Cico::Boa tarde
Tenho algumas dúvidas sobre regras
1) as cartas de tesouro que estão protegidas no navio casco de aço contam para aquele limite de sete cartas na mão?
2) quando você substitui um navio por outro, ele entra com o mesmo dano ou zerado?
3) vi em gameplays uma regra alternativa de que nas sete cartas iniciais não pode ter tesouro. Estou jogando assim, mas dá uma atrasada na partida. Vocês tem opinião sobre o assunto?
Sobre a questão de começar sem tesouros na mão, a gente é particularmente contra essa regra. O que indicamos é, quem sabe, tirar os tesouros de 2, ou mesmo diminuir a quantidade de tesouros no baralho antes de distribuir cartas.
O problema de não ter nenhum tesouro no baralho antes de começar a partida é que você tem algumas certezas que prejudicam muito a interação.
1ª Certeza
Os adversários não possuem tesouros em suas mãos, por isso, não preciso me preocupar tanto com a vitória nesse início.
2ª Certeza
Os tesouros estão todos no baralho, portanto, na primeira e na segunda rodadas a jogada mais óbvia é comprar cartas do baralho. Se eu tiver Rum + Papagaio, melhor ainda.
A incerteza e a necessidade de ver as mãos dos outros jogadores é uma das partes que mais gostamos no Piratas! e esse setup tira isso.