"Código Secreto, acertei?"
Sim, jovem. Esse é sem dúvidas o meu party game favorito, o mais jogado, o mais requisitado.
Código Secreto - 4 a 8+ Jogadores
Código Secreto está na minha lista pessoal de jogos com o fator "por que eu não pensei nisso antes?".
É tão simples. Eu não vou nem perder muito tempo na seção de regras. Muito provavelmente você já sabe jogar. Caso você não tenha entendido a referência entre o título e a primeira frase deste texto, o jogo funciona assim:
O jogo vem com duas centenas de cartas como essas. Cada carta possui uma palavra genérica, tanto na frente quanto no verso para gerar ainda mais variedade nas partidas, que já é virtualmente infinita.
"Luis, o jogo está em inglês?"

Essencialmente estamos falando de um jogo de adivinhação de palavras, mas o que faz com que ele tenha obtido tamanho sucesso?
Primeiramente, esse carinha aqui:
Essa cartinha quadrada sustentada por um suporte de plástico bobo é, a meu ver, a alma desse jogo. É o pulo do gato, a fagulha, a ideia de um milhão de dólares que qualquer um de nós poderia ter pensado, mas infelizmente não o fizemos. Parece óbvio agora que ela existe, mas até ela surgir, ela estava perdida no limbo das ideias. Isso, meus caros jovens confrades, eu chamo de genialidade.
Código Secreto é jogado em times, vermelho contra azul. Sabe aquela matriz 5 x 5 das cartas com palavras disponibilizadas na imagem anterior? Então, essa cartinha quadrada representa o seu gabarito.
Em um lado da mesa encontram-se os líderes da equipe. No outro lado, os demais membros de seus respectivos times. Na vez de cada grupo, o líder deve dar uma simples dica, de modo que seus seguidores acertem as palavras indicadas no gabarito. Somente os líderes têm acesso ao gabarito, os outros companheiros de time não sabem que palavra é "vermelha" ou "azul", eles só veem aquela matriz de cartas mais acima em sua pureza.
A simples dica em questão: uma palavra e um número. Por exemplo: "Árvore: 2".
O que isso significa?
Que entre as 25 palavras dispostas em sua mesa, supostamente duas delas devem se enquadrar direta ou indiretamente com a palavra "Árvore".
Digamos que as palavras sejam "Casca" e "Tronco". Muito bem, vocês acertaram a dica e com isso estão mais próximos da vitória. Acerte todas as suas palavras antes da equipe adversária e vença o jogo.
Se a dica "Árvore: 2" fosse dada por alguém do meu grupo de amigos, provavelmente as palavras relacionadas seriam algo como "Seca" e "Colômbia". Se você entendeu a referência, você está apto(a) a jogar com o meu grupo. É bom você ter em mente como as pessoas do seu time pensam.
Conforme as palavras vão sendo descobertas, os jogadores vão colocando essas cartelas de suas respectivas cores sobre elas. Repare que no gabarito mais acima, além das cartas nas cores vermelho e azul, algumas delas são bege. Essas cartas não vão para time nenhum e são apenas um obstáculo.
Quando você dá uma dica, digamos "Constrangedor: 4", significa que 4 das palavras disponíveis estão de alguma forma relacionadas a
algo constrangedor. Mais do que isso, seu time tem 4 palpites para encontrar essas palavras. Contudo, se por acidente eles indicarem uma palavra dita como bege no gabarito, eles devem parar a sua jogada na hora.
A segunda maior sacada de design, que faz com que esse jogo seja o tal Código Secreto, com milhões de cópias vendidas pelo mundo, e não mais um jogo de adivinhações qualquer é esse jovem misterioso:
Note que no canto superior esquerdo do "gabarito" na outra imagem tem um quadrado preto indicado com um "x". Funciona assim, você dá uma dica, mas se alguém do seu grupo inocentemente acertar aquela palavra por engano, vocês perdem o jogo na hora, independentemente do placar parcial. Pá pum, perdeu. Simples assim.
Jovem, isso muda TUTO!!! t u t t o
Você quer vencer o jogo o mais rápido possível, naturalmente. Quanto mais palavras vocês acertarem em menos dicas, mais próximos da vitória vocês estarão e mais pressão será colocada sobre o time adversário. Todavia, vocês precisam se preocupar com uma série de fatores: as tais das palavras neutras, que interrompem sua jogada, sem mencionar a chance de alguém acertar por acidente a palavra dos adversários - vocês não apenas interrompem a jogada ali mesmo, como estarão dando ponto para eles. Acima de tudo isso, existe essa palavra venenosa, essa sementinha do mal, se você experimentar o fruto do conhecimento proibido, tchau e benção. GG, vamos jogar outra. Já falei que uma partida é bem rápida e potencialmente viciante?
Imagine o efeito psicológico que esse conjunto simples de regras proporciona. A salada mental que você precisa organizar para:
1 - dar uma dica que abranja o maior número de palavras possíveis de uma vez só;
2 - não induzir os seus companheiros de time a acidentalmente acertarem uma palavra neutra, interrompendo a jogada;
3 - tomar um cuidado extra para que eles não acertem as palavras dos adversários por acidente, piorando ainda mais a situação;
4 - nunca, jamais, em hipótese alguma, pronunciar qualquer palavra que traga consigo a menor sugestão, uma associação mínima que seja, com a palavra proibida, ou fim de jogo.
A dica era muito simples: "Palma: 2". O líder estava pensando em aplausos, como em "bater palma", mão, "palma da mão". O jovem inocente foi com toda a certeza do mundo em seu primeiro chute: "Ramo".
"Por que ramo?!"
"Ramo da palmeira, não era isso?"
"Putz, eu não tinha pensado nisso..."
Português é uma língua maravilhosa, jovens.
Parabéns, você acertou a palavra preta e perdeu o jogo na primeira tentativa. Acontece nas melhores famílias.
Tudo isso com duas informações muito simples: uma palavra e um número.
Esse jogo é uma obra de arte. Com um punhado de regras e um monte de papel, ele te entrega um mundo de possibilidades. A rejogabilidade desse jogo é virtualmente infinita. Se você mudar uma palavra, o jogo já muda drasticamente. Se você girar a carta quadrada do gabarito 90º, você já mudou tudo.
Hoje em dia existem outros jogos muito bons de adivinhação. A premissa de "
Só uma" também é extremamente ousada, simples, porém criava e intrigante. "
Dixit", se jogado com o grupo certo pode render experiências fantásticas.
Código Secreto, por outro lado, possui dois elementos que particularmente o catapultam para primeiro lugar na categoria "adivinhação" no meu coração gamer, além de toda a genialidade previamente mencionada.
1º: Não tem papel/caneta. Eu tenho alguma espécie de TOC com jogos que têm papel e caneta, qualquer coisa que consuma/destrua um componente. Não compro nenhum roll/flip and write. Eu não uso nem os bloquinhos de pontuação dos jogos. Sou feliz assim, não me julguem.
"Ah, Luis, assim você está perdendo um monte de oportunidade legal. Tem tanto jogo bom por aí que se utiliza dessa proposta...".
Nananananana, não estou ouvindo, jovem. Não quero saber.
"Super maduro da sua parte

. Qual é o segundo ponto que faz com que esse seja o seu favorito e não o Dixit, que também não usa papel e caneta?"
2º: Considero o Código Secreto um jogo mais variável e
democrático. Eu consigo jogar Código Secreto com qualquer grupo de pessoas, com Dixit eu não tive essa mesma sorte. Não me entendam mal, amo Dixit de paixão, mas eu vendi minha cópia. Por quê? Dixit é um jogo lindo em todos os sentidos, mas possui uma pequena falha de ""design"", que é o grupo de pessoas que joga esse jogo.
[Essa parte do review pressupõe que você já sabe jogar Dixit]
A premissa do jogo é genial, você quer que os outros adivinhem a sua carta, mas não todos. Você precisa ser específico, mas não tão específico, vago, mas não tão vago. É abstrato, é difícil, é desafiador e funciona*.
*Funciona com alguns grupos muito iluminados, não com os meus.
Dixit é um jogo baseado em imagens. Uma imagem vale mais do que mil palavras, mas eu tenho a constante impressão de que a maioria das pessoas só usam as mesmas. As dicas que as pessoas normalmente dão são muito óbvias e restritivas, os outros jogadores não conseguem encaixar cartas equivalentes, de modo a tentar eficientemente confundir seus adversários.
O jogo depende da sorte. A sorte de vir com a carta certa na hora certa e a sorte de ter amigos criativos o suficiente para que eles permitam com que uma quantidade razoável de cartas sejam devidamente encaixadas naquela descrição (Código Secreto, por outro lado, não tem sorte após o setup, está tudo ali à disposição daqueles que dão as dicas; a "sorte" fica a cargo da capacidade de processamento dos amigos que irão recebê-las). Em Dixit pode tudo, você pode cantar, pode gesticular, fazer um barulho, declamar um poema, qualquer coisa... e é aí que o jogo se perde.
São tantas opções que o efeito acaba sendo o oposto do esperado. A mente da pessoa trava, outras variáveis aparecem para interferir no processo criativo, a zona de conforto se aproxima.
"Eu não vou cantar. Coisa ridícula, pagar mico..."
Procure novos parceiros de jogo, jovem.
No meu grupo, esse jogo simplesmente não funcionou. Chegamos ao ápice da materialização dos pontos nesse jogo. Involuntariamente desenvolveu-se um sistema onde jogadores fazem uma referência que eles sabem que apenas um jogador do grupo irá entender e todos os demais ficarão perdidos, descartando qualquer carta "inútil" que esteja travada na mão deles há vários turnos. O resultado: um jogador acerta, todos os outros erram. Melhor cenário possível em termos de pontos, o pior cenário em termos de diversão.
Dói o meu coração ao falar isso, mas os pontos de vitória estragaram a proposta lúdica e pura do Dixit. Dixit não foi feito para ser pontuado. Oras, mas se não existe um objetivo a ser alcançado, ele deixa de ser jogo, passa a se tornar uma "atividade", como muitos gostam de falar. Não sei dizer, apenas sei que Dixit não vingou aqui por conta disso.
Outro problema que eu encontrei com o Dixit, mas que não me apareceu com o Código Secreto foi a barreira de entrada para novos jogadores. Código Secreto é um jogo que eu consigo jogar com meus pais, com a minha avó de 82 anos. Até ela quer dar uns palpites. É um dos jogos mais pedidos na minha jogatina familiar. Eles o chamam de "aquele jogo das palavras lá". Dixit tentamos uma vez e foi um fracasso. Ninguém conseguiu dar uma dica que prestasse, prevaleceu um desconforto generalizado na mesa. Era "que imagem esquisita, não entendi nada!" para baixo.
Existem três jeitos de aumentar a variabilidade em Dixit:
- Compre mais expansões
- Jogue com novas pessoas
- Sejam mais criativos(as)
A última sugestão, para a minha pessoa, é a mais necessária e a mais difícil de se executar. Com o Código Secreto eu só preciso de trocar uma carta de Gabarito e temos uma situação completamente nova, ainda que usando as mesmas palavras. Aquela palavra que era sua, agora é a palavra proibida, a palavra do oponente agora é sua, a neutra agora é do oponente, outras palavras se mantiveram nas mesmas posições, mas as dicas que vocês precisarão elaborar mudam drasticamente.
Código Secreto, diferentemente de Dixit, te dá um norte. Dixit te joga em um oceano de possibilidades, mas você nem sabe para que lado é a costa. Código Secreto faz a mesma coisa, mas também te dá um GPS, caso você não saiba ler as estrelas.
[Fim da comparação com Dixit]
Agora vamos falar sobre uns poréns no jogo, porque nem tudo são flores. A tradicional seção de prós e contras está diluída ao longo do texto. Eu literalmente estou fazendo esse texto no improviso, abri o editor de textos da Ludopedia, achei umas imagens na internet e comecei a escrever.
Na minha experiência, o maior deles é esse:
Dependendo do seu grupo de amigos, o jogo pode gerar muita Paralisia de Análise. Aquele jovem colega que quer gastar 5 minutos de todos no seu entorno porque ele jura que vai encontrar uma dica mirabolante que consegue matar 6 palavras de uma vez só. Uma alternativa oferecida pelo jogo é essa ampulheta. Para alguns funciona bem, no nosso caso, não funciona. A gente joga na base da pressão dos pares mesmo. São raras as vezes em que alguém abusa do direito de tomar um tempo para pensar, mas às vezes acontece quando o pessoal fica muito competitivo.
Na vinheta do jogo, lá em cima, eu considero que o jogo é para 4 a 8+ jogadores. É um
party game, o que sugere que estamos falando de um jogo para uma quantidade grande de pessoas. Eu gosto de jogá-lo com 4 ou 6 pessoas, 8 eu já acho bagunçado, algumas pessoas fatalmente ficarão de figurantes nessa história. Existem variantes para menos do que 4 jogadores, mas confesso que nunca tentei. A melhor alternativa, a meu ver, é a versão para dois jogadores "
Código Secreto Dueto", que, além de possibilitar uma experiência realmente interessante de Código Secreto para duas pessoas, transforma o jogo em cooperativo. É possível jogar a versão Dueto entre times, de forma cooperativa. Normalmente o Dueto eu prefiro com 2 ou 4 jogadores. O jogo traz mais 200 cartas compatíveis com o jogo original, como se já não houvesse variabilidade o suficiente. Eu guardo tudo em uma caixa só.
"Luis, o Código Secreto Dueto vem com um bloco de folhas para você anotar as suas missões ou coisa do tipo, como se fosse uma espécie de campanha..."
Nunca usei, sou feliz assim, jovem, me deixe em paz! Gente enjoada...
Para finalizar, gostaria de compartilha dois momentos marcantes da minha experiência com esse jogo.
Faltavam duas palavras para o meu time vencer. Eu era o líder. Só restava uma palavra para a outra equipe. Era tudo ou nada. Se não matássemos aquelas duas palavras naquela dica, perderíamos a partida. As palavras eram:
Cerca e Diamante.
Além das outras palavras na mesa que poderiam atrapalhar qualquer associação, eu gostaria de um momento de reflexão dos jovens da plateia para que vocês possam sugerir alguma palavra, uma palavra apenas, que junte cerca e diamante. A minha sacada "genial":
CD: 2
O problema, jovens, é que essa é uma jogada ilegal. Você não pode fazer esse tipo de sugestão com base nas iniciais das palavras. Siglas até podem ser usadas, mas desde que previamente acordadas com o grupo. A ironia da coisa é que CD é de fato uma palavra, mas certamente as minhas intenções ali eram outras, que vão além da associação de CD com música, disco, ou qualquer coisa mais relacionável com essa ideia.
O outro líder olhou para mim com um misto de surpresa e raiva. "VOCÊ NÃO PODE FAZER ISSO!", ele disse em capslock. Todos começamos a rir, os outros já haviam entendido a dica e obviamente concedi a partida. Não importava quem iria ganhar aquilo. Eu fui o campeão moral daquela parada hahaha.
Outra história:
Clássica jogatina em família. Meu pai e minha mãe contra eu e meu irmão. Meus pais estavam atropelando a gente, 4 palavras na frente. Alguns tropeços cometidos por nossa dupla, algumas palavras neutras acertadas por acidente e essa era a situação. Eis que me surge a dica da salvação.
Sabonete: 4.
Quais eram as palavras que eu queria alcançar com tal dica milagrosa?
Era algo como: Sujeira, Detergente, Barra e.... Prisão.
Sujeira faz todo o sentido. Sabonete limpa a sujeira.
Detergente é um primo do sabonete, entra por associação.
Barra é um pouco mais sutil, mas dá pra pegar, sabonete em barra.
Agora, prisão que veio a maldade.
O meu irmão prontamente acerta as duas primeiras e timidamente acerta a terceira com pouca confiança no que estava fazendo. Para seu quarto palpite ele parou por uns dois bons minutos de tensão. Ele de repente deu uma risadinha. Pensei "ele já sabe o que é". Então ele começou a justificar seu raciocínio em voz alta.
"Gente, vocês me desculpem, eu vou arriscar. Eu não sei se é exatamente isso que ele quer dizer, mas como não tem mais nenhuma palavra relacionada a limpeza, essa é a única alternativa que me resta. Eu não sei se vocês sabem, mas dizem que na prisão, os presidiários, quando entram em uma briga, colocam o sabonete dentro da toalha e batem nos outros como se fosse um porrete. Por isso, eu acho que a palavra a qual ele está se referindo é..."

Bater!


Eu queria era bater nele, isso sim. Ele literalmente falou a palavra "prisão" na oratória dele. Ficamos rindo a noite toda daquela situação. Obrigado, Código Secreto, obrigado, Vladimír Chvátil.
Nenhuma pessoa se feriu na composição desse review.
Forte abraço,
Luis Perdomo