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  4. Top 3 Erros Cometidos no Kickstarter do Scythe (Tradução)

Top 3 Erros Cometidos no Kickstarter do Scythe (Tradução)

Scythe
  • avatar
    dcoelho17/11/15 01:27
    avatar
    dcoelho
    17/11/15 01:27
    294 mensagens MD

    Recentemente o jogo Scythe foi financiado no Kickstarter arrecadando a bagatela de 1.8 milhões de dólares. Então, o designer Jamey Stagmaier resolveu analisar seus erros no financiamento. Aí você se pergunta: isso não foi um case de sucesso pra um financiamento coletivo? Como assim o cara cometeu erros?

    Quando se fala em FCs, Jamey Stagmaier é um monstro. Ele é autor do livro "A Crowdfunder's Strategy Guide - Build a Better Business by Building Community", livro onde descreve em detalhe estratégias para conseguir financiar projetos em plataformas como Kickstarter e afins. Altamente recomendado para quem pretende lançar seus jogos via FCs.

    O cara tem no currículo jogos financiados no Kickstarter como Euphoria: Build a Better Dystopia, Viticulture, Tuscany: Expand the World of Viticulture, Between Two Cities e, mais recentemente, Scythe. Então, quando esse cara fala sobre FCs, eu paro pra ouvir (nesse caso, ler).

    Recentemente, Jamey publicou em seu site um artigo com seus erros, acertos e aprendizados em relação ao FC do Sçythe. Uma forma bem inteligente de evoluir. 

    Então, toma aí a tradução desse textão, que vale a pena cada palavra.

    Traduzido daqui: http://stonemaiergames.com/the-top-3-mistakes-i-made-on-the-scythe-kickstarter-and-a-few-things-id-do-again/
    _________________________________________________

    Eu, recentemente, fiz uma campanha no Kickstarter para um jogo que fiz o design, chamado Sçythe. Eu vou entrar mais nos números depois, em um post esta semana mas, em resumo, o projeto foi um sucesso, arrecadando US$1.8 milhões de 17.739 apoiadores e somando (até esta data) 17.968 comentários na página do FC.

    Após a poeira baixar em todas as minhas campanhas, eu escrevo um texto post morten sobre as coisas que aprendi no projeto, particularmente erros que eu cometi e que outros criadores podem evitar. Isso não deve ser visto como super negativo, eu sou muito grato pela campanha do Sçythe, e estou honrado com o apoio que veio dela.

    Erro #1: Sistema de Meta Diária

    Essa é a grande coisa que eu gostaria de ter feito diferente, por que eu realmente acredito que poderia ter funcionado se eu tivesse feito uns pequenos ajustes.

    Eis o que fiz: Eu revelei 5 metas estendidas no primeiro dia da campanha, com um aviso de que eu revelaria uma meta estendida todos os dias até o final do projeto. Seria baseado na quantidade que atingimos naquele dia, tipo, se o dia anterior tivesse terminado em $200.000 e o projeto tivesse arrecadando em média $15.000 por dia, eu faria a nova meta em $215.000. A ideia era dar aos apoiadores uma razão divertida de checar a página do projeto diariamente e dar aos novos apoiadores um sentimento de ter contribuído para uma coisa específica daquele dia.

    A meta estendida para o primeiro dia era de $158.632. Eu acho que atingimos isso na primeira hora após o início da campanha, talvez antes. No final das primeiras 24 horas, Scythe já tinha arrecadado $650.000. Então estabeleci a meta para o segundo dia em $675.000.

    Eu tinha explicado como isso funcionaria em um quadro de metas estendidas, mas não antes dos apoiadores virem um espaço enorme entre $158.632 e $675.000 que apareceu pra eles. Um pequeno, mas legítimo, grupo de apoiadores manifestou seu desânimo e raiva nos comentários no update #1. Eles sentiram que eu não considerei suas contribuições, já que não importaram para ganhar uma meta estendida. Alguns apoiadores tiraram seus apoios ou reduziram para $1, jurando ir aumentando suas contribuições a cada dia até atingirem a meta daquele dia, depois reduzindo antes que eu determinasse a meta para o dia seguinte.

    Teve muita negatividade nos comentários naquele dia. Isso foi inesperado e decepcionante, no mínimo. Eu tentei incluir no jogo muitos componentes customizados e bonitos por um ótimo preço ($59- incluindo $15 de subsídio para envio - para um jogo que custaria $80 no varejo [até mais se contar os componentes de kickstarter]). Mas isso parecia não importar. Toda a atenção estava no sistema de metas diárias em vez da série de outras coisas legais que poderíamos estar falando.

    Então eu mudei para o sistema de metas estendidas tradicional. Eu preenchi os espaços com algumas metas e reestruturei as metas restantes. Eu ainda assim revelei uma meta por vez, para manter o elemento de descoberta diária, que estava querendo inicialmente. Nós acabamos atingindo uma meta por dia na semana seguinte, quando acabei revelando todas metas restantes de valor para atingi-las.

    Eis o que eu deveria ter feito: Deveria ter funcionado igual aqueles calendários com portinhas revelando um chocolate a cada dia. No dia 1, mostrar um gráfico indicando o valor de cada meta estendida. No entanto, as metas em si - cartas novas, upgrades, etc - estariam ocultas. Eu revelaria a meta diariamente, mesmo que aquela meta já tivesse sido atingida. No quadro também teria um link com um spoiler para quem quisesse ver todas as metas, para que ficasse claro que eu planejei tudo.
    O legal desse sistema é que te da uma razão divertida para ver as metas durante o projeto inteiro em vez de revelar todas ao mesmo tempo no início do projeto. Você poderia atingir o valor da última meta no dia 5 ou 20, mas você ainda teria um sentimento de progresso na duração do projeto graças a revelação diária.

    Erro #2: A campanha foi muito longa.

    Agora, antes de falar sobre o que quero dizer quanto a isso, eu quero dizer que eu gostei muito da campanha do Scythe. Foi muito divertido e o sentimento de comunidade foi de verdade sensacional. Não estou dizendo que a campanha foi muito longa por ter sido arrastada ou algo parecido.

    Na verdade, estou dizendo que a campanha foi muito longa porque não precisava de 24 dias para atingir o que determinamos como meta. Tudo que fizemos em 24 dias poderíamos ter feito em 12-16 dias. Eu acho que teríamos arrecadado o mesmo valor com o mesmo número de apoiadores. Nós teríamos tido ótimas conversas durante e após o projeto. Teríamos tido tempo para consertar algumas pequenas coisas mais cedo e ainda assim ter tempo para os que ainda não conheciam a Stonemaier descobrir o projeto.

    Erro #3: Se deixar abater por negativismo no BGG

    A grande maioria de conversas no BGG, durante a campanha do Scythe foi positiva, construtiva e colaborativa. O que torna mais vergonhoso eu ter deixado poucos tópicos me abater. Eu gastei muito tempo e energia respondendo a eles em vez de engajar nos outros tópicos.
    Eu tive uma conversa saudável com um colega de trabalho, Morten, durante o projeto. Morten é bom em identificar quando eu me deixo abater por alguma coisa que não esteja indo conforme eu espero. Ele ponderou que não deveria ser eu a responder esses tópicos, especialmente se o projeto é tão próximo a mim. Aquilo foi de grande ajuda ter ouvido.

    Uns poucos pequenos erros

    • É difícil coordenar revisão de manual e um projeto no Kickstarter ao mesmo tempo. Revisão (e incluir alterações de outras revisões) demanda atenção exclusiva e durante uma campanha de Kickstarter está para todo lado.


    • Eu me comuniquei com os apoiadores informando que não haveria "pledge manager" bastantes vezes - eles não poderiam incluir coisas na sua contribuição pelo preço do Kickstarter após a campanha. No entanto, o que não fiz claramente, foi explicar para os novos apoiadores no Kickstarter o que é um "pledge manager". Recebi muitas mensagens perguntando sobre isso.


    • Em um momento do projeto eu enviei uma mensagem pelo Kickstarter para todos os apoiadores. Eu presumi que todos os apoiadores receberiam aquela mensagem. No entanto, existe uma falha no sistema de mensagens do Kickstarter (eles já estão verificando isso) que escolhe um número aleatório de pessoas que vão receber a mensagem e outros não. Da próxima vez vou checar com alguns apoiadores se eles receberam a mensagem.


    • Devido a uma demanda dos apoiadores, eu adicionei uma opção de adicional de componentes de madeira (alguns níveis de apoio ofereciam recursos realistas mas não os de madeira). No entanto, eu cometi um erro valorando eles: eu valorei exatamente igual aos outros add-ons ($10). Não é grande coisa, mas agora que eu já gastei 20 horas verificando o resultado das pesquisas com os apoiadores, eu posso dizer que ajudaria muito descobrir algumas das pesquisas incorretas se aqueles valores estivesses um pouco diferentes.


    Algumas coisas que eu faria de novo

    Eu falarei sobre esses pontos no post que farei sobre as estatísticas, ainda esta semana, mas eis aqui alguns que não são baseados em estatísticas:
    • Eu comecei a falar sobre o Scythe em Dezembro de 2014, 10 meses antes do kickstarter ser lançado. Alguns dizem que foi muito cedo, mas estou realmente satisfeito com os resultados. Deu a chance das pessoas acompanharem as artes do Jakub por um período prolongado, que acabou levando à campanha. Isso significa que havia vários playtesters quando o jogo ficou pronto para o playtest cego. Isso significa que o Scythe foi um dos jogos mais procurados da Gen Con e Essen, mesmo como protótipo. Toda essa euforia resultou em um imenso sucesso na campanha. Eu prefiro que as pessoas fiquem ansiosas pelos meus jogos com antecedência do que deixá-los no escuro.


    • Eu admito que fiquei desapontado quando o Rahdo disse que não faria um "run-through" do Scythe. Eu realmente valorizo sua opinião e eu fiz o Scythe para que tivesse apelo aos casais que não gostam de duelar um com o outro, diferente das pessoas que se divertem com conflitos diretos. Mas daquela rejeição surgiu uma oportunidade: em vez de dar essa vantagem ao Rahdo, eu usaria o Scythe para trazer mais merecida atenção à alguns menos conhecidos reviewers, aos quais eu sou muito grato. É fantástico ver o vídeo do Forensic Gameology chegar próximo de 13 mil views e o vídeo do Bower's Game Corner chegar perto de 21 mil views.


    • Eu consegui uma noite inteira de sono quase toda noite de campanha do Scythe. Eu fiz disso uma prioridade, já que eu gastava quase todas as horas acordado em frente ao computador controlando a campanha. Eu consegui desligar toda noite graças ao Morten, nossos embaixadores e todos os apoiadores que sabiam as respostas para as perguntas tão bem quanto eu.


    • Os comentários sobre o Scythe eram um pouco assustadores para os usuários navegarem, simplesmente por que tinham diversos deles. Uma coisa que eu tentei fazer para ajudar foi sempre que alguém fazia uma pergunta e tentava mencionar a pergunta na minha resposta. Dessa forma, as pessoas não precisavam olhar minha resposta e ficar buscando para qual pergunta foi. Tentarei fazer isso de novo.

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  • Ralsater
    826 mensagens MD
    avatar
    Ralsater17/11/15 08:43
    Ralsater » 17/11/15 08:43

    Muito bom o texto, o cara escreve e raciocina como um homem de negócios sério, buscando melhorar sempre. Ver pontos de melhora em um negócio que deu certo é para poucos, muitas pessoas veem um case de sucesso e nada mais.

    4
  • Urick Lins
    565 mensagens MD
    avatar
    Urick Lins17/11/15 09:59
    Urick Lins » 17/11/15 09:59

    O cara é "O Lobo" do Kickstarter ;):D
    Muito bom o texto.

    5
  • norDicoBR
    714 mensagens MD
    avatar
    norDicoBR17/11/15 11:28
    norDicoBR » 17/11/15 11:28

    O motivo de eu ter financiado o Between Two Cities foi pelo Jamey pois eu gosto muito da forma como ele trata os seus apoiadores. Ele é muito profissional e não deixa o pessoal no limbo.
    Dá muito trabalho mas ele está construindo uma relação ímpar de confiança com a comunidade. 

    3
  • marino
    922 mensagens MD
    avatar
    marino17/11/15 11:45
    marino » 17/11/15 11:45

    Não é a toa que o cara é um monstro no KS.

    1
  • RCons
    161 mensagens MD
    avatar
    RCons17/11/15 11:48
    RCons » 17/11/15 11:48

    Afinal, o que é "pledge manager"?

    1
  • paulinhoborges
    932 mensagens MD
    avatar
    paulinhoborges17/11/15 12:33
    paulinhoborges » 17/11/15 12:33

    RCons::Afinal, o que é "pledge manager"?

    É uma espécie de "segunda chance" ou "acerto final". É uma janela aberta algum tempo depois que o financiamento é encerrado, e que pode servir a vários propósitos - pagar o valor exato do frete, verificado pelo tamanho final que o jogo alcançou com todos os extras liberados, ou permitir que o apoiador compre mais alguns itens especiais ou até mesmo outras unidades do jogo.

    3
  • erivelton
    202 mensagens MD
    avatar
    erivelton17/11/15 12:42
    erivelton » 17/11/15 12:42

    É difícil coordenar revisão de manual e um projeto no Kickstarter ao mesmo tempo. Revisão (e incluir alterações de outras revisões) demanda atenção exclusiva e durante uma campanha de Kickstarter está para todo lado.

    É, esse é um ponto que o pessoal precisa se apegar de verdade, e que nem sempre se dão conta disso. Não foram poucos os jogos que sofreram criticas após ao KS por ter um manual mal resolvido, ou aqui mesmo no Brasil.

    2
  • MarcusVss
    412 mensagens MD
    avatar
    MarcusVss17/11/15 13:10
    MarcusVss » 17/11/15 13:10

    Valeu pela tradução, bem legal o texto.
    Vc só escreveu errado o nome do jogo no título hehe

    1
  • fanl
    217 mensagens MD
    avatar
    fanl17/11/15 14:24
    fanl » 17/11/15 14:24

    Chega logo agosto!!!!!

    1
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Scythe - Top 3 Erros Cometidos no Kickstarter do Scythe (Tradução)
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