Fungi – Cogumelos lindos e apetitosos!
Título: Fungi (2012)
Designer: Brent Povis
Arte: Jarek Nocorí
Editora nacional: Papergames
Nº de jogadores: 2
Fungi é um jogo competitivo, exclusivo para duas pessoas, no qual cada jogador está passeando por um amistoso e lindo bosque, para encontrar entre a vegetação saborosos cogumelos, para então cozinha-los. Vence o jogador quem acumular mais pontos de vitória, chamados no jogo de Pontos de Sabor.
O que acontece em... Fungi:
“A panela já está quente, pronta para receber belos cogumelos, enquanto a Garota de Tiara Vermelha e o Rapaz de Botas Amarelas ainda estão nas redondezas juntando alguns apetitosos ingredientes.
A Garota de Tiara Vermelha já possui em sua cesta dois Cantarelos e um exemplar de Orelha de Pau e tem a chance de adicionar algo mais. Bem em frente a seus pés, ela vê um Míscaro apetitoso e um Mata Moscas de coloração suspeita. Nenhum deles combinariam bem com suas opções na cesta. Sendo assim, a Garota de Tiara Vermelha se estica e, usando dois pedaços firmes de gravetos, consegue extrair próximo do pé de uma grande árvore mais um belo exemplar de Cantarelo, um de seus cogumelos favoritos.
Enquanto isso, o Rapaz de Botas Amarelas prepara uma nova panela a sua frente, pois a única que tem está ocupada, cheia de Shiitakes, emitindo aquele apetitoso som de comida sendo frita.
A Garota de Tiara Vermelha, joga em sua panela os três Cantarelos que guardava em sua cesta, feliz por ter acumulado doze deliciosos pontos de sabor de uma só vez.
O Rapaz de Botas Amarelas, por sua vez, com um sorriso no rosto, coloca em sua panela cinco Coprinos Barbudos, acompanhados de uma bela dose de Sidra, o que juntos acumulam quinze pontos de sabor!
A noite cai. Existem muitos mais cogumelos a serem pegos, mas por enquanto o jovem casal vai descansar, ouvindo o som dos passarinhos e o trotar de cervos, enquanto vagalumes iluminam seu delicioso jantar.”
Critérios
Ø Arte
PRÓS: Ilustrações incríveis, que parecem levemente aquareladas; As ilustrações das cartas, apesar de deixar os cogumelos em evidência, ainda conseguem trazer um cenário, com animais e o ambiente ao redor, propício para o crescimento de cada tipo de cogumelo; Iconografias (poucas) simples e diretas; Cada carta acompanha uma caixa de texto com o nome do cogumelo, tanto em português como o científico.
CONTRAS: Poderia existir uma pequena iconografia nas cartas de Cesta, Panela e Graveto, para lembrar dos seus efeitos.
( Cartas de cogumelo )
Ø Qualidade dos Componentes
PRÓS: Cartas de boa gramatura; Caixa de excelente qualidade, tanto na impressão como na gramatura (padrão Papergames); A caixa possui um berço interno de papel, bem útil para armazenar as cartas sem que elas se misturem ou fiquem se chocando lateralmente; Manual confeccionado com um papel de boa gramatura; Cartas cabem perfeitamente na caixa, mesmo com sleeves (parece algo bobo a se lembrar, mas tem muito jogo que AINDA esquece dessa questão).
CONTRAS: A justificativa temática do jogo coloca os jogadores no papel de pessoas passeando pela floresta e como forma de transmitir isso nos componentes ele utiliza uma carta com botas, como se fosse “onde o jogador está parado olhando para o chão”, contudo existe apenas UMA carta dessa, de tal forma que a justificativa se perde um pouco, pois deveriam existir duas cartas desta, uma para cada jogador (por outro lado, sobram cartas de graveto (usadas como ‘moeda’ para pegar cartas na trilha distantes das duas iniciais que pegamos de graça), que são todas iguais e raramente se usam todas, sendo assim, componentes para tal existem); O manual é em formato ‘poster’, ao invés de livreto, o que o deixa todo dobrado dentro da caixinha; A diagramação do manual desconsiderou o fato de fazer com que o título e informações fiquem em destaque e a mostra imediatamente após a abertura da caixa.
( Cartas: Cesta, Panela, Graveto e Botas)
Ø Curva de Aprendizagem
Baixa. O jogo é bem simples, com poucas ações possíveis. O mais comum de acontecer, a princípio, é esquecer de descartas as cartas da pilha de decomposição, pois essa informação não consta nos player-aids (cartas com ajudinha). Apesar desta simplicidade, aprender a arriscar e jogar prestando atenção nas cartas que o oponente compra, para gerar bloqueios intencionais, requer um pouco mais de tempo e dedicação.
Ø Presença de Tema
Média. Não nos sentimos cozinheiros, assim como não existem mecânicas de ‘movimento’ para justificar o ‘passeio na floresta’, sendo que o que se move são os cogumelos e itens, contudo podemos perceber o esforço do jogo em homenagear os cogumelos, pois os temos devidamente identificados via texto nas cartas, assim como cada ambiente natural em que crescem via ilustração, além de uma sessão no final do manual, onde descreve com uma frase alguma informação relevante sobre cada um dos cogumelos retratados no jogo. Devido a sua linha artística e seu tema, o jogo passa um ar de tranquilidade, onde mecanicamente faz jus a isso, por não incluir nenhum tipo de mecânica de conflito direto entre os jogadores. Um vacilo é não ter “os pés/botas” de ambos jogadores, para reforçar a temática.
(Cartas: Noite, Sidra, Manteiga e cogumelo Mata Moscas)
Ø Rejogabilidade
Média. As partidas de Fungi sempre funcionam da mesma forma, porém as cartas sempre irão aparecer em ordens diferentes, forçando os jogadores a se adaptarem a cada situação e a cada mão inicial. Além disso, o fator surpresa das cartas de noite agregam uma variável de sorte interessante, pois adiciona uma pequena mecânica de aposta e risco ao jogo, uma vez que as cartas de noite não aparecem todas em jogo (pelo menos, na grande maioria dos casos).
Ø Interação
Média. Os jogadores não possuem nenhum tipo de ação possível de interagir diretamente com o adversário, contudo a compra de cartas interfere diretamente nas possibilidades do rival em seu próximo turno. O fato das cartas possuírem suas quantidades e os jogadores baixarem seus conjuntos abertos na mesa, possibilita que os adversários consigam traçar melhor caminhos táticos, sabendo no que apostar ou no que abandonar.
Ø Fator Sorte
Relevância na partida: Baixa. Fungi é um jogo de cartas, contudo TODAS cartas entram em jogo, apenas em ordem variada, o que diminui drasticamente um impacto negativo de sorte. O único momento onde a sorte é mais sentida são nas cartas de noite, onde pegamos uma carta fechada de um monte específico, e pode ser que ela seja de um tipo de cogumelo inútil para nós. Porém, mesmo esta abertura de carta é escolha do jogador, logo é de sua responsabilidade arriscar ou não.
Ø Fator Estratégia
Relevância na partida: Alta. Os jogadores precisam se preocupar com diversas variáveis o tempo inteiro: O que o jogador comprou; o que o jogador ou o adversário tem baixado em sua frente; quais cartas já saíram definitivamente de jogo via descarte; quais combinações valem a pena serem transformados em pontos e quais em gravetos; a quantidade média de rodadas até o final do jogo, para que ele não acabe antes do jogador conseguir finalizar seus planos de baixar cartas; e – muito importante – uma gestão de mão da quantidade de cartas, pois é comum os jogadores se sentirem travados por terem feitos compras ruins. Devido a tantos elementos a se prestar atenção, Fungi é um jogo de regras fáceis, mas que exige dos jogadores pensamentos táticos (a curto prazo) e uma boa leitura de oportunidades.
Opinião Pessoal
“Fungi é um lindo e excelente jogo rápido para duas pessoas, que deveria ser mencionado mais vezes em listas de grandes títulos para dois jogadores. Suas regras fáceis e interação indireta fazem dele um jogo gostoso de se jogar, que não requer muito espaço, tempo ou dedicação para se aprender e jogar bem. Na dúvida de qual jogo apresentar para amigos ou parentes iniciantes ou de fora do hobby, Fungi é uma excelente proposta.” (Raphael Gurian, fascinado por Cantarelos e Armilárias Cor-de-Mel)
“Fungi é uma das mais novas aquisições da coleção e é um jogo encantador em seu tema, apesar de possuir uma mecânica super simples. Ótimo jogo de cartas 1x1 no qual se montam conjuntos de cartas de mesmo tipo para pontuar ao final. A graça está em colher cogumelos no bosque para poder preparar refeições em suas frigideiras, tomando cuidado para não escolher cogumelos venenosos, tentando sempre escolher as espécies mais raras, que trarão mais vantagens quando a partida acabar. Se não colher a quantidade mínima de cada tipo, o jogador poderá ficar com a mão cheia, sem conseguir baixar suas combinações a tempo. Por seu tema e sua arte cativantes, é uma boa opção para se jogar também com crianças. Eu recomendo este jogo! “
(Heloisa Fernandes, Lola_Fernandes, degustadora de Míscaros e Orelhas de Pau)
Um texto de
Raphael Gurian
A ideia deste formato de análise não é explicar um jogo, para isso existem muitos outros textos, vídeos e etc. A finalidade do texto é fazer uma análise crítica acerca de critérios que acho importante e que muitas vezes acabam não sendo explorados em reviews de uma forma mais detalhada. Os jogos analisados não seguem qualquer critério comercial, incentivo ou pagamento, sendo escolhidos com base em fontes de vozes da minha cabeça, aliado ao fato de ter já jogado o jogo em questão muitas vezes, a ponto de me sentir confortável em opinar sobre o mesmo.
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