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  3. Gloomhaven: Presas do Leão
  4. Gloomhaven - Jaws of the Lion: Uma análise de um Gloomer fanático

Gloomhaven - Jaws of the Lion: Uma análise de um Gloomer fanático

Gloomhaven: Presas do Leão
  • avatar
    fsales13/11/20 06:00
    avatar
    fsales
    13/11/20 06:00
    66 mensagens MD

    https://ludopedia-postagem.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/1f721_68ov7n.png


    QUEM SOU EU?
    “Um Gloomer* Fanático” no título da análise talvez tenha chamado sua atenção. E eu queria escrever uma análise pela perspectiva de alguém que tenha jogado bastante a “caixa grande” para escrever uma análise para aqueles Gloomers veteranos que estejam se perguntando se vale a pena se arriscar com Jaws. Eu terminei a campanha duas vezes agora, assim como Gloomhaven: Forgotten Circles (também duas vezes) e já até escrevi alguns conteúdos de fã. Eu diria que isso me dá algum crédito.
     
    O QUE É?
    Gloomhaven: Jaws of the Lion [JotL] é o mais novo lançamento da [editora] Cephalofair Games e [do designer] Isaac Childres. Seguindo o sucesso de Gloomhaven, Forgotten Circles e o recente Kickstarter de Frosthaven, JotL oferece aos gloomers e aos inicialmente não-gloomers uma porta de entrada na franquia. Gloomhaven (2017) pode parecer assustador e caro, enquanto Jaws apresenta uma caixa menor e preço mais baixo. Adicionalmente, Jaws of the Lion oferece um tutorial de 4 a 5 cenários para novos jogadores se familiarizarem com o sistema.



    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/fbf1b_68ov7n.jpg


    O QUE É DIFERENTE DE GLOOMHAVEN?
    Têm algumas diferenças perceptíveis. A primeira é que o sistema foi enxugado e simplificado. Em Gloomhaven, tem um pouco o conceito de mundo aberto enquanto JotL apresenta uma campanha de certa forma mais linear com algumas ramificações de caminhos. JotL oferece um guia com um tutorial de como jogar junto com o manual de regras, algumas missões mais fáceis no começo e dicas que ajudam, enquanto Gloomhaven te destrói já no cenário 1 (não aja como se não tivesse sido esmagado por aqueles bandidos!).

    JotL usa bem menos componentes optando abordar a narrativa através de um livro-aventura vs. tiles modulares com mapa das masmorras. Isto significa um tempo de setup mais rápido (não rápido) e artes mais temáticas em cada cenário.
     
    Têm algumas mínimas diferenças nas regras, mas a maioria dos veteranos de Gloomhaven não teriam dúvidas sobre elas. Adicionalmente, o jogo acaba com alguns mecanismos mais complicados como invisibilidade, convocação, retaliação, etc.

    Em Gloomhaven, seu mercenário se aposenta e você completa uma busca para, aí então, desbloquear o próximo mercenário. Em JotL, você é parte de um grupo de mercenários no qual é parte integral da narrativa e, consequentemente, você mantém seu personagem do começo ao fim.
     

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/3db22_68ov7n.png

    Componentes

     
    QUALIDADE DOS COMPONENTES:
    Eu vi algumas análises reclamando da natureza de “plástico” das cartas, entretanto, eu não tive muitos problemas com isso. Eu achei que são mais resistentes e com um toque a mais de brilho. Todo o resto parece de acordo com lançamentos anteriores da Cephalofair e eu não tive nenhum grande problema com os componentes. Têm algumas reclamações falando sobre erros de impressão em algumas das cartas dos inimigos. E eu também li que a impressão seguinte consertou este problema (eu acho!). Uma questão que tenho com o livro-aventura é do quão fácil os anéis que conectam as páginas podem começar a desgastar.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/50208_68ov7n.png

    Game Setup

     
    GAMEPLAY/MECÂNICAS:
    O tutorial foi bem feito e tem um bom andamento. Ele introduziu apenas as mecânicas necessárias para não sobrecarregar um novo jogador. Para alguém que tem experiência com o jogo, como eu, eu pude apreciar essa familiarização de introdução e não achei irritante. Eu diria que se você é um veterano, aumente a dificuldade para 2 na missão 1, e para 1 na missão 2.
     
    No mais, as mecânicas são Gloomhaven por completo. O sistema de combate de cartas é o que é muito apreciado em Gloomhaven, então manter isso em JotL é certeza de sucesso. Cada cenário oferece algo um pouco diferente. Têm alguns níveis de “mate todos os inimigos”, mas eles são relativamente poucos. Você vai notar algumas novas regras e mecânicas introduzidas em cada cenário, como destruir objetivos, monstros sendo gerados, mover armadilhas e algumas outras coisas divertidas.
     
    Os novos personagens! Todos eles são empolgantes na sua própria maneira. Eu diria que o meu favorito foi o Hatchet e o menos foi o Red Guard. Eles oferecem mecânicas únicas, mas facilmente acessíveis. O tema se manifesta através das mecânicas.
     
    Ah, e tem algo especial no nível 5…mas fica para você descobrir.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/2950b_68ov7n.png

    Personagens iniciais

     
    HISTÓRIA/NARRATIVA:
    Minha última análise do Gloomhaven foi sobre eu não ser muito fã da narrativa e da escrita. Não me leve a mal, pelo projeto, tamanho e escopo de Gloomhaven a narrativa é impressionante ao fazer cada parte do mundo parecer desenvolvido. O trabalho do Isaac nisso é uma verdadeira obra de arte, mas um melhor desenvolvimento na história pode fazê-la ir ainda além! [Em Gloomhaven] Eu achei alguns dos diálogos decepcionantes e, novamente, em JotL eu achei a mesma coisa. A narrativa pareceu um pouco mais cativante comparada com lançamentos anteriores, mas eu não senti nenhum senso de tradição ou grande conexão com os mitos em Gloomhaven. Eu não irei dar nenhum spoiler aqui, mas têm algumas ligações com Gloomhaven que foram um toque legal.



    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/21b1e_68ov7n.png

    Inimigos


    COMPATIBILIDADE ENTRE JOGOS:
    O sistema em Gloomhaven é muito bem pensado, o que faz com que seja possível inserir os personagens de Jaws no jogo. E com alguns pequenos ajustes, você pode provavelmente inserir personagens que não-Jaws em Jaws. De modo geral, são apenas alguns pequenos ajustes, mas que podem ser feitos e eu gostei disso. Monstros e itens não serão possíveis de usar em outros jogos de Gloomhaven porque foram criados e balanceados exclusivamente para JotL.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/2d90b_68ov7n.jpg

     
    PRÓS:
    Maior acessibilidade em relação ao preço e tamanho
    Setup mais rápido e gameplay simplificado
    Narrativa linear pode trazer a sensação de ser mais coesa
    Boa variedade de mecânicas de cenários para introduzir a um jogador veterano
    Os mapas no livro-aventura trazem toques mais artísticos e temáticos
    Ótimas missões no tutorial para o Gloomer novato
     
    CONTRAS:
    Narrativa pode ser considerada com pouca profundidade e tradição
    Ser um livro-aventura pode, por vezes, levar a enrugar/desgastar as páginas
    Relatórios de erros de impressão (mas eu escutei que este problema foi solucionado)
     
    RESUMINDO:
    Jaws of the Lion é o pequeno irmão do Gloomhaven mas surpreendentemente uma grande experiência. Como alguém que já jogou Gloomhaven muitas vezes, eu estava com medo que esse jogo fosse muito fácil dado que foi criado para ajudar novos jogadores a entrarem no universo. Depois de algumas missões do tutorial, Isaac solta sua mão e acena “boa viagem!” enquanto você navega em direção aos Vermlings, cobras, cultistas e por aí vai.
     
    O processo de simplificação aqui realmente ajuda colocar esse jogo na mesa bem mais rápido. É uma campanha mais curta se comparado com Gloomhaven (2017), mas ainda assim não é “curta”. Você ainda vai jogar 15-20 cenários antes que a campanha termine. Os novos personagens são interessantes e ainda vão intrigar um jogador veterano. Os cenários são diversos suficientes para não parecer mais do mesmo. A história é linear e coesa mesmo faltando um pouco de profundidade.
     
    VEREDICTO:
    Se você for um curioso por Gloomhaven, você deve pegar este jogo. Se você gostar dele e tiver uma boa experiência, então tem muito mais por aí com o Gloomhaven e o Forgotten Circles e, eventualmente, Frosthaven (assim como uma comunidade extensa com conteúdo feito por fãs!).
     
    Se você for um Gloomer fanático, você ainda assim deve pegar esse jogo. Ele vai te oferecer uma experiência nova de Gloomhaven com uma campanha divertida de missões que vão ficando mais inteligentes conforme você min/max seus personagens de Jaws. E os cenários ainda são desafiadores, então não os subestime!

    10/10
     
    Nota da Tradutora:
    *Gloomer é o um apelido criado para os fãs de Gloomhaven


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/bb281_68ov7n.png

    Texto de Stephen Haramis (bgg: @sharamis87)

    Traduzido** por Nanda (@fsales)

    **todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto.

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    Comentários:

  • SepeTiaraju
    550 mensagens MD
    avatar
    SepeTiaraju13/11/20 09:26
    SepeTiaraju » 13/11/20 09:26

    Enquanto estiverem praticando esses preços abusivos dessa caixinha, quase no valor da caixona, esquece!

    4
  • Lpporto
    889 mensagens MD
    avatar
    Lpporto13/11/20 09:56
    Lpporto » 13/11/20 09:56

    Eu sempre quis jogar Gloomhaven mas desistia. Não meu estilo, nada dele me chama atenção mas a reação das pessoas sempre me voltam a convencer de tentar. Mas tive um bloqueio, não dá pra tentar jogar 2 ou 3 partidas e largar depois.  Esse com 15-20 cenários é um q pode ser um tamanho q eu consigo jogar mesmo sem estar amando

    8
  • Kikarote
    90 mensagens MD
    avatar
    Kikarote13/11/20 12:40
    Kikarote » 13/11/20 12:40

    já esperando um lançamento nacional
    adoraria pegar importado, mas não tem um grupo fluente em ingles pra jogar cmg

    2
  • AMVinicius
    264 mensagens MD
    avatar
    AMVinicius13/11/20 12:57
    AMVinicius » 13/11/20 12:57

    Acredito que a maior vantagem é a questão do setup que realmente leva tempo e ocupa espaço. No meu caso, Gloomhaven é um jogo de fim de semana, então eu gosto de abrir a mesa e montar cenário e ir explorando com minha esposa. Só compraria o JotL se não tivesse espaço pro jogo original.

    1
  • Honra
    226 mensagens MD
    avatar
    Honra13/11/20 17:11
    Honra » 13/11/20 17:11

    Todo esse ar de super comprometimento no GH é algo q particularmente me faz não curtir o jogo. Um jogo de 15-20 cenários parece ser bem mais fácil de ver mesa.
    Será que veremos um JotL no Brasil ou vão pular direto para o irmão mais velho e gelado da franquia?

    Obrigado pela tradução!

    1
  • Freirem
    27 mensagens MD
    avatar
    Freirem16/11/20 12:55
    Freirem » 16/11/20 12:55


    Muito bom!Estou convencido e irei comprar!

    1
  • henriquedsr
    126 mensagens MD
    avatar
    henriquedsr18/11/20 18:17
    henriquedsr » 18/11/20 18:17

    Parece que não tem muita rejogabidade por um jogo de R$1000,00

    Daria pra.jogar duas campanhas no máximo variando entre os 4 personagens e depois acabaria a rejogabidade :/

    1
  • danielsantos60
    714 mensagens MD
    avatar
    danielsantos6018/11/20 20:47
    danielsantos60 » 18/11/20 20:47

    henriquedsr::Parece que não tem muita rejogabidade por um jogo de R$1000,00

    Daria pra.jogar duas campanhas no máximo variando entre os 4 personagens e depois acabaria a rejogabidade :/

    Isso porque o povo que importa vende pelo preço que quer, ele lá fora custa menos da metade do irmão mais velho.

    0
  • smsnick
    727 mensagens MD
    avatar
    smsnick21/11/20 20:07
    smsnick » 21/11/20 20:07

    Muitooo boaa análise! Pela primeira vez me interessei por algo vinculado ao Gloomhaven, pois sempre achei um jogo "chato" e cansativo. Mas esse ja fiquei fã! Vlww.. abcs

    1
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  • 1(current)
  • 2
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