Postado originalmente em Leão Jogos e Livros

Shakespeare
Alas! certainty dare not come to unveil
His life genuine.
The Man universal abides in mystery’s
Stupendous ruin.
But the huge oblivion sadly fails to fell
His action-tree.
The ocean-pride of English souls ever
In him we see.
– Sri Chinmoy
Sonata à Luz de Luar é uma das obras mais famosas do Beethoven, que estou ouvindo enquanto escrevo (ouça aqui) que não tem relação nenhuma com o jogo de hoje, que é Black Sonata, relacionado com os sonetos de Shakespeare.
Black Sonata é um jogo de dedução e movimento oculto solo com diversas mecânicas muito interessantes para fazer um jogo solo com movimento oculto e ainda por cima uma dedução com rejogabilidade alta.
No jogo, você busca conhecer a identidade da possível namorada de Shakespeare em Londres, a "Dark Lady" dos seus sonetos:
No marvel then, though I mistake my view;
The sun itself sees not till heaven clears.
A cada rodada, você pode andar por Londres, sempre um passo atrás da Senhora Negra, tentando deduzir qual será o seu próximo paradeiro. Isso é possível ao acompanhar o deck de movimentação oculta e ir comparando com o tabuleiro. Chega uma hora que você tem quase certeza que ela está lá.

Genial!
O cunning Love! with tears thou keep'st me blind,
Lest eyes well-seeing thy foul faults should find.
Então você usa duas cartas: uma de local na cidade localização e outra de localização da Dark Lady. A carta de local possui um furo (!), cada carta com essa furo num local diferente. Assim, você espia pela carta e vê se acha a Dark Lady (você a achou) ou não (que pena).

Genial!
Cada vez que a encontra, você ganha uma pista sobre a sua identidade. São doze suspeitas, e cada uma tem um conjunto de três símbolos diferentes. Cada pista dá certas possibilidades de dedução e, dependendo da sorte na hora de vir as cartas e de quanto tempo você quer examinar cada combinação de pistas. Ou seja, pode pensar mais ou pode correr mais atrás dela. Antes do jogo acabar, você precisa achá-la mais uma vez e confrontá-la. Se estiver correto, adivinha o que acontece? E, se estiver errado, o que será que acontece?
Genial!
Tem vários outros mecanismos - quando você a acha num lugar, fica mais difícil achar ela novamente lá, pois uma carta de "neblina" é inserida no lugar daquele lugar. Essas cartas de neblina possuem efeitos muito legais. Uma vez, quando eu estava quase deduzindo quem ela era, a carta me disse: "Troque de Dark Lady". E eu tinha descartado anteriormente uma pista que seria perfeita para essa nova Dark Lady! Deu realmente aquela sensação de que eu tinha perdido meu tempo perseguindo a pessoa errada...

Genial!
O baralho de localização também tem um timer - se demorar demais, perde. Se for rápido demais, erra na dedução.
Genial!
Fiquei muito animado pela variedade de mecanismos e novidades. Foi uma viagem no mundo de design! Gostei muito.
Eu joguei umas quatro vezes em seguida até ganhar e começar a pegar uma forma de realizar a dedução com as pistas. O que percebi é que depois de umas 7-8 vezes o jogo vai ficar repetitivo - vou ter descoberto um algoritmo para tudo. Mas aí é que entram as expansões, com várias grandes novidades! Nos próximos dias vou começar a usá-las. Já tenho três delas.
O jogo teve uma edição no Kickstarter, mas também é Print and Play e há arquivos com diversas expansões no BGG e na Ludopedia.
***
Que eu não admita impedimentos ao casamento
De mentes verdadeiras. Amor não é amor
Quando se altera ao encontrar alteração
Ou se dobra com o movedor a movê-lo.
– William Shakespeare, Soneto CXVI