coloque um de seus tokens na trilha de resistência no topo do coração e coloque o nível de dificuldade escolhido próximo ao tabuleiro de resistência. Então você cria seu cenário. O cartão de cenário mostrará onde você coloca o vulcão, os escombros, os cartões de paisagem e o cartão de vila. Basta seguir o layout do cenário e colocar as peças aleatoriamente na mesa. Em seguida, você retira as fichas de erupção e as fichas de equipamento e as coloca em seu cenário, conforme mostrado em sua carta de cenário. Se você jogar com três ou menos jogadores, você pode colocar seus meeples no símbolo do meeple branco em sua carta de cenário, e com quatro jogadores, você coloca dois meeples no branco e dois no cinza.

Para escapar da erupção, você precisa mover-se junto com todos os jogadores para as casas de aldeia mais próximas, lá você estará seguro. Se algum dos jogadores for engolido pela lava ou ficar sem energia, todos vocês perdem.
Cada rodada tem seis fases. Na primeira fase, cada jogador lança os dados atrás de sua tela, ninguém além de você pode saber os resultados. Em seguida, vem a fase de planejamento. Aqui você pode discutir e decidir para onde seu meeple ou outros meeples irão. Você pode mover até três espaços verticais ou horizontais e não pode mover-se sobre escombros ou lava. Você também pode optar por permanecer no seu lugar. Para decidir se é inteligente viajar para onde você quer ir, você terá que discutir com outros jogadores quais são os resultados de seus dados. Porque na fase cinco, cada jogador vai comparar os resultados e você pode bloquear uns aos outros. Se você tiver um tile que pede apenas dados rosa e azul, por exemplo, todos os dados que você lançou com o lado rosa ou azul para cima, serão contados. Você soma os números dos dados qualificados, este será o seu resultado. Para mover para o destino dessa peça, seu resultado terá que ser superior ao de seus vizinhos. Caso contrário, você não será capaz de se mover e perderá resistência. Você não pode comunicar nenhum número, como "eu tenho três no dado rosa", por exemplo, mas você ainda pode ajudar seu vizinho com sua decisão, dizendo: "Eu sou um perigo para você se você quiser ir para aquele tile". Portanto, com boa comunicação e pensamento inteligente, a segurança não estará tão fora de alcance. Na fase de planejamento, você também pode colocar livremente seu marcador de destino onde deseja ir; isso também pode ajudar a comunicar o que é uma boa decisão. Você pode mover seu marcador de destino quantas vezes quiser durante o planejamento.

Na fase três, você pode rolar novamente seus dados para ajudá-lo a aperfeiçoá-los para a fase de movimento. Se você mover um ou dois espaços, poderá rolar novamente uma vez; se ficar no lugar, poderá rolar novamente duas vezes; se mover três espaços, não poderá rolar novamente. Às vezes, um bloco de paisagem também terá um ícone de rolar novamente, então você ganha uma nova jogada adicional. Para rolar novamente, você escolhe quais dados deseja manter e quais dados rolar novamente. Você pode jogar novamente qualquer número de dados. Durante esta fase, você não tem permissão para se comunicar.
Na fase quatro, você pode usar suas cartas de equipamento. Cada carta de equipamento mostra um número quatro ou dois. Isso indica em que fase você pode usá-la. Um cartão de equipamento pode ajudar você ou seus vizinhos. Com uma bússola, você pode alterar um de seus dados de 1 para 6, por exemplo. Uma descrição detalhada de cada cartão de equipamento pode ser encontrada no livro de regras. Na fase de equipamentos, você pode comunicar quais cartões possui e o que deseja usar, mas lembre-se que as restrições de comunicação ainda são válidas.

Na fase cinco, cada jogador remove sua tela e compara os dados. Se seus resultados forem superiores aos de seus vizinhos para o destino para o qual deseja se mover, você pode mover seu meeple para esse bloco. Se seus resultados forem iguais ou inferiores, seu movimento falha e você fica onde está. Na carta de nível que você escolheu no início do jogo, você pode ver quanta resistência perderá. No nível um, por exemplo, se seu movimento não for bem-sucedido, você perde três de resistência. Ou se você tiver apenas mais dois pontos do que seu vizinho, você perde dois pontos de resistência. Se você encontrar um ferimento na sua trilha de resistência, você pega um ferimento e o coloca em um dos quatro espaços em sua carta de habilidade. Você não será mais capaz de usar essa habilidade.
Na fase seis, o vulcão entra em erupção e a lava se espalha. Vire todos os tiles de paisagem adjacentes a uma erupção ou lava. Se você se deparar com uma ficha de erupção, ela também explodirá na fase seis. Se um jogador morre, todos vocês perdem o jogo. Mas se todos os meeples estiverem em uma carta de aldeia ao mesmo tempo, você ganha o jogo.
Com dois jogadores, existem algumas regras adicionais. Existe uma maneira fácil, mas mais baseada na sorte, ou uma maneira mais difícil, menos baseada na sorte. Para a maneira mais fácil, basta colocar outra tela e um conjunto de seis dados sobre a mesa. Jogue três dados na frente da tela na fase um e os outros três atrás da tela. Você não pode rolar novamente esses dados. Você terá que comparar seus resultados com esses seis dados para se mover.
Você também pode configurar outro personagem com uma carta de habilidade, meeple e equipamento. Um jogador lançará três dados, o outro jogador os dados restantes. Juntos, vocês decidirão para onde esse personagem se moverá e quando usar as cartas de equipamento. O meeple deste personagem também terá que viajar com segurança para a aldeia para ganhar o jogo.

Estávamos muito animados para começar este lindo jogo leve. A arte dos tiles ilumina a sua mesa e o setup fica muito bonito. Mas devo dizer que estamos um pouco decepcionados. Jogamos este jogo com dois jogadores e também algumas vezes com quatro jogadores. Concluímos que este não é um bom jogo para dois jogadores na nossa opinião. Se você apenas adicionar uma tela e dados, o jogo é muito baseado na sorte e significativamente mais difícil, mas se você adicionar um personagem completamente novo que você tem que jogar com vocês dois, isso tira a simplicidade do jogo que nós dois gostamos tanto, porque você tem que pensar e agir por outro jogador. Entendemos por que ele foi projetado dessa forma, preferimos apenas um aviso como a Stonemaier Games faz, por exemplo. Eles colocam na caixa de
Between Two Castles of Mad King Ludwig que é um jogo para 3-7 jogadores, mas no livro de regras eles fornecem uma variante para dois jogadores. Dessa forma, você sabe de antemão que o jogo foi projetado para ser jogado com mais pessoas.
Se você jogar com três ou quatro pessoas, este é um jogo muito bom onde você tem que correr da lava para sobreviver. A parte mais divertida do
Fuji é a comunicação. Você tem que se comunicar para saber para onde pode se mover, mas não pode usar nenhum número. Você poderia ter dados principalmente amarelos, por exemplo, então você sabe que será um perigo para seus vizinhos que querem ir para as peças que pedem dados amarelos. É um aspecto divertido do jogo ver como manipular essa comunicação em
Fuji sem quebrar as regras e ver como todos se conhecem e se entendem. Este jogo também não pede que você sempre jogue dados altos. Em uma rodada que jogamos, um de nós correu um risco enorme ao querer mover para uma peça que exigia dados rosa e azul desiguais. Não tínhamos mais tempo porque a lava estava chegando, então isso foi o melhor que podíamos fazer. O problema era que aquele jogador só tinha um dado azul com um ponto. Quando revelamos todos os nossos dados, descobrimos que felizmente ninguém tinha um dado azul e rosa desigual. E assim todos nós alcançamos a aldeia com segurança.
Considerações Finais
Fuji é um jogo leve onde habilidades de comunicação inteligentes e pensamento estratégico são necessários. Este jogo é fácil de aprender e rápido de configurar, mas é mais divertido com três ou quatro jogadores, em vez de dois. A tensão aumentará à medida que a lava se espalhar pelas paisagens e somente trabalhando juntos e com uma boa comunicação você será capaz de alcançar a segurança da aldeia a tempo.
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Traduzido*** por
Vania Telles
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