rickhawklion::Sem chances. 'Criaram' uma bolha no mercado nacional de 'board games'. Agora o parâmetro de algumas editoras, para a colocação de preços no mercado nacional é/será: jogo usado sendo vendido mais caro que jogo lacrado e a comparação com a importação de jogos vindo de sites estrangeiros, incluindo na contabilidade uma possível taxação, dentre outros fatores..., ...o mesmo se aplica na defesa de pessoas/clientes que se utilizam do mesmo expediente para gastar 1 salário mínimo num jogo! Será que conseguem enganar sua própria consciência e seus 'companheiros' não gamers? Agora..., 'O céu é o limite'. Em suma, o hobby tende a ser o nicho do nicho..., ...e tais valores 'espantam' possíveis 'simpatizantes', por assim dizer, além do que, a tendência é que o hobby seja cada vez mais para a elite. Será que essa nova editora que surge, possui o pensamento de comercializar apenas jogos com valores para a 'elite'? Até agora é o que está parecendo, infelizmente. 
Importar esse jogo por conta própria sairia 1700 reais
O problema do preço não está relacionado a bolha no mercado brasileiro. E tô achando muito estranho as pessoas reclamarem da Mosaico sobre o preço, inclusive acho que fizeram milagre levando em consideração o valor do dólar e a taxação que pesa em cima do preço e do frete.
Acho que o jogo está caro? Sem dúvidas! É caríssimo, mas é, infelizmente, um preço baseado no valor original dele + frete internacional + dolar alto + imposto sobre tudo isso. Como eu falei, quem quiser importar por conta própria vai ser um valor bem superior, a realidade do câmbio é essa.
Outros jogos estão sendo pesadamente impactados pelo fato de que a China (que produz muita coisa nessa área) está com problema.
A realidade é que o momento é péssimo para comprar jogos de tabuleiro, principalmente se você vive em um país com impostos e problemas no câmbio iguais os do Brasil. Existem muitas coisas influenciando negativamente no valor, não tem como a Mosaico fazer mágica nesse sentido de preço, aliás, penso que fizeram, embora esteja muito caro.
O que acho que todos devemos reclamar com a Mosaico é sobre eles sequer imprimirem um manual em português.
Nem a ajuda de jogador do On Mars está traduzida! Isso desde a primeira leva que trouxeram. Isso sim considero um baita desrespeito. Já o valor, não é desrespeito, é a realidade de todas as condições negativas que esse momento está trazendo.
Só reforço que de maneira alguma quero naturalizar o preço cobrado.
Está caro e ponto! Mas não está caro porque a Mosaico quis cobrar caro. E também não quero defender a empresa, ela não está (na minha opinião) cumprindo com a parte dela, nem ajuda de jogador ela traduziu.
Só que uma coisa é concordarmos que o jogo tá caro (concordamos) outra coisa é falar que um jogo em que você importa por 1700 reais na situação atual deveria ser vendido por 500. O momento é ruim mesmo.