Não sei se sou só eu ou se é algo que aflinge outros reviewers, mas eu tenho muito mais dificuldade de descrever por que eu gosto ou deixo de gostar de um jogo simples do que de um complexo. Quando eu vou escrever sobre Feudum por exemplo, tem tanta coisa para falar. Tanto detalhe que faz do jogo excelente e tantos outros que fazem dele mais complicado e complexo do que deveria. Agora, fazer review de Azul é dificil para caramba. Como explicar tamanho sucesso de um jogo tão simples? Como explicar por exemplo que 7 Wonders está há 10 anos fazendo sucesso? Bem, esse é o desafio do jogo de hoje.
It's a Wonderful World, é um jogo bem simples e nada inovador para o gênero. Utiliza-se de coisas que você já cansou de ver em outros jogos e ainda assim, ele conseguiu uma vaguinha no top 100 dos jogos do LPP no Covil. Por que será isso? Bem, vamos falar do jogo primeiro.
IAWW (pra facilitar) é um jogo de draft e engine building que parece DEMAIS com um jogo que eu não gosto muito... 7 Wonders, principalmente no draft. Isso por que o draft é igual mesmo. 7 cartas, pega uma e passa pro lado, próximo round é na ordem invertida. E é um engine building né. Mas acho que a semelhança para por aí.
No IAWW uma vez que você tem as 7 cartas, você tem um segundo fator de decisão que é, quais delas você quer pagar o custo para construir e quais quer descartar. Tipo Terraforming Mars sabe, que você pega as cartas mas meio que não tem como construir todas. No caso do IAWW existe um "bonus" pra descartá-las ao invés de um custo para construí-las. O bonus é um recurso que pode ser util para pagar o custo de construção das demais cartas.
E ao construir as cartas, você aumenta sua produção de recursos que irá te ajudar a .... construir mais cartas. Num esquema que lembra bastante a produção de especiarias do Century sabe?
Como pode ver, tema passa longe do jogo né? Então se isso for importante para você já saiba que o jogo é super seco de tema, apesar das belas ilustrações de um futuro distópico. Com certeza os cubos que a gente produz tem algum nome como: ciencia, militarismo, economia, sei lá mais o que, mas no final vira 2 cubos verdes, 1 preto e 3 amarelos sabe. Mas por que o jogo é bom então?
Bem, não vou dizer que It's a Wonderful World é o jogo da sua vida, mas é um jogo rápido, gostoso, de draft com engine building que dá aquela sensação de Feels Good dos engine buildings. De você conseguir fazer um motorzinho que funciona. E se não conseguiu, cada partida dura 40 minutos e então você pode passar para a próxima.
É para quem gosta de jogos simples como Splendor, 7 Wonders, Century, Gizmos, Hadara etc. Ele é mais simples do que Wingspan. Inclusive se eu tivesse de explicar ele de forma bem rápida e simplista eu diria que é uma mistura de 7 Wonders com Century.
Então com certeza não é um jogo que vai agradar muito aqueles gamers mais pesados, que curtem jogos altamente estratégicos ou aquelas pessoas que querem tema e imersão no Boardgame.
It's a Wonderful World é no entanto, uma opção muito gostosa para grupos mais casuais, familia e que buscam uma diversão mais leve e rápida no meio competitivo. Definitivamente dá para ser jogado por pessoas/familiares que já estão acostumados com algo do nível dos jogos que eu citei acima ou com um Ticket to Ride, Stone Age ou Azul.
A grande estratégia do jogo é conseguir mexer com o timing. Ele é curto. São apenas 5 rodadas que você tem para aumentar sua produção e transformar tudo em ponto de vitória. Em geral as cartas construídas lhe darão, produção de recursos, pontos ou condições de pontuação de fim de jogo (tipo, X pontos por cartas amarelas construidas). E uma coisa que esse tipo de jogo tem é que ele acaba no momento que você fez chover e dá uma sensação gostosa pra caramba ou que quase fez e faltou tipo 1 rodada pra você fazer milagre e aí você fica com vontade de jogar mais uma por que agora vai dar. E mais uma depois e outra depois e quando você vê foram 5 partidas seguidas.
Aqui em casa, ele funcionou tão bem que eu peguei a versão kickstarter que vem com 2 cartas extras e 2 campanhas para serem jogadas. Em breve, vai chegar a expansão que peguei também no KS. Pode parecer até estranho mas entre Nemesis, Tainted Grail e Twilight Imperium que eu importei, foi It's a Wonderful World o jogo mais caro que já paguei graças a um problema com a DHL que me rendeu uma senhora multa na receita.
De forma ou de outra, acho que o jogo é uma escolha acertada da Galápagos para o público família no Brasil e vai ser um sucesso de mesa se essa for sua praia. Dificilmente IAWW vai ser o jogo do ano pra alguém, mas as vezes, assim como batata frita, ele vira algo que não surpreende, mas agrada a todos.