Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Análises
  3. Código Secreto
  4. Favorito: 1

Favorito: 1

Código Secreto
  • avatar
    LuisPerdomo27/12/20 14:23
    avatar
    LuisPerdomo
    27/12/20 14:23
    626 mensagens MD

    "Código Secreto, acertei?"

    Sim, jovem. Esse é sem dúvidas o meu party game favorito, o mais jogado, o mais requisitado.

    Código Secreto - 4 a 8+ Jogadores


    Código Secreto está na minha lista pessoal de jogos com o fator "por que eu não pensei nisso antes?".

    É tão simples. Eu não vou nem perder muito tempo na seção de regras. Muito provavelmente você já sabe jogar. Caso você não tenha entendido a referência entre o título e a primeira frase deste texto, o jogo funciona assim:

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/21aa6_nkbq29.jpg

    O jogo vem com duas centenas de cartas como essas. Cada carta possui uma palavra genérica, tanto na frente quanto no verso para gerar ainda mais variedade nas partidas, que já é virtualmente infinita.

    "Luis, o jogo está em inglês?" :pouty:

    Não, jovem, peço perdão. Tradicionalmente eu tenho preguiça de pegar a minha cópia, arrumar a mesa e tirar umas fotos de situações de jogo. O meu carro-chefe é a ladainha mesmo. Essa foto eu peguei no BGG. Esse jogo fez tanto sucesso que já foi traduzido até para o Chinês Tradicional (que é mais complicado que a sua versão simplificada). Na verdade, ele já foi traduzido para mais de 30 idiomas. Isso vem estampado na caixa do jogo que é vendida por aqui.

    Essencialmente estamos falando de um jogo de adivinhação de palavras, mas o que faz com que ele tenha obtido tamanho sucesso?

    Primeiramente, esse carinha aqui:

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/362a9_nkbq29.jpg

    Essa cartinha quadrada sustentada por um suporte de plástico bobo é, a meu ver, a alma desse jogo. É o pulo do gato, a fagulha, a ideia de um milhão de dólares que qualquer um de nós poderia ter pensado, mas infelizmente não o fizemos. Parece óbvio agora que ela existe, mas até ela surgir, ela estava perdida no limbo das ideias. Isso, meus caros jovens confrades, eu chamo de genialidade.

    Código Secreto é jogado em times, vermelho contra azul. Sabe aquela matriz 5 x 5 das cartas com palavras disponibilizadas na imagem anterior? Então, essa cartinha quadrada representa o seu gabarito.

    Em um lado da mesa encontram-se os líderes da equipe. No outro lado, os demais membros de seus respectivos times. Na vez de cada grupo, o líder deve dar uma simples dica, de modo que seus seguidores acertem as palavras indicadas no gabarito. Somente os líderes têm acesso ao gabarito, os outros companheiros de time não sabem que palavra é "vermelha" ou "azul", eles só veem aquela matriz de cartas mais acima em sua pureza.

    A simples dica em questão: uma palavra e um número. Por exemplo: "Árvore: 2".

    O que isso significa?

    Que entre as 25 palavras dispostas em sua mesa, supostamente duas delas devem se enquadrar direta ou indiretamente com a palavra "Árvore".

    Digamos que as palavras sejam "Casca" e "Tronco". Muito bem, vocês acertaram a dica e com isso estão mais próximos da vitória. Acerte todas as suas palavras antes da equipe adversária e vença o jogo.

    Se a dica "Árvore: 2" fosse dada por alguém do meu grupo de amigos, provavelmente as palavras relacionadas seriam algo como "Seca" e "Colômbia". Se você entendeu a referência, você está apto(a) a jogar com o meu grupo. É bom você ter em mente como as pessoas do seu time pensam.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/fdb3f_nkbq29.jpg

    Conforme as palavras vão sendo descobertas, os jogadores vão colocando essas cartelas de suas respectivas cores sobre elas. Repare que no gabarito mais acima, além das cartas nas cores vermelho e azul, algumas delas são bege. Essas cartas não vão para time nenhum e são apenas um obstáculo.

    Quando você dá uma dica, digamos "Constrangedor: 4", significa que 4 das palavras disponíveis estão de alguma forma relacionadas a algo constrangedor. Mais do que isso, seu time tem 4 palpites para encontrar essas palavras. Contudo, se por acidente eles indicarem uma palavra dita como bege no gabarito, eles devem parar a sua jogada na hora.

    A segunda maior sacada de design, que faz com que esse jogo seja o tal Código Secreto, com milhões de cópias vendidas pelo mundo, e não mais um jogo de adivinhações qualquer é esse jovem misterioso:

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/f1886_nkbq29.jpg

    Note que no canto superior esquerdo do "gabarito" na outra imagem tem um quadrado preto indicado com um "x". Funciona assim, você dá uma dica, mas se alguém do seu grupo inocentemente acertar aquela palavra por engano, vocês perdem o jogo na hora, independentemente do placar parcial. Pá pum, perdeu. Simples assim. 

    Jovem, isso muda TUTO!!! t u t t o

    Você quer vencer o jogo o mais rápido possível, naturalmente. Quanto mais palavras vocês acertarem em menos dicas, mais próximos da vitória vocês estarão e mais pressão será colocada sobre o time adversário. Todavia, vocês precisam se preocupar com uma série de fatores: as tais das palavras neutras, que interrompem sua jogada, sem mencionar a chance de alguém acertar por acidente a palavra dos adversários - vocês não apenas interrompem a jogada ali mesmo, como estarão dando ponto para eles. Acima de tudo isso, existe essa palavra venenosa, essa sementinha do mal, se você experimentar o fruto do conhecimento proibido, tchau e benção. GG, vamos jogar outra. Já falei que uma partida é bem rápida e potencialmente viciante?

    Imagine o efeito psicológico que esse conjunto simples de regras proporciona. A salada mental que você precisa organizar para:

    1 - dar uma dica que abranja o maior número de palavras possíveis de uma vez só;

    2 - não induzir os seus companheiros de time a acidentalmente acertarem uma palavra neutra, interrompendo a jogada;

    3 - tomar um cuidado extra para que eles não acertem as palavras dos adversários por acidente, piorando ainda mais a situação;

    4 - nunca, jamais, em hipótese alguma, pronunciar qualquer palavra que traga consigo a menor sugestão, uma associação mínima que seja, com a palavra proibida, ou fim de jogo.

    A dica era muito simples: "Palma: 2". O líder estava pensando em aplausos, como em "bater palma", mão, "palma da mão". O jovem inocente foi com toda a certeza do mundo em seu primeiro chute: "Ramo".

    "Por que ramo?!"

    "Ramo da palmeira, não era isso?"

    "Putz, eu não tinha pensado nisso..."

    Português é uma língua maravilhosa, jovens.

    Parabéns, você acertou a palavra preta e perdeu o jogo na primeira tentativa. Acontece nas melhores famílias.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/73750_nkbq29.jpg

    Tudo isso com duas informações muito simples: uma palavra e um número.

    Esse jogo é uma obra de arte. Com um punhado de regras e um monte de papel, ele te entrega um mundo de possibilidades. A rejogabilidade desse jogo é virtualmente infinita. Se você mudar uma palavra, o jogo já muda drasticamente. Se você girar a carta quadrada do gabarito 90º, você já mudou tudo.

    Hoje em dia existem outros jogos muito bons de adivinhação. A premissa de "Só uma" também é extremamente ousada, simples, porém criava e intrigante. "Dixit", se jogado com o grupo certo pode render experiências fantásticas.

    Código Secreto, por outro lado, possui dois elementos que particularmente o catapultam para primeiro lugar na categoria "adivinhação" no meu coração gamer, além de toda a genialidade previamente mencionada.

    1º: Não tem papel/caneta. Eu tenho alguma espécie de TOC com jogos que têm papel e caneta, qualquer coisa que consuma/destrua um componente. Não compro nenhum roll/flip and write. Eu não uso nem os bloquinhos de pontuação dos jogos. Sou feliz assim, não me julguem. 

    "Ah, Luis, assim você está perdendo um monte de oportunidade legal. Tem tanto jogo bom por aí que se utiliza dessa proposta...". 

    Nananananana, não estou ouvindo, jovem. Não quero saber. 

    "Super maduro da sua parte :getlost:. Qual é o segundo ponto que faz com que esse seja o seu favorito e não o Dixit, que também não usa papel e caneta?"

    2º: Considero o Código Secreto um jogo mais variável e democrático. Eu consigo jogar Código Secreto com qualquer grupo de pessoas, com Dixit eu não tive essa mesma sorte. Não me entendam mal, amo Dixit de paixão, mas eu vendi minha cópia. Por quê? Dixit é um jogo lindo em todos os sentidos, mas possui uma pequena falha de ""design"", que é o grupo de pessoas que joga esse jogo.

    [Essa parte do review pressupõe que você já sabe jogar Dixit]

    A premissa do jogo é genial, você quer que os outros adivinhem a sua carta, mas não todos. Você precisa ser específico, mas não tão específico, vago, mas não tão vago. É abstrato, é difícil, é desafiador e funciona*.

    *Funciona com alguns grupos muito iluminados, não com os meus.

    Dixit é um jogo baseado em imagens. Uma imagem vale mais do que mil palavras, mas eu tenho a constante impressão de que a maioria das pessoas só usam as mesmas. As dicas que as pessoas normalmente dão são muito óbvias e restritivas, os outros jogadores não conseguem encaixar cartas equivalentes, de modo a tentar eficientemente confundir seus adversários.

    O jogo depende da sorte. A sorte de vir com a carta certa na hora certa e a sorte de ter amigos criativos o suficiente para que eles permitam com que uma quantidade razoável de cartas sejam devidamente encaixadas naquela descrição (Código Secreto, por outro lado, não tem sorte após o setup, está tudo ali à disposição daqueles que dão as dicas; a "sorte" fica a cargo da capacidade de processamento dos amigos que irão recebê-las). Em Dixit pode tudo, você pode cantar, pode gesticular, fazer um barulho, declamar um poema, qualquer coisa... e é aí que o jogo se perde.

    São tantas opções que o efeito acaba sendo o oposto do esperado. A mente da pessoa trava, outras variáveis aparecem para interferir no processo criativo, a zona de conforto se aproxima.

    "Eu não vou cantar. Coisa ridícula, pagar mico..."

    Procure novos parceiros de jogo, jovem.

    No meu grupo, esse jogo simplesmente não funcionou. Chegamos ao ápice da materialização dos pontos nesse jogo. Involuntariamente desenvolveu-se um sistema onde jogadores fazem uma referência que eles sabem que apenas um jogador do grupo irá entender e todos os demais ficarão perdidos, descartando qualquer carta "inútil" que esteja travada na mão deles há vários turnos. O resultado: um jogador acerta, todos os outros erram. Melhor cenário possível em termos de pontos, o pior cenário em termos de diversão. 

    Dói o meu coração ao falar isso, mas os pontos de vitória estragaram a proposta lúdica e pura do Dixit. Dixit não foi feito para ser pontuado. Oras, mas se não existe um objetivo a ser alcançado, ele deixa de ser jogo, passa a se tornar uma "atividade", como muitos gostam de falar. Não sei dizer, apenas sei que Dixit não vingou aqui por conta disso.

    Outro problema que eu encontrei com o Dixit, mas que não me apareceu com o Código Secreto foi a barreira de entrada para novos jogadores. Código Secreto é um jogo que eu consigo jogar com meus pais, com a minha avó de 82 anos. Até ela quer dar uns palpites. É um dos jogos mais pedidos na minha jogatina familiar. Eles o chamam de "aquele jogo das palavras lá". Dixit tentamos uma vez e foi um fracasso. Ninguém conseguiu dar uma dica que prestasse, prevaleceu um desconforto generalizado na mesa. Era "que imagem esquisita, não entendi nada!" para baixo.

    Existem três jeitos de aumentar a variabilidade em Dixit:

    - Compre mais expansões

    - Jogue com novas pessoas

    - Sejam mais criativos(as)

    A última sugestão, para a minha pessoa, é a mais necessária e a mais difícil de se executar. Com o Código Secreto eu só preciso de trocar uma carta de Gabarito e temos uma situação completamente nova, ainda que usando as mesmas palavras. Aquela palavra que era sua, agora é a palavra proibida, a palavra do oponente agora é sua, a neutra agora é do oponente, outras palavras se mantiveram nas mesmas posições, mas as dicas que vocês precisarão elaborar mudam drasticamente.

    Código Secreto, diferentemente de Dixit, te dá um norte. Dixit te joga em um oceano de possibilidades, mas você nem sabe para que lado é a costa. Código Secreto faz a mesma coisa, mas também te dá um GPS, caso você não saiba ler as estrelas.

    [Fim da comparação com Dixit]

    Agora vamos falar sobre uns poréns no jogo, porque nem tudo são flores. A tradicional seção de prós e contras está diluída ao longo do texto. Eu literalmente estou fazendo esse texto no improviso, abri o editor de textos da Ludopedia, achei umas imagens na internet e comecei a escrever.
    Na minha experiência, o maior deles é esse:
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/ea331_nkbq29.jpg

    Dependendo do seu grupo de amigos, o jogo pode gerar muita Paralisia de Análise. Aquele jovem colega que quer gastar 5 minutos de todos no seu entorno porque ele jura que vai encontrar uma dica mirabolante que consegue matar 6 palavras de uma vez só. Uma alternativa oferecida pelo jogo é essa ampulheta. Para alguns funciona bem, no nosso caso, não funciona. A gente joga na base da pressão dos pares mesmo. São raras as vezes em que alguém abusa do direito de tomar um tempo para pensar, mas às vezes acontece quando o pessoal fica muito competitivo.

    Na vinheta do jogo, lá em cima, eu considero que o jogo é para 4 a 8+ jogadores. É um party game, o que sugere que estamos falando de um jogo para uma quantidade grande de pessoas. Eu gosto de jogá-lo com 4 ou 6 pessoas, 8 eu já acho bagunçado, algumas pessoas fatalmente ficarão de figurantes nessa história. Existem variantes para menos do que 4 jogadores, mas confesso que nunca tentei. A melhor alternativa, a meu ver, é a versão para dois jogadores "Código Secreto Dueto", que, além de possibilitar uma experiência realmente interessante de Código Secreto para duas pessoas, transforma o jogo em cooperativo. É possível jogar a versão Dueto entre times, de forma cooperativa. Normalmente o Dueto eu prefiro com 2 ou 4 jogadores. O jogo traz mais 200 cartas compatíveis com o jogo original, como se já não houvesse variabilidade o suficiente. Eu guardo tudo em uma caixa só.

    "Luis, o Código Secreto Dueto vem com um bloco de folhas para você anotar as suas missões ou coisa do tipo, como se fosse uma espécie de campanha..."

    Nunca usei, sou feliz assim, jovem, me deixe em paz! Gente enjoada...

    Para finalizar, gostaria de compartilha dois momentos marcantes da minha experiência com esse jogo.

    Faltavam duas palavras para o meu time vencer. Eu era o líder. Só restava uma palavra para a outra equipe. Era tudo ou nada. Se não matássemos aquelas duas palavras naquela dica, perderíamos a partida. As palavras eram:

    Cerca e Diamante.

    Além das outras palavras na mesa que poderiam atrapalhar qualquer associação, eu gostaria de um momento de reflexão dos jovens da plateia para que vocês possam sugerir alguma palavra, uma palavra apenas, que junte cerca e diamante. A minha sacada "genial":

    CD: 2

    O problema, jovens, é que essa é uma jogada ilegal. Você não pode fazer esse tipo de sugestão com base nas iniciais das palavras. Siglas até podem ser usadas, mas desde que previamente acordadas com o grupo. A ironia da coisa é que CD é de fato uma palavra, mas certamente as minhas intenções ali eram outras, que vão além da associação de CD com música, disco, ou qualquer coisa mais relacionável com essa ideia.

    O outro líder olhou para mim com um misto de surpresa e raiva. "VOCÊ NÃO PODE FAZER ISSO!", ele disse em capslock. Todos começamos a rir, os outros já haviam entendido a dica e obviamente concedi a partida. Não importava quem iria ganhar aquilo. Eu fui o campeão moral daquela parada hahaha.

    Outra história:

    Clássica jogatina em família. Meu pai e minha mãe contra eu e meu irmão. Meus pais estavam atropelando a gente, 4 palavras na frente. Alguns tropeços cometidos por nossa dupla, algumas palavras neutras acertadas por acidente e essa era a situação. Eis que me surge a dica da salvação.

    Sabonete: 4.

    Quais eram as palavras que eu queria alcançar com tal dica milagrosa? 

    Era algo como: Sujeira, Detergente, Barra e.... Prisão.

    Sujeira faz todo o sentido. Sabonete limpa a sujeira.

    Detergente é um primo do sabonete, entra por associação.

    Barra é um pouco mais sutil, mas dá pra pegar, sabonete em barra.

    Agora, prisão que veio a maldade.

    O meu irmão prontamente acerta as duas primeiras e timidamente acerta a terceira com pouca confiança no que estava fazendo. Para seu quarto palpite ele parou por uns dois bons minutos de tensão. Ele de repente deu uma risadinha. Pensei "ele já sabe o que é". Então ele começou a justificar seu raciocínio em voz alta.

    "Gente, vocês me desculpem, eu vou arriscar. Eu não sei se é exatamente isso que ele quer dizer, mas como não tem mais nenhuma palavra relacionada a limpeza, essa é a única alternativa que me resta. Eu não sei se vocês sabem, mas dizem que na prisão, os presidiários, quando entram em uma briga, colocam o sabonete dentro da toalha e batem nos outros como se fosse um porrete. Por isso, eu acho que a palavra a qual ele está se referindo é..."

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/0e164_nkbq29.jpg

    Bater!

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/5d9a8_nkbq29.jpg

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/87fef_nkbq29.jpg

    Eu queria era bater nele, isso sim. Ele literalmente falou a palavra "prisão" na oratória dele. Ficamos rindo a noite toda daquela situação. Obrigado, Código Secreto, obrigado, Vladimír Chvátil.

    Nenhuma pessoa se feriu na composição desse review.

    Forte abraço,
    Luis Perdomo

    5
    0
    37

  • Canal

    Veja Também

    Luis Perdomo

    Veja Também

    Obrigado, jovens
    What does the fox in the forest say?
    Puerto Rico e os privilégios.
    Precisamos falar de FOMO
    El Grande ( ͡° ͜ʖ ͡°) (inclui certificado)

    Compre agora o jogo Código Secreto na LUDOSTORE
    R$ 192,05 (no boleto)
    Visualizar OfertaVer

    Comentários:

  • AMVinicius
    264 mensagens MD
    avatar
    AMVinicius27/12/20 14:42
    AMVinicius » 27/12/20 14:42

    Ótimo causo sobre o sabonete. É sensacional as situações que o jogo proporciona.
    Só discordo fortemente do Código Secreto ser mais democrático do que Dixit. Dixit é extremamente visual e não depende de semântica como o Código Secreto. Crianças e idosos podem simplesmente não conhecer certas palavras e falhar em associá-las com seus possíveis significados, ao passo que qualquer imagem do Dixit gera algum significado sem conhecimento prévio. Não é a toa que Código Secreto Imagens foi lançado depois pra deixar o jogo ainda mais democrático (e limitado).
    O problema de "grupo errado" também rola com o código secreto onde o grupo se recusa a arriscar mais de uma palavra por palpite e aí um time sempre tem a vantagem.
    Dito isso, a partida de Dixit deveria ter a metade da duração que tem, expansões são praticamente obrigatórias e também o troquei por Código Secreto em minha coleção :)

    5
  • LuisPerdomo
    626 mensagens MD
    avatar
    LuisPerdomo27/12/20 16:03
    LuisPerdomo » 27/12/20 16:03

    AMVinicius::Só discordo fortemente do Código Secreto ser mais democrático do que Dixit. Dixit é extremamente visual e não depende de semântica como o Código Secreto. Crianças e idosos podem simplesmente não conhecer certas palavras e falhar em associá-las com seus possíveis significados, ao passo que qualquer imagem do Dixit gera algum significado sem conhecimento prévio. Não é a toa que Código Secreto Imagens foi lançado depois pra deixar o jogo ainda mais democrático (e limitado).

    Verdade, jovem, por esse ponto de vista, realmente faz sentido. Como eu disse em algum momento do texto, ele foi escrito no improviso, de fato "democrático" não é a melhor palavra para definir o Código Secreto, se comparado ao Dixit. Eu parti do pressuposto que todo mundo tem um domínio padrão da língua portuguesa, o que não é necessariamente verdade, como o exemplo de se jogar com crianças, que você citou muito bem. Outro exemplo que me ocorreu agora, se porventura jogássemos com estrangeiros que não sabem Português, Código Secreto também não seria uma opção nem um pouco "democrática".

    No momento em que eu escrevi, eu recorri à minha experiência pessoal e foi uma regra de 3 muito simples, sem maiores aprofundamentos. "Não consigo jogar Dixit com meus pais e avós, consigo jogar Código Secreto com eles, logo Código Secreto é mais democrático do que Dixit". Foi bem isso. Legal você ter levantado essa questão.

    Eu não costumo jogar com crianças, mas, por outro lado, eu definitivamente não jogaria Dixit com elas tampouco. É lúdico, as artes são fantásticas e coloridas, mas duvido que a criança também compreenda a real proposta do jogo. A tendência é que as dicas sejam ou óbvias demais ou abstratas demais, o que não é problema nenhum se todos estiverem se divertindo, mas não seria minha primeira opção para se jogar com uma criança. Eu provavelmente compraria jogos destinados para o público infantil nesse caso. 

    Onde eu quero chegar é: Ok, não você tem aquela barreira de entrada evidente, que é a dependência de texto, sem isso você nem começa a jogar, mas será que Dixit é tão diferente assim? É um jogo que depende fortemente do engajamento dos participantes frente a uma proposta nem um pouco intuitiva. Intuitivo seria o jogador ser óbvio ao descrever uma imagem. Interessante, intrigante? Sim, maravilhoso, mas definitivamente não é para todo mundo. Por mais que a barreira instrumental seja menor, você pode até jogar o jogo, mas esse jogo é para você? Minha amostragem não é muito grande, mas eu tenho a impressão de que a maioria das pessoas com quem jogo não compra a proposta do Dixit com a mesma naturalidade do que acontece com o Código Secreto.

    Eu acho o Código Secreto mais honesto nesse sentido. Você fala a palavra, a pessoa adivinha a palavra. Dixit tem umas camadas a mais de abstração e malícia, você tem que ser vago o suficiente para que outras pessoas possam enquadrar suas cartas, que não sabemos ao certo quais podem ser, visto que há mais de 80 cartas no baralho, salvo expansões, mas, ao mesmo tempo, você tem que ser minimamente preciso para que as pessoas suspeitem que aquela é a sua carta. Já tive momentos notáveis com Dixit onde todos os planetas se alinharam e as cartas reveladas se encaixavam perfeitamente com a descrição dada, cada uma segundo a sua perspectiva? Sim, mas foram raros, muito raros. 99% das vezes foram algo entre não empolgante e frustrante.

    Não gosto do Código Secreto Imagens por uma razão parecida. Imagens são muito explícitas. Tudo bem, você pode criar uma imagem totalmente abstrata repleta de componentes para abranger o máximo de dicas possíveis, uma verdadeira quimera, mas ainda assim, na maioria dos casos, você vai descrever o que você vê, não tem como fugir muito disso. Palavras são abstratas por si só. Elas carregam significados, mas é você que determina o contexto que vai uní-las. Com a imagem o contexto já está ali, você tem que forçar muito a barra para desenvolver outra narrativa que vá além do óbvio, mas não muito, ou ninguém vai sacar (no caso do Dixit).

    Eu já vi gameplays de Dixit com artistas, comediantes, nacionais e internacionais e não me empolgaram 1/10 do que eu sinto ao ver uma partida de Código Secreto. Com Código Secreto a minha mente fica borbulhando com dicas, contextos, situações, sinônimos, diferentes formas de encaixar duas ou mais palavras. Quando alguém dá uma dica, eu já fico instantaneamente instigado "o que ele quis dizer com isso? Pode ser essa palavra, mas também pode ser isso aqui...". Com Dixit, esse momento de descoberta dura uma fração disso. "Eu acho que é essa aqui. Pode até ser aquela outra, mas tanto faz, a dica foi ruim mesmo, eu coloquei qualquer coisa só para descartar, mas acho que quase todo o resto fez a mesma coisa".

    Apesar de imagens, num primeiro momento, chamarem muito mais a atenção do que palavras cruas, considero a proposta do Código Secreto muito mais convidativa.

    2
  • bruno cmenes
    103 mensagens MD
    avatar
    bruno cmenes27/12/20 16:38
    bruno cmenes » 27/12/20 16:38

    Ótimo review Jovem, também tenho problemas em usar os bloquinhos dos jogos hehe

    A parte do sabonete foi a melhor :D

    1
  • LuisPerdomo
    626 mensagens MD
    avatar
    LuisPerdomo27/12/20 16:42
    LuisPerdomo » 27/12/20 16:42

    bruno cmenes::Ótimo review Jovem, também tenho problemas em usar os bloquinhos dos jogos hehe

    A parte do sabonete foi a melhor :D

    O importante é sermos felizes, jovem Bruno. Seja usando os bloquinhos de papel ou não :)

    Essa história do sabonete eu vou contar para os meus netos e para os netos do meu irmão também. 

    "Vocês não sabem o que ele disse no final, crianças!"

    1
  • Edlomax
    696 mensagens MD
    avatar
    Edlomax27/12/20 18:57
    Edlomax » 27/12/20 18:57

    E outra coisa genial do Codinomes, que vc não chegou a citar, é que as palavras podem também acumular dicas, ou seja, quando os Espiões de Campo passam a vez sem arriscar todas as palavras da dica dada pelo Espião Mestre, então no turno seguinte o Espião Mestre pode já dar outra dica em cima, que não só reforce a dica anterior, mas que também já faça referência a novas palavras e/ou ao mesmo tempo anule possíveis ambiguidades que ficaram no ar.

    E isso pode ser usado até de forma estratégica: o Espião Mestre já começa o jogo forçando bastante as dicas na quantidade, os Espiões de Campo palpitam apenas as mais fortes sem arriscar muito, e depois o Espião Mestre vem a cada novo turno reforçando/complementando as dicas anteriores e ao mesmo tempo já abrindo margem para novas palavras e anulando possíveis ambiguidades. Em certa altura da partida os Espiões de Campo já estarão mais confiantes sobre as dicas iniciais e poderão começar a arriscar mais. Creio que isto seja uma das coisas mais alienígenas que este jogo permite fazer e que pode trazer uma virada destruidora para o time que conseguir executar. Um trabalho em equipe e tanto!

    O jogo é fenomenal. O cúmulo da elegância.

    1
  • leobetosouza
    256 mensagens MD
    avatar
    leobetosouza27/12/20 19:34
    leobetosouza » 27/12/20 19:34

    Dixit só prestou pra quando alguém resolveu substituir as cartas de Codenames por cartas de Dixit, criando assim a variante que virou o Codenames: Pictures, que tbm abriu caminho pra todos os Codenames temáticos que tem por aí.

    Codenames é tão bom que depois que foi lançado o Vladda não lançou mais nada e deve tá só nadando numa piscina de royalties estilo Tio Patinhas.

    1
  • AMVinicius
    264 mensagens MD
    avatar
    AMVinicius27/12/20 22:07
    AMVinicius » 27/12/20 22:07

    leobetosouza:Codenames é tão bom que depois que foi lançado o Vladda não lançou mais nada e deve tá só nadando numa piscina de royalties estilo Tio Patinhas.

    Essa é a pior coisa do Codenames. Nos privando de outro potencial Mage Knight ou Through The Ages :(

    1
  • tpcordeiro
    1678 mensagens MD
    avatar
    tpcordeiro28/12/20 06:44
    tpcordeiro » 28/12/20 06:44

    Joguei Codenames/Código Secreto apenas uma vez. Na verdade, umas 2 ou 3 partida em um mesmo dia (não, dessa vez não foi em um evento rs).
    Não superou para mim o Dixit como party game favorito, mas vi ali a genialidade de um design simples.
     
    Mas, dando meus 2 centavos de contribuição, gostaria de citar outro jogo q joguei depois. Ele me chamou a atenção logo de cara pelo tema. Eu sei, eu sei, temática não é seu forte, meu tb não, mas como sou da área de informática, o tema de criptografia, q não é tão comum em boards, me interessou. Claro q o jogo não tem praticamente nada de tema, é só um flavor, mas serviu para eu me interessar em conhecer meu atual top 1 de party games. Estou falando de Decrypto.
    Pra mim Decrypto reúne em um único design exatamente os dois jogos q vc citou: Codenames e Dixit. Eu consigo ter o feeling dos dois jogos, o Codenames pela questão de dar dicas para os outros tentarem adivinhar as palavras corretas, e o Dixit por vc ter q ser sagaz para não passar uma dica muito óbvia, mas tb não muito obscura a ponto de ninguém entender.
    Provavelmente vc não vai gostar dele, pq tem exatamente as duas coisas q vc citou não gostar em jogos de adivinhação: tem papel e caneta (inclusive achei tb q a Galápagos foi bem econômica no bloquinho, aqui acabou bem rápido) e ele pode ser um tanto "anti democrático". O problema dele é ser ruim de explicar. Na verdade, de vc conseguir captar o funcionamento do jogo só com uma explicação "falada". Ele é um dos poucos jogos q acredito q a melhor forma de explicar é não explicar nada, só abrir a caixa e já ir jogando.
    Então acho q para alguns grupos ele pode ter uma certa barreira de entrada, nunca aconteceu comigo, mas vejo esse potencial problema. Mas, até agora, oq eu vi foi exatamente ao contrário, já expliquei para o meu filho de 7 anos e pra minha sogra de 65 e os dois pegaram de boa e gostaram muito.
     
    Mas agora vamos, a meu ver, às duas grandes vantagens dele em relação ao Codenames:
    1 - A simultaneidade das ações, permitindo a maior participação de todos ao longo de todo o jogo.
    Em Codenames, enquanto um grupo joga, o outro não tem muito oq fazer a não ser ficar olhando. Mesmo no próprio grupo, enquanto o líder pensa na dica a sua equipe fica de bobeira, e depois q o líder dá a dica, sua função se torna ficar com cara de paisagem. Ou seja, se vc pensar bem, vc passa mais de 50% de um jogo party sem poder fazer muita coisa. No Decrypto não, os dois grupos jogam ao mesmo tempo e pensam ao mesmo tempo. Vc tá quase o tempo todo com alguma função, além de mitigar o downtime causado pelo AP.

    2 - E pra mim essa é a grande vantagem do Decrypto: a rotatividade do papel de líder. Em Codenames o líder, a pessoa a dar as dicas, é sempre a mesma, oq dá a ele uma importância maior na vitória (ou derrota) da equipe, além de as vezes desagradar jogadores q queriam ser líderes, mas não puderam e vice versa. No Decrypto, na mesma partida o líder passa por todos os componentes da equipe, permitindo o protagonismo de todos em algum momento. Por consequência, evita o problema do "figurante" q vc citou. E, não é regra oficial do jogo, mas nada impede q o líder seja sempre a mesma pessoa, caso os participantes se sintam mais confortáveis dessa forma.
     
    Por esses motivos, quase um upgrade do Codenames, com pinceladas de Dixit, q Decrypto ganhou meu coração. Sei q pode não agradar seu TOC, mas se puder dê uma oportunidade. Com o grupo certo (q me parece ser o caso do seu grupo) esse jogo pode fazer miséria.
     
    PS1: Pra falar a verdade, não tentei mas dá pra fazer tranquilamente um homemade do Decrypto usando as cartas do Codenames.
     
    PS2: Sobre a dica do CD, pra mim vc não foi campeão moral de nada! Me solidarizo com o outro líder.
     
    PS3: A história do sabonete realmente foi fod@, mas...
     
    PS4: Minha associação viria da expressão "baixar para pegar o sabonete", a associação do seu irmão foi bem mais obscura.

    PS5: Tb teria a associação vinda da palavra anterior "barra": barra de ferro da prisão. Lá na hora, pro seu irmão não teria como saber, mas agora vendo as palavras em sequência, faz todo o sentido.

    PS6: Próxima geração de video game.

    3
  • Ziul
    1617 mensagens MD
    avatar
    Ziul28/12/20 09:10
    Ziul » 28/12/20 09:10

    E quando você joga com alguém que simplesmente ignora a posição dos espiões e faz associações com o que consegue na mesa?

    Tenho uma tia que só joga assim :D

    Esse é meu jogo favorito from ever, ótimo review para um excelente jogo!

    1
Responder
  • 1(current)
  • 2
  • 3
Código Secreto - Favorito: 1
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.