Do que se trata? Luxor é um jogo do designer Rudiger Dorn, para 2 a 4 jogadores que serão grupos de aventureiros exploram o templo de Luxor.
Os jogadores movem seus aventureiros pelo templo com o objetivo de alcançar a tumba no meio do tabuleiro de jogo. No início do jogo, cada jogador recebe 5 cartas, cuja ordem não pode ser alterada. Em cada rodada, os jogadores se revezam que consistem em 3 ações:
1. Escolha a carta mais à esquerda ou à direita para jogar na pilha de descarte. De acordo com o movimento das cartas jogadas, um aventureiro avança muitas peças em direção ao túmulo. Um aventureiro só se move de peça em peça, saltando sobre os espaços vazios e sem os contar;
2. Quando o aventureiro tiver completado seu movimento, ele executa a ação daquela peça, se possível. Dependendo do bloco, isso pode ter vários efeitos;
3. Depois de realizar a ação da peça, os jogadores retiram uma carta da pilha para reabastecer sua mão para cinco cartas. A carta retirada é colocada no meio da mão.
Além do jogo base a editora também anunciou a expansão The Mummy's Curse, que contém quatro módulos de expansão diferentes que podem ser combinados em qualquer combinação com o jogo básico Luxor. Também inclui as peças necessárias para jogar com cinco jogadores.
Os módulos em mais detalhes são:
A Múmia: Uma antiga múmia amaldiçoada acordou e não se diverte com os aventureiros se intrometendo em seu templo. Sempre que uma carta de Osíris é jogada por qualquer jogador, a múmia avança tantos espaços quanto o número de olhos na carta. Qualquer aventureiro por onde ela pousar ou passar cai em um sono profundo e deve ser acordado gastando uma ativação. O jogador que controla a múmia recebe fichas de Talismã que concedem a ele uma habilidade especial única.
Equipamento: os jogadores escolhem suas mãos iniciais de cinco das sete cartas de equipamento. Uma vez jogadas, as cartas de equipamento são descartadas normalmente e serão colocadas no baralho. Cada carta de equipamento é uma variação das cartas de movimento normal e permite que os jogadores escolham uma estratégia inicial.
Novos tesouros: um quarto tipo de tesouro é adicionado ao jogo, junto com novas regras para a coleta de conjuntos.
Aventureiros especiais: cada jogador escolhe uma das oito habilidades especiais que são exclusivas para o jogo inteiro.
O último jogo anunciado foi o Maharani do designer Wolfgang Panning, um jogo para 2 a 4 jogadores que serão os jogadores são arquitetos ajudando o rei a concluir o palácio Taj Mahal. Os jogadores usam peças para construir o palácios e essas peças entram em jogo por meio de uma roda giratória, que permite a cada jogador colocar as peças em diferentes partes do palácio. Assim que o mosaico estiver concluído, o melhor arquiteto ganha o jogo.
Os três jogos estão previstos para agosto/setembro de 2021. Link para a live:
Eu comprei o meu Luxor há quase 2 anos, acho, por um lojista aqui e que aceitava retirada em loja, já que morava na minha cidade. Paguei uns 270 já na época. Se a expansão custar mais de R$ 200, estará salgada, mas nos atuais padrões de valores absurdos do Brasil. Mas é uma expansão q acredito que dará um gás no jogo, mais interação com a Múmia e a adição da mecânica de Jogadores com Diferentes Habilidades