As 9 Miniexpansões
Vamos discorrer de forma sucinta o que elas fazem dentro das possibilidades de alteração de algum fator na partida!
O Rio > altera jogabilidade, mudando totalmente o setup inicial, ao invés de um único tile inicial fixo. Muita gente considera essencial desde a primeira partida.
O Abade > pontuação adicional com esse meeple que é variante do monge. A diferença é que ele interage com jardins(que aparecem nos tiles de forma considerável) e com os costumeiros monastérios mesmo. Você não precisa esperar que complete o 3x3 como em um monastério, você pode retirar do tabuleiro e pontuar parcial em qualquer turno que não tenha colocado outro meeple.
(Vale destacar que entre as miniexpansões, essas 2 acima já são consideradas anexos do jogo base, se você adquirir o “simplão” elas virão também.)
Agora vamos falar das 7 reais novidades:
Máquinas Voadoras > altera jogabilidade ao mudar o placement do teu meeple que não precisa mais ficar no tile recém colocado em jogo. A ideia é que o meeple pode voar e pousar (use sua imaginação) em até 1, 2 ou 3 casas depois. Isso é feito usando um dado de seis lados pra rolar e determinar isso.
Mensageiros > altera jogabilidade criando uma mudança na trilha de pontos, ao terminar o movimento em um múltiplo de 5 (5,10,15...) na trilha, você resolve novas pontuações ou até mesmo joga turno extra.
Barcos > adiciona take that, em estradas "movéis", que se alteram pra um ou outro percurso. Ao alterar uma estrada de outro jogador "virando" ela para uma nova trajetória, fica um fator de leve pra moderado de take that que não é muito costumeiro no carcassonne que conhecemos.
Minas de Ouro > pontuação adicional com um set collection que não disputa majority como nos mercadores/mercadorias, mas que quanto mais tiver, mais pontos por cada uma das barrinhas de ouro.
O feiticeiro e a bruxa > O feiticeiro é um coringa(se compararmos com as estalagens e catedrais, ele pode valer por uma estalagem ou por uma catedral) na ideia de inflar os pontos de estadas ou cidades, a bruxa é pra dar uma leve/moderada furada de olho fazendo uma área pontuar metade. O legal é que você é quem vai dizer se pretende investir na sua partida ou atrapalhar a de algum oponente.
Bandidos > altera jogabilidade na trilha de pontos, mas diferente dos mensageiros que melhoram tua partida, aqui adiciona-se um moderado/alto take that para roubar pontos do amiguinho.
Círculos nas Plantações > pontuação adicional ou enfiar mais um take that/toma essa! Você pode duplicar meeples já existentes (clonagem alienígena??? Temos!) ou tirar os que estavam lá (abdução? Pode crer!). É divertido se você pensar na abordagem das regras como sendo a interação de ETs mesmo 
O bom o mau(ou “nada mau”) e o feio disso tudo
Vamos categorizar sem hate ou sem achar que somos donos da verdade. O que é considerado irrefutável em um reino, pode ser pura balela em outro. (Você quis dizer: preferências e gostos de cada grupo/jogador). O bom*** seria o que te faz sentir como “jogo novo”, ou seja, alterações muito bem vindas. O nada mau** é o famoso “passo sem” mas dá sim pra usar nas partidas. O feio* é na verdade o “horrendo” nessa escala, é quase um “vamos botar nas partidas pois veio na caixa”, mas se retirar barateasse, ou se pudesse ser substituído por alguma outra expansão, seria melhor.
Estalagens e Catedrais*** mas o seguidor maior/meeple gigante é *
Construtores e Comerciantes*** mas o construtor em si é **
[MiniExpansões]
O Rio***
O Abade**
Máquinas Voadoras*
Mensageiros***
Barcos*
Minas de Ouro***
O Feiticeiro e a Bruxa**
Bandidos*
Círculos nas plantações*
Em nossa percepção Carcassonne não foi feito pra ser a casa do take that, então as expansões que focam nisso acabam sendo dispensáveis, se discorda volte 3 casas. 
Extras/algo a +
E como aproveitar melhor esse material crivado de tiles e meeples? Dá pra fazer umas combinações curiosas, como por exemplo, um carcassone TAKE THAT/FURA OLHO edition. Você adiciona ao base o seguinte: barcos+ feiticeiro e bruxa + bandidos + círculos nas plantações. Vai ser tiro pra todo lado, capaz do jogador se perguntar se a partida que está sendo jogada, é carcassonne mesmo?
Se quiser uma abordagem 5 ESTRELAS(em nossa modesta opinião e experiência) com as melhores expansões seria com Estalagens & Catedrais (tirando o "seguidor maior") + Construtores e Comerciantes (tirando o construtor do bendito turno extra) + o rio + minas de ouro + mensageiros. Seria a partida só com os que foram categorizados como "bom" (***)
Outra opção curiosa é se você fizer um ALL IN você explode a quantidade de tiles(e a duração do jogo também).
Vamos nos números: o Base vem com 72 tiles e já com a opção de pôr os 12 do rio(até aqui 84), se adicionar os 86 tiles (distribuídos nas 2 grandes expansões e nas mini também) você estaria jogando com 170 tiles!!! A estratégia já começa pela mesa que vai ser usada hahahaha. Na “altura” em que a partida encerraria, na verdade começa uma segunda parte, onde você vai precisar fazer muito mais escolhas (pode aguardar alguma paralisia de análise também) mas fica um esquema totalmente “partida-evento” hehe.
Então por enquanto é isso, até o próximo reino a explorar, batendo forte, e também batendo de “kina”! 