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“Cobras ... Por que tinham que ser cobras?" - Review do Board or Bust
Em uma ilha inabitada em mares desconhecidos, exploradores encontraram traços de uma antiga civilização. Agora, os jogadores irão liderar uma expedição para explorar a ilha, descobrir artefatos perdidos e encarar temidos guardiões, tudo em uma a missão para aprender os segredos da ilha. Você será capaz de atravessar a densa selva, atravessar lagos e subir aos céus para ver tudo o que essas ruínas têm para oferecer? Boa sorte!
Designer: Mín & Elwen
Editora: Czech Games Edition
Número de jogadores: 1-4
Faixa etária: 12+
Duração da partida: 30-120 minutos
Montando o jogo
Primeiro, divida as cartas em seus respectivos tipos (artefatos, itens e medo) e então embaralhe-as separadamente e coloque-as nos espaços marcados no topo do tabuleiro. Posicione o cajado lunar na fileira de carta indicada como 1º turno. Distribua uma carta de artefato para a fileira de cartas à esquerda do cajado lunar. Distribua as cartas de itens nos espaços de cartas restantes à direita do cajado lunar. Misture as peças de ídolos viradas para cima e coloque-as aleatoriamente nos sítios arqueológicos de viagem. Na trilha de pesquisa faça pilhas com as peças de templo de acordo com o número de jogadores. Misture as peças de pesquisa bônus e coloque-as aleatoriamente em cada espaço que precise de uma. Insira todos os recursos no tabuleiro respectivo. Misture as peças de guardião, as de local nível 1 e nível 2 separadamente e coloque-as viradas para baixo no tabuleiro de recursos. Misture as peças de assistente e distribua 3 pilhas aleatórias de 4 peças cada. Cada jogador colocará seus marcadores no final da trilha de pesquisa e ganhará também seu tabuleiro individual, um baralho inicial de 6 cartas, 2 meeples exploradores e quaisquer recursos iniciais. O jogo está então pronto para começar! O tabuleiro é bem organizado e todos os componentes possuem seu lugar exato. A montagem do jogo, após sua primeira partida, será bem mais fácil.

O Jogo
O objetivo de
Lost Ruins of Arnak (As ruínas Perdidas de Arnak) é liderar a expedição mais bem sucedida, por meio da exploração da ilha e da descoberta de segredos de uma civilização desaparecida. O jogo dura 5 rodadas e cada uma delas segue os seguintes passos: pegar uma mão de 5 cartas, fazer turnos de uma ação principal e qualquer outra ação rápida, passar para indicar que você terminou seu turno na rodada e então seguir com a fase de limpeza no final do turno.
As ações principais disponíveis são:
1)
Cave um sítio – Viaje para um sítio disponível e resolva o efeito.
2)
Descubra um novo sítio – Atravesse a selva e descubra um novo sítio (adicionando novos lugares de trabalhadores no tabuleiro). Isso também fará com que um novo guardião acorde.
3)
Vença um guardião - Pague o custo representado na peça do guardião onde seu arqueólogo está localizado e remova o guardião do tabuleiro para o seu jogador.
4)
Compre uma carta – Pague o custo indicado para comprar um item ou artefato na fileira de cartas.
5)
Jogue uma carta - Jogue uma carta na sua área de jogo e resolva o efeito das cartas. Alguns efeitos podem ser ações rápidas (símbolo de raio) e não contam como sua ação principal.
6)
Pesquisa - Pague o custo indicado para subir na trilha de pesquisa e ganhe o benefício do novo espaço que você ocupa agora.
7)
Passe – Isso conta como sua ação principal e a partir de agora, pelo resto da rodada, você não pode mais fazer ações principais ou rápidas.
Eu sei que a maioria dessas ações não soam como novas ou empolgantes para quem já jogou jogos com as mecânicas de alocação de trabalhadores ou de construção de baralho antes, mas
Lost Ruins of Arnak ainda tem alguns truques na manga. Primeiramente, você só possui 2 trabalhadores a cada turno, o que realmente limita tudo o que você consegue fazer em um turno, então você deve realmente considerar suas ações quando for decidir onde alocá-los. Todas as cartas também possuem ícones de viagem no canto superior esquerdo. Para mandar seu trabalhador para algum lugar você deve também descartar uma carta com o símbolo de viagem correspondente ou superior. Aviões podem ir para qualquer lugar, barcos/jipes podem ir para seus próprios espaços ou atuar como pedestre que te dão acesso apenas aos sítios básicos. Isso significa que, ao comprar cartas, você deve considerar a habilidade que está ganhando, o custo que terá de pagar, quantos pontos vale a carta e que forma de viagem ela oferece.
Comprar cartas em
Lost Ruins of Arnak é também único. Na maioria dos jogos de construção de baralho todas as cartas que você compra vão direto para a pilha de descarte, mas nesse jogo, os itens vão para o final do seu baralho imediatamente. Isso garante que você tenha mais chances, na próxima rodada, de pegar os itens novos que comprou. Os artefatos funcionam um pouco diferente. Você deve pagar o custo para adquiri-los e então eles vão direto para sua área de jogo. Você tem permissão para usá-los imediatamente e gratuitamente. No futuro, ao jogar cartas de artefato de sua mão, você também deverá jogar um tablet (um dos muitos recursos neste jogo) para usar sua habilidade novamente. As cartas na fileira de cartas são repostas imediatamente após qualquer compra.
Os guardiões são também algo novo de se encontrar nos espaços de alocação de trabalhadores. Os guardiões estão lá para proteger a terra dos arqueólogos. Eles não o impedem de ir para o local de colocação de trabalhador, mas no final da rodada se você e o guardião ainda estiverem no mesmo espaço, você deve pegar uma carta de medo (vale -1 ponto e congestiona seu baralho). Quando derrotados, os guardiões valem 5 pontos e, também te proporcionam um bônus que pode ser usado uma única vez em turnos futuros.
No final do turno durante a fase de limpeza, você exila (joga fora) as duas cartas ao redor do cajado lunar, então o coloca no espaço de próximo turno e preenche a fileira, agora vazia, de carta de artefatos. Tematicamente, isso representa os arqueólogos se aprofundando e encontrando mais artefatos místicos em comparação com os itens mais mundanos que eles trouxeram para a selva. Em termos de jogo, este é um recurso muito inteligente, pois os artefatos podem ser usados imediatamente e, portanto, mesmo na última rodada, não é inútil comprar novas cartas.
O jogo terminará depois que todos os jogadores passarem sua vez durante a 5ª rodada. Você então calcula sua pontuação final e quem tem mais pontos lidera a expedição de maior sucesso.
Veja os dois lados do painel do mapa principal, lado do Templo dos Pássaros e lado do Templo da Cobra.
Componentes
A caixa contém: 4 tabuleiros de jogador, 16 peças de ídolos, 47 tokens de moeda, 27 tokens de compasso, 24 peças de templo, 1 tabuleiro de recursos, 15 peças de guardião, 16 cartas iniciais de jogador, 19 cartas de medo, 40 cartas de item, 35 cartas de artefato, 10 peças de nível 1, 6 peças de nível 2, 12 peças de assistente, 1 cajado lunar, 1 marcador de primeiro jogador, 8 marcadores de pesquisa, 16 tokens de tablet, 12 tokens de ponta de flecha, 9 tokens de pedras preciosas, 5 peças de bloqueio, 18 peças bônus, 15 peças de ação solo, 8 peões de arqueólogo e 1 tabuleiro dupla face principal. O jogo possui muitos componentes e eles são todos de alta qualidade. Meu grupo de jogos se divertiu muito jogando com todos os componentes. Eles não são apenas papelão, são componentes de plástico 3D e são incríveis de se ter na mesa. A arte é de cair o queixo. Todos os locais parecem incrivelmente mágicos, mas os guardiões são impressionantes e assustadores. Eu odiaria encontrar qualquer uma dessas feras na vida real. Uma grande salva de palmas para a equipe artística deste jogo. Este é um dos jogos mais bonitos que joguei durante todo o ano.

Considerações finais
Lost Ruins of Arnak é absolutamente incrível de se jogar. Toda vez que me sentei para jogar esse jogo, coloquei a trilha sonora do Indiana Jones ou Tomb Raider. Enquanto coloco o jogo na mesa posso sentir a empolgação crescendo em todos. Eu gostei muito do tempo que gastei com este jogo. Diria que não existe uma estratégia de domínio completo, mas em nossas partidas, se você ignorar a trilha de pesquisa, ficará rapidamente para trás. A trilha de pesquisa não é essencial, mas você deve subir nela, senão você também perderá recursos bônus durante a partida. Eu adoro que todas as cartas sejam únicas. Se você comprar uma carta, eu nunca poderei pegá-la. Isso gera uma boa tensão quando você vê outra pessoa de olho na fileira de cartas. Uma falha na mecânica de “colocar as cartas compradas no final do seu baralho” que eu vejo é que se você compra muitas cartas, não é garantido que você as puxará se o seu baralho estiver muito grande. O jogo, entretanto, oferece muitas oportunidades para você diminuir seu baralho. Você ganha ídolos quando explora um novo sítio e imediatamente ganha um bônus único. No seu tabuleiro de jogador você pode colocar estes ídolos usados para ganhar outro benefício, mas à custo de pontos para que eles possam te dar 2 benefícios se você planejar as coisas corretamente. Se você não usar os ídolos para seu segundo uso, isso te dará 10 pontos no final do jogo. O jogo simplesmente tem muitas decisões difíceis e ótimas para serem tomadas. Eu me preocupo um pouco com a dependência da sorte, você atenua isso fazendo as novas compras irem direto para seu baralho, então você sabe que vai comprar suas novas cartas mais cedo ou mais tarde, mas as cartas na fileira de cartas ou os novos sítios que você for explorar são todos aleatórios. No geral, o jogo é um pacote excelente e mal posso esperar para ver o que esta equipe de designers estreantes fará em seguida!
Eu daria aos artefatos antigos de
Lost Ruins of Arnak 4,5 estrelas de 5.
Escala do
Board or Bust:
1 estrela – Eu nunca mais quero jogar isso. Eu não daria esse jogo como presente.
2 estrelas – Eu jogaria esse jogo se outra pessoa tivesse e pedisse para jogar, mas eu não compraria para mim mesmo ou sugeriria para outras pessoas.
3 estrelas – Eu pediria para jogar esse jogo. Ficaria feliz de receber como presente ou em uma troca. Um bom jogo, mas não me impressionou. Eu não ligo o suficiente para gastar meu próprio dinheiro nele.
4 estrelas – Eu compraria esse jogo para mim mesmo. Sempre me divirto jogando. Este jogo provavelmente ficará na minha coleção.
5 estrelas - Isso é exatamente o que quero de um jogo de tabuleiro. Nunca recusaria uma partida e pediria para jogar regularmente. É difícil imaginar de se livrar deste jogo.

Essa foi um review do
Board or Bust. Você pode conferir minhas outras reviews em
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*Traduzido por Adriana Ottaiano (
adrilhama).
**Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
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