Post original: https://www.boardseyeview.net/post/shamans
Não há escassez de jogos de cartas de vaza/truques, mas
Shamans, do Studio H e Blackrock, pode ser o jogo de vaza/truques mais complicado até então. É um jogo que não é tanto para ganhar vazas, mas sim para manipular os efeitos especiais desencadeados pela vitória de uma vaza, jogando a carta mais baixa do naipe vencedor e descartando uma carta do naipe. Complicado, hein?

Em uma reviravolta incomum, o designer Cédrick Chaboussit combinou a mecânica de vaza com um papel oculto e jogo de dedução. Cada um dos 3-5 jogadores começa com uma carta oculta que os identifica secretamente como um Xamã ou Sombra (se ele for reformulado como um jogo de Guerra nas Estrelas, pense em 'Lado Bom' e 'Lado Sombrio' da Força). Os jogadores também têm uma mão de cartas de pelo menos cinco naipes (seis naipes com quatro jogadores; sete se você estiver jogando com cinco jogadores). Se você for uma Sombra, deverá mover o marcador de trilha para o final quando todas as cartas de uma rodada tiverem sido jogadas; se você é um Xamã, você quer 'proteger o espírito' (fazer de tudo para o marcador não chegar ao fim da trilha).

Mas dissemos que este jogo era complicado. Shamans não se trata apenas de mover um marcador. Você ganha pontos de vitória ao atingir seu objetivo Xamã ou Sombra em uma rodada, mas também pode marcar pontos usando os efeitos especiais de um naipe e coletando tokens. Os tokens também podem, por exemplo, forçar os jogadores a trocar de cartas - então você pode descobrir que os lados trocam no meio do jogo (um pouco como descobrir que você é um Cylon no meio de uma partida de
Battlestar Galactica: The Board Game da FFG). No final das contas, o jogo termina quando um jogador acumula pelo menos 8 pontos de vitória - jogue até o final da rodada e o jogador que terminar com mais pontos é o vencedor geral. E em outra reviravolta, o designer evitou a noção de vitória compartilhada em caso de empate. Se dois ou mais jogadores terminarem uma rodada com o mesmo número de pontos de vitória, você deve continuar jogando até que apenas um jogador tenha mais pontos.
Embora confessemos que não fomos sugados pelo
tema dos mundos espirituais e seus rituais, certamente apreciamos a arte estilosa de Maud Chalmel e realmente gostamos de nossas partidas neste jogo altamente original.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.