Por falar em recursos, estamos falando de Metal, Planta, Combustível, e Tecnologia, como o quarteto principal de recursos que podem ser comprados, vendidos ou principalmente usados para atender demandas de contrato que não são a única forma de pontuar mas te levam de forma mais sólida à vitória. Também temos créditos (para pagar por ativações), e fichas de bateria (que interagem para deslocar os mergulhadores ou os manter onde estão para repetir jogadas). Os créditos parecem chips de operadora de celular, realmente parecem
. Você terá 8 personagens(e +outros 2 citados posteriormente), sendo 4 especialistas, cada um num tipo de coleta dos 4 recursos, e os outros 4 interagindo com upgrades da equipe, comércio para obtenção ou vendas de mais recursos, e outras funções diferenciadas.
A pegada do jogo é que você terá 5 áreas inferiores de coleta, e 3 áreas superiores, onde os personagens ficam apenas esperando para ir descendo e fazer suas respectivas ações. Vale dizer que quanto mais fundo, mais slots disponíveis para pôr os 4 recursos, o que pode te fazer ter mais versatilidade para atender diferentes contratos(demandas), bem como possibilitar atender os contratos mais robustos, que valem mais pontos e pedem muitos recursos diferentes. Isso em si já é um mini-puzzle dentro do puzzle principal que é entender e premeditar a disponibilidade e atuação dos personagens da tua equipe.
Todo turno você escolhe um deles, de acordo com a escolha de uma das tuas fichas de ativação pros 5 slots em que eles ficam, daí esse personagem vai executar sua ação, e subir empurrando todos os outros para baixo. Para mudar essa dinâmica você usa baterias para um propulsor que todos os personagens têm, o que os faz andar algumas casas entre si, nesse esquema vertical, ou manter a posição original ao invés de ir para a superfície. Foram criadas mais 2 dinâmicas na forma do nono e do décimo personagem da tua equipe. Um deles disponibiliza a reposição das fichas de 1 a 5 de forma mais rápida, visto que sem investir nele, inicialmente você tem que usar todas para que elas reponham e você possa usar de novo. O outro potencializa o uso da bateria do propulsor para mais casas a cada vez que uma delas for consumida/utilizada.
E o jogo segue com essa dinâmica, onde você tem formas de pontuar melhorando tua equipe (o que é um ganho duplo, pois te dá ponto e bonifica a ação dele), ou pontuar vendendo recursos, onde quanto menos tiver disponível, mais interessante é fazer essa venda, e quando tem abundância pode ser a hora de comprar determinado recurso bem baratinho, ao invés de ainda ir coletar ele com um dos mergulhadores especializados. O principal que garante tua vitória serão as demandas, pois estamos atrás de 18 pts ou mais para fechar o jogo, e as mais robustas te darão 4 ou 5 pts o que é um senhor avanço em direção ao fechamento e a vitória por mais notoriedade.
No que o OTYS “bate forte”?
As flechas disparadas pelo jogo acertam seus alvos nos múltiplos gerenciamentos que vão "falar" muito com os apreciadores de euros leves/médios (mais pra médio no caso dele). Você quer os recursos o quanto antes, mas investir na equipe rende bons frutos também, e prestar atenção no mercado que tem seu próprio câmbio mais barato ou mais caro, também é uma estratégia decente. Precisa ter timing e leitura de mesa pra não tomar um atravessado dos oponentes... é comum estar a uma jogada de atender um contrato e alguém fazer na sua frente, mas você tanto vai tomar esse tipo de jogada como também vai fazê-la hehe. È Subjetivo, mas digamos que se existisse uma barrinha de complexidade e simplicidade em otys parece que fizeram um trabalho muito bem feito de pegar essa barra e deixar ela no “meio”
. Outro fator que encontraram o meio termo exato foi o clock, que ficou “bonito” demais, no sentido do jogo nem demorar mais do que deveria(o famoso arrastado) e nem terminar quando está ficando bom.
Pra coroar, tem o X da questão... literalmente! Como explicado você gerencia 5 slots, com fichas de ação justamente de 1 a 5. Mas você também dispõe de uma ficha X que pode ser usada como qualquer valor. O ponto alto é o seguinte: Cada ação de 1 a 5 ao ser resolvida, ativa um patrocínio, um bônus de crédito, de bateria, de ativar 2 vezes um mergulhador e por aí vai. Você consegue enxergar claramente como isso melhora cada uma de suas ações escolhidas, mas ao ativar uma ficha X esses bônus são trocados de posição numa dinâmica igual à dos mergulhadores onde a mais de baixo sobe e empurra todas reorganizando essa linha vertical, mudando o resultado de todas as jogadas até que outra ficha X promova novas alterações. Isso parece pouco, mas por experiência própria, gera um efeito “WOW” na mesa, pois todos estão de engrenagens girando, pensando nas jogadas, e tem que recalcular novos ganhos e otimizações, é simplesmente lindo haha! Se ao presenciar isso numa partida você não sentir o impacto, favor voltar 3 casas.
No que o OTYS “bate de Kina”?
O ponto que talvez pese mais é a abstração em excesso. Não acreditamos que seja um problema de fato para o panorama de um bom euro, mas chegam a caber outros temas no jogo. Tirando a verticalização em relação à superfície e profundezas, não tem grandes links com o tema de exploração do fundo do mar. Ou seja não há uma conexão mais profunda, com o perdão do trocadilho
. Nas cores dos recursos por sua vez, tudo faz sentido com planta verde, combustível preto, tecnologia branca... menos o metal azul! Ué, é pra passar a ideia que ele ficou muito tempo na água? Não tem grande impacto esse metal azulado, mas não entendemos essa opção do design.
O fator rejogabilidade não é dos maiores, mas também não faz feio por sempre ter muita coisa acontecendo em cada partida e pelas fichas bônus terem um lado B, pra propor alguma variação no que acontece ao resolver estes ou aqueles bônus. Pra fechar o jogo pode ser acusado de ser mais um cube pusher... O que podemos dizer é que é cube pusher sim, mas não é apenas mais um, considerando tudo que falamos acima, o jogo brilha de forma surpreendente se pensarmos no pouco destaque que o jogo recebeu.
E quanto custa pra explorar esse reino?
Um jogo que era 250,00 e está por 140-170 porque não caiu nas graças do público BR. Alguns dizem que ele é até potencial material de Black Friday 2020. Eu achei a recepção um tanto quanto injusta, mas ele não tem premiação, não é de designer renomado e ficou no marasmo de lançamentos, o que é uma pena dentro de tudo que já discorremos sobre o jogo. O preço cheio eu não discuto, mas ele no geral não vale menos de 200 em minha singela opinião, e embora seja normal “defender” jogos que curtimos basta ver os componentes para entender que não estamos falando bobagem.
EXTRAS/ALGO+
Há um modo solo (oficial, porém lançado por fora) para aqueles árduos momentos em que se tem que lutar sozinho, e isso sempre têm seu valor em nossa opinião! Também há uma variante para um dos personagens (o espião) atuar de forma mais take that nos oponentes. Ele não ganhou expansão, mas é tão fechadinho que é compreensível não forçar pra apenas “rechear” mais o jogo.
Então por enquanto é isso, até o próximo reino a explorar, batendo forte, e também batendo de “kina”! 
INSCREVAM-SE, ACOMPANHEM!!!