Do que se trata? Hubris: Twilight of the Hellenistic World é um jogo para 1 a 3 jogadores que serão reis helenísticos do século 2 aC, herdeiros dos famosos sucessores que lutaram pelo império de Alexandre, o Grande por mais de 40 anos, até a velhice.
Os jogadores lideram os três principais reinos helenísticos: os Ptolomeus, os Selêucidas e a Macedônia, guiando suas dinastias por essas décadas tumultuadas. Roma, Pergamon e outros poderes maiores e menores da época são controlados pelo jogo, com vários graus de influência possíveis para os três reinos de jogadores.
O jogo é jogado em turnos de cinco anos e cada turno vê a introdução de novos líderes e eventos, alimentando um único baralho de eventos que governa a ocorrência de eventos recorrentes ou únicos, mecanismos de administração do jogo e oportunidades e sequência de ativação do reino. Cobrindo uma vasta gama de acontecimentos históricos e quase históricos, os eventos capturam as atividades de poderes não-jogadores, como as Ligas Gregas, a guerra de Aníbal na Itália ou crises específicas dentro dos reinos, apresentando aos jogadores desafios e oportunidades sempre renovados. A forma como os jogadores respondem a isso terá um grande impacto em seu sucesso (ou na falta dele). A vitória é alcançada controlando os objetivos territoriais específicos de cada reino, acumulando conquistas dinásticas e construindo a fama de um rei. O objetivo final é atingir o limite da Vitória Automática no final de uma rodada, marcando o vencedor como tendo estabelecido a hegemonia final sobre o mundo helenístico e sendo forte o suficiente para se opor com sucesso à expansão de Roma no Oriente. Mas um reino também pode ser eliminado se repetidamente derrotado pelos exércitos romanos.
Em vez de uma mão de cartas, cada reino do jogador tem uma Corte, com o rei e seus amigos representados por cartas de líder. Cada líder tem de um a três recursos com classificações variadas entre Campanha, Diplomacia e Administrador e é classificado por sua Lealdade, Intriga e, quando conquistada, Renome. Muitos líderes também possuem Habilidades Especiais, que variam de bônus militares ou conexões diplomáticas a ações exclusivas disponíveis apenas para eles.
Nossa, como eu queria que alguma empresa trouxesse TODOS os jogos da GMT. Eu já curtia a época da ascensão da república romana, e curto demais o conflito dos herdeiros de Alexandre (tanto que gastei dinheiro que nem tinha na pre venda da expansão do Imperator Rome rs).
Fiquei salivando pelo jogo. Vou ter que saciar a sede com Twilight Struggle mesmo, já que não tenho jogos desse período histórico e da GMT, só vai tar rolando guerra fria mesmo rs