Hisiru::Mclovin::Eu sinceramente eu não entendo a galera da relativização achando que importação pra empresa e pra pessoa fisica é a mesma coisa, parece que Galapagos e companhia tão fazendo um puta favor de cobrar 1000 reais nesses jogos....que acha que é um preço justo somar conversão e tributos de igual pra igual, que é culpa do dolar, da crise...porra cachoeira...não é assim que a banda toca... descurpe.
Parabéns pra quem acha justo...depois ainda veem falar que falta inclusão no hobby...como que vai ter inclusão com isso galeris..
É exatamente por a importação não ser a mesma coisa pra empresa que o valor não fica na casa dos 1700 que você pagaria importando. Esses 900 já estão bem abaixo do valor que uma pessoa pagaria importando por conta própria. Mas eu não tô entendendo o quão menor que os 1700 você achou que o jogo viria dada a situação atual.
E é complicado ver as pessoas explicando de maneira clara porque tá caro mas ainda sim falando que é um valor caro apesar das contas darem esse resultado e aí vem você falando que as pessoas estão achando justo como se em algum momento alguém tivesse achado justo ou bom preço só porque tentou explicar o motivo do preço estar assim.
Tipo... de onde você tira isso? Não me parece que você quer interpretar o que está sendo dito. É preciso separar as coisas e entender que uma pessoa falar de todos os elementos que trazem esse preço é diferente dela achar o preço justo ou gostar do preço. Será que todo mundo tinha que se enganar e fingir que não tem pandemia, câmbio alto, taxas altas alfandegárias e China com problemas de produção? Ou será que pra você não está existindo tudo isso e estamos em uma situação normal?
Difícil entender.... E falo isso com todo respeito. Desculpa se de alguma forma o post foi ofensivo, só não tô entendendo mesmo de onde tá tirando que tá todo mundo gostando do preço.
Mesmo os que comprarem tenho certeza que acham caro, mas ainda sim veem como plausível comprar por conta do que esperam do jogo e valor de revenda que vai ser provavelmente maior e aí isso é uma decisão dessas pessoas, e não minha/sua.
Vamos lá,
Primeiro, os preços estavam super faturados antes da crise, agora eles só foram para valores intoleráveis, infelizmente o lider do mercado dita a média dos preços aplicados. Esse lider é e sempre foi já a alguns anos a Galapagos, seus preços eram mais altos, mas após a fusão com o grupo Asmodee, talvez você tenha reparado, todos seus produtos aumentaram em uma média de 20% a começar pelo 5 Tribes e foram aumentando progressivamente. Isso elevou a média de preço geral de quase todas as editoras, com um agravante de que a Galapagos, realiza muito mais lançamentos do que um mercado emergente como o Brasileiro comporta, infla o mercado de uma forma artificial e o que a gente vê são duzias de jogos encalhados, que ninguém pediu pelas luderias, fica dificil para outras editoras inserirem seus produtos e pros lojistas estocarem seus jogos, muitas vezes obrigados contratualmente a ter esses lançamentos menos procurados. Quem vê acha que o mercado brasileiro esta de vento e polpa em franco crescimento, mas o que existe na pratica é contrario, tem uma estagnação com crescimento lento, não se iluda, são as mesmas pessoas comprando.
Segundo, mais de um lojista já deixou claro pessoalmente pra mim, que os preços impostos pelas editoras são sim super faturados.
Um deles na época um lojista novato, que hoje tem uma bela luderia em SP, vou preservar a identidade, acredita quem quiser, tinha os preços abaixo da tabela sugerida aos revendedores. Ele era obrigado a partir daquele mês a seguir os valores das outras lojas depois de reclamações de outros lojistas de pratica desleal de revenda, mas ele me deixou bem claro, mesmo o valor abaixo que ele vendia, já tinha uma grande margem de lucro, especialmente em produtos da Galápagos, o valor repassado para o consumidor estava longe de ser justo.
Vamos ao caso do Hellboy da Mantic, lançado pela Galapagos a 500 mangos, o jogo claramente encalhou e esta sendo revendido a 330 reais em todas as lojas, te garanto que elas não estão no preju, ainda tem lucro aplicado ai.
Terceiro, muitas vezes serviços como diagramação, localização e impressão são culpados pelo aumento dos preços, eu sou ilustrador e designer, te garanto que pra repassar um aumento tão grande na média geral, precisariam contratar um time de designers grande pra justificar. Um designer em uma semana faz uma diagramação simples como de um manual, aonde o projeto gráfico vem pronto. As cartas em grandes projetos, podem levar pouca coisa a mais, mas ainda assim.
Na parte da tradução, ela é muitas vezes feitas de foram amadora, por pessoas que não são tradutores de profissão e sequer tem revisão de um revisor profissional, essa é a única razão que consigo atribuir a erros crassos como tradução errada no tabuleiro ou tiles de suma importância.
E por fim a impressão, por mais que os valores estejam sim atrelados ao dolar, imprimir principalmente em larga escala não é tão caro, já imprimi tiragens de mais de 2000 peças aqui no Brasil e na China e mesmo com custo de transporte chinês de navio esse valor ainda é inferior a impressão em território nacional.
Nada justifica por exemplo um jogo como a expansão de Arkham Horror, Under Dark waves, por 400 mangos, é uma caixa repleta de papel, não existem tokens, miniaturas ou qualquer coisa que justifique seu preço.
No fim vender menos peças inflacionadas do que vender mais a um preço mais baixo é uma estratégia de mercado, que com certeza esta funcionando para as editoras, só não somos obrigados a concordar com ela.
No caso da Mosaico pode até ser um caso a parte uma vez que não se trata de uma produção e lançamento nacional, localizado, eles tem sido quase parceiros de distribuição de Kickstarter. Sou a favor de parcerias pra viabilizar KS, mas nesse caso ele vem sido tratado como um lançamento nacional, pq temos um manual traduzido e promessa de resposição de componentes defeituosos. Pra mim não é suficiente, por um preço elevado como esse, que fique claro que é uma parceria de distribuição do KS e não lançamento oficial nacional.
Ainda em tempo, On Mars é um ótimo jogo temos no nosso grupo e não, não vale 909 reais