Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Análises
  3. Everdell
  4. Todo dia, um bobo e um esperto saem de casa

Todo dia, um bobo e um esperto saem de casa

Everdell
  • Albrecht
    316 mensagens MD
    avatar
    Albrecht14/07/21 09:47
    Albrecht » 14/07/21 09:47

    Excelente texto! 

    Por incrível que pareça, os jogos da minha coleção que são da Galápagos não possuem estes erros grotescos. Apenas o Zombicide Black que tem 2 personagens com as habilidades trocadas e resolvi com uma impressão recortada dentro do sleeve. 

    É sempre muito ruim receber um produto com algum vício. Se não fosse pela minha namorada, melhor parceira de jogos, que não domina a língua de Shakespeare, eu só compraria os jogos em inglês mesmo. 

    A Galápagos cobra pelos seus produtos uma pequena fortuna. Sem entrar no mérito da planilha de custos deles e sua margem de lucro, é um valor relativamente alto em termos de Brasil. Errar uma vez é normal. Não aprender com os próprios erros é no mínimo estupidez! Eu não sei quem é o responsável pela tradução, mas talvez seria bom alguém avisar à Galápagos que o Google Tradutor é grátis! A revisão de texto provavelmente é feita por alguém com miopia grau 7 e que sempre esquece os óculos em casa. Não tem desculpa! Um erro inofensivo aqui e outro ali até vai, erros que impossibilitem a utilização do produto são imperdoáveis.

    O que me causa mais espanto é que por ser algo caro, o público que consome normalmente tem uma renda elevada e por consequência uma noção do ordenamento jurídico pátrio maior. O código de defesa do consumidor é uma mãe e foi feito pra não dar dor de cabeça na gente. Comprou um jogo pela internet? Ele não precisa nem estar com qualquer defeito para que você decida devolvê-lo no prazo de uma semana (chamado de Arrependimento). Comprou presencialmente e apresenta vícios? O fornecedor tem o prazo de 30 dias para sanar os vícios. Passados 30 dias e não houve o reparo. você tem direito a um produto novo e sem vícios, ou a restituição do valor pago, ou até mesmo ao seu dinheiro de volta. A empresa não quer obedecer nenhuma destas opções? Juizado Especial Cível e coloca a loja que te vendeu o jogo e a Galápagos no pólo passivo, além de tudo ainda consegue um trocado via danos morais. (isso vale pra qualquer produto, de sapatos a automóveis)

    Ante o exposto, e conforme foi dito por outros, as empresas costumam aprender melhor quando dói no bolso. Ainda mais eficiente que "xingar muito no Twitter" é fazer valer dos seus direitos. Devolver um jogo com seus lacres rompidos e peças destacadas mostra bem mais a insatisfação com o trabalho deles que simplesmente ficar gritando aos 4 ventos. Com a devolução do produto, eles terão computado um prejuízo naquela linha de produção, pois eles perderam o frete com o envio do pacote e dificilmente conseguirão embalar e vender novamente como novo. Agora imagine se todos os que sentiram lesados fizessem uma devolução em massa? Duvido que eles não mandariam toda a equipe de tradução e revisão embora (justa causa) e colocariam outros melhores no lugar. 

    Temos sempre diversas opções que vão desde não comprar o jogo a comprar lá fora e se virar com a língua estrangeira. Façam valer os seus direitos. É uma linguagem que qualquer empresa entende, seja no amor ou pela dor.

    P.S. Descent não deve ter muitos erros de tradução, pois muito do seu conteúdo será controlado por aplicativo, então terá menos cartas pra eles fazerem besteira. Masmorra do Mago Louco (Bruxão da Água Funda para os íntimos) teve erros até na versão gringa (não é exclusividade nossa). E 70 anos preso com banco imobiliário é crueldade demais...

    8
  • GAPBar
    25 mensagens MD
    avatar
    GAPBar14/07/21 09:55
    GAPBar » 14/07/21 09:55

    Só queria relatar uma parada: comprei o Everdell, joguei demais nas últimas semanas e é um alívio em uma pandemia que me impede (e ainda bem que eu posso) de sair de casa durante os últimos 16 meses.

    Eu de verdade entendo a revolta e o incômodo de quem se sente lesado pelos erros, é da vida e é um direito. Mas invalidar o produto como um todo é jogar a água do balde com a criança dentro. O jogo é muito legal, seus erros não prejudicaram em absolutamente nada a diversão aqui em casa e eu fico feliz que tenha alguma editora se propondo a trazer esses jogos para o Brasil. 

    Enfim, só um outro lado para quem se revolta - de novo, com razão - pelos erros. Tem quem compre, não ligue tanto quanto você(s) e está tudo bem. Segue o jogo!

    4
  • Masquerano
    29 mensagens MD
    avatar
    Masquerano14/07/21 10:42
    Masquerano » 14/07/21 10:42

    Como dizia Bezerra da Silva: O otário tem o bolso nas costas.

    Um belo texto sem duvidas, acrescento a isso tudo tambem o fato do consumismo desenfreado que a comunidade Board vem tendo desde que o Hobbie virou moda. Na verdade, em conjunto com diversos influencers e empresas, esses jogos se esgotam em qualquer valor que são lançados. por muitos para tirar uma ou duas fotos e guardar na prateleira ou vender em leilão por preço duas vezes maior. 

    5
  • Raio
    2000 mensagens MD
    avatar
    Raio14/07/21 12:00
    Raio » 14/07/21 12:00

    Muito bacana seu texto amigo.

    E lendo ele, percebi algo que não sei se a comunidade brasileira faz, porém se não o faz, deveria: ao invés de reclamar e criar tópicos e xingar no twiter, criem uma conta no BGG, deem nota 1 para o jogo e reclamem de todos os erros. Em inglês ou português mesmo.

    Tenho certeza que isso dará muito certo. Visto que como citado no texto, a população de brasileiros deve ser umas quatro vezes maior que a população de sul-coreanos.

    Valeu pelo texto!

    5
  • DuqueXenofontes
    389 mensagens MD
    avatar
    DuqueXenofontes14/07/21 12:31
    DuqueXenofontes » 14/07/21 12:31

    Caro Iuri Buscácio

    Ótimo texto!

    Gostaria de adicionar um outro ponto que vi em uma das lives que a galápagos fez recentemente para anunciar os próximos jogos. 
    Na live de um canal parceiro, o influencer que estava hospedando disse algo do tipo "Ah, tem gente que reclama da Galápagos trazer muitos jogos e acha isso ruim". Depois complementou citando um designer brasileiro que também teria rebatido tal reclamação. Todos riram e argumentaram que quanto mais jogos, melhor.
    Em primeiro momento isso parece óbvio. Mas acredito que o influencer, envolto pelo véu do conteúdo patrocinado, não pôde enxergar as minúcias de inundar o mercado de jogos sem ter as condições de lidar com isso posteriormente. Além disso, as trágicas localizações também podem ser resultado do grande número de lançamentos devido o (possível) menor tempo para a equipe de localização finalizar um projeto. 

    Eu quero ter mais opções de jogos disponíveis. E eu quero que venham sem defeitos. Mas será que vou ter que escolher entre um ou outro?

    7
  • arthurtakel
    1882 mensagens MD
    avatar
    arthurtakel14/07/21 13:36
    arthurtakel » 14/07/21 13:36

    Sabe qual o motivo de o pessoal continuar a comprar da galápagos na pré venda?
    Porque você já comprou algum jogo importado e foi taxado e somando taxa de correios, conversão de dólar, imposto de importação e ICMS acumulados dão o dobro do valor que você pagou.
    Sou da época em que você tinha o War e o Banco Imobiliário disponível aqui para comprar. Se quisesse outra coisa teria que comprar importado. Assim, você comprava importado e tinha que traduzir o manual, as cartas, componentes, fazer past up de tudo, etc.
    Somando tudo isso você acaba comprando o jogo da galápagos na pré venda porque diante de todo o trabalho que você tem para traduzir todo o jogo e colocar past up em tudo acaba ficando "amortecido" e se dispõe a corrigir erros de tradução nos jogos lançados aqui.
    Então, você pega o decreto federal e enxerga que compras abaixo de 100 dólares para destinatário final, CPF, é isenta. Mas, se o jogo + frete que você comprou saiu por 51 dólares já é taxado brutalmente pela receita federal. Você se sente "roubado" e acaba achando que compensa comprar o jogo aqui da galápagos se for para corrigir meia dúzia de erros e não precisar traduzir o jogo importado inteiro.
    Além disso, você fica feliz de os jogos estarem saindo por aqui e não precisar se estressar comprando tudo importado.
    Quando eu comecei a jogar não tinha nem Puerto Rico aqui no Brasil para comprar, tinha que ser tudo pelo eBay.

    Acho que você tem razão em tudo o que colocou. Acima estou dando o ponto de vista daqueles que ainda tem coragem de comprar da galápagos na pré venda e o motivo de fazerem isso. Eu comprei o Arena na pre venda e por enquanto não achei erros. Tive sorte.

    13
  • RFreitas
    1594 mensagens MD
    avatar
    RFreitas14/07/21 14:27
    RFreitas » 14/07/21 14:27

    arthurtakel::Sabe qual o motivo de o pessoal continuar a comprar da galápagos na pré venda?
    Porque você já comprou algum jogo importado e foi taxado e somando taxa de correios, conversão de dólar, imposto de importação e ICMS acumulados dão o dobro do valor que você pagou.
    Sou da época em que você tinha o War e o Banco Imobiliário disponível aqui para comprar. Se quisesse outra coisa teria que comprar importado. Assim, você comprava importado e tinha que traduzir o manual, as cartas, componentes, fazer past up de tudo, etc.
    Somando tudo isso você acaba comprando o jogo da galápagos na pré venda porque diante de todo o trabalho que você tem para traduzir todo o jogo e colocar past up em tudo acaba ficando "amortecido" e se dispõe a corrigir erros de tradução nos jogos lançados aqui.
    Então, você pega o decreto federal e enxerga que compras abaixo de 100 dólares para destinatário final, CPF, é isenta. Mas, se o jogo + frete que você comprou saiu por 51 dólares já é taxado brutalmente pela receita federal. Você se sente "roubado" e acaba achando que compensa comprar o jogo aqui da galápagos se for para corrigir meia dúzia de erros e não precisar traduzir o jogo importado inteiro.
    Além disso, você fica feliz de os jogos estarem saindo por aqui e não precisar se estressar comprando tudo importado.
    Quando eu comecei a jogar não tinha nem Puerto Rico aqui no Brasil para comprar, tinha que ser tudo pelo eBay.

    Acho que você tem razão em tudo o que colocou. Acima estou dando o ponto de vista daqueles que ainda tem coragem de comprar da galápagos na pré venda e o motivo de fazerem isso. Eu comprei o Arena na pre venda e por enquanto não achei erros. Tive sorte.

    Eu diminui sensivelmente minhas compras, mais pela questão de preços em si. E abomino erros nos meus jogos, claro - inclusive, devolvi o Maracaibo sem abrir após ver a qualidade do que propuseram a entregar.
    Mas sejamos também realistas que alguma medida de erro é natural, ainda que não tantos. Livros, por exemplo, frequentemente os trazem. Lembro da primeira edição dos três primeiros volumes das Crônicas Saxônicas: a quantidade de erros era lamentável, sofrível.

    4
  • iuribuscacio
    3120 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio14/07/21 15:19
    iuribuscacio » 14/07/21 15:19

    Uend::Excelente texto!  Falou tudo que penso. Jogos cada vez mais caros e com mais erros, sem envio de componentes corrigidos,  editora pouco se importando com isso e mesmo assim vendendo a rodo...

    Ai a Galápagos se pergunta: pra que eu vou ligar para isso se eu vendo bem mesmo assim?

    Hickmorais:: O que acho um absurdo é alguém defender em alguns casos e dizer, mas isso não atrapalha a jogalibidade... Pagar R$600 pra mais pra ter erros simples de tradução e cartas tortas é sim um bom motivo pra reclamar. Você jogos mais baratos com uma qualidade muito superior a esses jogos com problemas.

    A questão de esgotar, eu creio que a tiragem desses jogos mais hypados é menor, pois não é possível ter um tanto de zumbi que fica atrás disso, me desculpem.


    thiagoguisilva:: Sou novo no robe, mas é impossível não fazer o paralelo com a indústria atual de videogames.
    Minha conclusão é que temos (como geração) bastante dinheiro para gastar em entretenimento e, pelo menos eu, sou grato por isto. https://www.ludopedia.com.br/images/emoticons/grin.png


    Caros Uend, Hickmorais e Thiagoguisilva

    Inicialmente, muito obrigado cavalheiros, pela gentileza de comentarem no meu post, e fico feliz que vocês gostaram do texto.

    Quanto à questão do “mudar para quê?”, a lógica de mercado, qualquer um, é igual ao futebol, ou seja, “em time que está ganhando não se mexe”. Se uma empresa tem um produto feito sem nenhum cuidado, com tudo que é tipo de erro e sem passar por um rígido controle de qualidade, mas mesmo assim, o produto vende igual água no deserto, e a empresa ganha rios de dinheiro com isso, obviamente, que não há nenhum incentivo para empresa investir um centavo que seja em melhorar a qualidade desse produto.

    A empresa pode até vir a público dizer que está melhorando, que tem compromisso com a qualidade, e contar a “historinha” que quiser, mas enquanto seus clientes não tomarem uma atitude, que faça alguma diferença, as editoras, que erram costumeiramente, continuarão lançando jogos cheios de erros.

    Não adianta reclamar aqui no Ludopedia depois de comprar jogo com erros. As pessoas têm é que deixar de comprar jogo com erros ou então comprar o jogo, e se ele tiver problemas, devolver e pegar o dinheiro de volta, para esse jogo encalhe, e dessa forma, aí sim eficiente, mandar esse recado para as empresa de que o mercado não aceitará mais jogos com erros absurdos, como aqueles que têm ocorrido nos últimos anos.

    Já em relação aos “zumbis compradores”, infelizmente é isso mesmo que ocorre. Jogo de tabuleiro, meio que está na moda, entre o povo mais descolado. Então muita gente recém chegada está comprando board games, que eles nem terão condições de jogar. Essa talvez seja uma das razões, que explica o motivo das pessoas comprarem jogos caros, sem se preocuparem com os erros grosseiros de produção. Não é nem uma questão de colecionismo não, mas sim de “comprar pelo prazer de comprar”, sem se preocupar se o jogo vai ver mesa ou não.

    No caso da comparação entre os mercados de vídeo games e de board games, pelo menos em relação aos erros, é preciso lembrar que existe uma diferença fundamental. Isso não é muito a minha praia, mas até onde eu sei, se um vídeo game é lançado com problemas, e isso também é comum, normalmente é possível a produtora consertar, distribuindo um patch de correção. Isso pode até dar trabalho para criar, mas depois para reproduzir e distribuir, o custo é mínimo. Agora, quando um board game é lançado com erro nas cartas, que é o mais comum, a produtora também tem um recurso para resolver o problema, que se chama reposição. Só que aí a coisa se inverte porque um erro em uma carta de board game é muito mais fácil de resolver, que um bug em um vídeo game, mas e muito mais caro tanto para produzir, quanto para distribuir para os compradores. Por isso as grandes editoras brasileiras fazem o possível para convencer os boardgamers de que a produção do jogo está legal, de que os erros não são graves (mesmo quando eles são), e que, como esses erros não atrapalham a jogabilidade, não é preciso consertar nada.

    Infelizmente boa parte da comunidade boardgamer acaba caindo nessa conversa, e terminam por resolver jogar o board game defeituoso de qualquer jeito mesmo, ou preferem optar por eles mesmos resolverem os problemas dos jogos, que foram criados pelas próprias editoras que lançaram o jogo com defeito.

    Um forte abraço e boas jogatinas.

    Iuri Buscácio

    7
  • Hickmorais
    79 mensagens MD
    avatar
    Hickmorais14/07/21 15:44
    Hickmorais » 14/07/21 15:44

    Excelentes pontos que você colocou. 
     

    Sobre os vídeo games acontece muito, a comunidade cai matando quando tem muitos bugs, como foi o caso do Cyberpunk, mas isso o software, já o hardware, tem sempre os malucos que compram as primeiras versões dos consoles, vide exemplo o PS5, que já existem muitos problemas com o controle que veio junto e outros problemas que podem ocorrer ou não, por ser uma primeira versão.

    A questão é que independente do hobby, sempre vamos ter os aficionados que querem comprar de pré-venda, acho que tem o gosto (prazer) muito mais em ter sua cópia primeiro do que em jogar (falo a maioria mesmo). Povo adora um hype e seguir os outros pra falar, eu também tenho.

    Essa desculpa de que, ainda bem que eu posso bancar o luxo de comprar jogos (ou outras coisas) caros pra mim não justifica a pressa em lançar as coisas sem qualidade. Talvez eu pense assim por ser da área de Qualidade de TI, mas sei lá, eu não acho certo. Claro que temos grandes lançamentos hypados sem erros e isso não é uma justificativa, mas fica parecendo que algumas editoras querem apenas correr pra entregar logo a maior quantidade de jogos.

    6
  • iuribuscacio
    3120 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio14/07/21 16:32
    iuribuscacio » 14/07/21 16:32

    Albrecht::Excelente texto! 

    Por incrível que pareça, os jogos da minha coleção que são da Galápagos não possuem estes erros grotescos. Apenas o Zombicide Black que tem 2 personagens com as habilidades trocadas e resolvi com uma impressão recortada dentro do sleeve. 

    É sempre muito ruim receber um produto com algum vício. Se não fosse pela minha namorada, melhor parceira de jogos, que não domina a língua de Shakespeare, eu só compraria os jogos em inglês mesmo. 

    A Galápagos cobra pelos seus produtos uma pequena fortuna. Sem entrar no mérito da planilha de custos deles e sua margem de lucro, é um valor relativamente alto em termos de Brasil. Errar uma vez é normal. Não aprender com os próprios erros é no mínimo estupidez! Eu não sei quem é o responsável pela tradução, mas talvez seria bom alguém avisar à Galápagos que o Google Tradutor é grátis! A revisão de texto provavelmente é feita por alguém com miopia grau 7 e que sempre esquece os óculos em casa. Não tem desculpa! Um erro inofensivo aqui e outro ali até vai, erros que impossibilitem a utilização do produto são imperdoáveis.

    O que me causa mais espanto é que por ser algo caro, o público que consome normalmente tem uma renda elevada e por consequência uma noção do ordenamento jurídico pátrio maior. O código de defesa do consumidor é uma mãe e foi feito pra não dar dor de cabeça na gente. Comprou um jogo pela internet? Ele não precisa nem estar com qualquer defeito para que você decida devolvê-lo no prazo de uma semana (chamado de Arrependimento). Comprou presencialmente e apresenta vícios? O fornecedor tem o prazo de 30 dias para sanar os vícios. Passados 30 dias e não houve o reparo. você tem direito a um produto novo e sem vícios, ou a restituição do valor pago, ou até mesmo ao seu dinheiro de volta. A empresa não quer obedecer nenhuma destas opções? Juizado Especial Cível e coloca a loja que te vendeu o jogo e a Galápagos no pólo passivo, além de tudo ainda consegue um trocado via danos morais. (isso vale pra qualquer produto, de sapatos a automóveis)

    Ante o exposto, e conforme foi dito por outros, as empresas costumam aprender melhor quando dói no bolso. Ainda mais eficiente que "xingar muito no Twitter" é fazer valer dos seus direitos. Devolver um jogo com seus lacres rompidos e peças destacadas mostra bem mais a insatisfação com o trabalho deles que simplesmente ficar gritando aos 4 ventos. Com a devolução do produto, eles terão computado um prejuízo naquela linha de produção, pois eles perderam o frete com o envio do pacote e dificilmente conseguirão embalar e vender novamente como novo. Agora imagine se todos os que sentiram lesados fizessem uma devolução em massa? Duvido que eles não mandariam toda a equipe de tradução e revisão embora (justa causa) e colocariam outros melhores no lugar. 

    Temos sempre diversas opções que vão desde não comprar o jogo a comprar lá fora e se virar com a língua estrangeira. Façam valer os seus direitos. É uma linguagem que qualquer empresa entende, seja no amor ou pela dor.

    P.S. Descent não deve ter muitos erros de tradução, pois muito do seu conteúdo será controlado por aplicativo, então terá menos cartas pra eles fazerem besteira. Masmorra do Mago Louco (Bruxão da Água Funda para os íntimos) teve erros até na versão gringa (não é exclusividade nossa). E 70 anos preso com banco imobiliário é crueldade demais...

    Caro Albretch

    Eu adorei a sua resposta e concordo com tudo o que você escreveu.

    A comunidade boardgamer certamente é composta por pessoas com maior poder aquisitivo, maior escolaridade e melhores condições socioeconômicas, porque um operário ou uma faxineira que ganha salário mínimo, vale transporte e ticket alimentação, para sustentar a família até o final do mês, sem passar fome, definitivamente não tem como gastar R$ 400,00 ou R$ 500,00 em jogo de tabuleiro. Então eu acho que não é nem uma questão de não conhecer seus direitos, porque a comunidade boardgamer realmente sabe o que é Código de Defesa do Consumidor.

    Só que infelizmente, a opção da comunidade boardgamer em geral é de não exercer esses direitos, esperando que um milagre aconteça, e empresas como a Galápagos, tenham uma epifania, que elas finalmente “vejam a luz”, e resolvam por elas próprias começarem a investir em revisão, e controle de qualidade, bem como comecem a tratar seus consumidores com um mínimo de respeito. Isso nada mais é que o reflexo da passividade, que tanto caracteriza o brasileiro. É por isso que mesmo toda a sociedade brasileira se sentindo enojada e descontente com a classe política, a cada eleição, praticamente os mesmos políticos de sempre, se reelegem para mais um mandato. Muda apenas um aqui e outro acolá, e assim mesmo no Poder Executivo, porque no Poder Legislativo são quase sempre as mesmas figurinhas carimbadas.          

    No mais, sua ideia de devolver os jogos que vierem com erros é excelente, porque o único argumento, que qualquer empresa entende é quando ele implica em redução de lucro e queda nas vendas, e isso não se aplica apenas às editoras de board games. Qualquer coisa diferente disso, a empresa está cagando e andando.

    Por fim eu concordo com você, no sentido de que enquanto a comunidade boardgamer não começar a adotar medidas realmente eficientes, e que façam as grandes editoras efetivamente sentirem no bolso, o preço por fazerem jogos com erros, absolutamente nada vai mudar. Definitivamente, xingar aqui na Ludopedia pode até desopliar o fígado, mas contribui muito pouco, para essa mudança que todo mundo almeja, em relação ao trabalho de revisão e à qualidade dos jogos que são lançados nacionalmente.  

    Um forte abraço e boas jogatinas.

    Iuri Buscácio

    6
Responder
  • 1
  • 2(current)
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
Everdell - Todo dia, um bobo e um esperto saem de casa
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.