Spoiler: esta é uma carta aberta.
Sabe quando você está respondendo uma pessoa sobre uma coisa e daqui a pouco o texto está tão grande que você começa a se perguntar "e se alguém me perguntar de novo?" ou "será que alguém mais tem a mesma dúvida?"
Pois bem, Noah, vou responder por aqui. Desde já, vou dizendo isso: essa expansão é a melhor em custo-benefício com impacto totalmente positivo, aumenta muito as possibilidades de pontos e estratégia sem criar um jogo paralelo com um tabuleiro separado (nem vou tecer comentários sobre Thurn and Taxis: All Roads Lead to Rome).
É uma expansão difícil de comprar. Saiu na Spielbox Magazine no exemplar de Outubro de 2006. Mas é uma expansão tão simples que é muito fácil implementar domesticamente: 28 envelopes (que oficialmente são chamados de cartas da nobreza) e um marcador do mensageiro da princesa.
A regra é simples:
1. No setup:
- coloca-se um envelope em cada cidade;
- o jogador inicial não recebe envelope;
- o segundo jogador recebe 1, o terceiro recebe 2 e o quarto recebe 3 envelopes, se não for uma partida com 4 jogadores, envelopes excedentes voltam para a caixa; e
- o mensageiro da princesa fica ao lado na mesa;
2. No gameplay, antes o jogador poderia usar apenas um oficial por turno. Com os envelopes, pode usar mais de um oficial, desde que gaste envelopes:
- para cada oficial adicional, gasta-se 2 envelopes;
- o Administrador agora pode ser usado após o jogador pegar uma ou duas cartas - ex. pega uma carta, troca todas as cartas (administrador - grátis), pega a segunda carta (postmaster - custando dois envelopes);
- nenhum oficial pode ser usado mais de uma vez, logo, um jogador poderia gastar até 6 envelopes para usar os 4 oficiais (1 por direito e 3 com envelopes) no mesmo turno;
- envelopes gastos voltam para a caixa;
- o jogador só pode gastar os envelopes que já possui e não aqueles que terá ao final do seu turno (pegando no mapa);
- o jogador, ao colocar o primeiro posto da cidade, pega o envelope de lá; e
- no fim do jogo, envelopes não gastos são inúteis.
3. O jogador que terminar uma rota sem pegar uma carruagem (ou porque ele já a tinha ou porque optou não pegá-la), tem a posse do mensageiro, que lhe dá as seguintes vantagens:
- o custo do oficial adicional cai para 1 por oficial adicional;
- no fim do jogo, o jogador que tiver o mensageiro, ganha 1 PV.
Qual é o impacto no jogo?
A palavra de ordem dessa mini-expansão é flexibilizar. Antes o Administrador (trocar as cartas) era uma vantagem que deveria ser decidida no início do turno, agora se pode fazer após tirar a primeira carta ou segunda carta. No mesmo sentido, usar mais vantagens dos oficiais no mesmo turno pode ser muito vantajoso. Quem sabe pegar a última carruagem de sete cidades na rodada final!?
Para pegar um envelope, o jogador precisa ser o primeiro a colocar um posto na cidade. Assim, pode haver uma corrida inicial para pegar envelopes, com rotas mais curtas e fatalmente o mensageiro vai rodar muito de mão em mão. Quando não houver mais envelopes no tabuleiro, cada um terá que gerir os que conseguiu até o fim do jogo.
Para quem teme que o jogo vai complicar muito, pode relaxar. Sim, claro, o jogo ganhou mais algumas camadas de profundidade, uma coisa ou outra a mais para gerir e considerar. E ao mesmo tempo, cria oportunidades e algumas jogadas surpreendentes.
Quer testar?
Tudo que vai precisar:
- 28 cartas da nobreza (caroços de milho, ou grãos de feijão, ou mini origamis de envelope); e
- 01 mensageiro da princesa (caixa de fósforo, ou boneco lego, ou playbill, ou forte apache).
Bom jogo!