“Aqui estão agora os volantes mais birutas do mundo para realizar mais uma Corrida Maluca, numa disputa pelo título de volante mais biruta do mundo. Aí estão eles se alinhando: Primeiro o carro de linhas arrojadas de Peter Perfeito. Em seguida Rufos Lenhador e Dentes de Serra. Na posição seguinte o Carro Tanque do Sargento Bombarda. Logo depois, o carro da Quadrilha de Morte, que é a prova de balas. Este é o inventor genial, o Professor Aéreo no sue carro cheio de truques. Ah, que gracinha! Esta é a Penélope Charmosa, a boneca do volante. Atrás dela os Irmãos Rochas em seu carro de pedra. O Coupê Mal-Assombrado e o Barão Vermelho. E aí está o Tio Tomás, o campeão de Brejo Seco e seu atento co-piloto. E logo atrás vemos a Máquina do Mal com seu volante malicioso e cheio de más intenções… Dick Vigarista e seu ajudante Mutley, sempre prontos a aplicar um golpe sujo. Atenção… Partiram! Partida prejudicada e anulada. Mas é claro, todos foram acorrentados ao poste pelo amigo marginal de Dick Vigarista. Mas agora é para valer. Vai começar outra Corrida Maluca”, que Tá na Mesa!

Corrida Maluca: The Board Game é um jogo de 2019 criado por Fábio Tola e Andrea Chiarvesio. De dois a seis jogadores, com duração média de 15 minutos, para quem curte os bons e velhos desenhos animados, Corrida Maluca dispensa apresentações.
- Como assim você não vai falar do que se trata? E quem não conhece?
Para quem, como você, oh caro igNobel, tem a infelicidade de não saber o que é Corrida Maluca (Nota da Sra. Slovic: Ou Wacky Race, na língua da Rainha Victória), sugiro assistir essa obra-prima dos Estúdios Hanna-Barbera agora, antes de terminar esse texto (Nota do Casal Slovic: Certo, obra-prima é um exagero. Sabemos que é um desenho do fim da década de 1960, com uma história, na melhor das hipóteses, sofrível, uma animação tosca que envelheceu mal por causa dos esteriótipos, etc, etc e tal… Mas convenhamos, que criança nas décadas de 1970 e 1980 não adorava assistir Corrida Maluca?). Não querendo parecer tão obvio, mas Corrida Maluca é um jogo sobre uma corrida que é maluca. Vence quem chegar na frente. Simples.

Cada um dos personagens dos desenhos está representado no jogo (Nota da Sra. Slovic: Com uma miniatura incrivelmente detalhada de tão perfeita). Os jogadores escolhem com qual vai participar e, no caso de ter cinco jogadores ou menos, escolhem alguns para serem NPCs (Nota do Sra. Slovic: Termo advindo do RPG, que significa Non-Player Character, ou personagem não jogável) que será controlado pelo jogo.
- Isso é um jogo de tabuleiro ou de videogame para ter uma IA controlando tudo?
Calma, Zero bits. Não falamos que tem uma IA que controla tudo (Nota do Sr. Slovic: Apesar de ter uma IA), mas há regras que controlam os movimento dos NPCs. Vários jogos possuem regras assim, como On Mars, Wingspan e Brass, fora a maioria dos cooperativos.A pista é modular, o que significa que será diferente a cada partida. No início do seu turno o jogador tem três cartas de terreno e, para andar, tem que jogar uma carta do mesmo tipo do terreno que está saindo, assim se ele estiver em uma floresta, ele precisa jogar uma floresta. Há terrenos Neutros, que aceitam qualquer tipo de carta e no primeiro movimento da rodada, o terreno é sempre considerado como sendo neutro. Cada terreno só pode ter dois carros, então se o jogador da vez entrar em um que esteja lotado, ele passa automaticamente para o próximo (Nota do Sr. Slovic: Regra parecida, porém bem diferente de Flamme Rouge). O jogador também pode utilizar suas Cartas Especiais, que dão habilidades únicas e que emulam muito bem os Corredores no desenho. Uma vez usada uma Especial, ela é virada para baixo e só pode ser reutilizada em certos eventos.

Um único personagem estará presente em todas as partidas: Dick Vigarista. Ele sempre será um NPC e tem regras especiais. Depois que o jogador passar a vez (Nota da Sra. Slovic: Seja porque jogou todas as cartas que tinha ou não tem mais nenhuma que possa usar) uma carta de Terreno é sacada do deck e Dick vai direto para o primeiro terreno desse tipo que estiver em sua frente, independente se o terreno está ou não lotado. Enquanto dos jogadores e NPCs ficam nas laterais da pista, a Máquina do Mal anda pelo centro. Caso Dick fique na frente de todos os corredores, ele coloca uma Carta de Armadilha e volta para trás do último colocado. O primeiro carro que entrar neste terreno, ativa a armadilha (Nota da Sra. Slovic: Mas calma que os jogadores têm cartas especiais que ignoram certas armadilhas). Assim que todos os jogadores passarem a vez, os NPCs andam. Quem cruzar a linha em primeiro, seja um jogador ou não, vence a partida, sendo que Dick Vigarista nunca pode ser vencedor. E se um NPC vencer, todos os jogadores perdem. Simples assim.

No geral, Corrida Maluca é o melhor jogo do mundo (Nota do Casal Slovic: OK, exageramos de novo). O jogo é legal e divertido, mas bem simples. Se você não é um saudoso fã do desenho, provavelmente não vá gostar, mas não custa experimentar (Coro do Casal Slovic: Experimenta! Experimenta! Experimenta!). E se você for fã… Cara, como ainda não jogou, criatura? Isso beira a heresia, sabia? E independente de ser fã ou não, de conhecer ou não o desenho, vale a pena jogar só por causa das miniaturas, principalmente se for uma Edição Limitada (Nota do Sr. Slovic: O uma cópia comum de alguém que sabe a arte de pintar miniaturas). Corrida Maluca pode ser jogado no modo simples, como corridas individuais ou no modo campanha, onde temos que passar por uma série de corridas, cada uma com regras diferentes. E um último detalhe: para quem ainda não percebeu, um dos autores é brasileiro, nosso camarada Fábio Tola! Que venham mais jogos nostálgicos. E que nenhum Carro Tanque do Exército passe por ai em uma trágica coincidência.
E é isso!